||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 4

MATEUS 4: 1 – Para muitos este texto não passa de ficção, para outros é apenas parábolas ou simbologia bíblica. Aqueles que pensam desta maneira não conhecem a Deus, não conhecem a Jesus e não conhecem o Espirito Santo são incrédulos enganadores, falsos profetas, servos de Satanás infiltrados no meio do povo de Deus para colocar na mente dos homens a mensagem de que Satanás não existe, pois só assim ele pode permanecer oculto fazendo as suas más obras Jõ. 10: 1; IPd. 5: 8; Ap. 12: 7 – 9; Ef. 4: 27.
Podemos ver neste texto que Jesus não foi para o deserto sozinho, Jesus foi levado por outra pessoa o Espirito Santo João 14: 15 – 16.
1º. O texto nos da claro entendimento de que o Espirito Santo estava no controle da vida de Jesus e este é o objetivo do Espirito Santo João 14: 15 - 26; 16:7-16.
2º. Ninguém pode ir para o deserto enfrentar o diabo sozinho sem direção sem autorização de Deus, sem ser guiado pelo Espirito Santo. Rm. 8: 14 – 27; Gl. 5: 16 – 25.
3º. Jesus estava cheio do Espirito Santo de Deus. Quem pode ir para o deserto desafiar o diabo vazio vivendo nos desejos da carne? Ef. 5: 17 e 18.

MATEUS 4: 2 – Jesus jejuou quarenta dias e quarenta noites e teve fome. Para que se cumprisse o seu ministério Jesus precisou passar por esta prova e fazer este jejum. Observamos que o ministério de Jesus só começou após esta prova, isto nos ensina que o crente antes de iniciar o seu ministério precisa ser provado IITm 2:14, 15; ITm 3:1-6. Jesus não fez este jejum simplesmente por fazer, Ele tinha um propósito, o tamanho do propósito pode dizer o tamanho do jejum Mt. 17: 14 – 21. Pois o jejum debilita o corpo, enfraquece a mente, um jejum sem propósito sem direção do Espirito Santo pode servir de brecha para Satanás Ef. 4: 27.

MATEUS 4: 3 – Observamos que Satanás sabendo que Jesus estava com fome falou com Jesus de pão, ou seja, comida, alimento, quem deseja alimento, comida é a nossa carne. Satanás sabe o que a nossa carne deseja, observamos que ele atacou Jesus no desejo da carne.
O primeiro ataque do diabo no crente é no desejo da carne, pois ele sabe que a carne necessita de alimento, sexo, prazer e glamour. É dever dos crentes estar atento a respeito da carne, pois esta área é vulnerável. Mc. 14: 38; Rm 7:22-25; 8:11-13.

MATEUS 4: 4 – Aqui está à resposta de Jesus para Satanás, e esta deve ser a resposta do crente para o diabo o crente deve vencer a carne e o diabo se alimentando da Palavra, comendo a Palavra Ez. 3: 1 – 3. Lendo a Palavra, meditando na Palavra, decorando a Palavra, vivendo e andando na Palavra Sl. 119: 11 e 105; Sl. 12: 6; Is. 55: 10 e 11.

MATEUS 4: 5 – Satanás levou Jesus à cidade Santa, Jerusalém, cidade fortificada do rei Davi, dominada pelo magnífico templo de Herodes e pelo templo de Salomão. Jerusalém representou e até hoje representa a base do judaísmo. Lc. 2: 39 – 42; Ex. 23: 14 – 17; Dt. 16: 1 – 16.

MATEUS 4: 6 – Primeiro Satanás colocou em duvida se Jesus era realmente o Filho de Deus. Porque ele fez isto? Para mexer com o ego de Jesus, ou seja, se você é realmente o Filho de Deus você pode pular desta altura e nada vai acontecer,  se você é o Filho de Deus Ele vai dar ordem aos seus anjos e eles vão te segurar, pois assim está escrito. Sl 34:7; Sl. 91: 11,12.

O segundo ataque a Jesus foi ao Seu ego, à soberba do homem. Este ataque continua hoje na vida do crente, não é assim nos dias de hoje? Aquilo que Jesus rejeitou muitos estão aceitando. Muitos estão usando a Palavra para satisfazer o seu ego, muitos estão tentando a Deus colocando a Palavra a prova. Jr. 2:12, 13; Is. 30: 1 e 2. Devemos observar três coisas: A primeira a Palavra não pode ser usada para satisfazer o nosso ego, segundo a Palavra jamais deve ser colocada a prova Mt. 24: 35; Is 55:8-11. Terceiro a Palavra tem como objetivo nos ensinar, edificar as nossas vidas e nos preparar para morarmos no Céu. Jõ. 6: 26 e 27; Jõ. 12: 47 – 50; Mt 6:19-21; Mt. 7: 24 – 27.

MATEUS 4: 7 – Esta deve ser a resposta do crente para Satanás quando receber o ataque na soberba no seu ego Dt. 6: 16; Sl. 119: 11. Usar a Palavra não só para contra atacar a Satanás, mas para atacar o nosso homem interior Rm. 7: 14 – 25; Ef. 6: 10 – 18; Hb. 4: 12 e 13.

MATEUS 4: 8 e 9 – O diabo levou a Jesus a um alto monte e mostrou o terceiro ataque do diabo contra Jesus foi pelos olhos, tem um ditado no mundo que diz: O que os olhos não vê o coração não sente, ditado verdadeiro e usado por Satanás para derrubar Jesus. Mostrou a Ele todos os reinos do mundo e ofereceu- Lhe se Ele  prostrado o adorasse, tentou pegar Jesus na cobiça doa olhos. IJô 2:15-17.

E não é isso o que vemos hoje? Já temos uma tendência a desejar o melhor desde criança queremos os melhores brinquedos, os melhores presentes, sempre queremos o melhor, ou o mais bonito. Nossos olhos nos fazem agir desta maneira. Através disto nossos olhos nos levam a cobiçar o melhor, e com isto cobiçamos o melhor do nosso próximo, e que às vezes nem é o melhor. Ex. 20: 17. E não bastando a nossa própria natureza que através de nossos olhos nos leva a cobiçar  Gl. 5: 16,17; Mc. 14: 38   temos ensinos dentro de nossas igrejas que nos ensinam a ambicionar Rm. 12: 9 -16 com doutrinas dizendo que os filhos deste mundo possuem os melhores carros, casas, apartamentos na praia, fazenda, porque nós os filhos do Rei não podemos ter, Isto a meu ver é ensino a cobiça.
 Ter o melhor carro, casas lindas, apartamentos na praia, fazendas e muito dinheiro não têm nada a ver com a Palavra de Deus e sim com a vida que temos no mundo. Tudo isto podemos conseguir através de recebermos uma herança, uma doação, trabalhando se formando e com certeza se esforçando muito. Satanás continua usando as mesmas armas: A cobiça dos olhos, não só na vida dos crentes, mas também está presente em muitas doutrinas, em muitas igrejas.

O ministerio da prosperidade ou a doutrina da prosperidade nada mais é do que descer ao Egito, nada mais é do que voltar ao Egito e desfrutar de  tudo que o Egito oferece. Nm 11:1-6; Is 30: 1,2.
O ministério da prosperidade ou a doutrina da prosperidade nada mais é do que descer ao mundo, do que voltar ao mundo e desfrutar de tudo que o mundo oferece. Tg. 4: 4 e 5; IJõ 2:15-17.

O ministério da prosperidade ou a doutrina da prosperidade nada mais é do que fazer uma aliança com a morte e o inferno. Is 28: 15.  O ministério da prosperidade ou a doutrina da prosperidade nada mais é do que  buscar água em cisternas rotas que não retém  águas, nada mais é do que trocar manancial  de águas vivas por cisternas rotas que não retém água Jr 2:12, 13;  Jõ 4:1-10; Jõ 7:37; Ap. 22:17.

O ministério da prosperidade ou a doutrina da prosperidade nada mais é do que ir ao VT buscar palavras que venha satisfazer os  desejos  dos ambiciosos, gananciosos, vaidosos e invejosos. Jõ 4:1-14; Is 12:1-3; Jõ 6: 22 - 68.
O ministério da prosperidade ou a doutrina da prosperidade nada mais é do que aceitar o prato oferecido por satanás, prato este rejeitado por Jesus. Lc 4:1-13.

MATEUS 4: 10 – Está deve ser a resposta para Satanás, fechar os olhos para a cobiça e abrir somente para cultuar ao Senhor Jesus, com uma verdadeira adoração. Jõ. 4: 23 e 24; Sl. 101: 6.

MATEUS 4: 11 – E o diabo deixou Jesus, e porque ele deixou a Jesus? Porque em Jesus ele não encontrou nenhuma brecha nos desejos da carne, na soberba do homem e nem na cobiça dos olhos. Que assim  possa ser na sua vida, que você que está lendo estes ensinos possa colocar em prática em sua vida. Devemos entender que Jesus não tinha o coração ligado a este mundo, por isto ele conseguiu vencer o diabo. Se você quer vencer o diabo nos desejos da carne na soberba do homem e na cobiça dos olhos vença em primeiro lugar o mundo. IJõ. 2: 15 – 17; Tg. 4: 1 – 10.

MATEUS 4: 12 – Jesus foi prudente mesmo sendo Filho de Deus, cheio do Espirito Santo, mas Ele também era homem e como tal ensinava a prudência Mt. 10: 16 e 17, portanto era natural que Ele fosse prudente. Sabendo que João Batista estava preso ficar em Jerusalém naquele momento poderia significar estar tentando a Deus MT. 4: 7. Não como muitos crentes que recebem revelação de Deus sobre o perigo, mas mesmo assim continuam arriscando dizendo: “Deus está comigo e nada vai me acontecer”. Gn 3:1-6; MT. 4: 6.

MATEUS 4: 13 – Jesus sabendo do perigo deixou Nazaré aldeiazinha nas montanhas próxima ao mar da Galiléia, e foi para Cafarnaun nas imediações da principal estrada  que liga Damasco ao Egito, o maior centro urbano daquela região, sua população se dedicava a pesca.

MATEUS 4: 14 – Jesus não foi para aquela região por acaso, mas sim para cumprir uma profecia do profeta Isaias. Is. 9: 1 e 2.

MATEUS 4: 15 – A terra de Zebulom, terra de Naftali ficava no caminho do mar, região litorânea distante do Rio Jordão, lugar que servia de passagem de judeus e gentios do mundo todo que iam para Jerusalém adorar João 4: 20 e 21. Era também lugar de morada de gentios, por isto era conhecida como a Galiléia dos gentios MT. 12: 18 – 21.

MATEUS 4: 16 – O povo que estava em trevas viu uma grande luz, que luz é está? Jesus. Jesus é a luz, o homem sem Jesus está em trevas, o homem sem Jesus está em uma profunda escuridão. Jesus era a luz para aquele povo. Jesus é a luz para nós hoje e Jesus será a luz para as gerações futuras. Hb. 13: 8; Lc. 2: 25 – 32; Jõ. 1: 1 – 5; 8: 12 e 9: 5.

MATEUS 4: 17 – Observamos que o primeiro a pregar esta mensagem foi João Batista MT. 3: 1 e 2 aqui vemos Jesus pregando esta mensagem e que simboliza o Evangelho e deve ser pregada por cada crente, evangelistas , pastores e em cada igreja, na rua, nos folhetos, no rádio e na televisão. Atos 2: 37 – 45; Atos 1: 8.

MATEUS 4: 18 – Jesus buscando discípulos para continuarem a Sua obra, não foi nos templos, nas faculdades teológicas que ele encontrou. Jesus encontrou os homens que procurava trabalhando ganhando o sustento para suas famílias. Homens indoutos, sem letras, homens rudes acostumados com a vida dura do mar, acostumados com o sol escaldante, com a chuva, homens experimentados e provados pela vida, homens com os quais Ele poderia contar. Atos 4: 13; IITM. 2: 15.

MATEUS 4: 19 – Estes primeiros discípulos já estavam acostumados à perseverança eles sabiam que para encontrar os bons peixes eles precisariam perseverar muito. Agora Jesus os chama para pescarem outros tipos de peixes; agora eles seriam pescadores de homens, agora eles não levariam mais peixes para casa, mas iriam levar almas para o Céu. Tg. 5: 20; ICo. 9: 22; Pv. 11: 30.

MATEUS 4: 20 – Observamos que eles não perguntaram o que iriam fazer quem é você, ou eu não tenho estudo e não fiz nenhum curso, não tenho faculdade de teologia, eles O seguiram imediatamente. Hb. 3: 7 e 8; Ap. 3: 20.

MATEUS 4: 21 – Observamos que Jesus vai na mesma visão buscando trabalhadores, segundo o meu entendimento Deus não busca vagabundo, preguiçosos para a Sua obra. IITs. 3: 6 – 10; Jõ. 5: 17; Mt. 20: 1; Gn. 3: 19.
Estes homens não estavam pescando, mas sim consertando as redes. A obra de Deus tem espaço para todos os trabalhadores, e ninguém e mais do que ninguém. Uns são chamados para pescar outros para consertar as redes. Na obra de Deus não importa o título, os cargos que se ocupa, o que importa é que todos trabalhem MT. 20: 1 – 16; Mq. 2: 10a..

MATEUS 4: 22 – Estes também ouviram a voz do Senhor e não endureceram seus corações, não questionaram e nem perguntaram nada, imediatamente os seguiram. Jõ. 10: 27 e 8: 12; Mt. 16: 24.
Observamos neste texto que em primeiro lugar eles foram escolhidos pelo Senhor, ou seja, eles foram discípulos obreiros e apóstolos pela vontade de Deus e não de homens. Gl. 1: 10 – 12; Jõ. 15: 16.
Segundo: Antes de serem escolhidos pelo Senhor eles eram trabalhadores, ganhavam o seu pão com o suor de seus rostos. Gn. 3: 19.
Terceiro: Eles estavam prontos para a Palavra, eles estavam com os ouvidos aberto para ouvir a voz do Senhor, eles  estavam preparados, esperando a chegada do Mestre. Amós 4: 12; Jõ. 13: 1 – 15.

MATEUS 4: 23 – Jesus percorria toda a Galiléia, Ele não ficou parado, estagnado em um só lugar. Jesus levou o Evangelho aos becos e valados. A obra de Deus na visão do Salvador tem que chegar aos lugares mais profundos, tem que atingir a todos e em todos os lugares e todas as camadas da sociedade. Lc. 14: 15 – 23; Mt. 24: 11 – 14.
Onde Jesus está, onde Jesus está sendo pregado em verdade com forme o Seu Evangelho os sinais tem que acontecer, as curas os milagres fazem parte da mensagem do Evangelho, aonde existe apenas a Palavra sem a cura, os milagres o Evangelho não está completo, alguma coisa está errada. Rm. 15: 18 e 19; ICo. 4: 20; Atos 1: 8; 3:1-16; ICo2: 1-5; IICo. 3: 3 – 6; ICo. 12: 1 – 11; Ef. 4: 1 – 16.

MATEUS 4: 24 – O que fez a fama de Jesus, somente as Suas Palavras? Não mas sim os sinais que Jesus fez. O que fazem as pessoas que seguem Jesus hoje; e os milagres da salvação da transformação da libertação das curas dos milagres físicos. Quantos mais sinais a obra de Cristo tem, mais conversão acontece. Portanto os sinais da presença de Cristo faz parte de um Evangelho genuíno sem misturas ou sabedoria humana. ICo. 2: 1 – 5; IICo. 4: 1 – 7.
MATEUS 4: 25 – Multidões seguiam a Jesus, pois ele era diferente, atencioso, longanimo, paciente pronto para atender a todos. O contrário de muitos que dizem estar revestidos de Cristo, mas pronto para encher os bolsos, sendo atenciosos, longânimos e pacientes com aqueles que tem dinheiro e dão dízimos altos e altas ofertas ITm. 6: 3 – 10; Jd. 10 – 16; Atos 20:28, 29. De todas as regiões: Galiléia, Judéia seguiam a Jesus. Para entendimento teológico Decápolis conjunto de dez cidades que ficavam na Galiléia.

Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |