||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 21

Entrada triunfante de Jesus em Jerusalém

MATEUS 21: 1 e 2 – Mateus mencionou uma jumenta e um jumentinho, enquanto Marcos 11: 1 – 10 e Lucas 19: 29 – 38 mencionam apenas um jumentinho, o evento é o mesmo e não há erro do escritor, mas sim detalhes que não foram mencionados por Marcos e Lucas. Neste texto podemos ver claramente que Mateus focou nas mensagens que testificava que as profecias do Velho Testamento falavam diretamente que Jesus era o Cristo esperado pelos judeus. Zc. 9: 9; Atos 7: 33 – 39; Jõ. 5: 16 – 39; IPd. 1: 8 – 12. Vemos que Mateus focou o seu Evangelho em mostrar que Jesus era o Cristo esperado, o que nos surpreende o fato de que a maioria dos grandes pregadores não usarem o VT para mostrar que Jesus é o Cristo. O VT hoje é usado por muitos para mostrar heróis trazer doutrinas que escraviza e principalmente encontrar substituto para Jesus Cristo o único e grande Salvador. IITm. 4: 1-5; ICo. 2: 1 – 5; Gl. 1: 6 – 16; Jõ. 5: 44 – 47; Jõ. 8: 52 – 58.

MATEUS 21: 3 – Vemos neste texto a autoridade de Cristo como Senhor, ou seja, como Senhor ou Dono, Senhor é aquele que manda que esta no controle, ou seja, Senhor é Deus. Fp. 2: 5 – 11; Jõ. 5: 16 – 30; Jõ. 8: 31 – 36.
MATEUS 21: 4 e 5 – Tudo isto aconteceu para que se cumprissem as palavras do profeta: Jesus; O Rei dos judeus. Mt. 27: 32 – 37. Mas Jesus não é o Rei só dos judeus, Ele é o nosso Rei, ele é o Rei dos reis, é o Rei dos lideres mundiais é o Rei dos lideres espirituais, ele é o Rei nos céus na Terra e embaixo da terra. Fp.2:9-11; Cl. 1:15-19; Ap. 19: 11 – 16; Dn. 2: 44; ITm. 6: 11 – 16.

MATEUS 21: 6 – Qualquer incrédulo poderia questionar esta ordem, mas os discipulos obedeceram e fizeram conforme as ordens de Jesus. Vemos hoje muitos sacrificando de várias maneiras através do dinheiro sacrificando o tempo pagando penitencia com campanhas e outras maneiras, mas obedecer às ordens do Rei dos reis e do Senhor dos senhores isto eles não querem. ISm. 15: 22; Mt. 7:24- 27.

MATEUS 21: 7 – Trouxeram uma jumenta e uma jumentinho e Jesus usou, quando Jesus quer usar ele usa mesmo, Deus não usou uma jumenta para repreender Balaão Nm. 22: 22 – 28, agora vemos Jesus usando uma jumenta e um jumentinho para transportá-lo, Jesus não precisa apenas daqueles que ocupam cargos de lideres espirituais para transportar a sua mensagem, Jesus quer que você transporte esta mensagem, Ele quer que você que é apenas um membro de banco leve a sua mensagem, quer que você pregue a sua Palavra e divulgue este nome. IITm. 4: 1 e 2; Mt. 28:16-20; Atos.1:8.

MATEUS 21: 8 – Aqui vemos a multidão reverenciando o seu Rei com suas vestes e ramos e você com que tem reverenciado o seu Rei? Você tem oferecido a sua vida através da mudança de vida? Você tem reverenciado o seu Rei com uma vida de jejum, oração e muita leitura e prática da Palavra? Rm. 12: 1; IPd. 2: 1 – 5.

MATEUS 21: 9 – Multidões exaltavam a Jesus, multidões deliravam com a presença de Jesus, e no meu entendimento estas multidões estão totalmente envolvidas pelas emoções, pois esta mesma multidão iria mais a frente gritar crucifica – o. Mt. 27: 11 – 26; O perigo de fazer parte das multidões que são envolvidas pelas emoções é que você pode mudar de opinião de uma hora para outra; você pode mudar o seu pensamento a sua crença a sua religião e a sua fé. IRs. 18: 21; Tg. 1: 22 – 24.

MATEUS 21: 10 e 11 – Alvoroçar as multidões é o objetivo do nome de Jesus, Jesus alvoroça as famílias Atos 16: 31 Jesus alvoroça nações Ml. 1: 11; Portanto não se envergonhe deste nome Mt. 10: 32 e 33 deixem as multidões e as nações perguntarem quem é este, talvez as multidões as famílias e as nações não saibam quem Ele é, mas o mais importante é que você saiba quem é Ele. Jõ. 15: 1 – 16; Jõ. 17: 6 – 26; Jõ. 14: 6; Jõ.10: 9;Jõ. 8: 31 – 36; Jõ. 8: 12e 31- 36.

A purificação do Templo

MATEUS 21: 12 – Falar da purificação do templo é um assunto polêmico, pois há varias linhas de interpretação, mas eu vou abordar as duas linhas mais discutidas: O templo igreja e o templo homem. ICo. 6: 18 – 20; IICo. 6: 11 – 18.                                                                                                                                                                                     
Primeiro vamos falar do templo igreja:                                                                                                                                                                                                  
A igreja é um lugar de culto, lugar de agradecer de adorar e reverenciar o Altíssimo, e aprender a sua palavra

Igreja não é lugar de pedir Mt. 6: 5 e 6.                                                                                                                               
Igreja não é lugar de negociar com Deus. IPd. 2: 1 – 3; Atos 20: 28 – 30; Judas. 11-16.                                
Igreja não é lugar de comércio Ez. 34: 1 e 2.                                                                                                      
Igreja não é lugar de vendas de mercadorias Os. 12: 6 e 7.                                                                                                                             
MATEUS 21: 13 – Jesus disse que a sua casa seria chamada de “Casa de oração”, a igreja como o templo também é lugar de oração, mas que tipo de oração? Os judeus usavam as sinagogas para fazerem a oração, a oração dos judeus era a oração de um povo que se consideravam filhos de Deus, por isto eles tinham como costume usar as sinagogas para orar, falar com Deus, e os judeus até os dias de hoje tem as suas sinagogas com lugar de oração e com horários marcados. Atos 3: 1;  Atos.1: 13 e 14, ou seja, a oração judaica nas sinagogas é algo de religião e não de adoração. Jõ. 4: 1- 24; Sl. 101: 6. Mas para os gentios a oração é uma vida de adoração,  Jesus chamou o templo de casa de oração, mas Jesus poucas vezes foi ao templo orar, na maioria das vezes Jesus orava nos montes. Mt. 14: 22 e 23; 26: 36 – 44; Mc. 1: 29 – 35; Lc. 3: 21 e 22.                                                          
Na verdade o templo para adoração é o próprio homem Jõ. 2: 13 – 21 podemos dizer que este texto Mt. 21: 12,13. o templo homem também não é lugar de negócio, lugar de corrupção de maldade lugar de sujeira, mas sim o templo do homem é lugar de oração de adoração, mas antes de o homem colocar a sua vida em oração é melhor tirar tudo o que não presta para que ele seja verdadeiramente casa do Senhor, Santuário do Deus vivente. Is. 59: 1,2; ICo. 6: 18 – 20; IICo. 6: 11 – 18; Ez. 44: 23; IICr.14:1-7.

MATEUS 21:14 - Vejamos neste texto quantos milagres Jesus realizou neste templo: Cegos enxergaram coxos andaram. Você quer enxergar, você quer andar? Purifique o templo tire de dentro do templo de Deus que é você toda a corrupção todos os tipos de negócio, ganância, vaidade... IICr. 14: 1 – 6.
MATEUS 21: 15 – Se você purificar o templo Jesus vai realizar milagres em sua vida, e os religiosos irão ver Deus te exaltando diante das multidões e irão sentir inveja e você vai a cada dia experimentar mais e mais da glória de Deus. IICo. 3: 16- 18; Sl. 84: 7; IICo. 4: 3 – 7.

MATEUS 21: 16 e 17– Crianças e pequeninos são todos aqueles que purificam o templo, são todos aqueles que se tornam simples como uma criança, aqueles que tiram de dentro de si toda malicia, toda a inveja, vaidade, ou seja, todos aqueles que renunciam ao seu ego para deixar Jesus viver nele. Gl. 2: 20; Cl. 3: 1 – 17; Ef. 5: 1 – 21.  

A figueira seca

MATEUS 21: 18 – Jesus teve fome, Jesus Filho de Deus também era  filho do homem Mt. 9: 6, 8: 20. Por ser filho do homem Jesus também era de natureza humana e sendo humano era natural que Ele sentisse fome, isto serve para todos os crentes apesar de serem filhos de Deus e terem o Espírito Santo devem sempre lembrar que são humanos e que precisam se cuidar. ICo. 6: 12 e 13; Mt. 15: 10 – 20.

MATEUS 21: 19 – Esta figueira pode ser comparada com um crente religioso que está sempre na igreja, mas não fala de Jesus para ninguém, não ganha almas é crente só de banco e não produz frutos. Jõ. 15: 1 -5.

MATEUS 21: 20 – Devemos estar atentos a este texto, sob a ordem de Jesus a figueira secou imediatamente, vemos por ai muitas figueiras que outrora deram muitos frutos, mas hoje não passam de simples figueira seca. Judas. 12,13.

MATEUS 21: 21 – Jesus disse: Se tiverdes fé e não duvidardes. Neste texto Jesus está dizendo que para aqueles que têm fé e não duvida, nada é impossível. Se você irmão (ã) tiver fé e não duvidar nada será impossível para você. Hb. 11: 1 – 13; Atos 3: 1 – 16; Atos.16:31.

MATEUS 21: 22 – Aqui o texto não fala de apenas algumas coisas, mas Jesus disse tudo, ou seja, você pode alcançar tudo de Deus, mas devemos nos lembrar que este tudo é conforme a vontade de Deus, os seus planos devem estar de acordo com os planos de Deus. Pv.16:1-4; Rm. 8: 26 – 28; Jó. 42: 2; Jr. 29: 11 – 13; Jr.33: 3; Is.43:13. 

O BATISMO DE JOÃO
                                                                                                                                                      

MATEUS 21: 23 – Jesus entrava no templo para ensinar para levar ao povo o conhecimento da verdade, o objetivo de Jesus era levar os judeus através dos ensinos da Palavra que Ele era o Cristo esperado. Jõ. 5: 39.

Este é o objetivo do Evangelho, esta deve ser a obra daqueles que dirigem trabalhos nas igrejas: Levar o povo a conhecer a Jesus Cristo como único Senhor e Salvador. Rm. 1: 16 e 17; ICo. 2: 1 – 5.                                             Naquela época as pessoas procuravam fatores externos que garantissem autoridade vejo que as coisas não mudaram muito daquela época para a nossa, pois hoje é a mesma coisa se você for um teólogo, psicólogo ou filosofo provavelmente você vai fazer muito sucesso como pregador. O Espírito Santo os Dons espirituais a unção não basta nos dias de hoje precisa–se de mais,  precisa passar pelo crivo do homem precisa ter cursos e ser provado pelos homens. Gl. 1: 6 – 16; Fp. 3: 1 – 11; Is.29:13.      
    
MATEUS 21: 24 e 25 – Vemos aqui a diferença do conhecimento vindo de Deus e o conhecimento vindo do homem, aqui podemos ver a diferença entre quem tem o Espírito Santo, e o homem no seu espírito natural. A pergunta de Jesus foi uma pergunta de quem conhecia os pensamentos daqueles homens. Se Jesus respondesse do céu eles o acusariam de blasfêmia, se respondesse da sua própria iriam dizer a Ele que os sacerdotes tinham mais autoridade que Ele, Jesus respondeu com outra pergunta que aparentemente respondia a pergunta deles, pois se dissessem que o batismo de João vinha do céu evidentemente Jesus iria perguntar por que não creram se dissessem do homem iriam criar uma revolta na população, pois a população  tinha João Batista como profeta. Mt.11:1-13; Lc. 1:5-17.
MATEUS 21: 26 e 27 – Não responderam por que eles na verdade não sabiam quem era João Batista e muito menos quem era Jesus, eles conheciam a letra estavam perdidos nas trevas sem luz nenhuma. IICo. 3: 6-18; IICo. 4:1-4; Atos. 19:13-16.   Quantos hoje movidos pelo Espírito Santo homens cheios do Espírito Santo sem cursos teológicos sem serem psicólogos ou filósofos são questionados nas igrejas tem suas pregações rejeitadas por religiosos, pessoas que não conhecem a Deus, que não sabem quem è o Espírito Santo, e nem que ele existe pessoas estas que estão dirigindo igrejas, que são lideres de ministérios simplesmente porque fizeram cursos e faculdades e foram chamados pelos homens são reconhecidos pelos homens, mas nunca foram chamados por Deus e nunca foram reconhecidas por Deus. E quantos foram chamados por Deus, reconhecidos por Deus, mas nunca reconhecidos pelos homens, quantos estão no trono sem ser rei, e quantos não estão no trono, mas reinando. Ap. 1: 4 – 6; Ap.2:8, 9;  Ap. 3: 7-9; Pv.13:7.

 A parábola dos dois filhos

MATEUS 21: 28 e 29 – O filho que se apresenta primeiro representa aqueles cuja palavra é designada e a principio eles rejeitam, mas mais tarde o Espírito Santo vai trabalhando em suas vidas aquebrantando seus corações e eles se arrependidos correm aos pés do Pai e o aceita e passa a fazer a sua vontade. Mt. 13: 8 e 23.

MATEUS 21: 30 - O segundo filho aqui representa aqueles que ouvindo a Palavra de imediato aceita, mas com o passar dos dias abandona e passa a não fazer a vontade do Pai. Ap. 2: 4; Mt. 13: 1 – 7 e 18-22.
MATEUS 21: 31 – Jesus pergunta qual dos dois fez a vontade do pai, quem realmente fez a vontade de Deus? Será que são os que ocupam os púlpitos, ou aqueles que estão todos os dias na igreja, será que são aqueles que usam ternos e carregam a Bíblia de baixo do braço ou que usam vestes longas? Em minha opinião nada disto identifica alguém que faz a vontade do Pai. O filho que faz a vontade do Pai é aquele que ouve a voz do Espírito Santo e pratica as Palavras do Senhor Jesus. Vemos aqui dois filhos o primeiro disse que não ia, mas logo em seguida ouviu a voz do Espírito Santo e foi, mas o segundo no inicio ouviu a voz do seu ego, ou das emoções e disse que ia, mas por não ter ouvido a voz do Espírito Santo e não dar crédito a Palavra do Senhor Jesus não foi. Jõ. 14: 15 – 26; Jõ.16: 5 – 13.
MATEUS 21: 32 – Aqui Jesus faz uma critica aos religiosos que não creram nas mensagens de João Batista, mas faz uns elogios aos considerados ímpios que creram nas mensagens de João Batista, não é assim em nossos dias, conseguimos ver estes que ocupam cargos de líder dar crédito as pregações de alguém que não tem estudo, alguém que ocupa cargo e tem importância dentro da igreja consegue ver o Espírito Santo falando através de um pequenino na igreja. Lc. 10: 21; ICo. 1: 18 – 31.

A parábola dos lavradores maus

MATEUS 21: 33 – Deus é o proprietário, a vinha é o Reino de Deus, Deus colocou uma proteção para o Seu Reino: A proteção de deus para o Seu Reino é tudo aquilo que os religiosos não têm, por isso eles não podem de fato desfrutar desta vinha.       

PRIMEIRA PROTEÇÃO:

Andar por Fé. IICo.5:7; Hb. 11: 6; Rm. 5: 1 e 2                                                                                 Segunda proteção: A Santidade IPd. 1: 16.       
Terceira proteção: Andar na Luz. IPd. 2: 4 – 10; Rm. 13: 12.                                           
Quarta proteção: Comunhão com o Espírito Santo Rm. 8: 18 – 27; Atos 1: 8; IICo. 4: 1 – 7; 2: IICo.6:16.                          
Quinta proteção: O amor de Deus derramado no coração. Rm. 13: 8 – 10; ICo.Cap. 13.

MATEUS 21: 34 – Aqui o fator surpresa: Aqueles que não têm fé, não vivem em santidade, não anda na luz, não tem comunhão com o Espírito Santo e não o tem amor de Deus derramado em seus corações  não podem aceitar um servo de Deus na igreja, ai você pode perguntar por quê? Eu respondo o servo de Deus como esta dizendo ele é servo de Deus e não servo dos homens ele faz a vontade de Deus e não dos homens. Gl. 1: 10; Its. 2: 1 -6; Mt.10:1-20; Rm.9:33.
MATEUS 21: 35 – Vemos aqui porque muitos que pregam a verdade estão sendo rejeitados e até expulsos das igrejas. Lc. 6: 22 e 23; Mt. 10: 17.

MATEUS 21: 36 – Quanto mais querem calar a boca daqueles que pregam a verdade mais Deus levanta quanto mais o maligno ceifa mais Deus faz brotar. Operando Deus quem impedirá. Is. 43: 13; Sl. 139: 1-17; Jó 9: 11 e 12.

MATEUS 21: 37 – Aqui neste caso Jesus esta falando dele mesmo do Seu sofrimento e morte, mas a pergunta é quantos fazem mal a um pequenino que Jesus enviou a igreja, quando os expulsam ou rejeitam será que não estão fazendo tudo isto ao próprio Senhor Jesus? Mt. 10: 40 – 42; Mc. 9: 38 – 41; Mt. 25: 31 – 40.

MATEUS 21: 38 e 39 – Esta parábola fala realmente da história de Israel e dos fariseus mostrando claramente que Jesus foi primeiro enviado a eles, o Reino de Deus foi primeiramente designado ao povo judeu, mas eles rejeitaram: Primeiro mataram os profetas, depois Deus enviou a seu Filho o qual também mataram. Jesus esta dizendo na parábola que os judeus ao matarem os profetas e crucificarem o Filho de Deus eles estariam se apropriando por força e violência daquilo que pertence a Deus. Mt. 11: 1 – 12; Mt. 23: 1 – 35.                                                                                                    E não é assim nos dias de hoje? O Reino de Deus não é tomado à força, não se faz violência aos pequeninos, não expulsam os pequeninos cheios do Espírito Santo das igrejas. Os pastores e lideres de ministérios não são os proprietários das igrejas e das ovelhas, não são eles que fazem o que quer com os dízimos e ofertas? Desde os tempos dos profetas até os dias de hoje nada mudou. Jr.23:1-4; Ez:34:1-12. Basta alguém profetizar contra o pastor ou alguém da sua família que logo acaba as oportunidades. Zc. 4: 6b; Lc. 11: 49 – 52; Jr.28:1-17. È triste de ver muitos pregadores usando este texto Mt.11:12. Para incentivar o povo a buscar benção como se texto estivesse falando de benção. Os. 4: 6a. Quem nunca ouviu um pregador falar que o reino de Deus è tomado a força.

MATEUS 21: 40 - A pergunta é: E quando Jesus vier pedir conta a estes apóstolos, bispos e pastores que se apoderaram da vinha do Senhor e como raposas atrás das uvas se engordaram e enriqueceram o que eles têm preparado e para quem  prepararam. Lc. 12: 20.

MATEUS 21: 41 ao 43 – O Reino de Deus primeiro veio para Israel, Deus enviou profetas e apóstolos para doutrinar e ensinar este povo, mas eles não quiseram, Deus enviou Seu Filho amado eles também o rejeitaram e o mataram.  Então Deus enviou a Palavra e a salvação a outros povos, os gentios que somos nós, mas se nós igrejas estamos rejeitando os profetas  como conseqüência também estamos rejeitando o Filho.E para quem Deus enviará os profetas e o Seu Filho? Com certeza para os traficantes, viciados, prostitutas, criminosos, corruptos que estão esquecidos nas favelas  nos becos, valados e presídios. Lc. 14: 15 – 24; Mt. 21: 31 e 32.

MATEUS 21: 44 a 46 – Assim com a rejeição de Jesus, o povo judeu ficou desprotegido sofrendo com guerras até os dias de hoje, esta é a herança daqueles que rejeitam a Jesus fica sem proteção e isto falou não no sentido individual, mas sim de igreja, nós igreja de Deus somos o Israel de Deus, portanto devemos tomar muito cuidado para não cometermos o mesmo erro que nossos irmãos cometeram no passado. Gl. 6: 3 – 7; Hb. 10: 24 – 31; Os. 8: 1 – 8; Jr. 9: 23 e 24.



Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |