||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 15

TRADIÇÃO DOS ANCIÃOS

MATEUS 15: 1 – A ocupação dos fariseus e escribas era andar atrás de Jesus, eles andava atrás de Jesus não para exercitar a fé, fé era o que eles não tinham, eles andavam atrás de Jesus para perguntar questionar e duvidar. Fariseus eram os religiosos e  se gabavam de serem seguidores de Abraão e Moisés Jõ. 8: 12 – 33; Jõ. 6: 22 – 32; Jõ 9: 29. Escribas eram os conhecedores da Lei e da palavra Ed. 7: 6; Mt. 23: 2.

Os escribas e fariseus continuam presente em nosso meio, estão andando atrás de Jesus não para exercitar a fé, mas sim pra perguntar, questionar e a duvidar. Os fariseus de hoje são os religiosos que são como o vento que anda de um lado para o outro buscando preencher o vazio de seus corações através da religião, por isto eles não são capazes de exercitar a sua fé, e por esta causa perguntam muito questionam muito e duvidam sempre Gn. 4: 12; Jr. 14: 10; Os. 9: 17.

Os escribas de hoje são aqueles que estão em nosso meio para aprender e não para obedecer, não para exercitar a fé, mas sim para conhecer querem aprender a qualquer custo. O alvo deste é a faculdade de teologia, o alvo destes é alcançar os púlpitos, o alvo destes é perguntar muito questionar muito e duvidar sempre. Mt. 23: 1 – 7 e 13; Lc. 22: 1 e 2.

MATEUS 15: 2 – Escribas e fariseus não se preocupam com as almas, não se preocupam  com o amor com a misericórdia, a preocupação destes é satisfazer o seu ego realizar os seus desejos ensinar o povo a andar como eles no caminho contrario  a vontade de Deus, se preocupam  mais com as aparências com as doutrinas humanas que nada tem haver com a Palavra de Deus Cl. 2: 4 – 23; Rm. 14: 1 – 12; Jd. 3 – 16.

MATEUS 15: 3 – Os escribas e os fariseus têm o prazer de quebrar os mandamentos de Deus. Os fariseus quebram porque são religiosos, os religiosos não tem temor de Deus, pois eles estão neste caminho não para serem verdadeiros adoradores, mas sim em busca do próprio interesse. ICo 10:22-24; ICo 13:4, 5.
Já o escriba esta neste caminho para satisfazer o seu ego, não tem temor de Deus quer apenas aparecer e mostrar que sabe muito e ocupar cargo de liderança e subir nos púlpitos. Mt. 23: 1 – 7.

MATEUS 15: 4 – 6 – Os escribas e fariseus transgrediam os mandamentos de Deus por causa de suas tradições a Lei mandava honrar pai e mãe Ef. 6: 2; Ex. 20: 12, mas os fariseus e escribas diziam que qualquer oferta da parte deles para o pai e a mãe os desobrigava de cumprir este mandamento Tg. 2: 10 – 13;  Mt. 5: 19. Temos em nosso meio muitos por ser fiéis nos dízimos nas ofertas ou por estarem em todos os cultos ou por ocupar cargos que acreditam que estão desobrigados de obedecer aos mandamentos do Senhor. Mt 23:23-28; Mt. 22: 34 – 40; Rm. 13: 8 – 10.

MATEUS 15: 7 – Embora as profecias do VT apontassem para a vida errada dos escribas e fariseus, muitos hoje insiste em querer serem semelhantes aos escribas e fariseus. Is. 29: 9 – 16, Is. 30:1, 2.

MATEUS 15: 8 – Falam muito bonito, palavras de conhecimento falam de Deus como se o conhecessem, honram a Deus com suas belas palavras, mas os seus corações estão em outro caminho, longe do Senhor. O coração destes está  no caminho do seu ego nos seus interesses  guiado  pelo espírito do erro.   Is. 30: 1 e 2; IJõ 4;6.

MATEUS 15: 9 – Quem está envolvido pelo seu ego, pelos seus interesses vai ensinar aquilo que agrada ao seu ego e vai pregar conforme os seus próprios interesses, ou seja, ele não vai trazer para o ouvinte nada da parte de Deus, ele vai trazer coisas humanas ensinamentos e doutrinas de homem não ensinarão ninguém a adorar a Deus, pois eles não sabem fazer isto, a adoração destes é falsa. A adoração deste é do homem para o próprio homem. IITm. 3: 1 – 7; Is 13:9-12.

MATEUS 15: 10 e 11 – Estes têm que aprender a ouvir, tem que entender que a comida não contamina o homem, o que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, ou seja, na visão de Jesus doutrinas humanas não servem para nada não edifica a vida em nada. O importante não é o que está no externo, mas sim o que esta no interno, ouvi e aprendei, Deus quer um coração integro Deus

quer mudanças internas à mudança interna  vai refletir no homem exterior, Deus quer um coração convertido, pois um homem de coração convertido será uma verdadeira testemunha de Jesus. Alguém que só muda no exterior, mas no seu homem interior que é no seu coração não sofreu nenhuma mudança jamais será uma testemunha de Cristo, mas sim testemunho de homens de denominações de placas menos de Jesus. Pv. 23: 26; Ap. 3: 20; Pv. 20: 27.

MATEUS 15: 12 – Com certeza muitos escribas e fariseus ao lerem este estudo vão se escandalizar, pois tudo o que não está de acordo com seus interesses e que não agrada o seu ego os faz escandalizarem ICo. 1: 22 e 23; Jõ. 6: 60 – 68.

MATEUS 15: 13 – Uma coisa é certa aqueles que mesmo vendo o texto eo contexto ainda assim se escandalizarem são plantas que o nosso Pai Celestial não plantou Jõ. 7: 16 – 18; Jõ 15: 1 – 6.

MATEUS 15: 14 – Estes devemos deixar, depois de ver a Palavra de Jesus verem os ensinos de Jesus através dos  Evangelhos  e mesmo assim prevalece os seus interesses e cujo seu ego está em primeiro lugar, estes  são cegos, e quem segue estes fariseus e escribas também são cegos e ambos cairão em uma cova. Is. 56: 10 e 11; Is. 28: 14 e 15; Mt. 23: 16 – 23.
MATEUS 15: 15 e 16 – Pedro andava com Jesus ouvia a pregação de Jesus conhecia o caráter de Jesus e mesmo assim estava sem entender, assim também é os escribas e fariseus de hoje anda com Jesus ouve a pregação de Jesus, mas não tem inteligência não entendem nada e não aprendem nada.

MATEUS 15: 19 – È no homem interior que ele planeja o adultério, o roubo  que ele planeja a maldade contra os seus irmãos. As vestes as comidas os dias de festas nada disso prejudica o homem, nada disso contamina o homem Cl. 2: 4 – 23; ITm. 6: 3 – 5; Jd. 3 – 16.

MATEUS 15: 20 – Podem questionar podem até encontrar outros textos e contexto do V.T para justificar este ensino de Jesus, uma coisa é certa doutrinas humanas, ensinamentos humanos só prejudica e não tem nada a ver com os ensinamentos de JESUS. Jõ. 3: 16; Jõ  5: 39; Jõ  7: 16 e 17; Jõ  8: 12; Jõ 10: 9 e 10; Jõ 14: 6.

A mulher Cananéia
MATEUS 15: 21 – Partindo Jesus de Genesaré, Jesus foi para a região de Tiro e Sidom junto às cidades gêmeas de Tiro o porto fenício de Sidônia foi uma potencia comercial e político de destaque durante toda a história bíblica chamada “A Grande Sidônia” no A.T esta cidade fazia parte do estado da Fenícia Ez. 28: 20 e 21.

MATEUS 15: 22 – Certa mulher; podemos observamos que o escritor identifica esta mulher como certa mulher, ou seja, o nome desta mulher não é relatado pelo escritor, o que entendemos que diante de Deus o nome  não importa, mas sim nossas atitudes, pois para esta mulher e para qualquer pessoa que as suas atitudes agrada a Deus, Deus tem para estes um novo nome Ap. 2: 17.
Esta mulher era humilde, primeiro ela clamou por misericórdia ela ao contrario de muitos que vemos por ai não exigiu nada, não determinou não intimou o Senhor IPd. 5: 6 e 7; Tg. 4: 6 ela se humilhou. Ela chamou Jesus de Filho de Davi e não filho de José mostrou a Jesus que ela conhecia a história e sabia que Jesus era o Cristo Ungido e profetizado pelos profetas que da linhagem de Davi viria o Salvador. Is. 11: 1 – 12; Ap. 5: 1 – 5; Ap. 22: 16 e 17.

MATEUS 15: 23 – Embora esta mulher estivesse agindo de uma forma correta agradável a Deus que é com humildade, Jesus não lhe respondeu isto deixa claro para nós que o fato de Deus em algum momento de nossas vidas não responder as nossas orações não realizar o quer precisamos não significa que estamos errados ou fazendo algo errado. Deus por ser Deus por ser Todo Poderoso Ele tem o direito de responder ou não as nossas orações Ele tem o direito de realizar ou não o que pedimos. Is. 45: 5 – 7; Is. 55: 8 e 9.

Como Jesus demorou a responder e os discipulos pediram a Jesus para despedir a mulher, pois ela já estava incomodando o Mestre. Aqui duas situações de provas podemos ver neste texto: Primeiro a perseverança da mulher de continuar insistindo o caráter de uma pessoa que não desiste nunca Lc. 18: 1 – 8 e os discipulos aqui representa os incrédulos e os enviados do maligno que fazem de tudo para

impedir os fiéis de receber a benção. Era um costume destes discipulos querer impedir os necessitados de se aproximarem de Jesus Lc. 18: 35 – 39.

MATEUS 15: 24 – Esta mulher não pertencia a nenhuma tribo de Israel ela era mulher grega de origem sírio – fenícia era gentia, a obra de Jesus nos três anos de ministério era destinado ao povo judeu, somente com a rejeição destes a salvação seria destinada aos gentios. Rm. 11: 1 – 32; IPd. 2: 1 – 7; Atos 4: 1 – 12.

MATEUS 15: 25 – Primeiro esta mulher se humilhou, segundo clamou e apesar dos inimigos querendo fazer com que ela desistisse, ela não desistiu, terceiro ela adorou. Jõ. 4: 23 e 24; Sl. 101: 6.

MATEUS 15: 26 e 27 – Apesar da mulher se humilhar não desistir e adorar Jesus queria mais, Jesus queria o reconhecimento dela. Jesus queria que ela reconhecesse a sua grandeza e do eu poder. Como ela reconheceu isto? Através da sua fé. Hb. 11: 6. É através da nossa fé que iremos reconhecer a grandeza de Jesus “Veja o estudo Fé, ou você tem ou você não tem” esta mulher demonstrou  a sua fé reconhecendo que a migalha daquilo que Jesus dava para as ovelhas de Israel seria suficiente para salvar ela e a sua casa. Atos 16: 31. Talvez você ao ler este estudo fale eu não quero receber migalhas de Deus, de Deus eu quero coisas grandes, de Deus eu quero tudo  Mt 16:26; saiba de uma coisa meu irmão as migalhas que Deus der para a sua vida levara você  e a sua família a viver na glória com Cristo Jesus eternamente. Rm. 12: 9 – 16; IICo 12: 1 – 10; Lc 16: 19 – 25; Rm 8: 28.

MATEUS 15: 28 – Veja o que Jesus falou desta mulher: Ó mulher grande é a tua fé! Se você chegar em determinados ministérios que existem hoje e disser que você quer receber migalhas de Deus com certeza vão dizer que você tem espírito de miséria, que você não tem fé, que você na verdade é um miserável Fp. 4: 10 – 13; ICo. 15: 19; Jõ 3: 16. Soberba não é demonstração de fé. A mulher mostrou através da humildade a sua fé.

Já imaginou se esta mulher chegasse diante se Jesus determinando exigindo e intimando Jesus a curar a sua filha, se você fosse Jesus o que responderia para ela A sua resposta seria a mesma de Deus para aqueles que chegam diante Dele exigindo intimando determinando.

A segunda multiplicação dos pães

MATEUS 15: 29 – Jesus partiu da região de Tiro e Sidom e foi para a região da Galiléia estabelecendo junto ao mar, e subiu ao monte e sentou-se. Observamos que Jesus se sentou, e porque Ele sentou?  Porque Jesus estava cansado, este é o conselho de Deus para os seus servos há momentos que devemos parar e descansar um pouco Jesus era Deus, Filho de Deus, mas era homem  e, portanto filho de homem, e como todos os homens ele também se cansava e necessitava de um pouco de descanso Mc. 4: 35 – 38; Hb. 4: 7 – 10.

MATEUS 15: 30 – Embora Jesus quisesse descansar era quase impossível, a multidão não lhe permitia, assim são também aqueles que são chamados e ungidos por Deus embora queiram descansar parece impossível há tantas coisas para se fazer a tantos lugares precisando da Palavra, existem muitos precisando de cura, libertação e milagres e muitos que estão precisando de salvação; que realmente encontrar tempo para o descanso fica difícil, mas Deus tem a palavra para seus servos e ungidos Ed 10: 4; Mq 2: 10a e Jesus também tem uma palavra para os seus servos Jõ. 5: 16 e 17

MATEUS 15: 31 – Jesus mesmo estando muito cansado, necessitando de um bom descanso Ele não abandonou a multidão, diz o texto que Jesus realizou ali muitos milagres e durante dias pregou a Palavra para aquela multidão. Ao contraio do que vemos hoje homens que se dizem parecido com Cristo, homens que dizem estar fazendo a obra que Cristo fez homens que só pensam em dinheiro e que estão ajuntando riquezas com milhões em patrimônios, homens que viajam o mundo inteiro desfrutando dos maiores iates dos melhores hotéis com passeios pela Europa e Disneylândia e outros lazeres e ainda tem a coragem e a cara de pau de dizer que são homens de Deus e que estão precisando de descanso. Is. 9: 16; IITm. 3: 13; Gl. 6: 7.

MATEUS 15: 32 – Jesus durante três dias pregava para aquela multidão, Jesus teve compaixão daquele povo e viu a necessidade da multidão e que eles não tinham nada para comer e que eles estavam com muita fome e não era fome da Palavra, pois durante três dias Jesus pregou a Palavra para eles, mas eles tinham fome de pão, comida em fim a fome era no sentido literal. É isto o que falta para as lideranças das igrejas nos dias de hoje ter a visão de que a multidão não só precisa da Palavra, mas também de um trabalho social, precisa de alimento, de saúde, educação, trabalho, isto não é trabalho só dos políticos; a igreja pode e deve fazer este trabalho.

O que podemos ver hoje que algumas igrejas ao invés de fazer um trabalho social com a multidão, a igreja em vez de acrescentar  uma melhoria na vida social dos seus membros ela os mergulham em um mundo de mentira e engano tirando tudo o que eles tem usando a Bíblia  para obrigá-los a ofertar o pouco que tem com a promessa da multiplicação, usando como base textos bíblicos que incentiva a doutrina da prosperidade, as ofertas e dízimos devem ser voluntários IICo. 9: 7; IICo. 8:1- 3 e não uma exigência bíblica. O que falta para estes lideres é o que Jesus tinha sobrando: compaixão pela multidão Os. 6: 6.

MATEUS 15: 33 – Este texto mostra claramente que os discipulos não sabiam quem era Jesus, embora eles não soubessem quem era Jesus eles deveriam lembrar-se da Palavra Ex. 16: 1 – 35; Dt. 8: 1 – 3; Sl. 78: 1 – 25.

Para que ir ao mundo, para que depender do mundo? Jesus é o mesmo Ele não mudou Hb. 13: 8 Deus é o mesmo, Deus não mudou Ml. 3: 6. A igreja tem o dever de oferece e não tirar. A igreja é de Deus e depende de Deus os pastores as ovelhas são de Deus e dependem única e exclusivamente do Senhor. Ez. 34: 31; Jõ. 10: 1 – 18; Jõ 15:1-5.

MATEUS 15: 34 – O que entendemos neste texto é que você sempre tem que ter algo pronto para o Senhor, você quer ver Deus prosperar na sua vida você não precisa de doutrina de prosperidade, você precisa ter algo que Jesus possa multiplicar. IRs 17:8-16; Primeiro quando chegar até você ele vai querer encontrar algo em você Lc. 18: 7 e 8; Hb. 11: 6. Segundo Deus vai querer encontrar mais Jõ. 4: 23 e 24; Sl. 101: 6. Terceiro Deus vai querer encontrar muito mais ICo. 15: 58; Rm. 12: 1. Com fé adoração e trabalho digo com certeza Deus vai fazer você prosperar, Deus vai multiplicar os pães e os peixes na sua vida, Deus vai encher os vasos de azeite.  IICo 4:1-7; Atos 16:31.

MATEUS 15: 35 – Jesus mandou a multidão sentar. O que entendemos é que Jesus vai te servir sentado, Ele vai até você e não vai exigir nada em troca, apenas tenha fé adore e trabalhe na obra e as suas bênçãos irão até você. Dt. 28: 1 – 13; Dt. 15: 5 – 11.

MATEUS 15: 36 – Tomou sete pães e os peixinhos deu graça e multiplicou e mandou os discipulos servir a multidão. O que vemos: primeiro Jesus é a Cabeça da igreja Ef. 5: 23 segundo a igreja é o Corpo de Cristo ICo. 12: 27 é dever da igreja multiplicar, pois Jesus multiplicou os pães, é dever da igreja servir, pois os discipulos foram encarregado de servir a multidão.

Mas não é o que vemos hoje é as ovelhas que tem que multiplicar, pois se elas não multiplicar a igreja quebra, é as ovelhas que tem que servir com o pouco que tem, pois se elas não servirem a liderança da igreja morre de fome. IITs 3:10,11.

MATEUS 15: 37 – Todos comeram e se saciaram. Aqui aprendemos que onde Jesus está é Ele que multiplica; onde Jesus está não precisa exigir nada e ninguém tem falta de coisa alguma. Atos 4:32-37 IICo. 8:1 – 3 e 10 – 15.

MATEUS 15: 38 e 39 – Não foram poucos que Jesus alimentou a multidão que vemos por ai superlotando igrejas quem é que os alimenta, quem é que multiplica, quem é que os faz prosperar com certeza não é nenhum líder espiritual, pastor ou ministério de prosperidade. Quem alimenta a multidão quem  multiplica e quem faz prosperar a multidão é o mesmo que multiplicou os pães e os peixes escrito neste livro: JESUS. Mt. 18: 18 – 20; Mt. 21: 22; Mt 10: 32; Mt  6: 25 – 33;Mt  28: 18 – 20

 

Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |