||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 10

MATEUS 10: 1 - Jesus chamou os discípulos e lhes deu poder sobre os espíritos imundos, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades. Observamos que Jesus não lhes deu poder para transformar pobre em rico, para soprar e derrubar as pessoas, jogar paletó e derrubar, para fazer milagre do dente de ouro e outras práticas realizadas nos dias de hoje que não tem nada haver com o Espirito Santo, e sim com o espírito de erro que age no meio dos evangélicos. IJõ. 4: 6; IIPd 2:1-3.

Vivemos tempos de grandes atuações de espíritos imundos, de doenças e enfermidades, mas poucos têm poder , será que Jesus não é mais o mesmo, será que Jesus não se preocupa mais com as pessoas possuídas por espíritos imundos, doentes e enfermas. Hb. 13: 8.

MATEUS 10: 1 - 3 - Porque Jesus escolheu doze, será que eles representavam as dozes tribos de Israel, ou os doze filhos de Jacó. Será que multiplicando os doze apóstolos pelos doze filhos de Jacó seria 144 que originaria os 144.000 selados que está em Ap. 7: 1 - 7. Tudo isto é numerologia e não tem nada a ver com os planos de Deus para o homem. Estes homens foram escolhidos por Deus e entregues a Jesus para esta grande obra Jõ. 10: 1 - 18; 15: 1 - 16; 17: 2 - 26. Homens estes que sob a direção do Senhor iniciaram a igreja de Deus na Terra Ap. 12: 1 - 5; Lc. 24: 36 - 49; Atos 2: 1 - 12.

MATEUS 10: 4 - Deus não esconde nada, o escritor movido pelo Espirito Santo, escreve sobre Judas, aquele que traiu. Se a Bíblia, o livro de Deus, não falasse sobre o assunto Judas passaria como herói, mas graças à revelação de Deus sabemos que Judas além de ser um dos escolhidos por Jesus, foi também o traidor Mt. 18: 7.

MATEUS 10: 5 e 6 - Jesus envia os discípulos não aos gentios, mas sim aos judeus, por quê? Porque Jesus veio primeiro para os judeus. O Evangelho veio primeiro para os judeus, primeiro Deus destinou a salvação aos judeus, mas eles rejeitaram. Rm. 3: 1 - 3; Rm. 10: 1 - 4; Mt. 23: 1 - 39; 21: 33 - 44; Atos 4: 11 e 12.

MATEUS 10: 7 - A primeira mensagem do Evangelho é: O Reino de Deus está próximo, é dever dos evangelistas, pastores e pregadores aproximarem os ouvintes do Reino de Deus, levar o ouvinte a olhar para aquilo que não se pode ver com olhos carnais, levar o ouvinte a ver com olhos espirituais, pois o Reino de Deus é invisível. Lc. 17: 20 e 21. O Espirito Santo, Jesus, Deus os anjos e os demônios são invisíveis. IICo. 4: 18; ICo. 2: 9 e 10; Ef. 6: 10 - 12.

METEUS 10: 8 - Depois de ensinar o crente a buscar o invisível Hb. 10: 11 -13 (veja o estudo Olhando para o invisível) ai sim vamos curar os enfermos, limpar os leprosos, ressuscitar os mortos, expulsar demônios. Observação: De graça, não se deve cobrar nada pela obra de Deus, pois quem está sendo usado por Deus para fazer esta grande obra recebeu de graça, portanto o que de graça recebeste de graça daí. Atos 20: 28 - 35.

MATEUS 9 e 10 - Jesus deu - lhes poder para expulsarem demônios, curar toda sorte de enfermidade, mas não lhes deu poder para serem super- homens para driblar a morte, os ladrões os criminosos violentos, Jesus lhes ensinou a prudência Mt. 10: 16 e 17 e os lembrou que eles eram homens e ovelhas, feitos de carne e ossos, sujeitos as dificuldades da vida como qualquer outro ser humano. Ez. 34: 31.

MATEUS 10: 11 - 13 - Primeiro isto serve para nós, temos que ver se em qualquer lugar casa, igreja, cidade se eles são dignos de nos receber, e se forem dignos devemos descer sobre aquele lugar a nossa paz, descer a paz não é simplesmente falar, mas sim as nossa atitudes, as pessoas deste lugar devem sentir que a nossa presença traz paz. Caso eles não recebam a nossa paz ela continuará em nós, ou seja, não devemos nos estressar por alguém que não quer nos receber. Se alguns não nos receber e não ouvir as nossas palavras, não devemos insistir. Mt. 7: 6.

MATEUS 10: 14 - Devemos sair sacudir as nossas vestes, ou seja, tirar do nosso entendimento tudo que está relacionado com aquele lugar. Devemos realmente apagar de nossa vida o tempo que passamos neste lugar.

MATEUS 10: 15 - Se somos profetas de Deus em nossa geração, e temos a certeza que a palavra que pregamos é a Palavra da verdade, nós não devemos temer, o problema é de quem não nos recebeu e não quiseram ouvir as nossas palavras. Is. 53: 1; Mt. 23: 34 - 39.

MATEUS 10: 16 - Lembre você pregador da verdade, você que é amante da verdade, você que ama a Palavra genuína você que é adepto da Palavra como ela é, o que mais tem hoje é lobo, o que mais vemos hoje é mercenários João 10:1-13. Mentirosos interesseiros, pessoas que buscam textos bíblicos para fundar igrejas e criar doutrinas para agradar o seu ego. Atos. 20: 28 e 29; Jd. 3 - 16; Mt. 24: 23 - 25; ITm. 6: 3 - 10; 4: 1 - 5; IIPd. 2: 1 - 3; IJõ. 4: 1.
Por isto Jesus foi bem enfático quando disse: “Seja simples como uma pomba”.

MATEUS 10: 17 - Acautelai-vos com os homens, seja cuidadoso, andai com cautela, não confie muito, seja desconfiado, não se pode confiar em homens. Por mais que o homem seja ungido, aparentemente ser um homem de Deus, seja bondoso, ponderado, moderado no falar ele continua sendo homem jamais será anjo, Deus, ou santo no sentido de idolatria. Por isto e pelo fato dele estar sujeito às intempéries da vida e aos ataques do diabo, alem de que ele é carne e sujeito aos desejos da carne. Não devemos confiar no homem. Jr. 17: 5 - 10; Is. 30: 1 e 2.

MATEUS 10: 18 - Quantos irmãos valentes guerreiros de oração, homens de evangelismo, amantes da verdade, pregador da verdade que por inveja de alguns lideres sem unção, mercenários sem conhecimento de Deus são atacados, humilhados e perseguidos até serem excluídos por não concordarem com os enganos e mentiras pregadas nos púlpitos, foi assim nos tempos da igreja primitiva e é assim nos dias de hoje. Mt. 24:35; Is. 40: 8; 55: 11.

MATEUS 10: 19 e 20 - Sempre devemos nos lembrar de que os homens de Deus ungidos, separados, verdadeiros, amantes da verdade, pregador da verdade não deve ter medo de nada. Rm. 8: 31 - 39 e nem deve se preocupar em se defender ou se justificar. Primeiro o Espirito Santo age nele no pensar e no falar, segundo o silêncio e a oração é a melhor coisa a fazer. Lm. 3: 26 - 31.

MATEUS 10: 21 - Viver a verdade, tomar a decisão definitiva em seguir o Senhor, se converter verdadeiramente atraí animosidade, principalmente dentro da nossa casa, a nossa família será o alvo de Satanás, ele vai usar os mais próximos de nós para nos atacar. Devemos sempre nos lembrar que estamos em uma batalha espiritual e a luta não é contra a carne ou sangue. Lc. 23: 34; Ef. 6: 10 - 12.

MATEUS 10: 22 - Sereis odiados de todos, não de um ou dois ou alguns, lembre-se disso se você tomar a decisão de servir ao Senhor em verdade e espírito Jõ. 4: 23 e 24; Sl. 101: 6; você sofrerá! Não vai ser um mar de rosas como dizem alguns enganadores por ai IITm. 3: 12; Jõ. 17: 6 - 14.

MATEUS 10: 23 - Não esquente a cabeça, se te perseguirem em algum lugar fuja para outro, embora onde você for vai ser perseguido por causa da verdade. A única coisa que você não pode fazer é recuar e parar de pregar e ensinar a verdade. IITm. 4: 1 - 5; Jõ. 3: 21; Atos 18: 9 e 10.

MATEUS 10: 24 - Lembre de uma coisa, soberba é inimiga de Deus, por mais verdadeiro que você seja, por mais ungido e por mais que você ande na presença de Deus, você sempre será servo. Mt. 11: 25 - 30; Fp. 2: 5 - 11.

MATEUS 10: 25 - Você precisa ser parecido com Cristo Atos 11: 23 - 26 aqueles que se aproximarem de você tem que ver Cristo em você Gl. 2: 20; e por ser parecido com Cristo e as pessoas verem Cristo em você, pode até te chamar de enviado do diabo, mas não ligue. Cristo já te alertou sobre isto, portanto se alegre. Mt. 5: 11 e 12.

JESUS ANIMA OS DISCIPULOS

MATEUS 10: 26 - Jesus começa animando os discípulos dizendo nada fica em oculto, ou seja, de Deus ninguém esconde, tudo que é feito as escondidas um dia há de se saber. Portanto a você amado irmão não se preocupe tudo o que estiver oculto com certeza um dia virá à luz. Deus vai trazer luz a tudo o que estiver em oculto. Rm. 14: 11 e 12; IPd. 4: 1 - 5.

MATEUS 10: 27 - O que é dito em  momento difícil de provas e lutas momentos de trevas e de tempestades, momentos de tentações, ou seja, momento de escuridão, deve também ser dito em momentos de bênçãos, de bonança momentos de luz, o que você escuta pregai,pregai  nos momentos em que você estiver na parte de cima, ou seja, aquilo que você escuta. Pregai nos momentos que você for para cima do telhado, pois no telhado você vai ter que suportar as pedradas, no telhado você vai estar exposto ao tempo, à natureza. Portanto aquilo que você aprendeu na ultima hora não deve ficar oculto. ICo 2:1-9; IICo 4:1-7. (veja o estudo: As mensagens do último dia).

MATEUS 10: 28 - Não devemos temer os homens que nos ameaça que pode nos lançar nas prisões e até nos matar, mas sim devemos temer a Deus, pois este sim pode pelo seu poder soberano nos matar e lançar  a nossa alma no inferno Ap. 1: 18; Pv. 9: 10.

MATEUS 10: 29 e 31 - Tudo esta sob o controle de Deus, tudo já está determinado por Deus, pois pela Sua Onipresença, Onisciência e Onipotência Ele tem tudo em suas mãos, desde o inicio e até o fim de tudo. Ap. 1: 8; Is. 45: 5 - 7.

MATEUS 10: 32 - O confessar aqui não é o confessar com suas atitudes ou seus testemunhos, o confessar aqui é literal com a sua boca diante dos homens. Atos 7: 53 - 56; Rm. 10: 9 e 10.

MATEUS 10: 33 - Muitos por causa de sua timidez e vergonha de anunciar de pregar e de confessar a Jesus se escondem atrás de suas atitudes e testemunhos dizendo: “eu não falo de Jesus, mas minhas atitudes e meus testemunhos falam por mim”. Jz. 7: 1 - 3; Ap. 21: 8.

AS DIFICULDADES E RECOMPENSAS

MATEUS 10: 34 e 35 - Há muitos por ai que pregam que seguir a Jesus aceitar a Jesus é só prosperidade, é só alegria é só paz. Jesus não veio trazer paz nesta terra, a paz que Jesus veio trazer é a paz espiritual é a paz entre o homem e Deus, é a reconciliação entre o homem e Deus. Rompimento este que se deu no jardim do Éden pelo pecado de Adão. Gn. 3: 1 - 24; Rm. 5: 1 - 21; Jõ. 14: 1 - 27.
Agora seguir Jesus aceitar Jesus nesta vida só espere guerra, lutas, provas, tribulações e tentações. IITm. 3: 12; Jõ. 17: 6 - 26.

Mateus 10: 36 - Aonde o crente vai encontrar mais lutas? Vai encontrar em sua casa em sua família. As maiores lutas serão no meio familiar, é em casa que vai haver divisão, mais perseguição e mais separação.

MATEUS 10: 37 - Portanto quando você aceitar a Jesus e determinar que você vai segui-Lo Ele deve estar em primeiro lugar em sua vida. Mt. 8: 18 - 22.

MATEUS 10: 38 - Seguir e aceitar Jesus tem um preço, o preço é uma cruz, que é sua própria a qual você tem que tomar e colocar nas costas, esta cruz Jesus não vai carregar por você, pois esta é exclusivamente sua. IICo. 12: 1 - 10.

MATEUS 10: 39 - Quem procurar preservar a sua vida negando a Jesus abandonando a Jesus por medo, por interesse com certeza vai perder  muito. Lc. 12: 16 - 21; Mt. 16: 24 -26. Mas aquele que perder tudo nesta vida inclusive a própria vida por amor de Jesus vai ganhar e ganhar muito. Mt. 19: 16 - 29.

MATEUS 10: 40 - Quem recebe um verdadeiro cristão, quem recebe um seguidor de Cristo com certeza esta recebendo Cristo e quem recebe Cristo recebe aquele que o enviou. Se você recebe um crente você recebe Jesus, e se você recebe Jesus você recebe o próprio Deus. Gl. 2: 20; Mt. 28: 16 - 20; Jõ. 14: 23.

MATEUS 10: 41 e 42 - Quem recebe um profeta, um justo um verdadeiro homem de Deus será recompensado. Quem faz alguma coisa boa para um homem de Deus será recompensado, Deus não é injusto, Deus tudo vê e recompensa cada um segundo as suas obras. ICo. 15: 58.

Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |