||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 19

A cerca do divórcio

Este texto fala diretamente a respeito da vida conjugal, do relacionamento a dois, do casamento, hoje não é diferente deste texto motivo para acabar com o casamento não falta Mt. 19: 4 – 6. No mundo a separação o divórcio é algo normal corriqueiro o que não deveria ser, e em nosso meio isto ser normal, pois vemos crentes se divorciando se separando crente amasiando se ajuntando, e vemos mais ainda o adultério, incesto, prostituição e o homossexualismo e estamos achando normal, muito normal. E muitos líderes que  estão criando doutrinas ministeriais que encontram textos bíblicos para justificar a vida errada que satisfaz o desejo do homem. Is. 8: 20 - 22.
Textos usados por pastores e ministérios para justificar suas doutrinas.
Adultério: Moisés - Nm. 12: 1 - 15; Davi - IISm. 11: 1 – 27.
Incesto: Ló - Gn. 19: 30 – 36.

MATEUS 19: 1 e 2 – De qual multidão você faz parte: da multidão dos religiosos, da multidão dos egocêntricos, da multidão dos teólogos, filósofos e psicólogos, ou você faz parte da multidão que segue a Jesus Jõ. 8: 12; Jõ 10: 9; Jõ 14: 6.

MATEUS 19: 3 – Na verdade estes fariseus procuravam encontrar em Jesus uma palavra que viesse de encontro com os seus próprios interesses. Gl. 1:6-10; IICo. 4:1-5.

MATEUS 19: 4 – Deus fez o homem e Deus fez também a mulher. Deus criou as doutrinas do casamento, Deus criou leis para o casamento e quando o homem deixa de cumprir estas doutrinas e leis ele vai contra os interesses do criador.

MATEUS 19: 5 – O filho ou a filha só está debaixo da autoridade dos pais até o casamento, a partir do momento em que eles tomam a decisão de se casarem eles serão responsáveis por criarem uma nova família e seguir suas vidas sob a direção de Deus. Quer acertando ou errando eles serão responsáveis por seus atos. Rm. 14: 11 e 12.

MATEUS 19: 6 – Quando o homem se casa ele entra na mulher formando uma só carne com ela e ambos neste momento se tornam um ICo. 6: 12 – 18, por isto o sexo fora do casamento é pecado, porque o homem que entra em uma mulher fora do casamento esta se tornando um com ela sem ser casado caracterizando o pecado da fornicação. Gl. 5: 16: 21.

MATEUS 19: 7 – Aqui vemos os fariseus encontrando um texto bíblico para justificar os seus desejos de separação, com certeza para casarem novamente, talvez com outras mais novas. Dt. 24: 1 – 4.
MATEUS 19: 8 – Qual a resposta de Jesus: Não existe motivo para o divorcio, deve haver perdão em todos os casos. Mt. 18: 21 e 22.

MATEUS 19: 9 – Há um parecer de Deus sobre o assunto adultério e prostituição, mas não que isto agrade a Deus, mas sim porque o homem por sua natureza e o seu coração duro não consegue perdoar, por isto nestes casos Deus permitiu o divórcio, mas a recomendação de Deus é que o homem e mulher envolvidos nesta situação escolha outro textos para pautar suas vidas. Rm. 13: 8 – 10; ICo. 13: 1 – 7.

MATEUS 19: 10 – Vemos qual o interesse dos fariseus mencionados neste texto eles queriam uma resposta de Jesus que lhe agradassem, vemos também que motivo da pergunta deles não eram a prostituição e o adultério por parte das esposas, pois se fosse este o motivo com certeza a resposta de Jesus viria de encontro com aquilo que eles desejavam. Com certeza eles queriam o divorcio por qualquer motivo, não é assim em nosso meio? Divorcia – se por qualquer  motivo: incompatibilidade de gênio, de bens, financeiro, o casamento esfriou, desgaste no casamento são tantos motivos e com certeza todos fora dos padrões de Deus. Para Deus não existe pecadinho ou pecadão, para Deus não existe justificativa para o divorcio salvo já as mencionadas por Jesus neste texto. Is.  59: 1 – 4.                                                                                                                                   
Outra coisa neste texto bíblico para eles era melhor viver uma vida errada fora dos padrões bíblicos, do que seguir a Palavra de Deus e desagradar os seus egos Mt. 19: 4 e 5; ICo. 7: 1-3.     Leia em assunto polemico o casamento

MATEUS 19: 11 e 12 – Portanto é necessário o homem ver direitinho qual a vontade de Deus para a sua vida, casar sem direção de Deus é muito perigoso, a chance de não dar certo é quase 100%. E não casar para seguir os padrões bíblicos da
santidade sem direção de Deus é muito perigoso a chance de tudo dar errado é quase de 100%. Zc. 4: 6; ICo. 7: 1 – 40.

Jesus abençoa os meninos

MATEUS 19: 13 - 15 – Aquelas pessoas que levaram seus filhos para receberem as bênçãos das mãos de Jesus sabia que Jesus era uma autoridade espiritual ordenada por Deus isto não deve  mudar é dever de todos que conhecem a Jesus que estão nas igrejas ouvindo a Palavra de Deus criar seus filhos na igreja, pois a igreja é a autoridade de Deus na Terra é nas igrejas que está os lideres espiritual ordenado por Deus. Portanto consagrar os seus filhos ao Senhor e apresentá-los a igreja e recebendo oração com imposição de mãos, estaremos fazendo um bem enorme para eles e com certeza no futuro  irão nos agradecer. Pv. 22: 6.

O jovem rico

MATEUS 19: 16 – No texto a respeito do divórcio vemos fariseus buscar em Jesus uma palavra que viessem de encontro com os seus interesses, e aqui vemos outro homem, agora um homem rico, que por trás do seu interesse é pela vida eterna
Ele vem buscar uma palavra que satisfaça os seus interesses. Este homem queria saber o que ele deveria fazer para herdar a vida eterna, ou seja, ele sabia que para herdar a vida eterna ele precisaria fazer algo. Rm. 10:1-13.

MATEUS 19: 17 - Este homem acreditava que para herdar a vida eterna ele precisaria fazer algum bem, este é o pensamento do religioso, pois o religioso acredita que se o homem for bom e fizer o bem ele vai alcançar a vida eterna. Jõ. 3: 16; 14: 6; Rm. 10: 1 – 13; Ef. 2: 1 – 9; Hb. 10: 19 – 21; IJõ. 2: 1 – 3. Por causa destes capítulos e versículos da bíblia entendemos a resposta de Jesus: “Ninguém é bom, ninguém faz o bem”. Rm. 3: 9 – 24.

MATEUS 19: 18 e 19 – Jesus conhecendo o coração daquele homem o mandou guardar os mandamentos recebidos por Moisés no monte Sinai Dt. 5: 1 – 24.
MATEUS 19: 20 – A resposta do jovem foi a de todo bom judeu, porque todo bom judeu guarda os mandamentos. Atos 26: 1 – 5; Gl. 1: 11 – 16.

MATEUS 19: 21 – Agora Jesus tocou no intimo do coração do jovem, tocou naquilo que ele mais amava o dinheiro ou a riqueza. II Tm. 6: 3 – 10. Não que o dinheiro ou a riqueza prejudica ou interfere na salvação, mas para aquele homem a riqueza era um empecilho, por esta razão Jesus o mandou se livrar da riqueza. Para alguns pode ser o sexo, para outros a família, para outros o emprego os amigos são tantas coisas que podem nos impedir de herdar a vida eterna. Mt. 10:34-39 Mt. 16:24-27.

MATEUS 19: 22 – Quantos que questionados por Jesus a respeito de algo que está interferindo na sua salvação prefere abandonar a salvação e a vida eterna do que abandonar aquilo que o está atrapalhando. ICo. 5: 7; IICo. 5: 17.

MATEUS 19: 23 – Porque Jesus disse que é difícil entrar um rico no Reino do Céu, com certeza não é porque Deus não ama os ricos, também com certeza não é porque os ricos não se salvarão, Deus ama os ricos e há ricos que também se salvarão. Jesus fala das dificuldades que o rico terá de se libertar do amor ao dinheiro. ITm. 6: 7 – 10. Não vamos generalizar, mas na maioria dos que terão  que escolher entre  o dinheiro e a salvação  com certeza eles escolherão o dinheiro. Lc. 22: 1 – 6; ITm. 6: 10; Mt. 6:19-21 e24.

MATEUS 19: 24 – Agulha aqui no caso não e agulha de costura, mas sim uma das portas de Jerusalém que chamavam de Buraco da Agulha, uma porta pequena por onde o camelo não podia passar por isso Jesus fez este comentário, mas sabemos que o nosso Deus e o Deus do impossível que se Ele o quiser faz um camelo passar por um buraco de agulha de costura. E como Ele faria isto diminuindo o camelo ou aumentando a agulha por exemplo. Mt. 21: 18 – 21; Ex. 14: 1 – 22; Is. 38: 1 – 8; Js. 10: 1 – 14.

MATEUS 19: 25 – Estas perguntas deveriam ser feita todos os dias na igreja “Quem poderá se salvar, quem e justo, quem não tem pecado, quem e puro quem e santo?” Na verdade não somos justos e sim justificados. Rm. 3: 21 – 24; Rm.5 : 1 – 8.
Na verdade todos somos pecadores, quem não tem pecado atire a primeira pedra. O homem peca pelos pensamentos no agir no falar por obra e por omissão. Rm. 3: 23; Rm 5: 8; IJõ. 2: 1 e 2. Ninguém e puro e por si próprio não consegue se purificar, o homem e purificado pelo sangue de Cristo. Rm. 3: 3-22; IJõ. 1: 7; Hb. 10:19. Ninguém e santo, mas sim
santificado a obra de Cristo na cruz santifica a todos que a ELE se chega. Hb. 9: 1 – 15; Hb. 10: 1 – 20.
MATEUS 19: 26 – Tem muitas coisas que para o homem e impossível, mas não para Deus: E impossível o traficante, o assassino o estrupador o pedofilo o ladrão a prostituta o corrupto se salvarem aceitarem a Cristo, talvez você conheça alguém que esteja em uma destas situações e você ache que e impossível ele se converter, mas para Deus não há nada impossível. Lc. 1: 37; Jr. 32: 27; Is. 45: 5-7.
MATEUS 19: 27 – Quantos deixam tudo por amor a Cristo, quantos vendem tudo e investe na obra de Deus e são taxados de loucos e fanáticos. Se você deixou tudo por Cristo investiu alto na obra e não teve retorno Deus tem uma palavra para você. ICo. 15: 58; IIPd. 3: 8; Ageu 2: 1- 9.

MATEUS 19: 28 e 29 – Para você que se entregou de corpo e alma na obra de Deus, Ele tem um lugar para você. Ap. 3: 20  -22;  Ap.3: 10 – 13;   Ap.2: 26 – 29 e Ap. 2: 17; Ap.7: 9-17.

MATEUS 19: 30 – Não e o primeiro a se converter, não e o primeiro a chegar na igreja, mas sim o primeiro a ouvir a voz de Deus, o primeiro a obedecer os mandamentos de Deus, o primeiro a ter comunhão com o Espírito Santo e o primeiro a andar com Ele. Jõ. 4: 1 – 24; Sl. 101:  6 e 7.

Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |