||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 8

JESUS E AS MULTIDÕES

MATEUS 8: 1 - Embora Jesus tivesse por costume ir orar nos montes Mt. 14: 23; Mc. 3: 13; Mt. 17: 1; nesta passagem Jesus desceu do monte, onde Ele esteve acompanhado por mais de cinco mil homens que neste monte ouviram a sua maravilhosa pregação. Mt. Cap. 5, 6 e 7.
Depois desta pregação a multidão passou a seguir a Jesus onde quer que Ele fosse. Nos dias de hoje várias multidões seguem a Jesus: Temos a multidão do embalo, ou seja, aqueles que seguem os embalos de outros.
Temos a multidão dos religiosos aqueles que acreditam que não podem viver sem um Deus ou sem uma religião. Há a multidão dos interesseiros, aqueles que estão atrás de Jesus por interesses financeiros, materiais, físicos e até espirituais, ou seja, aqueles que estão em busca de seus próprios interesses ICo. 15: 19.
 Também há a multidão dos emotivos, que são aqueles que estão nos embalos das emoções, que tudo é sonho, visão, profecia, revelação, gloria. Jr 23:26-32; Jr 17: 9.
 E finalmente a multidão dos verdadeiros adoradores, que são aqueles que obedecem a Palavra, que seguem a Palavra que vive verdadeiramente uma vida na Palavra na oração no jejum, aqueles que estão continuamente na presença de Deus; em contato direto com Jesus, que s/ao cheios do Espirito Santo buscando a glória de Deus aguardando firmemente a volta do Senhor Jesus para buscar a sua igreja. João 4: 23 e 24; Salmo 101: 6; Jr. 17: 7 e 8.

COM O LEPROSO DEVEMOS APRENDER

MATEUS 8: 2 - Observando este leproso vemos que ele não chegou determinando, intimando ou exigindo, ele deixou Jesus usar a sua vontade, vemos  o que ele falou “se quiseres podes tornar - me limpo”. Qual foi a resposta de Jesus: Quero.

Devemos aprender com este leproso: Primeiro ele adorou, em segundo lugar ele se humilhou, a sua reação diante do Senhor Jesus era parecida com a do próprio Senhor Jesus. Vejamos IPd. 5: 6; Mt. 26: 36 - 39; Fp. 2: 5 - 8; Mt. 11:29,30. Nas nossas atitudes, e em nossos comportamentos diante de Deus devemos ser parecidos com Jesus. Mt 10:24,25.

MATEUS 8: 3  Veja a reação de Jesus diante do leproso: Quero seja limpo. Não a necessidade de determinarmos de exigirmos ou intimarmos  o Senhor. Mt 10: 29-31. Quando nos  se humilhamos diante de Jesus, quando reconhecemos a sua grandeza e seu imenso Poder Jesus não tem como negar as bênçãos que precisamos. Mt. 10: 32.

MATEUS 8: 4 - Faz parte da religião judaica, quando alguém recebe uma benção espiritual, física ou material, ele tem que fazer uma oferta, caso contrário a benção não é atribuída a Deus. Mt 5:23,24.

O HOMEM QUE VIU O QUE NINGUÉM VIU

MATEUS 8: 5 - Este homem que se aproximou de Jesus não era um homem comum, ele era muito importante nesta cidade. Este homem liderava um grupo de cem homens e era um dos lideres desta cidade - Cafarnaun-. Está cidade foi residência de Jesus por alguns dias durante a sua pregação na Galiléia. Situada na margem noroeste do mar da Galiléia, nas imediações da estrada principal que liga Damasco ao Egito. Circundada por férteis e viçosos vales, Cafarnaun era o maior centro urbano da área.
Jesus estava com suas vestes empoeiradas e com os pés sujos, cobertos de pó. Jesus calçava sandálias comum, queimado pelo sol, desgastado pelo calor, pelo jejum e pela vida de oração. Quem olhava para ele nenhuma beleza via, não andava com a cúpula dos sacerdotes ou dos ricos e poderosos. Jesus andava com os desprezados e humildes, era alguém em que não poderia se imaginar a grande glória que estava sobre ele. Isaias 53: 1 - 11. O centurião era um homem rico, respeitado freqüentava a cúpula dos poderosos, mas com todo glamour que lhe rodeava ele viu a glória de Jesus e implorou.

MATEUS 8: 6 - Este centurião era diferente dos outros, com todo glamour que o rodeava, ele conseguiu ver o que os poderosos, os respeitados da época não conseguiram ver ICo. 1: 18 - 31; ICo. 2: 6 - 9; Mt 11:25,26. O centurião de Cafarnaun era um homem simples, de bom coração e humilde parecido com Cornélio. Atos 10: 1 - 4 amava os seus servos. Os servos deste centurião era como pessoa da família, por isto a preocupação dele com a saúde de seu servo. Mt 6:19-21.

MATEUS 8: 7 - Jesus disse: ”Eu irei curá-lo, vou até a sua casa, farei uma oração imporei as mãos e seu servo será curado. Esta é a obra de Jesus. LC. 4: 1 8 e 19.

MATEUS 8: 8 - Primeiro o centurião não se achou digno de receber Jesus em sua casa, por quê? Por que ele era pobre, a casa dele era uma casa simples, a casa dele estava desarrumada, lógico que não. O centurião morava em uma mansão, a casa dele era bem cuidada, ele tinha muitos servos ao seu serviço. Então porque ele não se achou digno de receber Jesus. Porque embora ele morasse em uma mansão e tivesse uma casa bem arrumada, bem cuidada ele viu a glória de Jesus, ele viu a coroa na cabeça de Jesus. Este centurião via o que ninguém do nível dele via. Agora ele vê a força da Palavra de Jesus, ou seja, ele viu que a glória de Jesus, o reinado de Jesus não estava estampado em sua aparência, mas sim na autoridade da Sua Palavra. Ap 19:11-16.

MATEUS 8: 9 - O centurião era homem de autoridade, dava ordens e os que recebiam tinham que cumprir. O centurião viu em Jesus a autoridade sobre o espírito maligno, a autoridade sobre as enfermidades, a autoridade sobre a natureza. MT. 28: 18; Fp. 2: 9 e 10.

O centurião viu que se Jesus desse uma ordem aos espíritos malignos eles teriam que cumprir. Lc 4:33-36. Se Jesus desse ordem a morte ela teria que obedecer Lc 8:49-56; Jõ 11:1-44; ICo 15:55-57 Se Jesus desse uma ordem para a natureza ela teria que obedecer Lc 8:22-25 e se Jesus desse uma ordem as enfermidades elas teriam que cumprir,Lc 13:10-16 ou seja, o centurião viu em Jesus o que os homens do mesmo nível dele não viram e infelizmente nos dias de hoje com todos os sinais e a Palavra que temos muitos não estão vendo. Is 6:9,10.

MATEUS 8: 10 - Jesus ficou espantado com a visão do centurião, com o nível tão alto de fé deste homem, que Jesus disse: “Que nem se quer em Israel ele viu tanta fé”.

MATEUS 8: 11 12 e 13 - Este final serve para todos nós, muitos virão da idolatria, da feitiçaria, das drogas, dos crimes de outras religiões e seitas com nível de fé tão alto que verão em Jesus aquilo que muitos evangélicos nos dias de hoje não estão conseguindo ver. Mt 19:30.

A CURA DA SOGRA DE PEDRO
Sogra; para muitos è sinônimos de gozação de maldição de briga, ciúme, inveja e confusão. Para outros é sinônimo de alegria, paz, confiança, amizade, amor e benção.

MATEUS 8: 14 - A casa de Pedro era uma casa simples, era uma casa de pescador, homem rude, indoutos e de poucas letras Mt. 4: 18; Atos 4: 13. Mas a casa de Pedro estava aberta para o Senhor Jesus. A pergunta é: - A sua casa está aberta para o Senhor Jesus? Ap. 3: 20. A sogra de Pedro ou morava com ele ou estava passando uns dias por lá. . Ela estava enferma e de cama, mas o fato da casa de Pedro estar aberta para o Senhor Jesus, a sogra dele foi abençoada.

MATEUS 8: 15 - Quero que você saiba se a sua casa estiver aberta para o Senhor a benção vai estar dentro da sua casa. As enfermidades, os espíritos malignos a miséria e tudo o que não presta tem que bater em retirada. Pois aonde Jesus chega às bênçãos chegam junto. Ef. 1: 3; IPd 2:9,10.

MATEUS 8: 16 - Vendo a multidão que a casa de Pedro tinha sido aberta para o Rei da Glória, todos queriam participar desta benção. E será assim com você meu irmão,quando a multidão ver que a sua casa é morada do Senhor Jesus, a multidão irá até você para receber as bênçãos de Jesus através da sua vida. Atos 1: 8.

MATEUS 8: 17 - Tudo o que precisamos e tudo o que necessitamos vem do Senhor Jesus, por isto Ele morreu e ressuscitou para se tornar Senhor dos vivos e dos mortos. Rm. 14: 1 - 9.

COMO DEVEMOS SEGUIR A JESUS
MATEUS 8: 18 - Como devemos seguir a Jesus, qual a maneira correta de seguir a Jesus? Existem muitas maneiras, muitas doutrinas que nos ensina como seguir a Jesus, mas tudo isto é conhecimento humano. Vamos ver a forma bíblica correta de seguir a Jesus:

Primeiro Jesus mandou a multidão mudar de lado, ou seja, se você quiser seguir a Jesus da forma correta você tem que mudar de lado: Sair do lado do seu ego, do lado do seu interesse, do lado do seu conhecimento humano, do lado da sua religiosidade em fim deixar todas estas coisas de lado e passar a andar lado a lado com Jesus. Mt 16:24.

MATEUS 8: 19 - Aqui podemos ver um homem que estava andando lado a lado com o seu ego seus interesses com o seu conhecimento humano e com sua religiosidade. Ele queria andar lado a lado com Jesus, mas não queria abandonar o seu ego, seus interesses seu conhecimento humano e nem a sua religiosidade. Mt. 16: 24.

MATEUS 8: 20 - Andar lado a lado com Jesus é andar na dependência de Deus é andar amparado pela Palavra. Lc. 5: 1 - 5; João 6: 60 - 68.

MATEUS 8: 21 e 22 - Aqui vemos outro que queria seguir a Jesus, ou seja, andar lado a lado com Jesus, mas não queria abandonar os pais, não queria deixar sua família, andar lado a lado com Jesus é deixar tudo, inclusive à família. Mt. 19: 16 - 30; João 8: 12;

JESUS ACALMA A TEMPESTADE
MATEUS 8: 23 - Jesus entrou no barco, ELE quer entrar no barco da sua vida, Jesus só vai entrar no barco da sua vida se você deixar Ap. 3: 20. Para Jesus entrar no barco da sua vida você tem que abrir mão do seu ego do seu conhecimento humano e da sua religiosidade.

Observamos que quando Jesus entrou no barco os discípulos o seguiram. Todos que dizem ser discípulos de Jesus tem que segui - Lo. Mt. 16: 24; João 12: 21 - 26.

MATEUS 8: 24 - Não é fácil seguir a Jesus, Não è fácil ser discípulo de Jesus. Quem segue Jesus quem é discípulo de Jesus, quem está no barco com Jesus deve estar preparado para a tempestade. Pois a tempestade faz parte da natureza, tempestade sempre tem, um dia sim outro não. Tempestades fortes ou fracas, tempestades acompanhada por ventos, tempestades sem ventos uma coisa é certa a tempestade é certa. IITm 3:12.

MATEUS 8: 25 - Tempestade não é uma chuva comum, tempestade é uma chuva acima do normal, portanto diante da tempestade não existe super homem. Tempestade trás o medo e assusta, portanto não existe super crente, é comum o crente ter medo no momento da tempestade. Lc. 22: 31 - 34 e 54 - 62.
MATEUS 8: 26 - Porque Jesus chamou estes homens de homens de pequena fé? Eles eram considerados por Jesus  homens de pequena fé não pelo fato deles terem medo da tempestade, mas sim por acreditar que iriam morrer. Com Jesus no barco ninguém vai perecer, Atos 27:22 Jesus é o Senhor da natureza, Jesus está no controle de tudo, nada acontece sem a aprovação DELE. Ap. 1: 17 e 18; Isaias 43: 1 e 2; Isaias 45: 1 - 7.

MATEUS 8: 27 - Só depois de verem que Jesus é o Senhor da natureza, que eles acreditaram. Quantos de nós só acreditamos que Jesus está no barco depois de ver a tempestade se transformar em uma simples chuvinha. João 20: 24 - 29.

A CURA DE DOIS ENDEMONINHADOS
Este texto é o mesmo relacionado em Mc. 5: 1 - 20 e Lc. 8: 26 - 39. Sendo que em Marcos e em Lucas fala apenas de um endemoninhado. Segundo alguns historiadores bíblicos o verdadeiro livro de Mateus foi queimado no ano de 64DC em Roma pelo incêndio provocado pelo imperador Nero, e o livro foi reescrito por outro, por isto vemos algumas distorções.

MATEUS 8: 28 - Agora vemos Jesus do outro lado, na terra dos gadarenos, antes vemos Jesus como Senhor dos milagres Mt. 8: 1 - 4 depois como Senhor das enfermidades Mt. 8: 5 - 17 depois como Senhor da natureza Mt. 8: 23 - 27. Agora vemos o Senhor Jesus como Senhor do inferno, dos demônios dos espíritos malignos. Alguém pode perguntar: - O senhor do inferno, dos demônios e dos espíritos malignos não é Satanás? Se você pensa desta forma você está biblicamente errado, pois só há um Senhor Ef. 4: 1 - 10; Fp. 2: 5 - 11; Ap 1:17,18.

MATEUS 8: 29 - Observamos que os demônios já reconhecem o Senhorio de Jesus, e o temem Atos 19: 10 - 15.

MATEUS 8: 30 e 31 - Vemos que os demônios não tinham autoridade para sair por sua própria conta da vida daqueles homens e nem tinham endereço certo, eles precisaram pedir um novo endereço, pois Jesus tinha determinado que eles deixassem aquelas casas (corpos).

MATEUS 8: 32 - Somente com a permissão de Jesus os demônios saíram e foram habitar em outros corpos (porcos) Lc. 22: 3 1. Tudo está sobre o controle de Jesus, tudo está em suas mãos, nada se faz aqui na Terra sem a vontade permissiva de Jesus João 8: 36; João 3: 35 e 16: 15.

MATEUS 8: 33 e 34 -
Aqui não é medo, não é espanto sobrenatural, aqui é dinheiro, preocupação com os bens materiais. A preocupação do fazendeiro era com a renda, com o dinheiro que a criação de porcos lhe rendia. Eles pensaram se este homem continuar expulsando demônios das pessoas e os demônios entrarem sempre em porcos, em pouco tempo estaremos falidos. Pois os porcos endemoninhados procuravam se matar. Por esta razão procuraram expulsar Jesus daquela região. Faltou para os fazendeiros o amor. ICo. 13: 1 - 5; Fp. 2: 4.

Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |