||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 12

JESUS O SENHOR DO SABADO

MATEUS 12: 1 - A Palavra diz que naquele tempo, mas o entendimento espiritual diz que o tempo é hoje Rm. 13: 11; IICo. 6: 2. Naquele tempo Jesus passou pelas searas, mas Jesus continua o mesmo não mudou. Hb. 13: 8. Jesus continua a passar pela seara Mt. 28: 18-20; Ap. 14: 15.
Embora a Bíblia fale de dias e de alimentação, para Deus estas  não tem efeito algum no que diz a respeito a vida espiritual Cl. 2: 6 – 16; Rim 14: 1-15.

MATEUS 12: 2 - Escândalos é para os fracos, é para aqueles que não entendem a Palavra è para aqueles que pouco sabe a respeito de Deus e da obra de Jesus Cristo na Terra Oséias 4: 6ª. e 6: 3ª.

MATEUS 12: 3 e 4 - Davi, homem de Deus, conhecedor da obra de Deus na sua necessidade entrou na casa de Deus e se alimentou do pão que os sacerdotes tinham direito, Davi pecou? Aos olhos de Deus não, aos olhos de Jesus também não. Por quê? Por que razão Deus deixaria um homem ou vários homens morrerem por causas das regras e leis, onde estaria o amor de Deus. Mt. 11: 28 - 30; Lc. 10: 21; Oseías. 6:6; Mt12:7,8.

MATEUS 12: 5 - Muitos líderes, dirigentes de trabalho e pastores usam a Bíblia para colocar julgo pesado sobre os crentes, mas em suas casas e em suas vidas particulares violam a Palavra e a Lei de Deus acreditando que eles têm autoridade para cometer tal ato. Mt. 23: 1 - 7.

MATEUS 12: 6 - O importante é a fé em Jesus Cristo, o importante é acreditar na misericórdia do Senhor, o importante é acreditar na graça do Senhor Jesus Cristo. IICo. 12: 9; Gl. 3: 13 e 14; Ef. 2: 1 - 9.

MATEUS 12: 7 - Tem muitos que vivem de sacrifícios, lembramos que o maior Jesus já fez, e que fazer sacrifícios espirituais, jejum, oração, consagração não é proibido, o que não agrada Deus é a falta de misericórdia, pois a ausência de misericórdia anula todos os sacrifícios Jr 9: 23 - 25; Jonas Cap. 2, 3 e 4; Rm 13: 10.

MATEUS 12: 8 - Para algumas seitas que vivem da Lei, e baseiam as suas doutrinas na Lei, o seu senhor é a Lei. Mas Jesus  Cristo é o Senhor de toda a Lei O cumprimento da Lei é a fé em Jesus Cristo. Fl. 2: 9 - 11; Rm 10: 1 - 13.

A CURA DO HOMEM DA MÃO RESSEQUIDA.

MATEUS 12: 9 - Jesus entrou na sinagoga deles, isto significa que a sinagoga pertencia a um grupo restrito de religiosos judeus, lembramos que o fato do autor mencionar que Jesus entrou na sinagoga deles,  Jesus embora sendo judeu Ele não tinha religião e nem seguia nenhuma doutrina religiosa. Jõ. 7: 16 e 17; Jõ. 8: 31 e 32; 10: 7 - 9; 14: 6.

MATEUS 12: 10 - A intenção dos fariseus era sempre encontrar um motivo para acusar Jesus, mas isto era impossível, pois Jesus era cheio do Espirito Santo, e falava somente o que o Pai mandava e fazia sinais e maravilhas movido pelo próprio Pai Jõ. 7: 17 e 18; 10: 30; 3: 35; 5: 20 e 21; 14: 8 - 11.

MATEUS 12: 11 - Aqui está a marca dos religiosos, servem a Deus até que os seus interesses não sejam atingidos, pois quando os seus interesses são atingidos pela obra de Deus eles vão buscar na Palavra, na Lei, no Velho Testamento palavras que venham satisfazer o seu ego. Lc. 11: 52-54;  Lc. 4: 1 - 12, Gn. 3: 1 - 7.

MATEUS 12: 12 - O amor de Deus está acima de dias, festas, comidas, animais até do próprio homem criado a imagem e semelhança do próprio Deus Jõ. 3: 16; ICo. 13: 1 – 13;  Rim. 13:8-10.

MATEUS 12: 13 - Jesus não pensou no sábado, na Lei, Jesus movido pelo sentimento de misericórdia dominado pelo amor de Deus realizou o milagre e curou aquele homem. Mt. 12: 7; Jr 9: 23, 24.
Onde Jesus está o amor de Deus está presente, onde o amor de Deus está presente ninguém faz nada por interesse, por dinheiro, por soberba ou para agradar o seu próprio ego. ICo. 13: 4 - 11.

MATEUS 12: 14 - Ir a Palavra para buscar palavra que venha satisfazer o nosso interesse, satisfazer o nosso próprio ego é estar movido por Satanás, vemos aqui os fariseus usarem a Palavra e a Lei contra Jesus, não conseguiram pegar Jesus como Satanás também não conseguiu em Lucas 4: 1 - 12. Agora o Espirito homicida de Satanás passa a agir na mente deles. Jõ. 8: 44 - 47.

MATEUS 12: 15 e 16 – Jesus mostrou que mesmo sendo Filho de Deus, e que estava com Deus desde o principio era também homem e como homem estava sujeito aos percalços da vida, por isto se retirou, mostrou que a prudência faz parte da verdade de Deus e deve ser usada por todos os seus seguidores Mt. 10: 16 e 17

MATEUS 12: 17 - Era importante para Jesus e para os planos de Deus para com os homens que tudo acontecesse conforme estava escrito.

 

MATEUS 12: 18 - Jesus servo de Deus, Jesus Filho de Deus, Jesus o próprio Deus na Terra, Jesus estava movido pelo Espirito Santo trazendo a verdade de Deus pelas palavras que saiam de sua boca. Mt. 24: 35; Ap. 2: 12; Hb. 4:12,13; Ap1: 9 - 16.

 

MATEUS - 12: 19 - Jesus não era envolvido pelo espírito de contenda, não se via Jesus nas esquinas, nas ruas discutindo a Palavra de Deus,esta  deve ser esta a postura de todos os servos de Deus, não contender, não discutir somente pregar o que esta escrito. IITm. 4: 1 - 5; IITm. 2: 14 - 25.

MATEUS 12: 20 - Jesus não veio destruir nada Lc. 9: 51 - 56 Jesus não veio apagar nada, Jesus veio salvar o homem pela sua vida e pela sua Palavra. ICo. 1: 10 – 24; Cl 2:1-3.

MATEUS 12: 21 - Muitos têm apostados em nomes do antigo Testamento, muitos têm firmado suas vidas em lendas, achando que por fazer parte da Bíblia tudo é valido. Este é o erro dos que se dizem conhecedor da Palavra IITm. 4: 3 -5; Cl. 2:4- 17; Mt. 16: 13 - 17; Atos 4: 12; Fp. 2: 5 - 11; ICo. 2: 1 - 5.

A BLASFEMIA DOS FARISEUS

MATEUS 12: 22 - Este homem não era cego e mudo porque ele estava endemoninhado, pois se entendermos desta forma vamos achar que todos que são cegos e mudos, têm como razão de suas deficiências as possessões demoníacas, este homem era deficiente e também possuía demônios. Jesus o libertou dos espíritos malignos e também restaurou a sua saúde, muitos não são curados por que os demônios  impedem , primeiro expulsa os demônios depois cura as enfermidades. Lc. 9: 1,2.

MATEUS 12: 23 - A multidão admirava dos sinais e dos milagres que Jesus fazia, mas não viram Jesus como o Cristo o Messias o Ungido de Deus, mas sim Jesus filho de José da descendência de Davi.

MATEUS 12: 24 - Já os fariseus conhecedores da Palavra e religiosos não viram Jesus como Filho de Davi e nem como Filho de Deus, mas sim como um enviado de Satanás. Mt 10:25.

MATEUS 12: 25 e 26 - Jesus pelas suas obras estava destruindo as obras de Satanás, Ijõ 3:8; como poderia Ele ser enviado de Satanás estar destruindo as obras de Satanás. Esta Palavra não invalida o fato de hoje nos vermos muitos enviamos de Satanás infiltrados no meio do povo de Deus fazendo sinais, prodígios, curando enfermos e até expulsando demônios, pois o objetivo de Satanás através destes servos não é dividir o reino, mas atrair mais adepto para as suas obras que estão por ai  enganando e  dividindo o povo de Deus Mt. 24: 5; Mt. 7: 21 - 23; IICo. 11: 13 - 15.

MATEUS 12: 27 - A prática de expulsar demônios não era muito usada na época, mas havia pessoas da própria religião judaica que praticavam o exorcismo foi destas pessoas que Jesus falava Atos 19: 11 - 16.

MATEUS 12: 28 - O Espirito Santo nesta época apenas possuía o homem para fazer determinada obra e logo o deixava ISm. 10: 1 – 7; Nm 11: 16-26, mas ninguém movido pelo Espirito Santo fazia a obra de expulsar demônios, portanto Jesus foi o primeiro a expulsar demônios,  movidos pelo Espírito Santo, expulsar demônios movidos pelo Espírito santo é um sinal da chegada do Reino de Deus entre os homens Lc 17: 20 e 21; IICo 4: 16 - 18

MATEUS 12: 29 - O valente na visão de Jesus é Satanás e seus demônios que possuem o corpo e a mente das pessoas, escravizando-as  e fazendo dessas pessoas sua morada, mas quando chega um mais valente do que estes, e este o mais valente é o Espirito Santo que quando alguém aceita a Jesus Ele chega amarra os demônios e os expulsa fazendo daquela pessoa casa e morada do Espirito do Deus vivo. IICo. 6: 11 - 16; ICo. 3: 16 e 17; Ef. 2: 11 - 22; Hb. 3: 1 - 6.

MATEUS 12: 30 - Quem não faz a obra para a glória de Deus, quem não faz a obra com o objetivo de exaltar engrandecer o nome de Jesus, quem não faz a obra para pregar a salvação e a vida eterna através de Jesus Cristo não subsistirá e com certeza o vento vai espalhar, por isto vemos muitos escândalos, divisões, brigas e guerras entre irmãos e igrejas. ICo. 1:10-31;e 2:1-5.

MATEUS 12: 31 - Muito se fala sobre pecado contra o Espirito Santo, muitos estão desviados porque acredita que pecou contra o Espírito Santo, porque falou mal ou julgou algum irmão, pastor ou até mesmo Ministérios ou igrejas. Jõ. 7: 14; Deus dá direito de o crente julgar. ICo. 5: 1 - 13; ICo. 6: 1 - 5.
O pecado contra o Espirito Santo, no meu entendimento deste texto é atribuir a Satanás e seus demônios a obra do Espirito Santo, pois foi isto que os fariseus fizeram. Jesus movido pelo Espirito Santo, fazendo a obra de Deus, os fariseus atribuíram estas obras a Satanás e a seus demônios. Mt. 12: 22 - 24.

MATEUS 12: 31 E 32 - Todo pecado do homem contra o próprio homem, toda blasfêmia contra a palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas atribuir à obra do Espirito Santo aos demônios isto não tem perdão, por isto temos o dever de sermos cuidadosos no julgar uma obra de sinais e prodígios, o melhor a fazer na hora de julgar uma obra ou um ministério é estar amparado pela Palavra de Deus, ou seja, examinando na palavra se esta obra è de Deus mesmo Atos 17:1-11; Jõ 12: 47 - 50; Mt. 7: 15 - 20; Sl 119: 105; Jõ 7: 16-17.

CADA ÀRVORE COM SEUS FRUTOS

MATEUS 12: 33 - O que Jesus esta querendo dizer? Jesus esta dizendo que você não pode julgar uma árvore sem antes experimentar o fruto da árvore, se os frutos da árvore forem bom com certeza esta árvore é boa, mas se os frutos

forem mau, com certeza esta árvore é má. A árvore aqui representada pode ser um crente um pastor um líder uma igreja ou mesmo um ministério, ou seja, pode ser qualquer coisa relacionada com a obra de Deus.

MATEUS 12: 34 - Como pode alguém se dizer homem de Deus e produzir maus frutos, e como pode uma igreja se dizer igreja de Deus e produzir maus frutos, e como pode um ministério se dizer ministério de Deus e produzir maus frutos. Se o homem de Deus estiver com o coração cheio de Jesus ele só vai falar de Jesus  ele não vai falar de outro ou de outra coisa qualquer é só Jesus. Lc 6:45.

Se a igreja está cheia de Jesus se a igreja é dirigida por Jesus Cl. 1: 18,19 ela só pode pregar e ensinar o povo a conhecer  Jesus. Jõ. 14: 6; Jõ. 8: 31 - 36.

Se o ministério se diz\ ministério de Jesus, ele só pode buscar a glória de quem o enviou Jõ. 7: 16 - 18. As riquezas os bens angariados por este ministério deve servir para a glória de Jesus e sua obra e não para a glória de homens e satisfazer os desejos dos homens. Atos 20:28-30; ITm 6:3-10; Judas 3-16.

MATEUS 12: 35 - Com certeza o homem cheio de Jesus jamais vai falar de outro, jamais vai pregar sobre outro, jamais vai ensinar o povo a ter fé em outro que não seja Jesus. A igreja cheia de Jesus jamais vai perder tempo, jamais vai se embaraçar. Com certeza ela vai marcar o seu território com a mensagem da cruz. ICo1: 18; e 2: 1,2.

Se o ministério foi enviado por Jesus e é dirigido por Jesus jamais este ministério vai se desviar da Verdade, jamais deixará de ser dirigido pela Verdade. ICO. 1: 10 - 24; ICo. 2: 1 - 5; Jõ. 17: 13 - 17.

MATEUS 12: 36 e 37 - Cuidado com as palavras Tg. 3: 1 - 12. Toda palavra impensada, toda palavra leviana todo julgo sem conhecimento traz conseqüências, por isto a necessidade de se cuidadoso no falar.

O SINAL DE JONAS

MATEUS 12: 38 - A esta altura Jesus já havia feito muitos sinais, curas e milagres, sinais e maravilhas  eram feitos por Jesus. Que sinais mais estes homens queriam ver de Jesus? Não era comum nesta época ver homens curando fazendo milagres, sinais e maravilhas, mas havia pessoas capaz de fazer tais sinais, por isto esta duvida, eles queriam ver algo mais, eles queriam ver algo que não deixasse duvida de que Jesus era o Cristo escrito pelos profetas. Jõ 10:22-38.

MATEUS 12: 39 - Por causa destas duvidas  Jesus chamou esta geração de má e adultera. Somente um sinal que só Deus poderia fazer: Iria revelar a esta geração má e adultera que Jesus era o Cristo ungido, Filho de Deus. Jonas. 1: 1 - 17; Jonas. 2: 1 - 6.

MATEUS 12: 40 - Somente a morte de Jesus o sepultamento de Jesus e a Sua ressurreição iriam mostrar a esta geração incrédula, má e adultera que Jesus era o Cristo, Filho de Deus, pois jamais alguém por sua própria conta levantou dos  mortos. Mc. 16: 1 – 6; Jõ 2:17-22; Jõ12: 31,32.

MATEUS 12: 41 - O povo de Nínive creu somente pela pregação do profeta Jonas, mas esta geração incrédula, má e adultera não creram na pregação de Jesus Is. 53:1-12. Se o povo de Nínive se converteu com a pregação do profeta Jonas, agora vocês imaginem se fosso Jesus pregando em Nínive.

MATEUS 12: 42 - Procuramos encontrar sabedoria nos homens, na ciência na tecnologia, na filosofia na teologia, buscamos sabedoria lendo estudando fazendo cursos; aumentamos nossos currículos, subimos nos púlpitos cheios de sabedoria humana com todo tipo de conhecimentos, falamos o que pensamos  e o que achamos, mas com certeza falamos a sabedoria do mundo, não buscamos a sabedoria da fonte, assim como os escribas os fariseus e os judeus da época, buscamos em todos, mas não buscamos na verdadeira fonte da sabedoria. Tg. 1: 5; IRs. 3: 1 - 13; Cl. 2: 1 - 3; ICo. 1: 18 - 31; Lc. 10: 21.

MATEUS 12: 43 - 45 - Quando o homem se converte a Jesus o Espirito Santo entra nesse homem e promove uma limpeza nele expulsando o espírito imundo que habita neste homem. E este homem que antes era casa e morada de demônios, agora passa a ser casa e morada do Espirito Santo. ICo. 3: 16 - 17; IICo. 6: 14 - 18.

O Espirito maligno que antes habitava este homem agora fora dele anda por lugares desertos buscando outra casa para morar, e não encontrando ele volta para a sua antiga casa, e a encontra vazia sem a presença do Espirito Santo, e ele encontrando a casa vazia sem o Espirito Santo vai encontrá-la limpa e adornada, pois a obra do Espirito Santo é limpar e adornar, porém se o homem desviou, abandonou o Espirito Santo o que faz o espírito maligno? Vai e chama outros demônios piores do que ele, e o estado deste homem passam a ser sete vezes pior do que antes de receber a Jesus. IIPd. 2: 20 - 22.

A FAMÍLIA DE JESUS

MATEUS 12: 46 E 47 - Este texto é polêmico principalmente para o povo da religião católica, pois eles acreditam que Maria é a mãe de Deus, se Maria é a mãe de Deus o que os irmãos de Jesus são de Deus. Este texto foi colocado na Bíblia por permissão de Deus para tirar qualquer duvida a respeito do assunto.

MATEUS 12: 48 - Maria, mãe de Jesus, e os irmãos de Jesus são os parentes mais intimo de Jesus homem, Jesus homem filho de José, o carpinteiro, e de Maria, Jesus como homem filho de José e Maria  teve irmãos, mas este texto não fala de Jesus  homem, filho do homem, Mt 9:6 mas sim de Jesus Deus, Filho de Deus e Jesus Deus, Filho de Deus não tem pai de natureza humana, nem mãe e nem irmãos. João 1: 1 - 13; Gn. 1: 25 e 26; Cl. 2: 4 - 10.

MATEUS 12: 49 - Todos que aceitam a Jesus, todos os que se convertem a Jesus, todos os que receberam a Jesus como Senhor e Salvador e anda em seus caminhos são seus irmãos e íntimos do Senhor, são filhos de Deus e, portanto irmãos de Jesus. Rm. 8: 1 - 17; Gl. 4: 1 - 7; Cl. 1: 15 - 22; IICo. 5: 11 - 17.

MATEUS 12: 50 - Isto seve para todos que tem Bíblia, mas não acreditam nela, serve para todos os que tem Bíblia, mas não obedece. Dt. 15: 5 - 6; Dt. 28: 1 - 14; Is. 30: 21; Jõ 14:6.

Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |