||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 11

JESUS E JOÃO BATISTA

MATEUS 11: 1 - Observamos que o objetivo de Jesus era instruir os seus discípulos, Jesus não mudou ELE continua o mesmo, instruindo os seus discípulos. Hb. 13: 8; Mt. 10: 24 e 25; Lc. 14: 25 e 26; Jõ. 15: 1 - 8; 8: 21 e 32.

MATEUS 11: 2 - João estava no cárcere, no fundo de um poço separado de todos, mesmo assim ele ouvia falar de Jesus. Quantos estão no fundo de um poço separado de qualquer coisa relacionada com a Palavra de Deus, e mesmo assim ouve falar de Jesus. Jó 14: 7 - 9.

MATEUS 11: 3 - Aqui vemos João mandar dois de teus discípulos perguntarem se Jesus era o Messias que havia de vir ou não. Segundo meu entendimento João na prisão estava em duvida se Jesus era o Cristo ou não, por quê? Porque João teve esta duvida sendo que antes de ser preso João deu testemunho de que Jesus era o Cristo. Lc. 3: 15 - 17; MT. 3: 11 - 17; Jõ. 3: 22 - 36.
Ai nós indagamos: Como pode um homem de Deus profeta ungido depois de dar testemunho de Cristo  logo depois passa a duvidar do mesmo. João Batista não foi o único, temos outros exemplos bíblicos: Elias IRs. Cap. 17 e 18; Vitória de Deus através de Elias IRs. 19: 1 - 14, O medo de Elias, Pedro Mt. 16: 13 - 19; usado por Deus Lc. 22: 31 - 34 e 54 - 62. Pedro oprimido negando a Jesus. É muito fácil dar testemunho de Cristo quando se está prosperando, é muito fácil dar testemunho quando as bênçãos estão acontecendo. Difícil é não duvidar nos momentos difíceis, nos momentos de lutas, de provas e silêncio de Deus. É difícil não duvidar quando se está na prisão, nos momentos em que se está no fundo do poço, difícil é não duvidar nos momentos de ataques de Satanás, de pressão, e depressão. Jesus passou por um momento deste Lc. 22: 39 - 44. Você pode perguntar como Jesus sendo Deus e Filho de Deus teve  medo, sofreu pressão a ponto de suar sangue. Porque Jesus sendo Deus e Filho de Deus também era homem era de carne, osso e sangue. O medo a pressão a depressão os momentos difíceis as provas e tentações fazem parte da natureza humana e todos nascidos de mulher, Jó 14:1; Ec 9:11, 12 como Jesus estão sujeito. ICo. 10: 12 e 13; Tg. 1: 12 e 13 e Deus sabe disto. Ec 2:22,23; Jó 14:1; Ez. 34: 31.

MATEUS 11: 4 - A resposta de Jesus para os discípulos de João foi esta: Anunciai as coisas que vedes. É dever dos discípulos de Jesus anunciar as coisas que se vê e não aquilo que ele pensa que vê. Dar testemunho de Jesus é contar o que Jesus fez o que Jesus faz e o que Jesus vai fazer. Hb. 13: 8; Mt. 28: 18 - 20.

MATEUS 11: 5 - Os cegos vêem, esta é a obra de Cristo: Abrir os olhos dos cegos seja físico ou espiritual. Os coxos andam, os surdos ouvem esta é a obra de Cristo fazer os coxos andar seja coxo no físico ou espiritual
os leprosos são limpos esta é a obra de Cristo limpar os leprosos seja físico ou espiritual, os surdos ouvem esta é a obra de Cristo fazer os surdos ouvirem seja surdo no físico ou espiritual, os mortos são ressuscitados seja morto no físico ou no espírito, aos pobres é anunciado o Evangelho sejam eles pobres materialmente ou espiritualmente. Is. 55: 1 - 5; Jõ. 7: 37 - 39; Ap. 22: 17.

MATEUS 11: 6 - Bem aventurados são aqueles que não se escandalizarem Por causa de Jesus, muitos costumam se escandalizar por causa da obra de Cristo. Talvez você mesmo lendo este estudo venha se escandalizar do testemunho de João Batista e a sua duvida, mas se você não se escandalizar será bem aventurado.

MATEUS 11: 7 - O que se pode ver no deserto, o que tem no deserto que possa agradar a visão? Deserto o nome já diz, não tem nada, lugar vazio. O que se podem ver no deserto além de areia apenas moitas ou caniços que se movem pelo vento. O povo da época ia ao deserto ouvir a palavra de João Batista Lc. 3: 1 e 2 foi no deserto, lugar onde não se tem nada, onde não se espera nada, foi em um lugar de sofrimento e solidão;
que palavra de Deus veio a João Batista? Talvez você esteja passando por lutas e provas vivendo no vazio e na solidão sentindo até a ausência de Deus, lembre-se de João Batista, Deus o encontrou no deserto e foi no deserto que a Palavra de Deus veio a João Batista.

MATEUS 11: 8 - Na visão de Jesus aquele povo acreditava mais naqueles que andavam bem vestidos, aqueles que se sustentavam nas aparências. Mt. 23: 1 - 7. E por acaso não é assim nos dias de hoje, muitos acreditam mais na boa aparência. ISm. 16: 1 - 7; Tg. 2: 1 - 4.

MATEUS 11: 9 - Como acontece nos dias de hoje o povo também andava atrás de profecia. Como nos dias de hoje o povo queria ouvir profecias de benção e de vitória e de muita prosperidade. E como nos dias de hoje eles queriam ver os profetas fazendo sinais, mas João Batistas não fazia sinais, João Batista não trazia profecia para agradar o ego  de ninguém. João Batista era profeta da Palavra, ele trazia a Palavra de Deus. João batista não trazia a palavra que o povo queria ouvir, mas sim a Palavra que o povo precisava ouvir. Lc. 3: 1 - 18; Mc. 6: 14; 14 - 18; Jr 23:20-32.

MATEUS 11: 10 - Jesus trouxe neste texto a interpretação da profecia de Malaquias Ml. 3: 1 - 5, pois muitos naquela época acreditavam que haveria uma segunda vinda de Elias, arrebatado por Deus, e não viu a morte IIRs. 2: 1 - 11. Qual a relação de Elias com João Batista? A verdade a vida no deserto a comida e as vestes e principalmente o poder do Espirito Santo. Lc. 1: 5 - 17.

MATEUS 11: 11 - Vemos que João Batista não abriu o mar, não fez descer fogo do céu, não foi um grande guerreiro como Davi não ressuscitou morto e não fez sinais que outros profetas fizeram. Mas Jesus disse que nenhum homem nascido de mulher era maior que João Batista, ou seja, Noé, Jó,  Abraão, Jacó, Moisés, Josué, Samuel, Davi, Isaias, Jeremias e Ezequiel, Daniel  ninguém, nenhum destes na visão de Jesus era maior que João Batista; e Jesus conclui: O menor no Reino dos céus é maior do que ele, ou seja, se você quer fazer parte do  Reino dos céus, seja o menor. Aprenda com João Batista. João 3: 22 - 30 e co Jesus Fp. 2: 5 - 11.

MATEUS 11: 12 - O texto é correto, até hoje se faz violência ao Reino dos Céus e por violência apoderam dele. Quanta violência se faz aos homens de Deus nos dias de hoje. A violência não é só física batendo, torturando e matando. A violência está na rejeição no desprezo na perseguição e na falsa acusação. Sempre se arruma um jeito de expulsar o profeta da igreja e por força se apoderam dos púlpitos dos templos e das ovelhas. Lc. 11: 46-54.
A interpretação deste texto tem sido errada por muitos pregadores e mestre que interpretam que o Reino de Deus se conquista a força. Deus não é ditador e muito menos violento e não aceita nada feito por violência Lc. 9: 51 - 56; Zc. 4: 6b.; . 10: 1.

MATEUS 11: 13 - As profecias bíblicas sobre a vinda de Cristo se encerram em João, portanto qualquer profeta que venha anunciando Cristo de um modo que não esteja de acordo com as profecias bíblicas não creia, pois é falso profeta e anticristo. Mt. 24: 4, 5 e 23-25.

MATEUS 11: 14 - Se quiser dar crédito, não haverá a segunda vinda de Elias, pois João Batista é o Elias profetizado por Malaquias Ml 3:1-3; Ml. 4: 1 - 6.

MATEUS 11: 15 - Quem tem ouvidos para ouvir ouça, pois há muitos que não tem ouvido, tem orelhas, mas ouvido não. Estão na igreja escutando, mas não ouvindo, estão na igreja e não aprende nunca. Is. 6: 9; Is 42:20.

MATEUS 11: 16 - 17 - O que é isto? Tocamos flauta e não dançaste, cantamos lamentações e não choraste. O que temos que fazer para agradar você ouvinte? Para agradar alguns devemos pensar igual a eles, talvez para agradar alguns as nossas atitudes deva ser igual à deles. Talvez para agradar alguns devamos deixar de sermos nós e nos tornamos eles. ICo 15:38-41.

MATEUS 11: 18 - João Batista não comia e não bebia e diziam que tinha demônio.

MATEUS 11: 19 e 20 - Veio Jesus comendo e bebendo e dizem: eis ai um homem comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e pecadores. Se o crente vive em jejum e oração se veste com decência usa terno, cabelo comprido e vestido longo dizem estes crentes são radicais e vão aos extremos em suas doutrinas. Se os crentes são liberais no vestir nas suas atitudes e freqüentam casas de pecadores e campos de futebol dizem que este povo não é de Deus. Como agir? Devemos aprender com Jesus a sabedoria é justificada pelas suas ações. Jõ. 7: 24; Jr. 9: 23 e 24; ICo 1:25-31.

AS TRES CIDADES IMPENITENTES

MATEUS 11: 20 - Jesus operou nestas cidades os seus maiores milagres, Jesus agora volta para anunciar o juízo pelo fato do povo destas cidades terem visto e participados de tantos milagres e mesmo assim não se arrependeram e não se converteram. Jr. 35: 15; Ez. 18: 30 e 31.

MATEUS 11: 21 - 24 - Jesus compara Corazim, Betisaida e Cafarnaun com Tiro e Sidom.
SIDOM: Ez. 28: 20 - 26
TIRO: EZ. 28: 1 - 9; 26: 1 - 21; Isaias 23: 1 - 8. Cidades mencionadas no VT. Que não conheceram Jesus
O juízo de Deus será maior para aqueles que conheceram Jesus e não o aceitaram não se arrependeram e não se converteram, do que para aqueles que não o conheceram e não ouviram falar de Jesus. IIPd. 2: 10 - 21.

O JUGO DE JESUS

MATEUS 11: 25 - Aqui está à razão de muitos não entenderem o fato de pessoas analfabetas, de pouco estudo ou poucas letras interpretar e pregar a Palavra de Deus com sabedoria ministrar aula dominical, dirigirem cultos de doutrinas ministrarem estudos e palestras em faculdades. Atos 4: 13; ICo. 1: 25 - 31.

MATEUS 11: 23 - Não existe explicação para isto, estas coisas não se explicam é Deus que faz e ponto final. Rm. 9: 13 - 21.

MATEUS 11: 27 - Deus entregou estas coisas nas mãos de Jesus, e Jesus dá a quem ELE quer e ninguém consegue nada de Deus se não for através de Jesus. Mt. 16: 13 - 1 9; 18: 19 e 20; Lc 10:1-24; Jõ 14:6.

MATEUS 11: 28 - Porque os que estão cansados e oprimidos antes de ir a Jesus vão atrás dos simples homens, atrás de promessas dos enganadores, atrás das religiões, atrás de uma placa de uma igreja quando bastaria simplesmente ir até Jesus. Atos 4: 12; Fp. 2: 9 - 11; Hb. 12: 1 e 2; Sl. 34: 5.

MATEUS 11: 29 - O que temos por ai não vem de Jesus doutrinas pesadas baseadas em conhecimento humano de Deus, doutrinas para agradar o ego de alguns que se dizem homens de Deus, doutrinas  fundamentadas no VT. Mt. 23: 1 -7; Cl. 2: 16 - 33.

MATEUS 11: 30 - O jugo de Jesus não é difícil de carregar, o jugo de Jesus não é pesado, o jugo de Jesus é firmado no amor, e o amor não tem como essência a exigência, o amor tem como  essência o doar. João 3: 16, Gálatas 2: 20. Quem ama se entrega, não exige nada em troca I Coríntios 13; Romanos 13: 8 - 14. O único peso do jugo de Jesus é o amor. Mt. 5: 43 - 48; Mt 22: 34 - 40; Jõ.  13: 34 e 35; Lc. 10: 25 - 37.
Se para você amar ao próximo é peso, então o jugo de Jesus para você é pesado. Se amar para você não é pesado aprenda com Jesus: seja manso e humilde de coração e encontrarás descanso para as vossas almas. João 14: 23 - 27.

Pr. Ev. Sérgio Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |