||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 9

O PARALITICO DE CAFARNAUN

MATEUS 9: 1 - Neste texto podemos ver  Mt. 8: 1, 5, 14, 23 e 28 que Jesus  não parava ELE não descansava  Mq. 2:10 ele ia de um lado para outro. Jesus estava preocupado com os perdidos. Mt. 18: 11; Mt. 15: 24 ;Lc. 19:10. Esta deve ser a preocupação de todos que se dizem  discípulos de Cristo. Lc. 6: 40 Mt. 10: 24 e 25.

MATEUS 9:  2 - A de se destacar a atitude destes homes, viram a necessidade do paralitico, Jesus reconheceu não só a fé do paralitico, mas principalmente a fé destes homens. Quantos estão por ai paralisados pelas drogas, violências, crimes, pelas religiões, espiritismos, idolatrias e outras coisas mais precisando de alguém que tenha a mesma atitudes destes homens, alguém que possa pega-los, carregá-los até Jesus. Mt 11:28.
Jesus perdoou o pecado daquele homem, pois o problema do homem não era físico, mas espiritual. Aquele homem estava paralisado pelo pecado, o que prendia aquele homem era o pecado. Jesus perdoando o pecado dele Jesus o estava libertando daquilo que o paralisava João 8: 32 - 36.

MATEUS 9: 3 - Para os escribas e fariseus só Deus tinha poder para perdoar pecado. Mt. 28: 18 Fp. 2: 9 - 11.

MATEUS 9: 4 - Aqui vemos a onisciência de Jesus, o Poder de Jesus de poder ver o coração e o pensamento do homem. Cl. 2: 1 - 9 Cl. 1:15 - 19.

MATEUS 9: 5 e 6 - Qual é o mais fácil fazer milagres ou perdoar pecados? Evidente que é fazer milagres. Qualquer pessoa dotado do poder de Deus ungido e revestido do Espirito Santo faz, mas perdoar pecado é somente para o Pai o Filho e o Espirito Santo. Rm. 10: 5 - 11; Atos 4:12; ICo 1:18-24.

MATEUS 9: 7 - A vida daquele homem nunca mais foi a mesma, imaginemos a alegria de seus familiares quando o viram chegar andando em casa, e o mais importante livre do pecado ICo. 15: 55 - 57; Rm. 6: 14.

MATEUS 9: 8 - A multidão se admirou da grande obra de Jesus, a multidão se alegrou com os sinais de Cristo, mas a maior obra foi a salvação daquele homem quando Jesus perdoou os seus pecados. Lc. 15: 1 - 7.
A VOCAÇÃO DE MATEUS

MATEUS 9: 9 - O conceito que temos a respeito Mateus não é bom, segundo os estudiosos da Bíblia os cobradores de impostos da época eram ladrões. Não temos nenhuma informação bíblica que Mateus era ladrão. Temos sim informação de que ele era encarregado de cobrar impostos, Jesus pensa diferente de nós.
Nós temos o costume de julgar as pessoas pela aparência João. 7: 24; ISm. 16: 1 - 7. Temos por costume fazer acepção de pessoas Dt. 10: 17; Ef. 6: 8 e 9; Tg. 2: 1 - 9; IPd. 1: 1 7. Jesus não se preocupou com os comentários a respeito da vida dos cobradores de impostos, Jesus viu em Mateus um pecador que precisava de salvação João 3: 14 - 17; Rm. 10: 4 - 13.
Mateus não questionou o fato de Jesus lhe dizer segue-me, ele levantou e seguiu. Esta deve ser a posição de todos  que aceita Jesus como salvador. A ordem é ser seguidor de Jesus Mt. 16: 24 e 25; Gl. 1: 15 e 16; Mt. 8: 18 - 21. Não importa as condições que você esteja se Jesus lhe diz segue- me obedeça.

MATEUS 9: 10 - Talvez os cobradores de impostos e pecadores desejassem se aproximar de Jesus, andar lado a lado com o Mestre, mas eles se julgavam impuros e não queriam se aproximar de Jesus pelo fato de Jesus ser Santo. Situação parecida de Pedro com Cornélio, pela lei judaica um judeu não poderia se aproximar de gentios e pecadores e nem entrar em suas casas ou sentar em suas mesas. Atos 10: 9 - 20; Atos 11: 3; Atos 10: 28 e 29.
Assim como o Espirito Santo obrigou Pedro a quebrar barreiras culturais, sociais e religiosos da época entrando na casa de Cornélio, aqui Jesus também quebra ao entrar na casa de Mateus  sentando em sua mesa com os cobradores de imposto e pecadores, diferente dos santarrões dos nossos dias que dizem ser seguidores de Jesus, mas as suas atitudes são mais parecidas com as dos fariseus. Mt. 23: 1 - 34.

MATEUS 9: 11 - Quantos irmãos nos dias de hoje são perseguidos e difamados e até excluídos de suas igrejas por andar com pecadores ou freqüentar a casa de pecadores. ICo. 5: 7 - 13.
MATEUS 9: 12 - Vejam a resposta de Jesus. Devemos levar Jesus só para crentes? Devemos freqüentar só a casa de crentes? A meu ver os crentes são os sãos, os crentes  já foram curados, libertos, precisam de Jesus, mas  já conhecem  o Caminho. Agora o pecador não, ele ainda não foi curado, não foi liberto não está salvo e não conhece o Caminho. Lc. 14: 15 - 23.

MATEUS 9: 13 - Este deveria ser o sentimento a  predominar o coração do crente: misericórdia Lc. 10: 25 - 37, mas infelizmente o que está predominando no coração do crente é o sacrifício, a volta a Lei, o sacrifício das ofertas e dízimos, o sacrifício dos desejos financeiros, das doutrinas humanas. Cl. 2: 12 - 23; ITm. 6: 3 - 10;; ICo. 15: 19; IICo. 3: 1 7; ITm. 4: 1- 5

JEJUM

Este texto é muito rico, nele vamos encontrar muitos assuntos polêmicos que são discutidos nos dias de hoje nas igrejas, em aulas dominicais nos cultos de doutrinas e também nas faculdades de teologia. Os discípulos de João e os fariseus jejuavam, mas os discípulos de Jesus não. Era costume do povo hebreu sempre que queriam alcançar alguma benção, ou resposta de Deus para alguma situação eles jejuavam. Dn. 10: 1 - 3; Esdras 8: 21; Ne. 9: 1 e Ester 4: 16 e 17.  Nós também jejuamos, mas porque os discípulos de Jesus não jejuavam?

MATEUS 9: 15 - Vejamos a resposta de Jesus, os discípulos de Jesus não precisavam jejuar. primeiro: Jesus estava com eles. Segundo: o jejum servia para buscar a benção e resposta de Deus, Jesus é a benção e a resposta de Deus não só para os judeus como para todos Rm. 10: 4 - 12; Gl 3:1-14. Terceiro: Jejum serve para buscar Dons espirituais e poder de Deus, Jesus estava com eles, portanto o poder e os Dons espirituais estavam com Jesus. Ef. 4: 1 - 8. Quarto: O jejum serve para dar autoridade para expulsar demônios e para curar enfermos, os discípulos de Cristo não precisavam jejuar para expulsar demônios e nem para curar enfermos, pois Jesus deu autoridade para que em Seu Nome os discípulos expulsassem demônios e curassem enfermos Lc. 10: 1 - 24.

MATEUS 9: 16 - As doutrinas do Novo Testamento não devem ser misturadas com as doutrinas do Velho Testamento. A visão do Novo Testamento é a presença de Deus na Terra. Isaias 7: 14; 8: 8; Mt. 1: 18 - 23; Mt. 28: 17 - 20.
Porque vemos tantas heresias? Porque vemos tantas doutrinas que não tem amparo bíblico? Porque vemos tantos sinais e mentiras no meio evangélico? Com certeza estão colocando remendo novo em pano velho .IICo 3:6-18; IICo 4:1-7.

MATEUS 9: 17 - Na Bíblia fala-se muito em vinho, no Velho e no Novo Testamento o assunto é muito comentado, será que este vinho é simplesmente suco de uva como dizem muitos lideres e estudiosos
da Bíblia, será que aquele povo não  bebia bebida fermentada, será que nas festas de casamento, aniversário e outras festas o povo não bebia bebida forte? Ou aquele povo era muito santo e nunca experimentaram bebidas fermentadas ou os lideres religiosos e estudiosos da Bíblia de hoje são santarrão, ignorantes e não conhecem nada de Deus e da Sua Palavra. Gn 9:20-24; Jõ. 2: 1 - 12; Jr. 35: 1 - 6; Lv. 10: 1 - 10; Nm. 6: 1 - 3; Dt. 29: 1 - 6; Lc. 1: 4 - 15.
Não se pode misturar ou comparar as ações do Espirito Santo com o Velho Testamento e as doutrinas judaicas. Devemos lembrar que no VT. O Espirito Santo possuía o homem até que este realizasse a obra, depois Ele deixava o homem. ISm. 10: 6 - 7; Nm. 11: 16 - 29; Sl. 51: 10 e 11.
No NT. O Espirito Santo veio para ficar morar no homem. ICo. 6: 18 e 19; IICo. 6: 11 - 16; Atos 1: 8; 2: 1 - 4; 2: 37 - 39.
O que aprendemos com este texto é que não se pode usar o VT. Como base de doutrina, não se pode usar a letra como base doutrinária. O momento é da Graça o ministério é do Espirito IICo. 3: 1 - 18

A MULHER DO FLUXO DE SANGUE

MATEUS 9: 18 - Aqui vemos outro homem importante se dobrando perante Jesus Fp. 2: 9 - 11. Primeiro: O que observamos neste homem é que ele antes de tudo mesmo em situação difícil ele adorou. Segundo: Ele era um homem que tinha muita fé, pois ele tinha certeza que Jesus ao impor as mãos sobre a sua filha ela ia viver. Esta deve ser a fé de todos os seguidores de Jesus. Jõ. 11: 25 e 26; Ap. 1: 17 e 18; ICo. 15: 55 - 58.
MATEUS 9: 19 - Jesus não perguntou nada, se era longe ou se era perto, Jesus simplesmente levantou e foi e simplesmente abençoou a todos que a Ele chegaram com fé. Hb. 11: 6; Rm. 5: 1; Mt. 21: 18 - 22.
MATEUS 9: 20 - Esta mulher estava com hemorragia há doze anos, não era doze dias e muito menos doze meses. Ela já deveria ter desenvolvido um alto grau de anemia ou até uma leucemia, quem sabe. Qualquer mulher normal já teria morrido e por que está mulher não morreu? Ela não morreu porque Deus a preservou com vida até o dia em que ela veria a Glória de Deus. Jõ. 11: 4 e 40; Jõ 9:1-3.
Com certeza esta mulher teve muita dificuldade para chegar até Jesus, pois entre ela e Jesus havia uma grande multidão. Com certeza o que impede muitos de chegar até  Jesus é as multidões: multidão dos embalos, dos egocêntricos, a multidão dos religiosos a multidão dos interesses financeiros e bens materiais a multidão dos que vivem pelas emoções. Para tocar em Jesus temos que fazer parte da multidão dos verdadeiros adoradores. Jõ. 4: 23 e 24; Sl. 101: 6; Jr. 17: 7 e 8.

MATEUS 9: 21 e 22 - Depois de gastar toda a sua riqueza com os médicos e remédios ela entendeu que a sua cura não dependia de dinheiro, ela precisava de Jesus, ela não precisava agarrar Jesus, nem se jogar na frente Dele, bastava apenas um toque. É o que você precisa apenas um toque, um simples toque de fé em Jesus e o milagre acontece.

MATEUS 9: 23 e 24 - A primeira coisa que Jesus fez ao chegar à casa do chefe da sinagoga foi mandar sair todos os incrédulos, pois a incredulidade é uma arma usada pelo diabo para impedir o milagre de acontecer. Até Jesus por causa da incredulidade de muitos não pode realizar muitos milagres Mt. 13: 53 - 58; Mc. 8: 22 - 26.

MATEUS 9: 25 e 26 - Eu gostaria de ver a cara daqueles que riram de Jesus, e mais ver a cara do diabo que pela incredulidade daquela gente também ria. A especialidade de Jesus é tapar a boca dos incrédulos e do diabo. Cl. 2: 4-15; ICo. 1: 18 - 31; Jr. 9: 23 e 24.

A CURA DE DOIS LEPROSOS

MATEUS 9: 27 - Segundo o meu entendimento este texto não é o mesmo que fala do cego de Jericó. Primeiro: a cidade de Jericó não é mencionada, segundo:  o texto fala de dois cegos e não um como aconteceu em Jericó.
Vemos aqui que apesar de terem as suas condições físicas limitada por suas deficiências visuais eles não desistiram, seguiram a Jesus por toda aquela cidade clamando a Jesus: Tende compaixão de nós. Talvez você não tenha a mesma visão dos grandes teólogos, dos grandes pastores ou dos grandes lideres espirituais, para Jesus  isto não tem valor algum o que importa para ele é a sua perseverança, o que importa é a sua fé neste nome JESUS. Rm. 12: 9 - 12; Hb. 11: 1 - 6; Rm. 5: 1 - 11.

MATEUS 9: 28 e 29 - Primeira coisa que Jesus perguntou: Vocês crêem? Eles responderam que sim e Jesus disse: Seja feito com forme a sua fé. A fé em Cristo Jesus te dá visão. Sl. 34: 5; Jõ. 3: 14 e 15.

MATEUS 9: 30 - O que aprendemos? É que a momentos em nossas vidas, em que as bênçãos de Deus,  os milagres que Jesus faz em nossas vidas, devem ser um particular entre nós e Deus. E não deve ser divulgados. Lm. 3: 26.

 MATEUS 9: 31 - Observamos que os cegos não fizeram o que Jesus tinha ordenado, quantas vezes movidos pela alegria da benção e do milagre não fazemos o que Jesus ordena. E depois nos arrependemos.

MATEUS 9: 32 e 33 - Neste texto podemos ver que este homem não era mudo porque possuía um demônio, mas ele era mudo por deficiência na fala e possuía um demônio. Jesus expulsou o demônio e fez o milagre restabelecendo as cordas vocais daquele homem. Devemos observar que em nosso meio tem muitos que são deficientes físicos pela natureza ou por algum acidente, mas não são endemoninhados. Mas também há em nosso meio muitos que além de alguma deficiência física  na visão na fala ou na audição e estão possuídos por demônios.

MATEUS 9: 34 - Aqui vemos um verdadeiro caso de pecado contra o Espirito Santo, atribuir um milagre de Deus a Satanás. Mt. 12: 22 - 32.

A SEARA E OS CEIFEIROS

MATEUS 9: 35 - Jesus não descansava pouco tempo lhe restava, a missão de Jesus era pregar o evangelho por toda aquela região. A nossa missão é a mesma de Jesus Jõ. 14: 12; Atos 1: 8. Não podemos parar, não podemos descansar Mq. 2: 10; Ed. 10: 4; Pouco tempo nos restam. Ap. 22:12.
MATEUS 9: 36 - Temos que ter o mesmo sentimento de Jesus; compaixão pela multidão. Multidão está cansada, perdida na miséria nas drogas na violência na corrupção nas religiões, as ovelhas estão desgarradas. Ez. 34: 1 - 17; Jr. 23: 1 - 11.

MATEUS 9: 37 - A seara é grande, e são poucos os ceifeiros Sl. 101: 6 e 7. Há muitos pregadores, muitos missionários, mas que estão dentro das igrejas, ou nas cidades ricas em países de primeiro mundo, mas a obra de Deus não se restringe só nas igrejas, nas cidades ricas ou nos países de primeiro mundo. Deus quer obreiros, missionários nos lugares pobres, lugar de misérias, lugares  abandonados pelos políticos pelo poder publico, lugares esquecido; são nestes lugares que ninguém quer ir,
 é nestes lugares que nenhum obreiro ou missionário quer ir Mt. 9: 12; Lc. 14: 21 - 23.

MATEUS 9: 38 - Oramos por tantas coisas, pelas nossas famílias, pelas nossas igrejas, por nossos irmãos, por nossos parentes, para arrumar trabalho, comprar carro, casa, fazenda para ficar rico, oramos para receber poder para derrubarmos irmão dentro da igreja, para vermos os membros caídos humilhados dentro da igreja. Afinal oramos por tantas coisa, mas não oramos para Deus nos enviar para a África, América Central, leste europeu, norte e nordeste do Brasil, pra estes lugares ninguém quer ir. Pensando desta maneira o Evangelho vai demorar em atingir os confins da Terra. Mt. 24: 12 - 14; Rm. 10: 15 - 18.

 

Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |