||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 18

MATEUS 18: 1 – Devemos perguntar sempre, pois perguntar não faz mal, se quisermos aprender devemos perguntar. Os discipulos de Jesus aproximaram dele e perguntaram, perguntaram com a intenção de aprender, mas este texto traz para nós muitos ensinamentos, muitos tem se aproximado de Jesus perguntando não com o objetivo de aprender, mas com objetivo de tirar proveito, proveito este que venha a satisfazer o seu próprio ego. Observamos a pergunta dos discipulos: Primeiro a pergunta pode ser de interesse próprio, exemplo que lugar vai ocupar no Reino dos Céus? Aqui na terra sou: Apóstolo, Bispo, Pastor, Profeta, Presbítero, ou seja, eu não posso ser igual a qualquer ovelha, eu quero entrar no Reino dos Céus ocupando cargo e quero entrar entre os maiores. Segundo esta pergunta pode me colocar na posição de fazer acepção de pessoas, por exemplo, eu faço parte do maior ministério evangélico do Brasil não me misturo com membros de outros ministérios quando chegar ao céu quero um lugar junto com os irmãos do meu ministério, ou seja, quero encontrar um lugar exclusivo para a nossa igreja não queremos nos misturar com ninguém. Mt. 19: 30; Dt. 10: 17; Rm. 2: 11; Tg. 2: 1 – 4.

MATEUS 18: 2 – Porque Jesus usou uma criança para responder aos discipulos? Porque as crianças não têm maldade no coração às crianças são simples elas são humildes não buscam os seus próprios interesses as crianças não procuram satisfazer o seu ego. A criança è a formula humana do amor. ICo. 13: 1 – 7; Mt. 21: 16; Mc. 10: 15.

MATEUS 18: 3 – Quer se tornar uma criança? Converta-se, pois têm muitos dentro das igrejas e até ocupando cargos de liderança que não se converteram. Conversão é mudar de direção, é renunciar, mudar de direção sair da sua própria direção e deixar Deus dirigira sua vida, renunciar a que? Ao seu próprio ego, seus interesses, seus desejos andar na vontade de Deus. Jó 22: 21 – 27; Is. 55: 7; Mt. 16: 24 – 27.

MATEUS 18: 4 – No Reino de Deus o maior é o humilde, e humilde aqui não tem nada a haver com riqueza ou pobreza, alguém pode ser rico e ser humilde, e outro pode ser pobre e não ter humildade nenhuma. O que entendemos que a riqueza ou a pobreza, igreja grande ou pequena, ministério grande ou pequeno o fato de ser apostolo, bispo, pastor, profeta, presbítero ou outra posição não pode comprar lugar ou posição no Reino dos Céus. O que compra lugar no Reino dos Céus é a humildade. Tg. 4: 6; IPd. 5: 1 – 6.

MATEUS 18: 5 – Aquele que receber um verdadeiro homem de Deus, aquele que receber um verdadeiro enviado de Deus está com certeza recebendo o próprio Jesus, o homem de Deus, ou enviado de Deus aqui pode ser qualquer um pode ser alguém que ocupa púlpitos ou alguém do banco o importante aqui não é o cargo que ocupa, mas sim ser verdadeiramente convertido e humilde como uma criança. Mq. 6:8; Is.1:17-19;

MATEUS 18: 6 – Portanto temos que tomar cuidado com os escândalos, aqui neste texto Jesus sita com quem se deve tomar cuidado para não escandalizar, Ele não diz que é com os que ocupam os púlpitos ou com quem é crente de banco, mas sim com os pequeninos que crêem NELE. ICo. 5:7-12.

MATEUS 18: 7 – Não devemos nos escandalizar com os escândalos, pois escândalos sempre existiram e sempre existirão, mas ai daqueles que são os causadores dos escândalos. Mt.13:24-30 e 36-43.

MATEUS 18: 8 e 9 – Este texto deixa uma pergunta no ar para aqueles que usam textos bíblicos para criar as doutrinas humanas, como doutrina da prosperidade, a Lei e outros tipos de doutrinas como aparência, vestes, interpretam os textos de forma literal para satisfazer os seus próprios egos, criando doutrinas que agradam a si mesmo. E porque eles não interpreta este texto de forma literal.Jr.23:23-31.

MATEUS 18: 10 – Não devemos desprezar as crianças, devemos cuidar delas, devemos ensiná-las. Pv. 22: 6, Pv. 23: 13 e 14. Parece heresia, mas não é as crianças como os homens que teme ao Senhor têm anjos designados por Deus para acompanhá-los e proteger. Sl. 34: 7; Hb. 1: 13 e 14; Dn. 6: 1 – 22.

MATEUS 18: 11 – Estamos salvando o perdido, estamos realmente pregando Jesus, estamos realmente ensinando os ensinos de Jesus, ou estamos ensinando a religião ou estamos atraindo discipulos para nós, ou estamos fazendo acepção de pessoas e estamos procurando levar para os céu somente aqueles que nos interessa? Lc. 9: 51 – 56; Lc. 6: 27-36.

MATEUS 18: 12 – É fácil ir atrás de ovelhas desviadas que quando estavam na igreja davam bom dízimos, não faltava aos cultos, cooperavam com todos e participavam de tudo. Difícil é ir atrás de ovelhas problemáticas, ovelhas que não entregam os dízimos, que não ofertam que não cooperam com o trabalho da igreja. Lc. 15: 11 – 32.

MATEUS 18: 13 e 14 – Jesus tem prazer em todas as ovelhas, mas as mais problemáticas tiram mais Dele, mais trabalho mais esforço, tirar as ovelhas problemáticas das mãos do diabo dá muito mais prazer a Jesus. Ap. 1: 18.

MATEUS 18: 18: 14 – Diante dos olhos do homem nem todos tem valor, mas diante de Jesus todos tem o seu valor, pois Jesus não analisa a salvação de alguém porque ele entrega o seu dizimo, ou é ofertante fiel, participa de tudo e coopera com tudo, pois para Jesus é a vontade do Pai que nenhum pequenino se perca. Jõ. 3: 16 e 17; Lc. 9: 51 – 56.

O perdão do pecado do irmão

Aqui está um ensinamento explosivo para os crentes, um ensinamento para a igreja algo que deve ser resolvido na igreja entre irmãos. Onde estamos resolvendo os nossos problemas? Com a igreja e com nossos irmãos, ou estamos indo ao mundo, estamos buscando a justiça dos homens pra resolver nossos problemas? ICo. 6: 1 – 8.

MATEUS 18: 15 – Primeiro é dever de o crente perdoar qualquer pessoa que venha a lhe fazer Mt. 6: 9 – 15; Lc.6:27-36; Cl. 2: 4 – 14; Lc. 23: 26 – 34; Mt. 18: 21 e 22.

Se tivermos alguma coisa contra um irmão ou se sentimos que algum irmão tem alguma coisa contra nós devemos chegar e conversar, quebrar a barreira e resolvermos este problema Ef. 2: 11 – 16.

MATEUS 18: 16 e 17 – Agora se o irmão não quiser a paz não quiser resolver estes problemas, ai sim contamos a outros irmãos que tentamos resolver o problema, mas o irmão não aceitou, levamos estes irmãos e juntos tentamos resolver o problema, e se mesmo assim o irmão não aceitar levamos a direção da igreja para ela resolver e caso ele mesmo assim não queira resolver a situação ele não pode ser considerado crente, pois suas atitudes não são conforme a Palavra de Deus.
Obs. Não devemos excluí-lo, pois com o tempo ele pode ouvir a vós de Deus, obedecer a Palavra e se arrepender. Ec. 3: 1; Jò. 14:1-10; Is. 49: 8 – 10.

MATEUS18: 18 – Eis aqui a força da igreja, eis aqui o poder e autoridade da igreja, aqui está à importância da igreja a importância da congregação. Hb. 10: 19 – 25; Atos 2: 1; Atos 1: 8 – 14.

MATEUS 18: 19 – Porque Jesus mandava os discipulos de dois em dois, isto não quer dizer que o obreiro não pode fazer a obra sozinho, é lógico se não tiver um companheiro devemos fazer a obra de qualquer jeito ainda que sozinho, mas sim a importância de termos outros conosco para servir de testemunha, para que nos momentos de lutas ajudarem um ao outro, para que no frio um aqueça o outro. Aqui neste texto juntos concordando sobre algo aqui na terra com certeza será concordado no céu e juntos desejarem algo que venha da parte de Deus isto será feito por causa da autoridade e do nome de Jesus Mt. 24: 35; Is. 45: 22 e 23; Atos 3: 1 – 16.

MATEUS 18: 20 – Como Jesus ressuscitou e vive Ele está presente na igreja, a própria igreja é o corpo de Cristo ICo. 12: 12 – 27; Ef. 5: 23 – 32. Mas Cristo pessoa em Espírito está presente na igreja e individualmente na vida de cada crente. Mt. 28: 16 – 20; Mt. 5: 43 – 48; Gn. 17: 1.

MATEUS 18: 21 e 22 – Ser tolerante é difícil, ter paciência não é fácil chega uma hora em que o nosso limite é atingido, mas devemos superar o limite, é isto que Jesus está dizendo a Pedro na questão do perdão: Pedro não há limite, se você quiser entrar no céu você vai ter que ser igual ao meu Pai que está no céu, você vai ter que perdoar sempre. Mt. 5: 43 – 48; Gn. 17: 1

Parábola do credor incompassível

- Este ensina que não existe motivo para alguém deixar de perdoar Mt. 18: 21 e 22 assim como o crente têm o dever de orar sempre ITs. 5: 17; Lc. 18: 1 de pregar a Palavra sempre IITm. 4: 1 e 2; ler e meditar na Palavra sempre Ez. 3: 1 e 2; Sl. 119: 11 também têm o dever de perdoar sempre Mt. 6: 14 e 15.

MATEUS 18: 23 – Que Rei é este, o texto não diz, mas podemos interpretar como sendo o nosso Rei Jesus, Ele vem acertar conta com todos, inclusive com os seus servos, pois há muitos que por serem servos dotados de Dons e conhecimento acreditam que estão livres deste Dia Mt. 12: 35 – 37; Rm. 14: 9 – 12; Rm. 2: 11 – 16; IICo. 5: 10.

MATEUS 10: 19 – 21 – Aqui podemos ver que este homem devia uma pequena fortuna para o Rei, você que está lendo este estudo neste momento e acha que não precisa perdoar alguém, qual o tamanho da sua divida com Deus? Ou você acha que é justo ou você acha que não tem divida para com Deus? Você é justificado pelo sangue de Cristo. Rm. 5: 1 – 11; Hb. 10: 19 – 21. Mas você não é justo e continua sendo um pecador, portanto você mesmo sendo comprado com o Sangue de Cristo diante da Santidade de Deus você é um pecador necessitado do perdão da graça da misericórdia de Deus. Rm. 7: 15 – 25; Rm. 3: 1 – 10.

MATEUS 18: 25 – Você não tinha como pagar a Deus pela salvação e continua não tendo; não é porque você ora, jejua e lê a Bíblia vai a igreja não anda com ímpio que você é justificado. A oração o jejum a leitura da palavra vida na igreja e longe dos caminhos dos ímpios não justifica. Rm. 5:1-10; Ef. 2:1-9. A justificação veio e vem pela Graça e misericórdia de Deus. Jõ. 3: 16. A oração, o jejum a leitura da Bíblia a vida na igreja e vida longe dos caminhos dos impôs faz bem única e exclusivamente para você, para nós e não para Deus. Só você tem a ganhar com este estilo de vida, você fica forte espiritualmente recebe Dons espirituais e ministeriais faz a obra e vira uma testemunha de Cristo. Atos 1: 8; ICo. 12:1-11;Ef. 4:1-16.

MATEUS 18: 26 e 27 – Vendo este homem que o rei iria tomar a sua família o que ele fez? Implorou pela generosidade do Rei. O nosso Rei é generoso e o que precisamos é nos humilhar diante Dele todos os dias e suplicando sim perdão não só por nós, mas também por toda a nossa casa seguindo o exemplo de Jó 1: 1 – 5 e vendo pela fé a revelação de Paulo em nossa casa Atos 16: 31.

MATEUS 18: 28 – Aqui vemos um mau exemplo, todos que depois de escaparem do mundo sendo salvo por Jesus e não quer perdoar alguém ou inimigo é parecido com este mau exemplo. Mt. 6:15.

MATEUS 18: 29 – Vemos aqui o homem implorando perdão, talvez o seu inimigo ou alguém que você não quer perdoar esteja implorando o seu perdão e você como este homem continua com o coração endurecido. Não continue com o coração endurecido veja o fim que este homem teve não queira seguir o mesmo caminho dele. Pv. 14: 12; Mt. 13: 14,15.

MATEUS 18: 30 - Não faz parte do povo de Deus este tipo de coração. Ez. 18: 31,32; Ez. 36: 24 – 28; Rm. 2: 14 e 15.

MATEUS 18: 31 - Talvez no seu coração você não deseje perdoar e guardar só para ti, ninguém sabe o que está no seu coração, mas Deus que é Onisciente certamente sabe Sl. 139:1-17. e te recompensara segundo as suas obras Rm. 2: 16; ICo. 4: 5; IICo. 5: 10; Mt. 10: 26.

MATEUS 18: 32 – Um dia todos terão que comparecer perante Cristo IICo. 5: 10 e aqueles que não perdoaram os seus inimigos ou alguém que um dia lhe fez mal terão que escutar da boca de Senhor Jesus esta palavra Mt. 6: 14 e 15.

MATEUS 18: 34 e 35 – A recompensa para aqueles que não querem perdoar, não sabem perdoar e que não deseja perdoar é o castigo eterno. Mt. 25: 46; IIPd. 2: 9.

Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |