||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 2

MATEUS 2: 1 – Jesus nasceu, embora sendo Filho de Deus e sendo Deus estava no seio de Deus, estava com Deus antes de tudo João 1: 1 e 2: Gn. 1: 26; João 5: 18; João 10: 33 – 36. Jesus obedeceu todos os procedimentos humanos, nasceu, foi bebe criança, adolescente jovem e adulto. E seguiu todos os procedimentos judaicos participou dos cultos, das reuniões das festas e obedeceu a Lei. Lc. 2: 6 e 7; 2: 39 – 49; Mt. 5: 17.
Não sabemos o país de origem dos reis Magos, as escrituras se limitam a dizer que vinham do “oriente”, os lugares mais prováveis, porém são a Pérsia, a Babilônia e as regiões desérticas a leste da Palestina. Os reis Magos foram os primeiros gentios a adorar o Senhor Jesus e eram chamados de reis por causa das vestes semelhantes às usadas pelos reis da época. Magos por serem viajantes que trabalhavam com artes mágicas não se têm informações concretas de quem eles eram ou de onde vieram e nem o nome correto deles. Há estudos que dizem que um era rei da Índia cujo nome era Gaspar outro era rei da Pérsia cujo nome era Melquior, e o terceiro Baltazar rei da Arábia.

MATEUS 2: 2 – Esta mesma pergunta é feita até hoje: Onde está Jesus. Se Jesus estivesse aqui isto não teria acontecido João 11: 21. Quantos estão sofrendo porque não conseguem ver Jesus, e quantos sofrem porque não crêem que Jesus está vivo, perto e pronto para o socorro. Atos 17: 27; Is. 55: 6; Sl. 119: 151; Sl. 145: 18; Mt. 1: 23.
Observamos que os reis magos foram adorá-lo, todos sem exceção devem adorar o Senhor Jesus: Grandes e pequenos, negros ou brancos ricos ou pobres, reis ou súditos.  Fp 2:9-11; Jô 4: 23 e 24; Is. 66: 23 e 24; Sl. 72: 1 – 11.
Os sistemas de cultos e ensino de hoje tem mudado, em vez de irem aos cultos para adorar ao Senhor Jesus estão ensinando o povo a ir buscar, pedir, estão ensinando que Jesus é uma fonte de riqueza, de lucros,  e de bons empregos. ICo. 15: 19; ITm. 6: 3 – 10.
Devemos entender que os cultos não é lugar de pedir ou buscar, o próprio nome já diz “cultuar”. Cultuar é oferecer, doar e adorar ICr. 16: 27 – 29; Ml. 1: 1 – 11.
Você pode dizer: Deus não quer que eu peça que eu exponha as minhas necessidades a Ele? Claro que sim, Deus deseja que você peça que você implore, que você leve a Ele as suas necessidades, mas no lugar certo. Lm 3:28,29;  Mt. 6: 5 e 6; Gn. 32: 22 – 24. Veja Gn. 32: 25 – 30; Sl. 72: 12 e 13.

MATEUS 2: 3 – Herodes, possuído por Satanás, movido por ganância e poder, jamais iria admitir que nascesse alguém que viria a ser Rei dos judeus.

MATEUS 2: 4 – Herodes deveria conhecer pouco da história de Israel, e bem pouco sobre os profetas e a Lei, pois foi consultar os principais dos sacerdotes e dos escribas a respeito de onde nasceria o Cristo. Os 4:6a

MATEUS 2: 5 – Ele teve que ouvir dos principais sacerdotes e dos escribas o que estava escrito no VT. o que havia sido profetizado pelos profetas. Atos 10: 43.

MATEUS 2: 6 – Belém era uma aldeiazinha ficava nas colinas da Judéia, ao sul de Jerusalém. Belém era sagrada para os hebreus há muitos séculos antes do nascimento de Jesus. A tumba de Raquel mulher de Jacó e mãe de José e Benjamim segundo a tradição situava neste lugar Gn. 35: 16 – 19 e lá viveu Rute com seu marido Boaz Rute 1: 1 – 22 e nasceu o seu descendente Davi, o pastorzinho que foi ungido Rei de Israel ISm. 16: 1 – 13 no século VIII AC. O profeta Miquéias proclamou que um novo chefe da nação nasceria em Belém, da estirpe de Davi, destinado a reconduzir os hebreus a sua antiga glória Mq. 5: 2 – 4.
O edifício mais imponente de Belém é a igreja da natividade erigida sobre a gruta que pelo menos desde o século II DC foi considerada o local do nascimento de Jesus. Segundo Mateus o nascimento de Jesus em Belém cumpriu uma profecia do Velho Testamento Mq. 5: 2, mas ela nada fala sobre os motivos que levaram Maria e José ir até aquela cidade. Lucas por sua vez narrando como o recenseamento imperial obrigou a José e Maria a se deslocarem para Belém Lc. 2: 1 – 15. Isto nos mostra que Deus serviu dos máximos poderes terrenos para fazer com a profecia de Miquéias se cumprisse e que Jesus, o Cristo nascesse justamente naquela cidade (Belém) assim como havia sido anunciado pelas escrituras Is. 55: 9 – 11; Mt. 24: 35.

MATEUS 2: 7 e 8 - Herodes, um servo de Satanás, usou de astucia primeiro os chamou em secreto, segundo mentiu sobre a sua verdadeira intenção, pois na realidade ele queria matar o menino e não adorá-lo IICo. 11: 14; IICo. 2: 10 e 11.

MATEUS 2: 9 e 10 – Aqui vemos que esta estrela estava sendo conduzida pelas mãos de Deus. Deus estava usando esta estrela para conduzir os Reis Magos até onde se encontravam Maria, José e o pequeno Jesus.
Mateus não descreve em detalhes este astro que os magos seguiram, mas menciona apenas este fenômeno prodigioso. Trata-se de um astro que precede os três sábios e vai pousar sobre a casa onde estava Jesus, apesar de se acharem referencias históricas a esse evento não se encontrou nenhuma explicação razoável. Não parece que algum cometa grande tenha aparecido na época do nascimento de Jesus.
Houve sim cálculos que atestaram que o cometa de Halley se tornou visível por volta do ano 12 AC.

MATEUS 2: 11 – Primeiro: quando eles viram o menino se prostraram, ou seja, dobraram os seus joelhos, esta deve ser a conduta de todos diante de Jesus Fp. 2: 9 e 10.
Segundo: Prostrado o adoraram Fp. 2: 11; ICo. 8: 5 e 6; Ap. 5: 1 – 14 Ouro igual a verdadeira adoração Jõ. 4: 23 e 24; Incenso vida de oração ITs. 5: 17; Mirra o bom perfume = o bom testemunho Mt. 5: 13 – 16.

MATEUS 2: 12 – Muitos não dão créditos a sonhos e visões, mas Deus fala, mostra revela e com os reis magos não foi diferente Jó 33: 14 e 15; Nm. 12: 6.

MATEUS 2: 13 – Mais uma vez em sonho se revela agora com José, Herodes um homem possuído por uma potestade enviada por Satanás queria de qualquer forma eliminar Jesus. O Salvador profetizando que iria esmagar a cabeça de Satanás debaixo dos seus pés. Gn. 3: 14 e 15.

MATEUS 2: 14 – José obedeceu à risca as ordens de Deus, sai à noite, não revela a ninguém, fez tudo com sabedoria. A estratégia deve ser usada pelos crentes, pois Satanás está sempre pronto para nos atingir frustrar os nossos planos, fazer falir nosso ministério, impedir o nosso crescimento e até nos levar a desviar dos caminhos do Senhor, portanto vivemos em tempo de guerras devemos seguir o exemplo de José, devemos ser cuidadosos. IPd. 5: 8; Ap. 12: 9. Ne 2:1-16.

MATEUS 2: 15 – Mais uma vez Deus fez uso das situações humanas para fazer cumprir a Sua palavra e as profecias a respeito de Cristo que estava escrito nas escrituras. Aqui Deus usou Herodes e o próprio Satanás para fazer cumprir as escrituras. Os. 11: 1; Is. 55: 9 – 11; Mt. 24: 35; Ap. 12: 1 – 6.

MATEUS 2: 16 – Aqui o dragão lança a sua força, manda matar todas as crianças nascida naquela época de até dois anos, vemos então que Satanás não é Onisciente e que para ele saber as coisas ele necessita de informações de seus demônios e dos humanos. Pois, se ele fosse onisciente mandaria matar o menino Jesus antes dEle ir para o Egito  e não precisaria matar todas as crianças de dois anos para baixo e era  evidente que não precisaria esperar informações dos reis magos a respeito de onde estaria o menino Jesus. Mt. 2: 1 – 8.

MATEUS 2: 17 e 18 – Mais uma vez podemos ver Mateus mencionar o cumprimento de profecias do Antigo Testamento, e aqui podemos ver um dos atos covardes de Satanás, pois não podendo atingir o Senhor Jesus, ele atingiu os inocentes. É assim nos dias de hoje, basta alguém começar a andar com o Senhor Jesus para a sua família, sua casa ser atingida pelas setas de Satanás. IITm. 3: 2; Mt. 10: 21 e 22.

MATEUS 2: 19 – Deus não poderia fazer José, Maria e Jesus voltar antes de Herodes morrer? claro que sim, pois Deus é Onipotente; (tem todo poder) Is. 45: 5 - 7. Deus poderia fazer com que eles voltassem antes do tempo e nada acontecer. E porque Deus não fez? Para nos ensinar a prudência, para nos fazer entender o nível de batalha, apesar da batalha ser espiritual ela se trava no mundo físico, ICo 10:12, 13; Mt 10:16, 17. portanto por mais que o crente seja espiritual ele é limitado pela carne. Mc. 14: 32 – 38; Rm. 7: 14 – 25.

MATEUS 2: 20 – A ordem de Deus era para levantar, esta é a ordem LEVANTAR Ed. 10: 4; Ct. 2: 10 – 12 e tomar posse da pessoa de Jesus, já é hora de ser dominado e controlado por Jesus. Gl. 2: 20.

MATEUS 2: 21 – 23 – José e Maria pegaram o menino e foram para as terras de Israel, mas quando viram que o sucessor de Herodes era seu filho tiveram medo. O que podemos observar que o medo faz parte da natureza humana, ter medo não é feio, o medo tira de nós a autoconfiança e nos torna mais prudente. Mt. 10: 16 e 17; Pv. 13: 16; 22: 3.
 José sendo avisado em sonhos o lugar para onde ele devia ir e criar o menino, José foi com Maria e o menino para as regiões da Galiléia. A Galiléia era composta de várias cidades (aldeiazinhas) entre elas as mais conhecidas eram: Cafarnaun, Gadara e Nazaré cidade está que Maria e José escolheram para morar e criar Jesus. Esta cidade foi para que se cumprisse que ele fosse chamado de NAZARENO.
A cidade escolhida por Maria e José para criar seu filho era uma aldeiazinha insignificante as margens do mar da Galiléia, com poucos recursos, não era cortada por nenhuma estrada importante e tinha pouca água doce. Lugar também escolhido para ser habitação de criminosos. Portanto entendemos porque Natanael questionou a possibilidade de vir alguma coisa boa de Nazaré João 1: 43 – 46; Lc. 4: 14 – 21.
Aqui Natanael sabia que Nazaré não era um bom lugar para se viver e criar filhos. Julgou baseado naquilo que ele tinha ouvido, mas para Deus Lc. 1: 37; Jr 32:27. Quantas vezes olhamos para alguém, para um ex- presidiário, um traficante, um bêbado ou um viciado ou qualquer pessoa que não esteja no bom caminho e dizemos: Pode vir alguma coisa boa deste ai. Devemos nos lembrar sempre: Deus pode fazer vir algo bom de onde menos esperamos. Rm. 4:17; Mt. 3: 1 – 9; Nm. 20: 1 – 11.

Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |