||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 17

A Transfiguração

Observamos em Mateus capítulo 16: 13 – 17 que Deus fala pela boca de Pedro. Em Mateus Capítulo 16: 20 – 23 Satanás fala pela boca de Pedro, ou seja, o mesmo que pouco antes foi usado por Deus agora é usado por Satanás. O que entendemos, é que o homem pela sua capacidade natural não pode determinar quando é o momento de ser usado por Deus. Is. 55: 7 – 11; Nm 22:1-31 e também não pode impedir Satanás de trabalhar na sua vida Lc. 21: 31 e 32; Jó. 1: 6 – 12; 2: 1 – 6; Jõ. 15: 5. Por isto entendemos que Deus pela sua misericórdia pode usar o homem quando quiser e também pela sua misericórdia pode arrebatar o homem das mãos de Satanás quando quiser. Lm. 3: 22,23; Ml. 3: 6. Vemos que independente das duas situações de Pedro Jesus mostrou lhe Sua glória. Outro ponto que entendemos o perigo da soberba  Pedro após ser elogiado por  Jesus Mt 16:17-23 caiu no pecado da soberba. IPd 5:5-8; Tg 4:5 e 6; ITm 3:1-6.

 MATEUS 17: 1 – Seis dias depois de que? Dos últimos acontecimentos. Provavelmente Pedro depois de ser usado por Satanás e repreendido por Jesus, aparentemente Pedro durante seis dias andou distante depressivo, pois Jesus o repreendeu na presença de muitos. Jesus vendo a situação de Pedro pensou: ”Vou trazer Pedro de volta vou dar a ele uma injeção de animo mostrarei a ele e a seus companheiros coisa que não mostrei a ninguém, mostrarei a eles que eu sou Deus e que também sou o Filho de Deus na Terra, vou fazer Pedro ter orgulho de andar junto comigo. Jõ. 6: 66 – 68 (veja em outros assuntos: Pedro e Jesus).

MATEUS 17: 2 – Transfiguração um novo corpo, glorificado vestido de glória, o Rei no seu Reino. Ap.  5: 1 – 14; Ap. 19:11-16.

MATEUS 17: 3 – Observamos que apareceu Moisés e Elias, Elias não é de se estranhar, pois Elias juntamente com Enoque foram arrebatados para Deus em vida e não passaram pela morte IIRs. 2: 1 – 11; Hb. 11: 5; Gn. 5: 19 – 24. Quer ser arrebatado para Deus é só andar com Ele. Sl. 101: 6; Jõ. 4: 23 e 24. Moisés aparece vivo, mas segundo a Palavra Moisés morreu Dt. 34: 1 – 6. Observamos no texto que não foi o homem que sepultou Moisés, mas sim o próprio Deus, o homem jamais chegou a ver Moisés morto, mas Pedro, Tiago e João viram Moisés vivo, deixe a Palavra de Deus nos explicar a história Rm. 4: 1 – 21; Lc. 20: 38; Lc. 23: 39 – 43.

Observando este texto e tiramos alguns entendimentos Moisés pode aqui representar o tempo da Lei, o VT, Israel e os Judeus Jõ 1: 17 Elias pode representar o tempo da graça a Igreja gentílica que vive da graça e que será arrebatada para Deus, e assim a igreja gentílica irá se encontrar com Jesus na Glória Its. 4: 13 – 17. Assim como Moisés aparece vivo diante do seu Rei,  Todo Israel com seu povo Judeu também um dia irá encontrar com o seu Rei Lc. 23: 38; Rm. 11: 25 – 27; Rm 11: 1 – 32.

MATEUS 17: 4 - O homem sempre quer fazer tenda, templo Gn. 11: 1 – 4 o homem acha que Deus necessita destas coisas Sl 11:4; Sl 103:19; IISm. 7: 1 – 6; IICr. 6: 1 – 18. Tenda, templo é necessário, pois é um lugar para o homem cultuar a Deus, mas lembremos que a igreja em forma de tenda o templo atende as necessidades do homem e não de Deus Atos 7: 48 – 50; Is. 66:1 e 2.
MATEUS 17: 5 – Quando alguém está falando de mais ou falando bobagens Deus trata logo de fechar - lhe a boca. Jó 38: 2; ITm. 1: 3 – 7 .

 Como ouvir Jesus? Crendo na Sua Palavra dando credito aos evangelhos Is. 53: 1 – 11; Jõ. 3: 18 vivendo a graça de Jesus através do Novo Testamento Hb. 7: 1 – 28; Hb 8:1-13.

MATEUS 17: 6 – Quantos são adeptos ao cair no poder, quantos pregadores usam está doutrina de sinais para dizer que a pessoa cai porque a presença de Deus é grande no pregador ou no lugar. Vemos aqui neste texto Pedro, Tiago e João na presença de Jesus com um corpo glorificado, ou seja, Jesus estava revestido da glória de Deus, Jesus estava com um corpo que Ele só teria depois de ressuscitado, um corpo revestido de Deus, ou seja, Jesus era Deus com um corpo de Deus era natural que diante deste acontecimento, a presença de Deus no lugar era maior que qualquer outra presença em qualquer igreja do nosso tempo, a presença de Deus em Jesus era maior que a presença de Deus em qualquer outro homem que já tivéssemos conhecido, e porque Pedro, Tiago e João não caíram no poder, o texto diz que eles caíram de medo. O mesmo exemplo de Paulo Atos 9: 1 – 5. O homem pode cair diante de Deus por reverência, temor ou medo, mas cair, desmaiar ficar desacordado diante do poder de Deus isto não tem fundamento bíblico, parece mais uma obra do espírito do erro. IJoão 4: 4 – 6; IITs 2:1-12.

MATEUS 17: 7 – Jesus não quer ver ninguém caído seja fisicamente ou espiritualmente, Jesus veio buscar o que se havia perdido, Jesus veio levantar o que está caído está é a obra de Jesus Lc. 15: 11 – 32; Lc. 10: 25 – 37; Mt. 18: 11 – 14; Jõ. 3: 17.

MATEUS 17: 8 – Por que sempre queremos enxergar mais do que Jesus, por que queremos mais do que Jesus, será que só Jesus não basta, queremos a Lei, o Velho testamento queremos igrejas ricas templos lindos e grandes, idolatramos pastores e cantores quanto mais famosos melhor, eu creio que nós só precisamos de Jesus. Sl. 34: 5; Jõ. 3: 14 – 16; Fp. 2: 9 – 11; Cl 2:1-3; ICo 1:18-24.

MATEUS 17: 9 – Neste tempo Jesus ainda era o Filho do Homem Mt. 8: 20;  Mt. 11: 1 8 e 19 e como Filho do Homem Jesus tinha que passar por tudo o que um homem natural passa. Hb. 4: 14 -16 Se Jesus neste tempo fosse reconhecido como Cristo, o Messias, as pessoas iriam cobrar dEle atitudes de Deus e não de homem. Depois de morto e ressuscitado o próprio homem iria reconhecer que Jesus era o Filho de Deus. Mt. 27: 32 – 54.

MATEUS 17: 10 – 13 - Elias não veio primeiro, mas sim João Batista, Elias aparece na visão junto com Moisés, João Batista veio nas virtudes de Elias as suas pregações eram semelhante às de Elias, pregações de arrependimento, o seu modo de vida viveu no deserto como Elias se vestia como Elias e trazia a mensagem que antecedia a chegada do Salvador  que um dia ira levar a igreja ao arrebatamento como Elias que a sua vida e seu arrebatamento é semelhante à igreja de hoje. Qual deve ser a mensagem da igreja: Ap.22: 17 Arrependimento, Atos 2:37 e 38; qual é a caminhada da igreja: No deserto, Ap. 12:1-6; o que a igreja busca: A terra prometida, Hb. 11:1-16; Fl. 3:20 e 21; o que vai acontecer com a igreja será arrebatada para Deus.Its 4:13-18.

          A cura de um menino epilético

MATEUS 17: 14 –Primeiro entendemos que para esse homem alcançar a benção para a sua vida que era a cura de seu filho ele precisou aproximar –se de Jesus. Se você quiser algo de Jesus você precisa se aproximar dELE. Atos 16: 19-32; Hb. 10: 19 – 22; Jr. 33: 3.

Segundo este homem ao chegar diante de Jesus ajoelhou, esta tem que ser a postura de quem se aproxima de Jesus, pois entendo que muitos hoje estão ajoelhando diante do homem, da placa da sua igreja da religião ou do seu próprio ego menos diante de Jesus Atos 4: 12; Fl. 2: 9 – 11.

MATEUS 17: 15 –Terceiro este homem não se aproximou de Jesus intimando determinando ou exigindo a benção, mas sim este homem foi humilde pedindo misericórdia Tg. 4: 6; IPd. 5: 6 e 7. A epilepsia é uma doença causada por vários problemas neurológicos e também por endemoninhamento, neste texto vemos que o caso era realmente de endemoninhamento.

MATEUS 17: 16 – Os discipulos não puderam expulsar este demônio, devemos entender que existe muitas doenças que somente o Senhor pode curar, doenças essas que nenhum homem por mais ungido que seja, que também possua o Dom da Cura não pode fazer nada Jó 5: 17 e 18; ISm. 2: 6, este não era o caso, neste caso aqui faltou fé nos discipulos. Mt. 17: 19 e 20 veja Mt. 10: 1 – 8.

MATEUS 17: 17 – Pelas palavras de Jesus entendemos que não havia necessidade deste homem chegar até Jesus para pedir cura, mas sim para agradecer, pois se os discipulos tivessem curado o menino o homem só iria para agradecer.

MATEUS 17: 18 – Jesus está no comando, tudo está em suas mãos, Ele esta acima de tudo, por isto você se você já procurou  o homem e ele não fez nada ou não conseguiu resolver os seus problemas vá até Jesus que com certeza Ele vai te socorrer. Ap. 1: 4 – 18.

MATEUS 17: 19 – Os discipulos foram humildes, entenderam que por algum motivo que eles não conheciam não puderam expulsar o demônio do menino. Esta humildade tem que estar presente em cada obreiro que não consegue resolver os problemas das ovelhas do Senhor.
MATEUS 17: 20 – Os motivos que os discipulos desconheciam: O primeiro motivo era a falta de fé, Jesus viu nos discipulos uma fé tão pequena que não chegava a ser do tamanho de um grão de mostarda. Agora o que é ter fé do tamanho de um grão de mostarda? Se na visão de Jesus a fé do tamanho de um grão de mostarda transporta montes; significa que esta é a fé que faz alcançar o impossível. Jõ. 14: 12 – 14; Hb. 11: 6.

MATEUS 17: 21 – Talvez os discipulos tivessem a fé para alcançar o impossível Atos 3: 1 – 8, mas neste texto vemos que havia outro motivo para que os discipulos não conseguissem expulsar este demônio; segundo motivo os discipulos não se prepararam com oração, pois esta casta de demônio que havia possuído o menino não saia sem oração, é possível que os discipulos estivessem vivendo do poder, mas não estavam se abastecendo com a oração e o poder sem oração perde a força. Mc. 14: 32 – 38; Lc. 18: 1 – 8; ITs. 5: 17.
O terceiro motivo é que está casta de demônio só saia com muito jejum, talvez os discipulos tivessem a Fé, ma não estavam orando e jejuando por isto meu irmão você pode ter muita fé, mas vai chegar a hora que você vai precisar de muita oração e muito jejum para fazer a obra que Jesus fez. Mc. 2:18 -20; Se você não orar e não jejuar vai com certeza encontrar os mesmos problemas que os discipulos encontraram e também quero deixar claro que para expulsar demônios seja de que casta for não precisa ser obreiro, pastor ou ocupar qualquer cargo na igreja, se você tiver fé por menor que seja e misturar esta fé com uma vida de oração e jejum demônio algum vai parar diante de você. Mt. 16: 14 – 18.
MATEUS 17: 22 e 23 – Aqui Jesus revela para aquelas pessoas aquilo que o esperava, mas aquelas pessoas não entenderam direito por isso se entristeceram, se eles tivessem entendido direito eles se alegrariam. Jesus disse a eles que iria sofrer ser morto, mas que iria ressuscitar, portanto se você está triste por algum motivo nesta vida se alegre Jesus ressuscitou, Ele vive Ele está vivo esperando você se aproximar dELE, esperando você unir a fé com a oração e o jejum e sair correndo por este mundo fazendo a obra que Ele fez ou maior ainda. Mt. 28: 1 – 10; Mc. 16: 1- 11; Lc. 24: 1 – 12; Jõ. 20: 1 – 31.

Jesus paga tributo

MATEUS 17: 24 Cafarnaum cidade que foi residência de Jesus durante a pregação na Galiléia, situada nas margens noroeste do Mar da Galiléia nas imediações da estrada principal que liga Damasco ao Egito. Os escribas e fariseus tinham como única ocupação andar atrás de Jesus para ver se conseguia pega-lo em algum ato de injustiça. Tivera medo de perguntar a Jesus e ter que receber na cara uma resposta dura por parte de Jesus razão desta pergunta ser feita a Pedro e não diretamente a Jesus.
DRACMA: aproximadamente 3,6 gr. de prata duas dracmas igual a 7,2gr. de prata.
MATEUS 17: 25 e 26 – Pedro respondeu que sim, Jesus como todos os judeus pagavam impostos aos romanos. Jesus depois em particular perguntou a Pedro se era licito os filhos da terra pagar impostos, embora hoje todas as pessoas físicas ou jurídicas devam pagar impostos antigamente não era assim, os filhos da terra não necessitavam pagar impostos, mas sim os estranhos ou estrangeiros.
MATEUS 17: 27 – Observamos a preocupação de Jesus: o escândalo. Mt. 18: 7 e 8; Mt. 22: 21; Mt. 3: 15; Mt. 5: 20. A Palavra deixa este ensinamento; somos filhos do Rei, somos filhos de Deus dono do ouro e da prata, somos filhos do único Criador, somos filhos do Deus que fez os céus e a Terra, mas devemos nos lembrar que estamos no mundo Jõ. 17: 14 e 15 e o mundo tem suas leis, Rm. 13:1-3; e como povo de Deus e filhos de Deus devemos fazer e praticarmos a justiça do homem. Jó. 8: 3; Sl. 15: 1 e 2; Mq. 6: 8; Mt. 5: 6.

Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |