|»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos
Menu Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos

EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 1

OS EVANGELHOS

É impossível olhar para qualquer livro da Bíblia sem entender o tamanho da importância que os Evangelhos têm na vida do crente. Os quatros evangelhos segundo o meu entendimento são os livros mais importantes da Bíblia, pois são livros de Revelação, revelam as Boas Novas de Deus, significados estes que são o próprio Evangelho. Rm 1:16, 17 Eles são tão importantes que trazem as próprias Palavras do Senhor: Jô 7:16,17;Jô 14:15-26
- Ide por todo o mundo e pregai o evangelho. Mc. 16: 15.
- Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem os mortos são ressuscitados e aos pobres é anunciado o evangelho. Mt. 11: 5.
- Mas quem perder a sua vida por causa de Mim e do evangelho se salvará Mc. 8: 35.
- O evangelho será pregado em todo o mundo Mt. 24: 11 – 14.

Os evangelhos revelam a toda humanidade a salvação através de Jesus Cristo Rm. 10: 1 – 16.
A ressurreição através de Jesus Cristo ICo. 15: 35 – 57.
A vida eterna através de Jesus Cristo IJoão 5: 5 – 12.
A cura através de Jesus Cristo Atos 3: 1 – 6
E a libertação através de Jesus Cristo. João 8: 31 – 36; Cl. 1: 9 – 14.

Na esteira desta fé, milhões de homens e mulheres dedicaram suas existências e assumiram a Palavra do pregador ambulante da Galiléia com a luz para os passos de sua existência. Para todos esses é verdade o que escreveu uma teológa contemporânea Dorotea Solle “Compare Cristo com outros grandes: Sócrates, Rosa Luxemburgo, Gandhi, Buda e Maomé. Ele domina o confronto, mas será melhor compará-lo com você” Jr 17:9; Pv. 14:12; Jô 14:6
É, portanto uma aventura da história e do Espirito reviver com atenção, isenção e ao mesmo tempo com participação com o desejo de conhecer as raízes fundamentais do ocidente e talvez as próprias origens pessoais. Um texto egípcio apócrifo, nascido da devoção popular dos primeiros tempos do cristianismo, por volta do ano 200 DC, um tanto ingênuo, mas decidido afirma: “Alguém diz- Sou judeu” e ninguém se comove se diz “sou romano” ninguém treme, se diz: “Sou grego, bárbaro, escravo, liberto” ninguém se agita, mas se diz: “Sou cristão” o mundo inteiro estremece” Ag. 2: 6,7; IITm 3:12

O EVANGELHO DE MATEUS

O Evangelho segundo escreveu Mateus foi escrito pó volta dos anos 50 a 75 DC. Tudo indica que o livro foi escrito em grego.
Contradições do livro: Apesar de sinóticos, mesma visão, Mateus, Marcos e Lucas existem contradições.
Se Mateus era judeu, e a língua falada pelo povo judeu era o hebraico, porque o livro foi escrito em grego?
Porque o livro de Mateus fala de dois cegos de Jericó Mt. 20: 29 – 34; e o evangelho de Marcos fala de um cego Mc. 10: 46 – 52. Lucas também Lc 18:35-43
Porque o livro de Mateus fala de dois endemoninhados de Gadar Mt. 8: 28 – 34 e o evangelho de Lucas 8: 26 – 39. E marcos 5:1-20. Falam de um.

Há informações não comprovadas que o verdadeiro livro de Mateus foi queimada no grande incêndio em Roma provocado pelo imperador Nero no ano de 64DC. E que um desconhecido reescreveu o livro baseando-se no livro de Marcos e Lucas a qual algumas mudanças foram feitas, razão esta das contradições. Porque Deus permitiu estas contradições, talves para testar a nossa fè IICo 5:7.

O AUTOR
Mateus discípulo de Jesus. Mt. 9: 9 – 13 cobrador de imposto nascido na Galiléia.

CAPITULO I

MATEUS 1: 1 – 17 – A genealogia de Jesus Cristo. Porque serve a genealogia, a árvore genealógica serve para contar a história, o passado de uma família através de suas gerações passadas. Todos têm passado, todos fazem parte de uma árvore genealógica.

A razão de Deus ter separado um povo e do meio deste povo, tirar o salvador do mundo, foi para mostrar através de um povo a sua história e Seu poder. Pois se Israel não existisse Gn. 32: 22 – 28 que história iria se contar na Bíblia, como seria o Antigo Testamento, o que saberíamos sobre Deus e como poderíamos ver o seu poder e a sua glória. Como entender a história o passado de Jesus Cristo homem Mc. 13: 26; ITm. 2: 5 sem a árvore genealógica, onde estaria Abraão? E como saber sobre a fé, como compreender as promessas de Deus a Davi, porque Jesus seria chamado Filho de Davi Mt. 1: 1. Sem a genealogia não haveria história, não haveria passado e não haveria salvação, pois onde não há passado não tem promessa não tem esperança, e onde não se tem esperança não se tem salvação. ITm. 1: 1.

MATEUS 1: 18 – Era necessário que Jesus nascesse de u ma mulher, embora Deus sendo onipotente, o único Todo Poderoso Is. 45: 5-7 Ele poderia enviar seu Filho já homem sem procedimento humano nenhum e derrotar Satanás e seus demônios com toda a facilidade e salvar a humanidade. Mas Deus não queria desta maneira, um homem com toda a capacidade humana, Gn.3:1-12, entregou o reino para Satanás e somente um homem nascido de mulher seguindo todos os procedimentos humano poderia recuperar o que o outro entregou. Lc 2:1-7e39-41; Rm. 5: 12 – 21; ICo15:21,22; Gn. 3: 14 e 15; Cl. 2: 13 – 15.

Isto que ocorreu com Maria, foi algo sobrenatural, foi um mover sobrenatural de Deus. Todos os que aceitam a Jesus, todos os crentes tem que estar preparado para o sobrenatural de Deus, todos os crentes tem que estar preparado para o mover do Espirito Santo no seu interior.Lc 1:46-56

PRIMEIRO: O Espirito Santo vai trazer a pessoa de Jesus Cristo para dentro do coração do crente. João 14: 15 – 26; Gl. 2: 20.

SEGUNDO:
O Espirito Santo vai plantar dentro do crente a semente da vida João 1: 1 – 4; 6: 35 e 10: 10.

TERCEIRO:
O agir do Espirito Santo será dentro do crente, lugar de sua morada. ICo. 6: 19 e 20; IICo. 6: 15 e 16.

MATEUS 1: 19 – Alguém pode achar que seria fácil para José compreender este acontecimento, agora você imagina alguém tem uma noiva que nunca teve relação sexual com ele e com ninguém è virgem, de repente ela diz que está grávida e diz que quem a engravidou foi o Espirito Santo. Naquele tempo isto era impossível, hoje é possível uma mulher mesmo sem ter relação com um homem engravidar, basta fazer a inseminação artificial.

MATEUS 1: 20 – Talvez José depois de ter recebido a notícia perdeu o animo não dormia e não comia mais, e não queria mais trabalhar, talvez José só tivesse um desejo o de abandonar Maria. Deus vendo a situação de José ordenou a um anjo que em sonho revelasse a José toda a verdade e que Maria não estava mentindo.
Aqui vemos a importância do anjo, anjos são enviados de Deus para resolver coisas importantes, não para satisfazer desejos de crente criança que vão para as igrejas totalmente envolvidos pelas emoções da carne vendo anjo em todos os lugares, brincando de cultuar aos anjos. Cl. 2: 1 6 – 18; ICo 13:11.

Observamos que o anjo chama José de filho de Davi, o pai de José não era Davi, mas sim Jacó. Mt. 1: 16 isto foi feito para que José pudesse interpretar melhor as escrituras e as profecias, pois José vendo a sua linhagem, ele era da tribo de Davi e o Messias viria da linhagem de Davi. Jr. 23: 5; 33:14 e 15; Atos 15: 13 – 16; Ap. 5: 1 – 5; 22: 16.

MATEUS 1: 21 – Maria segundo o anjo daria a luz um filho, mas este não seria um filho comum, a ordem que vinha da parte de Deus é que este menino deveria se chamar Jesus. A razão porque ele iria chamar-se Jesus era porque ele iria salvar o seu povo dos pecados deles. O texto não diz com certeza que o nome Jesus significa salvador. No grego e no hebraico o nome Jesus (no grego o nome Yeshua é o que mais se aproxima) não é encontrado, mas podemos ver que nas traduções que temos o nome Jesus é salvador. Jesus é o meu salvador, Jesus é o nosso salvador, Jesus é o salvador não existe salvação sem Jesus não existe outro salvador, Jesus é o único SALVADOR. Atos 4: 12; Fp 2:9-11.

MATEUS 1: 22 – Vimos que o texto diz que tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, aqui não diz os profetas no plural, mas sim o profeta no singular, fala de um profeta: Isaias. Isaias foi o profeta messiânico as revelações do Salvador do ungido do Messias você encontra no livro do profeta Isaias. Is. 53: 1 – 12; Isaias 11: 1 – 5; Isaias 9: 1 – 7.

MATEUS 1: 23 – Aqui o anjo faz a mesma revelação do versículo anterior, mas muda o nome no versículo 22, Maria iria colocar o nome no filho de Jesus por ordem de Deus, já neste versículo o nome é o nome profético Isaias 9: 1 – 7; nome este agora chamado pelo povo de Emanuel que quer dizer Deus conosco. O que entendemos que o primeiro Jesus é o nome do Salvador Filho do homem Mt. 13: 53 – 58; Mt. 16: 24 – 28; Ap. 1: 9 – 18; João 6: 60 – 62; Atos 7: 54 – 56.
O segundo nome profetizado pelo profeta Isaias fala de Jesus Filho de Deus, fala de Jesus Deus, da presença de Deus na Terra João 1:1-12e 3: 1 – 16; João 6: 60 – 62; I Jô 1: 1 – 4.

MATEUS 1: 24 e 25 – Vemos que depois desta revelação José mudou sua postura, a intenção de abandonar Maria acabou. José viu que Deus estava no negócio e tudo que o estava acontecendo tinha a mão de Deus. José não foi rebelde obedeceu. Esta deve ser a conduta de todos os recebem revelações de Deus. Mt. 13: 9 e Ap. 3: 20.

Pr. Ev. Sérgio Lopes VOLTAR PARA O MERGULHANDO

LEIA OS OUTROS CAPÍTULOS: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28                                                  
 


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:

   

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |