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João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

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EVANGELHO DE MATEUS / CAP. 5

MATEUS 5:1 –12 = As bem aventuranças

MATEUS 1 e 2 – Jesus vendo as multidões, vendo as suas necessidades, vendo o que mais a multidão precisava, Jesus passou a fornecer aquilo que era capaz de suprir as necessidades das multidões. Jesus passou a fornecer aquilo que preencheria o vazio das multidões Lc. 4: 4; Amòs 8:11; Sl. 119: 11 e 105.

O foco da igreja, o foco de quem prega a Palavra tem e deve ser a pregação da Palavra genuína. Jesus em primeiro lugar procurou ensinar o povo, pois Ele sabia que tudo o que Ele oferecesse para suprir a necessidades físicas e terrenas das multidões não salvaria a alma, mas a Palavra genuína ensinada e pregada com certeza vai levar a alma direta para o céu. Jõ. 12: 47 – 50; Jô: 7: 16 e17; Jô: 6: 60 – 68.

Os discípulos se aproximaram de Jesus, a mensagem do Evangelho não deve ser para atrair adeptos, ouvintes, ou formar crentes, membros de banco e religiosos, a mensagem do Evangelho é para formar discípulos, aprendiz, imitadores e para formar pessoas parecidas com Cristo. MT. 10: 22 – 25; Lc. 6: 37 – 40; Jõ. 8: 31 e 32; Atos11: 20-26.

Os discípulos de Jesus andam próximos de Jesus, aprendem diretamente com Jesus, não precisa de cursos, faculdades e outros tipos de ensinamentos bastam andar bem próximo de Jesus MT. 24: 1 – 3; Mc. 4: 33 e 34; Atos 4: 12 e 13; Mt 28:18-20.
Muitos poderão dizer e Paulo, Paulo cursou faculdade fez curso era um homem muito instruído e com muito conhecimento. Atos 26: 1 – 25; Gl. 1: 11 e 12; Fp. 3: 1 – 8; IICo. 3: 6.

MATEUS 5: 3 – Há muitos que ensinam que pobre e humilde na Bíblia é a mesma coisa, a meu ver não é: pobre é um e humilde é outro. Alguém pode ser pobre e não ser humilde, alguém pode ser rico e ser humilde. A Bíblia faz separação entre pobre e o humilde.
POBRE: Dt. 15: 11; Ex. 23: 1 – 3; Sl. 10: 2; Mt. 19: 16 – 21; Mt. 26: 6 – 11; Mc. 12: 41 – 44.
HUMILDE: ISM. 18: 23; Sl. 138: 1 – 6; Pv. 11: 1 e 2; Pv: 29: 23; Mt. 11: 29; Pv 13:7.

O texto fala de pobre no sentido de pobreza, o pobre é alguém que não tem nada, o pobre é necessitado está sempre precisando, está sempre querendo. E o pobre de espírito é um necessitado, é alguém que está sempre precisando está sempre querendo. O que? Querendo mais para o seu espírito, o culto a palavra a oração e o  jejum supri as necessidades do espírito, portanto o pobre de espírito deseja, necessita do culto da oração da palavra e do jejum, o pobre de espírito está sempre precisando mais de oração, mais culto, mais Palavras de mais jejum.
O pobre de espírito não falta culto, não falta circulo de oração. Vive em oração e jejum. Lc. 2: 36 e 37 têm fome da Palavra Amós 8: 11; Atos 20: 7,8.

Já o rico de espírito não precisa de nada, não tem necessidade da Palavra porque já sabe de mais, não precisa de culto porque para ele tudo é igual e ele já sabe tudo. Não precisa de orações e nem de jejum porque ele já anda com Deus e já está cheio de poder ICo. 4: 6 – 8; Ap. 3: 14 – 18.

MATEUS 5: 4 – Existem vários motivos para as pessoas chorarem, alguém pode chorar de dor, saudades, perda decepção, ódio, emoção, problemas psicológicos ou pela presença de Deus,ou arrependimento. Mas há os que choram porque sofrem com as tentações, tribulações, aflições, traições e perseguições. IIRs. 20: 1 – 6; Jó 16: 20; Sl. 42: 1 – 3; 56: 1 – 8; 126: 5 e 6; Atos 20: 18 e 19; IICO. 2: 1 – 4; Ap. 7: 9 – 17; 21: 1 – 4; Hb 5:5-7. E a os que choram de saudade de sua pátria querida. Hb 11:13-16; Fp 3:20,21; Ap 21:1-7.

MATEUS 5: 5 – Manso aqui não é no sentido de ser trouxa, bobo, lerdo Mt. 21: 12 e 13. Manso é as pessoas que tem o seu espírito sobre controle Pv. 16: 32; Pv. 17: 27 pessoas com domínio próprio, com discernimento espiritual ICo 2:15; Ef 6:10-12 capacitadas para suportar afrontas, perseguições, ataques do diabo sem abrir a boca. Mt. 11: 28,29; Is 53:7;  Atos 8: 32; Lm 3:30,31; Lm 3:26.

MATEUS 5: 6 – O corpo humano não pode viver sem alimentos sólidos, a falta de alimentos sólidos faz brotar a fome, ninguém pode viver sem a água, pois a falta de água no corpo humano faz brotar a sede. O crente espiritual não pode viver sem a justiça, pois a falta dela faz brotar no espírito do crente  a sede de justiça, portanto um crente que não tem fome e sede de justiça esta doente e perto da morte, mas o crente que tem fome e sede de justiça será farto. Lc. 18: 1 – 8; Sl. 91: 7 e 8.
O que é ter fome e sede de justiça? É repudiar todos os atos de injustiça, seja social, política ou religiosa. Sl. 1: 1; Jó 11: 14 e 15; ICo. 13: 6 IPD. 3: 8 – 12.

MATEUS 5: 7 – Misericórdia é um sentimento a um ato de ajuda, de se doar, não se compra não se aprende é um sentimento que brota dentro de um coração quebrantado, quem tem este sentimento está sempre pronto para ajudar, para socorrer sem má intenção, sem buscar o seu próprio interesse, mas sim o interesse do outro. Resumindo misericórdia é o amor ao próximo. Ico. 13: 4 e 5; Lc. 17: 11 – 14; Lc. 18: 35 – 42; Lc. 10: 25 – 37; Rm 12:9, 10.

MATEUS 5: 8 – ter um coração puro é ser como as crianças, e para ser como as crianças é  necessario ter, um coração sem malicia, sem inveja,sem ganância, sem vaidade, sem soberba, sem ódio e sem maldade. Somente as crianças podem ter um coração assim. Mt. 18: 1 – 4; Mt 21: 12 – 16; Mc. 9: 33 – 37; ICo. 14: 20.

MATEUS 5: 9 – Qual a forma de pregarmos a paz; separando brigas, negociando com os governos, sendo mediadores em tempo de guerra, nos tornando estadistas? Lógico que tudo isto é importante para a paz mundial, mas a paz mundial é passageira. Aqui fala de pacificadores que alcançarão a vida eterna, aqui se fala  das pessoas que pregam a paz pregando os Evangelhos, somente os que pregam o Evangelho serão chamados Filhos de Deus. Os anjos queriam pregar Ef. 6: 15; Rm. 5: 8 – 10; IICO. 5: 17 – 21; Cl. 1: 19 – 22; Ef. 2: 11 – 22; IITs. 2: 13 e 14.

MATEUS 5: 10 – Todos os que desejam a justiça em um mundo de injustiça certamente sofrerão perseguições, mas o texto aqui não fala da justiça ou injustiça deste mundo, aqui fala do reino de justiça de Deus, todos que pregam a justiça de Deus, todos os que desejam a justiça de Deus com certeza sofrerão perseguições. Rm. 1: 16 e 17; Rm 5: 12 – 21; Rm.  9: 30 – 33; IITM. 3: 12; ICO. 1: 28 – 30.

MATEUS 5: 11 e 12 – Quando sofremos com as injurias, com as perseguições, difamações, rejeições porque somos crentes e sabemos que estamos sofrendo tudo isto porque estamos servindo ao Senhor e temos a certeza que estamos no caminho certo é natural que fiquemos tristes, e muito natural que choremos. Muitos não agüentam e até se desviam, principalmente quando estes ataques vêm de nossos próprios irmãos, crentes como nós. Mas não deveríamos sofrer com tristezas e choros, deveríamos sim nos alegrar, festejar, sorrir e ter cada vez mais prazer e continuar permanecer firme na obra de Deus, porque é grande o nosso galardão no céu. Ap. 21: 1 – 7; Lc. 10: 19 e 20; ICO. 15: 57 e 58; Tg. 1: 12; IPD. 4: 12 – 18.

Você pode perguntar: irmão para a minha salvação eu tenho que ter todas estas marcas em minha vida? Cada marca desta trará para a sua vida a bem aventurança, se você tiver todas estas marcas você será perfeito, Jesus não veio salvar os perfeitos, mas sim os imperfeitos. Jesus quer viver em você, Jesus quer que você o aceite como seu Salvador Ele quer aperfeiçoar você e Deus quer que você receba de graça aquilo que Ele te deu. Jõ. 3: 16 – 18; Rm. 10: 4 – 13; IICo. 12: 9 e 10.

AO DISCIPULOS SÃO O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO – Mt. 5: 13 – 16

MATEUS 5: 13 – Vamos falar de tempero, sal serve para temperar, poderíamos falar muito sobre o sal; existe sal de boa qualidade de má qualidade, sal refinado e o não refinado o sal no seu estado natural e o sal insípido sem gosto que não serve para nada.

O sal serve para temperar e também para se ajuntar a outros tipos de temperos para dar um melhor sabor aos alimentos. Jesus diz que os seus discípulos são o sal da terra. Quais os tipos de sal que vemos hoje: é de qualidade, estamos temperando o mundo com nossos testemunhos pessoais, doutrinários e religiosos. Sal de boa qualidade alguém que vive a palavra genuína, sal de má qualidade alguém que não se preocupa em viver a palavra, sal refinado alguém que é purificado pela palavra, sal não refinado alguém que ainda não foi purificado pela palavra esta no seu estado bruto não ouve mudanças, ainda esta do mesmo jeito que chegou. Sal de bom gosto ótimo para o tempero, alguém que faz a diferença, sal insípido alguém que não esta fazendo a diferença.

Estamos temperando o mundo hoje com as doutrinas de bens financeiros e levando a igreja só pensar em dinheiro ITm. 6: 3 – 10. Estamos temperando o mundo com o conhecimento pessoal, ensinando a igreja a nos seguir e não seguir a Palavra Jõ. 1: 1 – 10; Jõ 3: 22 – 31. Estamos temperando o mundo com a religião com a placa da igreja Fp. 2: 5 – 11. Afinal como estamos temperando o mundo pregando bens financeiros, pregando como viver bem neste mundo ICo. 15: 19 pregando a nós mesmos ICo 1:10-24;  IICO. 4: 1 – 5 ICo 2:1-5. Pregando a religião a placa da igreja Tg. 1: 27. Ou realmente nós estamos temperando o mundo com a presença de Jesus em nossas vidas Gl. 2: 20. Qual o fundamento da nossa pregação, qual o fundamento da nossa doutrina e religião ICO. 3: 10 – 13.

MATEUS 5: 14 – A luz foi feita para iluminar, não se pode esconder a luz, não se pode ocultar a luz IICo. 4: 3 – 6. Como iluminar, como clarear, como ser luz em um mundo de trevas se usamos o testemunho pessoal, as doutrinas humanas que só serve para agradar os homens Cl. 2: 4 – 23. Ou usamos as religiões para iluminar o mundo Mt. 23: 1 – 6. Como iluminar o mundo, como ser luz neste mundo se não carregarmos em nossas vida a presença de Jesus Cristo Rm 8:31-39; IICo. 4: 10; Gl. 6: 17. Como ser luz neste mundo se da nossa boca sai todo tipo de conhecimento humano, todo tipo de testemunho pessoal que só agrada o nosso ego e todo tipo de elogios para a placa da nossa igreja ou a nossa religião. Sl. 119: 105. Nós só seremos luz quando pregarmos a Palavra genuína e só seremos luz quando pregarmos somente Jesus. Jõ. 1: 1 – 17; Lc. 2: 25 – 32; Sl 119:11; Gl 2:20;  ICo.1:10-31.

Qualquer outro tipo de testemunho que não tenha como base a Palavra genuína e não apresente Jesus como Senhor não iluminará o mundo, pois testemunho pessoal, doutrinas e religião o mundo está cheio e continuará em trevas. Jõ 3:16, 17; Atos 4:12; Fp 2:3-11.

MATEUS 5: 15 – A luz que está em nossa vida é Jesus Cristo, o brilho de Jesus não pode ser escondido ou ofuscado pelo nosso brilho pessoal, pelo brilho das nossas doutrinas ou por nossa religião João 8: 12; Jõ 12: 35; Jõ 14:6; Mt. 28: 18 – 20.

MATEUS 5: 16 – Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, qual é a minha luz, qual é a sua luz, qual é a nossa luz. Quando alguém olha para você vê Jesus em você, vê a luz de Cristo refletindo em você? Ou: a sua luz é o seu eu, sua luz é a sua doutrina ou a sua luz é a sua religião. Quem tem Jesus prega Jesus  ICo 2:1-5;IICo 4:5-7 quem vive Jesus com certeza as suas obras serão boas e o nosso Deus será glorificado. Mt. 12: 22 – 30; Mc. 9: 38 – 40; Rm. 8: 31 – 34; Mt. 10: 26 – 33. Em Antioquia os discípulos foram chamados de cristão pela primeira vez. Por quê? Porque foi a luz de Cristo que brilhou. Atos 11:20-26.

O tempero do mundo chama-se Jesus, e só Jesus pode fazer do mundo um lugar gostoso para se viver. O mundo jamais será um lugar bom para se viver, se o tempero dele for as  doutrinas humanas, os bens materiais e as religiões.

O CUMPRIMENTO DA LEI – Mt. 5: 17 – 20

Lógico que isto não é uma conversa para gentios e nem para base doutrinária da igreja de hoje, isto é uma conversa de judeu para judeu há texto que comprovam isto Rm. 10: 4; Gl. 3: 13 e 14; Hb 8:1-13.

MATEUS 5: 17 – Jesus era judeu filho de judeus Mt. 1: 1 – 17, e como um bom judeu passou por todos os rituais da religião judaica. Como Ele sendo judeu e que desde pequeno praticou os rituais e festas judaicas Lc. 2: 39 – 47 como Ele poderia destruir a Lei ou pregar contra a Lei.

MATEUS 5: 18 – A Lei é perfeita, pois a Lei foi feita por Deus, e foi entregue pelas mãos de Deus a Moisés Ex. 24: 1 – 12 só que a Lei não aperfeiçoaria o homem imperfeito pelo pecado Hb. 7: 11 – 19; Rm. 7: 9 – 25; Rm 5: 12 – 21.

MATEUS 5: 19 – Qualquer homem que quiser viver da Lei e quiser ser justificado pela Lei tem o dever de cumprir toda a Lei, e assim ensinar, pois a Lei e as ordenanças que estão no AT. Relacionados aos profetas e a religião judaica vieram da parte de Deus e não de homens. Tg. 2: 10 – 13; Dt. 27: 26.
Mas se você que está lendo este estudo não quer viver da Lei ou fizer parte desta Lei há um caminho para você Jõ. 14: 6; Hb. 10: 19 e 20; IJÕ. 2: 1 e 2; Rm. 10: 4 – 13; Gl. 3: 10 – 25.
MATEUS 5: 20 - O cumprimento da justiça: Jesus cumpriu a justiça. MT. 3: 13 – 15 quem prega a Lei têm que viver da Lei, pois lógico que seria injusto pregar e ensinar a Lei  e não vive-la. Mt. 23: 1 – 4.                                                                                                  
Portanto se você quer viver da justiça de Deus esteja debaixo do sangue do cordeiro e seja participante da graça de Deus IICO. 12: 1 – 10; AP. 12: 1 – 11; Ap. 13: 1 – 8; JÕ. 1: 1 – 17; Lc 10:19, 20.

                                            O ASSASSINO – MT. 5: 21-26
                                                                

MATEUS 5: 21 - Como explicar o fato de Moisés ter cometido um assassinato, ser um homicida e nunca foi julgado e ainda por cima ser escolhido pelo Senhor Deus para tirar o povo de Deus do Egito e foi um grande líder e profeta de Deus. Ex. 2: 11 – 15; Ex 3: 1 – 15.
Como explicar o fato de haver em nossos meios pastores, evangelistas profetas e irmãos que antes de serem crentes estiveram cumprindo pena por homicídio, outros não, mas tiraram vidas, mataram. Está é a diferença da Graça, assim como Deus perdoou Moisés e o colocou como líder do seu povo, Deus através de Jesus Cristo perdoa a todos que a ELE se chegar, não fazendo distinção de crimes ou pecados por eles cometidos. JÕ. 3: 14 – 17; Jõ 8: 31 – 36.

MATEUS 5: 22 - Aqui vemos outros tipos de crimes diante de Deus, você há de com vir que o pecado é um crime contra a Lei de Deus IJÕ. 2: 1 e 2. Deus não faz distinção de pecado para Deus todos os pecados são pecados todos os crimes são crimes, mas para todos somente um pecado é para a morte e não há salvação: O pecado contra a pessoa do Espirito Santo. IJÕ. 5: 16; MT. 12: 31.

Existem muitas duvidas sobre o pecado contra o Espirito Santo, muitos estão se desviando porque acham que pecaram contra o Espirito Santo, e ninguém realmente explica com clareza este assunto. Vamos voltar ao contexto do texto MT. 12: 31; IJÕ. 5: 16. Mateus 12: 22 – 24 Vemos aqui os fariseus atribuindo a Satanás uma obra que o Espirito Santo estava fazendo Lc. 4: 18; este é o pecado contra o Espirito Santo: Atribuir a obra do Espirito Santo a Satanás.

Você pode perguntar como saberei se a obra é do Espirito Santo ou de Satanás se Satanás é perito em disfarçar, enganar e é conhecedor da Palavra, ele conhece a Palavra, mas não pratica a Palavra. A própria Palavra na sua essência, a Palavra genuína mostra se a obra é de Deus  ou não. MT. 7: 15 – 20.
 Vemos no texto Lc. 4: 1 - 13 que Satanás conhecia a Palavra e usou - A para induzir Jesus ao erro, assim como ele fez com Eva Gn. 3: 1 - 6. Ele usa a Palavra para induzir o crente ao erro, IICo11: 1-15 isto é obra de Satanás: ITm 4:1, 2 Ex. doutrina da prosperidade.  ITM. 6: 3 - 10; MT. 6: 25 - 34; Mt 6: 19 - 21.

MATEUS 5: 23 - 26 - Muito se prega sobre dízimos e ofertas, mas fala-se muito pouco de paz como se o dizimo e as ofertas fosse o mais importante do que a paz. Rm. 12: 18 - 21. Vemos no texto pelas palavras do Senhor Jesus: que se alguém tem alguma diferença, inimizade com outra pessoa as suas ofertas ou dizimo não tem valor algum diante de Deus. Por isso antes de pregar e ensinar sobre dízimos e ofertas; devemos nos preocupar com as almas, devemos pregar e ensinar o povo a ter paz uns com os outros. Vemos nos textos que Jesus ensina que a reconciliação tem que ser depressa, ou seja, a paz tem que ser com urgência. EF. 6: 10 - 15.

O ADULTÉRIO Mt. 5: 27 - 30

MATEUS 5: 27 - Observamos o que foi dito aos antigos: “Não cometerás adultério” e para nós no presente. MT. 24: 35; SL. 119: 11 e 105.

MATEUS 5: 28 - Aos antigos a Palavra era rigorosa e para nós no tempo da Graça a Palavra é ainda mais rigorosa, no tempo da Graça o adultério não está só na prática, ou seja, só na relação sexual fora do casamento fora dos padrões da Lei, mas sim na intenção. No tempo da Graça só de pensar em adulterar já se peca, você pode perguntar por quê? Porque você é templo do Espirito Santo. O Espirito Santo habita em você. ICO. 6: 18 - 20; IICO. 6: 14-16; IPD. 1: 16; Rm. 2: 3 - 16; IICO. 3: 3a.;Hb. 4: 12 e 13.

MATEUS 5: 29 e 30 - Entendemos a Palavra literal a respeito do sábado EX. 20: 8 do dizimo ML. 3: 6 - 11 da Lei Mt 5: 17; do pecado Tg. 1: 14 e 15 do mundo Tg. 4: 4 das bênçãos materiais Ageu 2: 8 e tantos outros assuntos, capítulos e versículos da Bíblia que servem para criarmos doutrinas que venham a agradar o nosso ego. Então porque quando olhamos para outra pessoa com intenção impura não arrancamos os nossos olhos literalmente. Ou quando colocamos nossas mãos onde não devemos não cortamos e as lançamos longe literalmente. Mt. 24: 35; Hb. 13: 8; Ml. 3: 6.

O DIVÓRCIO Mt. 5: 31 e 32

MATEUS 5: 31 - Em nossos dias muitos estão se ajuntando ou amasiando para no futuro nem precisarem dar carta de divórcio, ou seja, nem terem o trabalho de se divorciarem. O mais incrível é que vemos nos púlpitos, nas lideranças de ministérios e nas direções de igrejas pessoas que são ajuntadas, amigadas, separadas de outros casamentos e muitos que estão em nosso meio esperando uma oportunidade para se divorciarem e se ajuntar logo com outra irmã ou irmão. IISm. 11: 1 - 27; I Sm. 12: 1 - 14.

MATEUS 5: 32 - Segundo o texto que são as Palavras do Senhor Jesus, o divórcio só é permitido por Deus em caso de adultério. Qualquer outro motivo não é um divórcio que tenha respaldo  Bíblico. Segundo a vontade de Deus, do Senhor Jesus e do Espirito Santo é em caso de adultério que haja perdão.  Mt 6:14, 15. O divórcio não foi instituído pela vontade de Deus, mas sim porque o homem nestes casos não consegue perdoar, por isto o divórcio não foi instituído pela vontade de Deus, mas sim para satisfazer a vontade do homem. Mc. 10: 1 - 9.

OS JURAMENTOS Mt. 5: 33 - 37

MATEUS 5: 33 - Em primeiro lugar porque jurar. Jurar não é coisa de crente, segundo jurar e não cumprir é pior ainda. O juramento é uma garantia, o falso juramento é dar uma garantia falsa, portanto se você é crente ao dar a sua palavra a alguém trate de cumprir. Pois se você não pode cumprir então não de a sua palavra. Tg. 3: 11; Tg 4: 13 - 15; Ec 5:4, 5.

MATEUS 5: 34 - 36 - O que você pode dar como garantia da sua palavra ou da sua atitude: o céu, Deus a Terra ou a sua cabeça? Fazer juramento pelo céu, por Deus pela Terra ou por sua cabeça é uma grande ignorância. Você está dando como garantia algo que não é seu: por acaso você é dono do céu, de Deus da Terra ou da sua cabeça? Com certeza NÂO, portanto esta doutrina da determinação é uma grande heresia. Rm. 4: 17; Is 45:5-7.

MATEUS 5: 37 - Você só pode dar como garantia aquilo que está sob o seu controle, portanto se você pode garantir a sua palavra diga sim, se você não tem certeza da garantia diga um não bem grande. Tg. 4: 13 - 16.

OLHO POR OLHO Mt. 5: 38 - 42

MATEUS 5: 38 - Aqueles que usam o VT. Como base para seus ensinos doutrinários como guardar a Lei, a busca pela prosperidade, muitos hoje usam mais o VT para suas pregações DO QUE O NT estes com certeza deveriam  pregar o ódio a vingança e não o perdão e o amor. Lc 9:51-56; Jõ 3:16,17.

MATEUS 5: 39 - 42 - Jesus é o maior exemplo de amor e perdão Jõ. 3: 16 Jesus é o maior exemplo de que o homem tem que oferecer a outra face Lc. 23: 34. Porque dar a outra face, porque entregar a sua túnica, porque caminhar uma milha a mais com seu inimigo? Porque atrás do seu inimigo carnal existe um inimigo espiritual Ef. 6: 10 - 13; Lm 3:30, 31;  IPd 5:6-9  por trás  de cada atitude de um mal visinho de um criminoso de um motorista ignorante no transito existe um inimigo espiritual enviado por Satanás para que o mal aconteça. Por tanto neste texto Jesus está ensinando o crente a combater o maligno e não outro ser humano. Jõ 10:10; Jõ. 3: 17; Lc. 9: 51 - 56.
Jesus está ensinando o crente a usar armas que aparentemente humilha aquele que está sendo agredido, mas com certeza estas armas estão destruindo as armadilhas e ciladas preparadas por Satanás. Tg. 4: 7 - 10; IPd 5:6-9.

AMOR AO INIMIGO Mt. 5: 43 - 48

MATEUS 5: 43 - “Quando se prega: Ame ao seu próximo” está pregação é muito certa MT. 22: 39, mas quando se prega que se deve odiar o seu inimigo é fazer o que o diabo  quer, Jõ 8:44 Amar aqueles que se dizem nossos inimigos é fazer o que Deus quer, destruir as obras do diabo, IJõ 3:8 usando a principal arma espiritual que Deus deu aos crentes: O AMOR ICo. 13: 1 - 7; Rm 13:8-12; Sl. 133.

MATEUS 5: 44 e 45 - O crente aprende que se deve orar para tirar o inimigo carnal que há na vida dele, mas Jesus ensina a orar por estes inimigos, Rm  12:14  não para que eles sejam destruídos, mas para que sejam filhos do vosso Pai. Por quê? Porque a oração é outra arma mortal para as obras de Satanás. Quando você ora para Deus salvar o seu inimigo carnal você está orando para Deus destruir as obras de Satanás da vida deste seu inimigo. ITm  2:3, 4; Rm 12:17-21.

MATEUS 5: 46 - Se amarmos só os que nos ama seremos iguais os nossos  inimigos, iguais aqueles que não são crente, , porque amar somente aqueles que nos ama é fácil, todos fazem. Difícil é amar aqueles que nos odeia. Jõ 3:16; Mt 5:48.

MATEUS 5: 47 - Este texto mostra uma realidade em nosso meio, crentes de determinados ministérios não saúda os crentes de ouros ministérios, alguns até dizem que não saúdam porque não são irmãos, que absurdo! Jesus nos ensina a saudar a qualquer pessoa de qualquer religião com a paz. Mt. 10: 5 - 13.

MATEUS 5: 48 - Porque ser perfeito como Deus? Por que Deus não faz acepção de pessoas Dt. 10: 17 e nos ensina a não fazer Jó 32: 21. Deus amou o mundo e não uma pessoa ou ministério ou religião e nos ensinou este amor. Jõ. 13: 34 e 35; Tg. 2: 1 - 13; IJõ. 4: 7 - 12.

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