||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 20

Parábola dos trabalhadores na vinha

MATEUS 20: 1 – Jesus compara o Reino de Deus com um pai de família. Qual a razão desta comparação? A igreja e a família de Deus na Terra, os membros as ovelhas são os filhos de Deus, portanto se você e um crente e esta congregando você e filho de Deus e membro da família de Deus na Terra. Ef. 2: 11 – 22; Gl.6 : 9 e 10.
Jesus compara o Reino de Deus como um Pai de família que saiu para contratar trabalhadores, ou seja, na visão de Jesus o Reino de Deus e uma grande empresa, e, portanto a maior empresa da Terra, e os que trabalham na obra estão trabalhando na maior empresa da terra cujo proprietário  e o maior empresário do universo  O Todo Poderoso, o Grande Eu Sou, O Deus de Israel, O Deus de Abraão de Isaque e Jacó o nosso Deus. Atos 17: 1 – 31; Is. 45:5 - 7.

MATEUS 20: 2 – Vemos que este homem acertou o salário de um dia serviço, quem trabalha para Deus não fica sem receber, ICo. 15:58. Quando Deus chama para fazer uma obra, seja um dia, um mês ou vários  anos Deus trata salário e paga tudo conforme a Sua Palavra. Deus não fica devendo nada para ninguém Nm. 23: 19; Js. 21: 45.

MATEUS 20: 3 e 4 – Vemos que o homem viu alguns desocupados e os contratou a quem comparamos e quem são os desocupados? São aqueles que estão ociosos, nas drogas, na vagabundagem no crime sem perspectiva de vida Deus os chama para a obra e da para eles aquilo que for justo. Lc. 14: 15 – 23.

MATEUS 20: 5 – Mas havia outros que também estavam desocupados já no meio do dia e quem são estes, são aqueles que estão desempregados sem atividades no mundo e Deus abre a para eles uma porta e faz com que eles venham a tirar do trabalho na obra o sustento para as suas famílias AP. 22: 17; Is. 12: 1 - 6.

MATEUS 20: 6 e 7 – E no fim do dia havia alguns que também estavam sem trabalhar e o homem pai de família os chama para sua vinha, estes são os idosos já no final do dia rejeitado nas igrejas, jubilados, desprezados pelos mais novos, mas que ainda tem muita lenha para queimar só precisa de oportunidades. Sl. 71: 18; 92: 12 – 14; Jó 14: 7 -9.

MATEUS 20: 8 – Chegando a tarde, ou seja, no final da obra no final dos tempos Deus vai acertar tudo com todos aqueles que foram chamados para trabalharem na sua vinha e que com alegria fizeram a sua obra. Dn. 12: 13; ICo. 15:58.

MATEUS 20: 9 e 10 – Os que foram chamados no final, ou seja, no fim da obra receberam de igual modo aos que foram chamados no inicio da obra, pois para este proprietário da vinha o valor da obra era igual, independente de que quem trabalhou mais ou trabalhou menos o valor era igual. IICo. 8: 13 – 15; ICo. 12: 1 – 30.

MATEUS 20: 11 e 12 – Vemos que os que foram chamados no inicio da obra questionaram o fato de o homem pagar para os últimos o mesmo que para eles que estiveram na obra desde o inicio, podemos notar que eles não questionaram o valor pago, mas sim o fato dos últimos trabalharem menos tempo. Fp. 2:3-8. Lc. 7: 31 – 35.

MATEUS 20: 13 e 14 – Vemos que o pai de família pagou para os que trabalharam desde o inicio o combinado, portanto não havia razão para eles questionarem, pois receberam o que foi tratado. O pai de família dono da vinha poderia pagar para o ultimo até mais do que pagou aos primeiros, pois o dinheiro é dele e ele faz o que quer com o que è seu. Qual a lição. O que entendemos, que  fato de alguém ser antigo na igreja, na obra, ocupar cargo não lhe dá o direito de questionar Deus pelo fato de alguém recém convertido estar trabalhando na obra e recebendo mais bênçãos do que ele. Lm. 3: 39; ICo. 10: 10.

MATEUS 20: 15 – A obra é de Deus o dono da obra é Deus, e se ele quiser abençoar Ele abençoa, Nm. 23:18-20. se Deus quiser dar a um recém convertido, uma pessoa nova na obra, mais do que um antigo, mais do que alguém que já esta há muito tempo na obra Ele dá tudo pertence a Ele, e Ele faz com o que é dEle o que quer. Rm.9:7-20;  Nm. 23: 19 e 20; Ag. 2: 8 e 9.

MATEUS 20: 16 – Talvez alguém possa questionar esta interpretação, mas o entendimento é literal, muitos dos últimos serão os primeiros e muitos do primeiro serão os últimos. Talvez você queira uma explicação: Os recém convertidos chegam com o coração aberto preparado para adorar a Deus Jõ. 4: 23 e 24; Sl. 101: 6, os antigos já estão cansados envelhecidos pela tradição, experiência e comodismo, por isto perdem o contato deixando escapar o posto dos primeiros para ocupar o posto dos últimos. Ap. 2: 4 e 5; Jr. 6:16.

O pedido da mãe de Tiago e João

MATEUS 20: 17 Multidões acompanhavam a Jesus, mas nem toda a multidão deveria saber a respeito do ministério de Jesus, por isso Jesus chamou os seus discipulos em particular, se você faz parte da multidão que segue a Jesus você não vai saber os detalhes do ministério de Jesus, mas se você for um discípulo de Jesus com certeza para você Ele vai revelar em particular detalhes do seu ministério. Jõ. 15: 15; Mt. 11: 25 – 27; Mt 13: 10 e 11; Jõ. 17: 22 – 26.

MATEUS 20: 18 – Aqui Jesus revela aos seus discipulos o sofrimento pelo qual Ele iria passar sofrimento este que deveria ser nosso, pelos nossos pecados, sofrimento pelo qual muitos ainda nas igrejas e nos púlpitos fazem questão de dizer que faz parte da vida cristã. Is. 53: 1 – 11; Cl. 2: 4 – 23; ICo. 1: 18 – 31.

MATEUS 20: 19 – Jesus seria entregue a morte, mas no terceiro dia ele iria ressurgir. Ressurgir para que? A ressurreição de Jesus serviu de vitória para nós:
Jesus ressurgiu para nos dar vitória sobre a morte. ICo. 15: 51 – 57;
Jesus ressurgiu para nos dar a vitória sobre o pecado. Rm. 6: 1 – 14; Rm. 7: 15 – 25; IJõ. 2: 1.
Jesus ressurgiu para nos dar vitória contra Satanás. Tg. 4: 7; IJõ. 4: 4; Ap. 12: 1 – 11.
Jesus ressurgiu para nos dar vitória sobre o mundo. IJõ. 2: 15 – 17; Tg. 4: 1 – 5; Jõ. 17: 6 – 16.
Jesus ressurgiu para nos dar vitória sobre a carne. Rm. 8: 1; Gl. 5: 16 - 18.

MATEUS 20: 20 – Observando esta mulher e poderemos aprender com ela, o texto diz que antes de pedir algo a Jesus ela o adorou Jõ. 4: 23 e 24; Sl. 101: 6 devemos fazer o mesmo.

MATEUS 20: 21 - Se ela chegasse de qualquer jeito exigindo, intimando e determinando será que Jesus iria perguntar a ela: O que queres? Tg. 4: 6; IPd. 5: 6 e 7; Mt. 11:25-30; Fp.2:5-11.

Olha o desejo desta mãe, toda mãe de verdade quer o melhor para seus filhos, o objetivo desta mãe não era exaltar seus filhos e nem dizer a Jesus que seus filhos eram melhor que os outros discipulos, mas ela entendia que um filho a direita de Cristo e outro a esquerda estariam na visão dela com certeza em lugares melhor, bem posicionados na presença de Deus. Jõ. 4:23,24; Sl. 101:6.

MATEUS 20: 22 – Vejam a resposta de Jesus, a mulher não sabia o que estava dizendo, pois beber o cálice era passar pelos sofrimentos aos quais Jesus iria passar o batismo era o batismo de morte, ou seja, a morte de Jesus na cruz.

MATEUS 20: 23 – Os discipulos responderam que sim, e Jesus disse que eles iriam beber o cálice, ou seja, iriam sofrer e morrer pelo Evangelho. Atos 12: 1 e 2; Ap. 1: 9. De fato Tiago morreu logo no começo da igreja e João terminou seus dias isolados em uma ilha, dizem que João foi o assassinado nesta ilha conforme as palavras de Jesus, mas assentar a sua direita ou esquerda era algo preparado pelo Pai para aqueles que o Pai iria escolher. Agora como ovelha, crente e discipulos de Cristo a Glória (o céu) é o alvo. Fp. 3: 1 – 21; IJõ. 3: 1 e 2; ICo. 15: 43 – 52.

MATEUS 20: 24 – Aqui vemos um grande exemplo que não deve ser seguido vemos claramente atitude carnal destes discipulos: estavam com Cristo, andavam e aprendiam com Cristo, mas as suas atitudes não foram atitudes de crentes espirituais, mas sim foi atitude de religiosos, andaram com Cristo, mas estavam aprendendo muito pouco. Mt. 11: 28 – 30; Lc. 9: 51 – 56.

MATEUS 20: 25 – Vejam com quem Jesus compara as atitudes deles, Jesus os compara com o mundo com atitudes tomadas por pessoas do mundo, pois no mundo que os mais fortes prevalecem, no mundo que os ignorantes sobressaem, mas na igreja de Deus não deve ser assim na igreja o crente deve ser espiritual, na igreja deve prevalecer os frutos do espírito, na igreja de Deus não há lugar para fortes e ignorantes. Jõ. 13:1-17; Gl. 5: 16 – 26; Rm. 8: 1 – 13; Mt.5:38-42.

MATEUS 20: 26 – No meio do povo de Deus, na igreja de Deus ser fraco ser o menor significa dependência de Deus, significa simplicidade, humildade. Ser fraco ser o menor talvez para os homens não signifique nada, mas para todos que na igreja de Deus tem esta postura e atitude diante de Deus é forte e grande. IICo. 12: 1 – 10; Fp. 4: 10 – 13.

MATEUS 20: 27 e 28 – O crente que é espiritual ele entende que ele não é grande que não é forte, ele entende que no Reino de deus grande e forte é o Senhor, ele entende que a posição dele é de servir e não ser servido, ele entende que qualquer cargo que ele venha a ocupar no ministério é para servir e não para ser servido. Ele entende que a igreja e os seus lideres estão aqui para servir para doar–se, para oferecer, pois a igreja de Deus é o corpo de Cristo e os ministérios e crentes são membros deste corpo. Jõ. 3: 16; ICo. 12: 1- 31;  ICo.13: 1 – 13.
Aquele que é espiritual ele sabe que na igreja de Cristo só tem um que deve ser exaltado só tem um que deve crescer. ICo.2:1-5; ICo. 1: 10 – 31; Jõ. 3: 22 – 31. Veja o tema vida em espírito

Os dois cegos de Jericó

MATEUS 20: 29 – Seguir a Jesus faz parte da multidão, seguir a Jesus é para muitos, agora fazer a vontade de Jesus obedecer a Palavra de Jesus é para poucos. Mt. 7: 13 e 14; Mt.25:31-46; Lc. 13: 22 – 30; Ap. 3: 4 – 6.

MATEUS 20: 30 – Observamos que o texto fala de dois cegos, mas no evangelho de Marcos 10: 46 – 52 e Lucas 18: 35 – 43 falam de um cego, a contradição entre os livros não deve ser creditada ao fato de que cada escritor teve uma visão a respeito do assunto ou receberam informação diferente de pessoas que presenciaram o milagre de Jesus, o mais correto é que o livro de Mateus foi reescrito muitos anos depois e baseado nisto o escritor através de informações errou a quantidade de cegos.
A informação de que o livro de Mateus foi queimado no incêndio de Roma e depois reescrito por um escritor anônimo (obs. Isto não deve servir de base teológica ou doutrina) o mais importante é obedecer a Palavra do Senhor Jesus e se manter firme na fé. Rm. 5: 1; Hb. 11: 6; IICo. 5: 7.

MATEUS 20: 31 – Observamos no versículo anterior que os cegos clamavam Filho de Davi, pois Jesus é da geração de Davi e clamavam tem misericórdia de mim;  clamar por misericórdia é entender que Jesus é o dono do poder Jõ. 3: 35 e que tudo está nas mãos dEle é entender que a misericórdia pertence ao Senhor e ele tem de  quem  quiser. Dn. 9: 9; Rm. 9: 14 – 18; Lm. 3:22. Portanto é dever dos necessitados se humilhar perante o Senhor IPd. 5: 6 e 7.

MATEUS 20: 32 – 33 – Vejam a importância de você chegar à presença de Deus sóbrio sem estar dominado pelas emoções Jesus pergunta que quereis que vos faça? Será que Jesus não sabia que eles eram cegos? Jesus poderia fazer o milagre sem perguntar nada, mas porque Jesus perguntou? Porque Jesus queria saber se eles sabiam o que queriam, pois muitos chegam à presença de Deus movida pelas emoções precisando de algo e pedindo o que na verdade não precisa, portanto é muito importante o crente ser racional e prestar culto racional. Rm. 8: 26 e 27; Rm. 12: 1; Is. 29: 10 – 13.

MATEUS 20: 34 – Jesus movido pela compaixão e dono da misericórdia deu vista aos cegos, Jesus movido pela compaixão e dono da misericórdia quer dar vista a você, quer fazer você enxergar a vida que está por trás da Palavra, quer abrir a luz do seu entendimento e fazer você entender que Ele esta vivo e que por trás das letras que estão na Bíblia Ele fala com você todos os dias. IICo. 4:1-7;  ICo. 2:6-16; IICo. 3: 6; Jõ. 6: 22 – 68; Jõ. 7: 37; Ap. 22: 17; Hb. 4: 12 – 16.

Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |