I CORÍNTIOS - Capítulo 12
Dons Espirituais
ICORÍNTIOS 12: 1– Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero irmãos, que sejais ignorantes.
O apóstolo Paulo ao falar dos dons espirituais ele diz: “Não quero irmãos que sejais ignorantes. Não é do interesse de Deus e de sua Palavra que os crentes sejam ignorantes a esse respeito”. Ignorância pode ser por falta de conhecimento (Atos 17: 30), ou por falta de interesse (Dt 32: 1-6). A causa de termos manifestações de dons de mentira na igreja é a ignorância (IITs 2: 8-12; Os 4: 6ª). O povo crente não tem interesse em ler a Bíblia e pouco interesse em aprender a Palavra de Deus (Jo 6: 26-27). Aulas dominicais e os cultos de doutrinas são os que têm menos participações dos membros. Onde não há interesse, não há conhecimento e, não havendo conhecimento, o diabo tira proveito (II Co 11: 13-15; Mt 24:4-5 e 23-25).
ICORÍNTIOS 12: 2– Vós bens sabeis que quando éreis gentios, deixáveis levar-vos aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
O apóstolo Paulo lembra aos irmãos da igreja de Corinto o passado da ignorância. Paulo lembra a eles do tempo de idolatria. O que Paulo está dizendo aqui é: “Olha, antes de conhecer a verdade, a palavra, o Espírito Santo, a obra e o Reino de Deus, vocês eram ignorantes e tinham razão de ser, pois vocês eram guiados por ídolos mudos, ou seja, vocês eram guiados por nada”(I Co 8:4). Obs. existem ídolos mudos e ídolos não-mudos (Mt 10:37-38). O apóstolo continua: “Agora não há razão para vocês serem ignorantes.
A Palavra está aí para ensiná-los (Jo 8: 31-32; Pv 8:1-11 e 22-36; Cl 2:1-3; Jo 7:16-17; Jo 1:1-12; Jo 6:63). O Espírito Santo também está aí para lembrar e ensinar (Jo 14: 26; Is 34: 16).
ICORÍNTIOS 12: 3– Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! Senão pelo Espírito Santo.
A palavra anátema significa maldição. O que o apóstolo Paulo está tentando fazer é levar aquele povo a compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz que Jesus é uma maldição (Jõ 15: 26 - 27). Portanto, se tem algum espírito dizendo que Jesus é uma maldição, este espírito não é de Deus (I Jõ 4: 1- 3). Como pode alguém que tem conhecimento das profecias, da história de Israel, que conhece a Palavra de Deus, que participa do altar, dizer que Jesus Cristo não é Deus, que Jesus Cristo não vem de Deus, que Jesus Cristo é um engano, é uma maldição? (II Ts 2:7-12; I Jo 4:6).
Quem tem este entendimento e fala desta maneira não fala pelo Espírito Santo, mas sim por demônios (Mc 3: 20-30; I Jo. 4:1-3). Você pode me perguntar: como eu vou saber que alguém que está falando por demônios? Pelo Espírito Santo esta pessoa não está falando, sabe por quê? (Jo. 14: 26; Jo. 15: 26-27; Jo. 16:7-14; Atos 1:8). O apóstolo Paulo revela que ninguém pode dizer- Jesus é o Senhor - se não for pelo Espírito Santo.
A obra do Espírito Santo no crente é levá-lo a testificar, testemunhar, exaltar e engrandecer o nome de Jesus. O Espírito Santo e a igreja (Ap 22:17; Is 12:1-3; Is 55:1-3), juntos, arrebatam multidões para Cristo (Ap 19:1-9; Ap 5:1-10). É esta multidão que, movida pelo Espírito Santo, vem declarar que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai (Rm 10:4-10; Fp 2:9-11; Cl 1: 15-20; Rm 11:33-36).
ICORÍNTIOS 12: 4– Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
Há diversidade de Dons, mas o Espírito é o mesmo, ou seja, os Dons não são iguais, são diferentes uns dos outros, mas o Espírito é o mesmo. O Espírito Santo é um só, não há vários Espíritos Santos. O Espírito Santo é Deus onipresente, está em todos os lugares ao mesmo tempo (Sl 139:7-18). O Espírito Santo que está em mim, me ensina e revela a palavra é o mesmo que está agora em você, lhe ensinando (Gn 1: 1- 4; Is 48: 17; Jo 14: 26).
ICORÍNTIOS 12: 5– E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Porque o apóstolo Paulo não fala aqui que: “há diversidade de ministérios, mas o Espírito é o mesmo”, mas fala: “o Senhor é o mesmo”? Porque os Dons Espirituais vêm por distribuição e manifestação sobrenatural do Espírito Santo (I Co 12:7). Já os dons ministeriais são diferentes. Os dons ministeriais não estão relacionados com as manifestações sobrenaturais do Espírito Santo. Como assim irmão? Explique-me. Os dons ministeriais vêm por distribuição do Senhor Jesus Cristo - unção (Ef 4:4-16; I Sm 10:1 e 6-7). Os Dons ministeriais estão relacionados com a autorização de Jesus Cristo - chamado (Jo 15:1-27). Homens chamados para que façam a Sua obra, independentemente dos dons espirituais que eles venham ter (Gl 1: 10-12; Atos 9:1-18; Atos 13:1-3; I Co 3:5). Apóstolos são aqueles chamados para missões e colocar o fundamento (I Co 3: 10; Ef 2: 20; Mt 10:1-8; Atos 13:1-3). Fundamento é a base doutrinária dos ensinamentos de Cristo (Hb 6:1-2; Mc 16: 15-18; Mt 28:18-20). Profetas: profetas da Palavra - pregadores da palavra genuína (Co 3: 10-16; Ec 12:10-11; II Sm 23:2; Ez 3: 1- 4).
Obs. Profeta aqui não está relacionado com os profetas do Velho Testamento, pois o ministério profético do Velho Testamento se encerrou junto com a lei (Mt 11:13). E também não está relacionado com dom de profecia mencionado pelo apóstolo Paulo (I Co 12: 10; I Co 14:1-33; Atos 21:1-9). Evangelistas: chamados para pregar Cristo, pregador exclusivo dos evangelhos II Tm 4:1-5; I Tm 4: 6-14; Atos 21:1-8; Atos 8: 1- 8 e 26 - 40). Pastores: chamados para cuidar das ovelhas e do rebanho (Jo. 21: 15-17; Mt 16:13-19; Jr 3:15). Doutores: chamados para ser mestre, trabalhar na área de ensino (Hb 5: 12; I Tm 3:1-2; Dn 12:3; Ec 12: 10-14).
O Espírito Santo é quem está na direção do trabalho (Atos 15:6-28; Ap 22:17). O Espírito Santo é quem faz a separação e escolhe aqueles que irão receber os ministérios (Jo 15: 15-16; Atos 9:1-20; Atos 13:1-4; II Co 3:5; Gl 1:8-12; I Tm 4:6-14; II Tm 4:1-5). Você vai encontrar em sua caminhada pessoas com dons espirituais sem nenhum dom ministerial, e também vai encontrar pessoas com dons ministeriais com poucos ou sem nenhum dom espiritual. Você pode perguntar: existem pessoas que ocupam ministério na igreja e não tenham nenhum dom espiritual? Sim; muitos são separados e ungidos sem ter nenhum dom espiritual. Você pode continuar perguntando: Como pode alguém dirigir a obra de Deus sem dons espirituais? Simples, os dons ministeriais capacitam o homem para ministrar, administrar e dirigir a obra de Deus (I Co 3:5; I Sm 10:1-7), já os dons espirituais capacitam o homem para testemunhar Cristo (Atos 1:8; Rm 15:15-19; I Co 2:1-5).
O fato de o homem não possuir dons espirituais não significa que ele não esteja apto para estar na frente da obra de Deus; o importante é ter o chamado para liderar (Jo. 15: 15-16; Ef 4: 1), ser fiel (Sl 101: 6; Lc 12: 42-44), ser temente a Deus (Pv 9: 10; Pv 15: 16-33), ter uma profunda comunhão com o Espírito Santo (Jo. 4: 23-24; Atos 15: 28), uma vida exemplar diante de Deus e da sociedade (I Tm 3: 1-13; I Tm 5: 17-25; II Tm 2: 14-25). Os dons espirituais para aquele que está na frente da obra é uma questão de tempo, depende só dele (Mt 25: 14-29; Jr 29: 11-13; Lc 11: 5-13; Lc 12: 42-44; I Co 15: 58). A igreja precisa de membros com dons ministeriais e outros com dons espirituais. Os dons espirituais são para a utilidade da igreja (I Co 12: 7). Portanto, qualquer irmão crente que possua dons espirituais está apto para auxiliar a igreja em suas necessidades. Deixando bem claro, somente quando for requisitado por aquele que está na frente da igreja (Lc 14: 7-11; I Co 1: 1-7; I Co 14: 40-33; Zc 4: 6).
Lembre-se, a igreja é o corpo de Cristo, os crentes de banco e os crentes que ocupam ministérios são apenas membros deste corpo, e cada membro tem a sua utilidade (I Co 12: 12-27). O importante é aquele que está na frente da obra saber, entender e reconhecer, que na igreja de Deus existe uma autoridade maior que a dele (I Co 11: 3; Ef 5: 23; Cl 1: 15-19). E esta autoridade usa quem Ele quer (Nm 22: 1-32; Is 43: 13; Is 45: 5-7)
ICORÍNTIOS 12: 6 – E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera em tudo em todos.
O apóstolo Paulo continua: “Há diversidade de operações, mas o mesmo Deus que opera tudo, em todos”. Ou seja, independente do crente ter recebido dons ministeriais ou espirituais quem está operando é Deus (Fp 2: 13). Deus está no controle. Você pode perguntar: Alguém pode receber dons ministeriais e dons espirituais? Sim, é o mais provável que aconteça. A maioria dos apóstolos possuía os dons espirituais e ministeriais. Observe: O apóstolo Paulo era apóstolo, evangelista e doutor, que são dons ministeriais, mas também tinha dons espirituais: discernimento de espírito (Atos 16:9-18), milagres (Atos 20:1-11), sabedoria e ciência (I Co 2:1-5; Cl 2:1-3).
ICORÍNTIOS 12: 7– A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.
A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. Não sou eu que estou dizendo, é a Palavra. Os dons espirituais não são brincadeira. Eles não são para as pessoas ficarem falando, dialogando, brincando com os demônios. Os dons espirituais não são para as pessoas ficarem derrubando os crentes na igreja através de sopro, arremesso de paletó e outros prodígios de mentira, muito menos para ficarem distribuindo dentes de ouro ou outras coisas parecidas, nem para satisfazer o ego de muitos líderes e pregadores (Gl 6:7-8; Jó 4:7-8; Is 28: 14-15).
Os dons espirituais são para a utilidade da igreja e para a necessidade da obra, é para atender a necessidade do povo de Deus. Os dons espirituais têm e devem passar pelo crivo da Palavra de Deus (Is 8: 20). É dever de o crente conferir na Palavra de Deus se as manifestações espirituais que estão sendo realizada nas igrejas estão de acordo com o que ensina a Palavra (Sl 119: 11 e 105). Os crentes devem verificar na Palavra de Deus se os sinais espirituais que estão sendo manifestados nas igrejas também foram manifestados por Jesus, pelos apóstolos e discípulos ou, se tem a mesma utilidade que os sinais realizados por eles tiveram. Um povo sábio vê, analisa e julga, segundo a Palavra de Deus (Atos 17: 9-11; Dt 29: 29; Jo 12: 48; Jo 7: 16-17; Jo 14: 26).
Não devemos dar lugar ao diabo (Ef 4: 27). Ele conhece o homem desde o começo e sabe da sua ignorância a respeito das coisas de Deus (Gn 3:1-7; Hb 12: 16; Gn 25:1-34). Ele é perito em imitar e realizar sinais e prodígios de mentiras (IITs 2:9). Ele é o pai da mentira (Jo 8: 44; Ex: cap. 7-8 e 9). Imitar ele é capaz, mas não é capaz de passar pelo crivo da Palavra de Deus (Jo 1:1-3; Ap 19:11-13). Bem que ele tentou, mas foi reprovado (Lc 4:1-13; Mt 16:20-23; Atos 16:9-18). Dons espirituais e ministeriais, que não estão na Bíblia, desconfiem deles. Existe espírito de erro em nosso meio (IITs 2:9-12; I Jo 4:6).
Não era da vontade e desejo do apóstolo Paulo que a igreja de Corinto fosse ignorante a respeito dos dons espirituais (I Co 12:1). Não é desejo de Deus que a igreja atual seja ignorante a respeito dos dons espirituais. A ignorância mata, destrói, impede o crescimento (Atos 3:1-17; Ef 4: 17-18). A ignorância a respeito dos dons espirituais abre brechas que permite a entrada do espírito do erro (I Jo 4:6; Dt 32:1-6).
Como podemos reconhecer o espírito do erro? Através dos sinais que ele faz, sinais e prodígios de mentira (IITs 2:9-12). O que são sinais e prodígios de mentiras? São sinais que não tem utilidade nenhuma para a igreja, que não servem para a edificação da igreja e do crente. Os sinais e prodígios de mentiras não servem para nada, a não ser mexer com as emoções do crente e atrair curiosos (I Tm 4:1; Mt 24:24-25; Mt 24:4).
Os dons são divididos por categoria: temos os dons naturais, os espirituais e os dons ministeriais. Os dons naturais são aqueles que vêm pela natureza humana, ou seja, o homem já nasce com eles. Ex. cantores, músicos, artistas, zeladores e outros. Os dons espirituais são manifestações sobrenaturais (I Co 12:1-11); já os dons ministeriais são os ministérios que foram repartidos entre os discípulos (Ef 4:1-16; Jõ 15: 15-16), e distribuídos para todos quanto o Senhor chamar (Jo 14: 12; Atos 2: 37-39). Jesus Cristo foi o único homem, nascido de mulher, a ter todos os dons espirituais e ministeriais. Jesus Cristo Homem (I Tm 2:5) foi o único homem nascido de mulher a receber a plenitude do Espírito Santo (Jo 3: 26-34; Cl 1:15-19).
I CORÍNTIOS 12: 8– A um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
Os dons na verdade são os talentos distribuídos por Deus ao seu povo. Os homens recebem de Deus, quando nascem, dons naturais que se desenvolvem durante a vida. E estes dons, quando o homem se converte é utilizados no trabalho da igreja e na obra de Deus (Ex 31:1-11). Este mesmo homem também pode receber dons espirituais e dons ministeriais e ser realmente um crente talentoso (Mt 25:14-30).
Aqui o apóstolo Paulo começa classificando os dons. Vejam o que ele diz: “A um, pelo Espírito, a palavra de sabedoria, e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência”. Paulo classifica os dons, iniciando por aqueles que são mais importantes na área de relacionamento. A maior obra do Espírito Santo esta no relacionamento. Como assim? Como o homem vai se relacionar com Deus sem o Espírito Santo? (Rm 8: 18- 27; Jo. 14: 26; Jo. 16: 7- 15). Como a igreja vai se relacionar com os necessitados, com os oprimidos com as ovelhas perdidas que estão lá no mundo? (Ap 22: 17; Atos 10: 1- 47; I Co 12: 7); Para se ter um bom relacionamento é preciso ter sabedoria e conhecimento. Observamos que Paulo fala que a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria. Não há como comprar está sabedoria (Atos 8: 14-20). Está sabedoria; ela vem do alto (Tg 3: 17; Nm 27: 18- 23; Dt 34: 9). Está sabedoria age no mais íntimo do homem - no espírito (Dn 5: 14). Está sabedoria é diferente da sabedoria do mundo, pois ela traz revelações, interpretações, desvenda mistérios e não deixa ninguém sem resposta (IRS 3:1-28; Dn 5:1-30; Dn 4:1-36). Ela não se aprende não se adquire lendo livros, frequentando cursos ou faculdades teológicas, pois ela só é alcançada buscando, pedindo (IRs 3:1-12; Tg 1:5; Jr 29: 11-13; Lc 11:5-13).
Seguindo a mesma linha de ensino do apóstolo Paulo: “a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência”. Também é de graça; não precisa pagar comprando livros ou pagando cursos ou faculdades; o caminho é o mesmo (Jr 3: 15; Lc 11:5-13; Jr 33:3; Dn 2:21-22).
A ciência aqui mencionada pelo apóstolo não é a ciência do mundo, dos poderosos que se aniquilam (I Co 2:6). A ciência aqui é a oriunda de Deus. É o conhecimento vindo do alto, por revelação, conhecimento que só tem quem anda com Jesus, quem aprende com Jesus (Atos 4:1-13; Gl 1: 10-12). A ciência de Deus traz a luz, que nos faz entender a Sua palavra (Jo 8: 12; Cl 2: 1- 3; I Co 1: 24). A ciência que vem do alto faz o crente ter o conhecimento das coisas que estão ocultas atrás da letra (vida em espírito) (I Co 2: 9; Jo 6: 63; II Co 3:6).
Quem tem a ciência vinda do alto não precisa recorrer a livros, a cursos ou faculdades. Não necessita ser ensinado por ninguém (I Jo 2: 20-27). Ele aprende a desvendar os mistérios que estão na Palavra de Deus com o próprio Espírito de Deus (Jo 14: 26; Is 34: 16). A pessoa que tem a ciência vinda do alto, enxerga coisas na Palavra que aqueles que têm a ciência humana não conseguem enxergar (I Co 8: 1- 6; Rm 1: 18- 27; Jo 9:39; Rm 12:1-2; Pv 13:7).
O dom de sabedoria e da ciência é muito importante para a igreja, pois trazem luz e entendimento para o relacionamento do homem de Deus com Deus, do homem de Deus com a igreja e do homem de Deus com a sociedade. Tanto a sabedoria quanto a ciência de Deus você só alcança se Cristo viver em você (Cl 2:1-3; Jõ 14: 15-26; Gl 2: 20). Veja o apóstolo Paulo. Depois que ele conheceu a Jesus Cristo, ele conheceu a verdadeira sabedoria e a verdadeira ciência (I Co 1: 18-24; I Co 2:1-5; Cl 1:1-3). O apóstolo Paulo, após receber a verdadeira sabedoria e a verdadeira ciência, viu que não tinha mais necessidade das tradições e do conhecimento antigo (Fp 3:1-11; Gl 1:6-16; II Co 5: 17).
ICORÍNTIOS 12: 9 – a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, dons de curar;
Aqui o Apóstolo Paulo classifica os dons conforme a importância de benefício para os que são chamados para a salvação (Ap 22: 17; Is 12: 1-3; Is 55: 1-3). Dons de poder: fé e dons de curar. Embora a operação de milagres esteja entre os dons relacionados no versículo seguinte, está entre os dons de poder que beneficia o povo crente e também o não-crente (Atos 8: 1-8; Rm 15: 18-19; Atos 14:1-17). Estes dons têm como objetivo o povo humilde, o crente de banco, o frequentador dos cultos, todos os necessitados em geral (Mt 14:14-21; Mt 11:25-28).
Fé: o dom da fé não é a fé que opera para a salvação (Rm 5:1; Hb 11:6), mas sim a fé daqueles que estão na frente da obra, daqueles que estão lá para mudar, através da sua fé, a vida daqueles que estão lá só para receber as bênçãos (Mt 17:14-21; Atos 3: 1- 16). São os despenseiros de Deus (I Co 4:1). Esta fé leva os homens de Deus a permanecerem em jejum e oração por muitos dias, até Deus se mover e resolver os problemas dos crentes e da igreja (Mt 17:14-20; Lc 18:1-8). Veja os capítulos 4, 5 e 6 de Ester. Está fé é a fé que faz o impossível se tornar possível (Lc 17:5- 6; I Co 13:2).
Seguindo o mesmo raciocínio vemos que o Apóstolo fala do dom de curar. Para quem este dom é importante? Para aqueles que chegam à igreja, doentes, enfermos, precisando de cura; é nesta hora que aparece àqueles obreiros que oram com imposição de mãos e, o crente ou o não crente que está enfermo na igreja recebe a cura e Deus é glorificado (Tg 5: 14-15). Quem tem este dom, até estando distante do enfermo, ele ora e o enfermo é curado (Atos 5: 12-15; Atos 19:1-12).
ICORÍNTIOS 12: 10 – a outro, a operação de milagres; a outro, profecia; a outro discernimento de espíritos; a outro, variedades de línguas, e a outro, interpretação de línguas.
O dom de operação de milagre se encaixa nos dons de poder que são benefícios para a vida do povo de Deus e para toda Humanidade. O dom de operação de milagres serve de benefício para o povo crente e também o não crente, para todos necessitados em geral. Onde os milagres estão presentes a igreja cresce, o trabalho é divulgado, há o interesse da mídia. Paralíticos andam surdos ouvem cegos enxergam mudos falam mortos são ressuscitados, ou seja, é mais um dom que é extremamente útil para a igreja (Atos 8:1-8; Atos 19: 11-12; Atos 20:7-12).
Os sinais são de extrema necessidade para a igreja (I Co 12:7; Mt 4:16; Mc 16:15-18). Você pode perguntar: o que são sinais e prodígios? Sinais são as manifestações do poder sobrenatural do Espírito Santo; prodígio é o acontecimento sobrenatural que o identifica (Mc 16: 15-18; Rm 15:18-19; Atos 8:6-7).
Os sinais e prodígios são para a utilidade da igreja e para a glória de Deus (Rm 11: 33- 36), por isso qualquer sinal de prodígio que não tenha utilidade para a igreja, a não ser atrair curiosos e satisfazer o ego de líderes e pregadores, não veja como benção; é espírito de erro (IITs 2:7-12; Ap 16:13-15; I Jo 4:6).
Já aqui os dons são de revelação: profecia, discernimento de espírito, variedade de línguas e interpretação de línguas. Estes dons são de extrema necessidade na igreja e de muitas utilidades no momento do culto. Estes dons não são específicos para aqueles que ocupam ministérios, mas sim para toda a igreja, para todos os crentes, independente se tem ministério ou não. Estes dons são úteis para a realização e organização do culto e está presente vida dos que ocupam os púlpitos e nos crentes de bancos (Jl 2: 28-29; Atos 2:1-18).
Profecia - qualquer crente pode receber o dom de profecia. É bom o crente entender que o dom de profecia não é o ministério de profeta (Ef 4:7-11). A profecia é um dom de revelação (Atos 21:1-9). É útil porque revela mistérios, traz à luz o que está oculto e escondido (Dn 2: 22), e edifica a igreja (I Co 14:3-4). Faz com que os que estão presentes e tiverem á vida revelada dizerem: verdadeiramente esta é a casa de Deus. E Ele certamente está neste lugar (Gn 28: 16-17; I Co 14: 21-25).
Discernimento de espírito, a meu ver, é um dom dos mais importantes da igreja. Este é o único dom que é capaz de revelar a presença de Satanás e seus demônios na igreja. Satanás é perito em imitar e enganar. Ele pode se misturar no meio dos crentes e profetizar (Mt 16:20-23); criar rebeliões e traições (Jo 13:21-27); tudo com o objetivo de ocupar cargos e ministérios (II Co 11:11-15). Ele se infiltra no meio dos crentes para, através dos elogios, colocarem a soberba no coração do homem de Deus e depois derrubá-lo (Atos 16:9-18). Ele está presente na igreja usando todos os meios para derrubar o povo de Deus (Lc 4:1-13; Ef 4: 27; I Pd 5:8). Agora, veja você porque o dom de discernimento de espírito é necessário na igreja (Ef 4:27; I Pd 5:8). Diante de tudo isso eu imploro - povo de Deus, busque o dom de discernimento de espírito (Lc 11:5-13; Jr 33:3; Jr 29: 11-13). A igreja que tem o dom de discernimento de espírito tem bem menos problemas do que as igrejas que não tem (II Co 10:3-4; Ef 6: 10-12; Tg 4:7).
Variedade de línguas - outro dom de revelação muito importante para a igreja. O dom de variedade de línguas não são as línguas estranhas falada na igreja (I Co 14:1-15). A língua estranha faladas na igreja, nos cultos, são os sinais do qual Jesus Cristo falou (Mc 16: 17). O dom de variedade de línguas aparece no derramamento do Espírito Santo (Atos 2:1-12). Observamos que a variedade de línguas é um dom para edificação da igreja; é um dom que os homens, independente da nação que ele seja, ele vai ouvira palavra pregada (Rm 10: 17), e vai entender na sua língua natal (Atos 2:1-8). Já a língua estranha, falada na igreja, serve para a edificação do crente e não da igreja (I Co 14:1-4). Esta língua estranha, falada na igreja, ninguém entende, e, em espírito, fala em mistérios; somente Deus entende (I Co 14:2). Veja nosso comentário em: ATOS DOS APÓSTOLOS- A 1ª IGREJA, capítulo 2.
Interpretação de línguas; este sim é o dom que veio para esclarecer e interpretar as línguas faladas na igreja. Este dom traduz aquilo que está sendo falado em línguas estranhas dentro da igreja. Você pode perguntar: por que a necessidade deste dom se a língua estranha falada na igreja Deus entende? Para evitar as atuações de demônios dentro da igreja, pois estes gostam de imitar e trazer confusão no meio do povo de Deus. Alguém pode estar falando em línguas estranhas movido por demônios dizendo que Jesus é uma maldição. Parece que era isto o que estava acontecendo aqui na igreja de Corinto (I Co 12:3). A interpretação das línguas serve para revelar o que está sendo falado em línguas estranhas na igreja (I Co 14: 12-13), e o discernimento de espírito é que revela quem está falando (Mt 10:26; Dn 2:22; Sl 139:6-7; Mt 16:20-23; Atos 16:9-18).
ICORÍNTIOS 12: 11– Mas um só é o mesmo Espírito que opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.
Sejam dons espirituais, ministeriais, seja sabedoria, ciência, fé, cura, milagres, profecias, discernimento de espírito, variedade de línguas ou interpretação de línguas; mas quem opera é um, quem distribui os dons é um só. O mesmo que opera, é o mesmo que distribui particularmente a cada um como Ele quer. Vamos entender bem isso: Os dons espirituais e ministeriais são distribuídos em particular como Ele quer (Is 43: 13; Is 45:5-7). Eu posso orar a Deus para que ele, através de Seu Espírito Santo, venha a dar um dom espiritual ou ministerial para determinado irmão da minha igreja. Mas eu tenho que entender que não é o que eu quero o que eu acho ou, que eu penso (Rm 9: 16; Dn 4: 17; Mt 26:39) é o que Deus quer; o que Deus pensa e o que Deus acha. É ele, o Espírito Santo, é quem vai distribuir os dons conforme Ele quer, conforme a necessidade da igreja e da obra, para aquilo que for útil, e para quem Ele quiser e isto nós não podemos interferi. O comando é do Espírito Santo (Atos 15: 9-28; 1: 1- 4; II Co 3:1-8). É um particular entre Deus e o crente, entre Deus e a igreja (Fp 2: 13; Is 43: 13; Rm 8: 28).
Qual entendimento, sabedoria e conhecimento para ir buscar e ensinar os perdidos? (Pv 11:30; Lc 14:15-23; Mc 16:15; Ap 22:17). Fé, dons de curar, operação de milagres, para receber e abençoar os perdidos (Is 55:1-4; Is 12:1-6; Is 53:1-5). Profecias, discernimento de espírito, variedade de línguas e interpretação de línguas, para organizar o culto e trazer revelação para o perdido, e fazer o perdido sair da igreja dizendo verdadeiramente este é um povo que tem sabedoria e conhecimento e Deus está neste lugar (Gn 28: 10-17; I Co 14: 21-25). Você pode perguntar: tudo é para o perdido? (Mt 18:11), e nós, que já aceitamos, não recebemos nada?(Lc 15: 11-31; Jo 13: 10; Mt 6:33). Os sinais são de extrema necessidade para a igreja (I Co 12:7; Mt 4:16; Mc 16:15-18).
I CORÍNTIOS 12: 12– Assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros sendo muitos, formam um só corpo, assim é Cristo também.
Aqui o apóstolo Paulo está usando como alegoria o corpo humano. O corpo é um só, mas com muitos membros. Não tem segredo e nem mistério, basta você olhar para o seu corpo e você vai ver o que você é. O corpo é composto também de membros, que lhe dão a forma que é. Assim é Cristo. Jesus Cristo, o homem, também era um corpo humano com todos os seus membros, cada um em seu devido lugar; mas o assunto aqui não é para estudarmos o corpo humano de Cristo, mas sim o corpo espiritual de Cristo, que permanece conosco todos os dias (Mt 28:18-20). Jesus Cristo morreu, ressuscitou e subiu ao céu (Atos 1:1-11). Está ao lado do Pai (Atos 7: 54-56). O seu corpo continua aqui. A igreja de Deus é o corpo de Cristo a continuação da sua obra. O corpo de Cristo continua aqui fazendo a sua obra. Este corpo, assim como o corpo humano, tem muitos membros. Eu sou um membro, você é um membro, nós todos somos membros deste Corpo (Jo 11: 45-52; I Co 12: 27).
ICORÍNTIOS 12: 13– Pois todos nós fomos batizados em um só Espírito, formando um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres; e a todos nós foi dado de beber de um só Espírito.
Jesus Cristo durante a sua caminhada e a sua obra de salvação da Humanidade (Jo 3: 16), que durou três anos, andou na plenitude do Espírito (Jo 3: 26-34; Cl 1:15-19). Sem o Espírito Santo não havia como Jesus realizar esta obra (Lc 1: 26-35; Lc 3:21-22). Sem o Espírito Santo com certeza nenhum de nós estaríamos neste Caminho (Atos 1:8). Sem o Espírito Santo a igreja não existiria (Atos 2:1-47; Atos 22: 17; Atos 15:1-28). Sem o Espírito Santo os gentios jamais teriam recebido a Palavra (Atos 10:1-20; Ap 22: 17), e jamais seriam feitos herdeiros da promessa (Atos 2:37-39; Rm 8:11-17; Gl 3:14). O Espírito Santo atravessou fronteiras, quebrou barreiras culturais para que nós, gentios, fôssemos a continuação da igreja de Deus (Is 45:2-3; Rm 11:13-17).
O Espírito Santo que estava em Cristo, fazendo a obra, é um só; é o mesmo que nos colocou no caminho (Rm 10:4-13; Atos 16: 31); é o mesmo que fez com que a palavra chegasse até nós, os gentios (Atos 1:8; Atos 8:1-4). Quando aceitamos Jesus Cristo recebemos o Espírito Santo (Atos 2: 37-39; Ef 1:3-13). O Espírito Santo passa a fazer Sua morada em nós (Ef 2: 19-22; I Co 6:18-19; II Co 6:11-18), passa a nos ensinar (Jo 14:26; Is 48:17) e nos convence a passar pelo batismo que Jesus se batizou (Jo 16:7-14; Mt 3:13-17; Rm 6:1-4). Automaticamente passamos a fazer parte deste Corpo (Ef 4:1-6; Jo 3:1-5; Ef 2: 11-16; Ef 3:1-6). Batismo em um só Espírito, um só corpo e beber de um só espírito significam que nós recebemos o mesmo Espírito que estava em Jesus, pela fé (Gl 3:8-14). Passamos a fazer parte do corpo de Cristo pelo batismo de sua morte (Mc 10: 32-39; Rm 6:3-8; Rm 8: 10-11; I Co 11:23-25; Gl 3:13-14). Paulo fala: todos nós fomos batizados em um só Espírito e não apenas alguns. O batismo do Espírito Santo é o batismo da igreja, portanto, é o batismo do corpo e de todos os seus membros (Ez 39: 29; Atos 1:4-5; Atos 2:1-4). O Espírito Santo é o selo, a marca, a garantia que Jesus Cristo, pela sua morte, nos uniu em um só corpo (Ap 5:1-9; Ef 1:3-14; II Co 1:18-22; I Co 11:23-25; I Co 10:16-17) e em um só Espírito com Ele (I Co 6:15-17; Ef 4:1-6).
ICORÍNTIOS 12: 14 – Ora, o corpo não é um só membro, mas muitos.
Ora, o corpo não é um só membro, mas muitos membros. Nós, crentes formamos um só corpo com Cristo, mas não somos o corpo universal, o nosso corpo é o corpo de Cristo no entendimento de que somos sua morada em Espírito e igreja viva de Deus (Ef 2: 11-22; Jo 14:15-23; I Co 6:15-20). O corpo de Cristo, a igreja de Deus, ensinada aqui pelo apóstolo Paulo, nos dá duas interpretações: a igreja local (congregação) Hb 10: 24 e 25; é a igreja universal de Deus (Hb 12: 22-23; Ap 22:17; Ap 5:1-9; Ap 19:9). A igreja universal de Deus não é a congregação local. Embora nós chamemos as congregações locais de igreja, elas não são o corpo de Cristo, elas não são a igreja universal de Deus, mas parte deste corpo. A igreja universal de Deus, que está praticamente em toda a Terra, ela sim é o corpo de Cristo (Jo 10: 14-16; Ap 5:1-9; Is 60:1-3; Rm 4: 13-17). Nós os crentes somos partes ou membros deste corpo (Rm 12:5; I Co 12: 27). Não se apegue em placas ou nomes (I Co 1: 12-13; Jo 3: 29; Fp 2: 9- 11).
ICORÍNTIOS 12: 15– Se o pé disser: porque não sou mão, não sou do corpo, não será por isso do corpo?
O pé faz parte do corpo, serve para andar, se locomover. O pé tem a sua utilidade, agora se o pé ficar murmurando porque queria se mão, como vai ficar o corpo sem o pé, quem vai aos becos e valados (Lc 14: 15-23). Quem vai atrás do perdido? (Mt 18:11). Quem vai cumprir o ide de Jesus? (Mc 16: 15; Is 6:8). Porque razão o pé desejaria ser mão? O pé tem que entender que o lugar que ocupa no corpo não importa; o que importa é fazer parte do corpo. Ele tem a sua utilidade e a mão tem a sua, e ambos fazem parte do mesmo corpo. O pé vai atrás do perdido, vai fazer visita, vai para os montes orar. A mão aplaude o Senhor, entrega folhetos, faz obra de construção civil na igreja, varre a igreja, passa à salva e entrega as ofertas (I Co 12: 18,25-27).
ICORÍNTIOS 12: 16– E se a orelha disse: Porque não sou olho, não sou do corpo, não será por isso do corpo?
E se a orelha disser: porque não sou olho? Se a orelha começar a questionar o fato de ser orelha e não olho e ficar murmurando é complicado. É como se o vaso começasse a questionar o oleiro que o fez (Is 29: 16). A orelha – que tem o ouvido - serve para escutar (Mt 7:24-25; Ap 2:11). Aqui a orelha tem inveja do olho. Se eu fosse orelha eu não teria inveja do olho. Você pode perguntar: por quê? Simples; escutar é melhor do que enxergar. O olho passa por mais provas e tentações (Mt 6:22-23; Tg 1:14-15; I Jo 2:16; Mt 7:3-5). Ouvido é banco, e é para ouvir (Mt 7:24-27). O olho é púlpito e é para enxergar (Ec 1: 18; I Co 3: 10-17; Lc 12:42-48; Is 56:10-12).
ICORÍNTIOS 12: 17– Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se fosse todo ouvido, onde estaria o olfato?
Se todo corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? E se fosse todo ouvido, onde estaria o olfato? Pelo que entendemos na igreja de Corinto, os irmãos não estavam contentes com as funções que eles vinham exercendo dentro da igreja. Ninguém estava contente com aquilo que vinham recebendo de Deus. Provavelmente os que cantavam queriam pregar, os que pregavam queriam fazer milagres, os que faziam milagres queriam profetizar, os que profetizavam queriam ensinar, os que ensinavam queriam curar os enfermos; os que tinham o dom de cura queriam interpretar línguas, e os que interpretavam línguas queriam ter o dom da fé. Desorganização bagunça. Se todos forem pregadores quem vai ser o ouvinte, quem vai se salvar pela pregação? (Rm 10: 17). Se todos forem cantores, onde estarão os pregadores? (Rm 10: 15). Se a igreja for só oração e milagres, onde estará o ensino à pregação, o louvor? Se a igreja for só profecia, onde estará a pregação, o louvor e os milagres? Se todos querem ensinar, quem vai profetizar louvar, realizar os milagres? (Dt 32:1-6; I Co 14: 20; I Co 13:1-13). Não é assim que funciona em nosso meio?
Ninguém está contente com o que recebe de Deus. Sempre querendo algo diferente, sempre querendo aquilo que é dos outros, por isto vemos tanta desordem nas igrejas e nos cultos (I Co 14: 40-33).
Enquanto muitos não querem nada na igreja, outros querem demais. Querem até aquilo que não é para eles. Quantos que não estão contentes por serem um simples diácono ou um simples obreiro? Querem estar na frente dirigindo, pregando e ensinando (Rm 12: 15-16; Lc 12: 41-48). É louvável quem pensa assim, mas o diácono, o obreiro, tem que entender que qualquer trabalho que é feito na igreja tem a mesma importância. A parte do corpo que você ocupa não importa, o que importa é que você faz parte do corpo (I Tm 3:1-12; I Tm 5: 17-25; II Tm 2:14-25).
ICORÍNTIOS 12: 18– Mas Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
Os membros do corpo foram colocados por Deus como ele quis; todos têm a sua importância e a sua utilidade. Os pés, as mãos, os olhos, os ouvidos, enfim o corpo precisa de todos eles; eles fazem parte do corpo e cada um tem a sua importância e utilidade. Deus é o criador do corpo e de seus membros. Ele distribuiu como quis, agora não cabe ao membro do corpo ficar murmurando, porque o fez deste jeito ou porque o colocou nesta ou naquela parte do corpo. O membro não diz que tipo de membro quer ser ou que parte do corpo quer ocupar (Is 29: 16; Jr 18:1-6; Rm 9: 19-21; Is 64:8).
ICORÍNTIOS 12: 19 – E, se todos fosse um só membro, onde estaria o corpo?
Vocês já imaginaram se o corpo fosse um só membro? Imagine se o corpo inteiro fosse uma mão! Seria uma aberração. Assim seria uma igreja se ela fosse só pastor. Se todos os membros fossem pastores não haveria o rebanho, não haveria ovelhas, e não havendo ovelhas não haveria Jesus (Mt 15:21-24; Mt 18:11; Jõ 10:7-16; Is 53:1-6; Ez 34:31; Hb 13:20; I Pd 5: 1- 4). Não havendo Jesus não haveria o corpo (Cl 1: 15-18). Você já imaginou se todos os membros só tivessem o dom da ciência? Á quem iriam ensinar; quem teria o interesse em aprender; quem iria curar os enfermos; quem iria realizar os milagres; quem iria discernir os espíritos? A ciência não anda só, ela precisa da sabedoria (Pv 7:1-4; Pv 9:10). A ciência sem a sabedoria incha, engorda o ego, cria soberba (Lc 11: 52; I Co 8:1). Ninguém anda só (Ec 4: 9; Mc 10: 7 e 8), o membro precisa de outro membro (Ec 4: 10- 12), os membros precisam do corpo e vice-versa (Rm 12:1-18; I Co 12:21-31; I Co 13:1-13).
ICORÍNTIOS 12: 20– Pois há muitos membros, mas um só corpo.
O corpo tem muitos membros, mas o corpo é um só. O corpo não vai funcionar se os membros não estiveram cada um no seu devido lugar. Ele precisa dos membros para funcionar e os membros precisam entender isso. Os membros precisam entender a sua importância para o corpo, independente do lugar que ocupem no corpo. Todos são importantes na mesma medida. Se você, membro, está querendo deixar o corpo, não faça isso (Is 49: 15-16). Membro fora do corpo cria bicho, apodrece e morre (Lc 15: 11-17; Hb 10: 24-31; Ez 18: 31-32).
ICORÍNTIOS 12: 21 e 22 – O olho não pode dizer à mão: não tenho necessidade de ti! Nem a cabeça aos pés: não tenho necessidade de vós! Antes, os membros do corpo, que parecem ser mais fracos, são necessários.
Vocês já imaginaram se o olho dissesse à mão: não tenho necessidade de ti! E a cabeça dissesse aos pés: não tenho necessidade de ti! Você pode imaginar um corpo com os olhos, mas sem as mãos; os olhos podem fazer a função das mãos? Um corpo com a cabeça no lugar, mas sem os pés, a cabeça pode fazer as funções dos pés? Os olhos precisam das mãos, a cabeça precisa dos pés. Os membros são importantes um para o outro, os membros precisam um do outro. O cérebro é o membro do corpo mais forte; ele comanda o corpo. Agora pergunte a ele se ele não necessita de um dedo ou de uma orelha? Cada fio de cabelo, cada unha do pé tem a sua importância e seu valor. Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos, são necessários, ou seja, aquele que parece que não vai fazer falta; vai fazer falta sim. Aquela que é pobre, que talvez não tenha com que contribuir na igreja, que para os mercenários e interesseiros não tem importância nenhuma, é importante sim, todos são importantes. Aquele que ora, canta, jejua, que prega, que ensina, evangeliza, que faz visita, que não perde um culto, aquele que varre que fica na porta, enfim, todos os membros do corpo são importantes (Rm9: 22-24; Mc 12: 41-44; Ed 10:4; I Co 15: 58).
ICORÍNTIOS 12: 23- e os que nos parecem menos honrosos no corpo, a esses nós honramos muito mais. E aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
Qual o membro do corpo humano que o homem considera o mais importante? Porventura, não é o qual ninguém gosta de falar dele? Não é aquele que é menos digno e decente? Este é o que o homem valoriza e honra mais. O que aprendemos? Que aqueles que aos olhos humanos deveriam ser os mais desprezados são os quais nós devemos dar mais valor e honra. Por isso, meu irmão ou minha irmã, ainda que você não seja honrado pelo trabalho que você faz na igreja, ainda que para os outros membros o que você faz não tem utilidade e nem é digno de honra saiba de uma coisa, o teu trabalho, ainda que ninguém veja, ainda que ninguém reconheça e valorize, tem muito valor, tem muita importância no corpo de Cristo (I Co 15: 58; Ap 3:7-8; Ed 10:4; Pv 13:7; Is 49: 15 e 16).
ICORÍNTIOS 12: 24 e 25- porque os que em nós são mais nobres não tem necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros iguais cuidado uns dos outros.
Veja o que o apóstolo Paulo fala: os que são mais nobres não têm necessidade disso. Porque em nosso corpo honramos os que são menos nobres? Porque o apóstolo Paulo diz que os que são mais nobres não necessitam de tanta honra? Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros iguais cuidando uns dos outros. Isto para que cada membro saiba a importância que o outro tem.
O corpo de Cristo, a igreja de Deus também funciona desta maneira, ou deveria funcionar? Aqueles que nós mais honramos talvez não haja tanta necessidade, mas aqueles que são os desprezados são os que deveriam ser mais honrados. Por quê? Para que não haja divisão no corpo, para que não haja separação entre a elite dos púlpitos e os humildes que ocupam os bancos (I Co 6:4-5; Pv 11:14; Pv 13:7).
Quem são os que dividem o corpo? Quem são os que criam rebeliões, dissensões, que dividem as igrejas e criam as doutrinas heréticas? Por acaso não são os que nós consideramos mais importantes e honramos mais? Se todos os membros do corpo tivessem a mesma importância e o mesmo cuidado uns com os outros, independentemente da posição ou do cargo que ocupam no corpo, provavelmente não teríamos tantas rebeliões e igrejas divididas (Pv 11:14; I Co 6:1-4; I Co 1:26-29).
ICORÍNTIOS 12: 26– De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
Veja o que ele diz: se um membro padece, todos os outros membros padecem com ele. Aqui não existe nobre e nem humilde; todos necessitam um do outro. Aquele que ocupa posição de destaque necessita também daquele que não ocupa posição de destaque. Se um membro sofre, todos os outros membros, nobre ou não, sofrem da mesma maneira. Se um membro menos nobre sofre, todos os outros membros, nobres ou não, vão sofrer da mesma maneira, ou seja, na igreja de Deus, no corpo de Cristo, todos os membros, nobres ou não, têm a sua importância e seu valor. Por que muitas igrejas fecharam as portas? Porque só valorizaram os membros mais nobres e esqueceram os menos nobres. O que aconteceu? Todos os membros sofreram nobres ou não, de igual modo. Se estas igrejas, que hoje estão de portas fechadas, tivessem na liderança pessoas sábias, com conhecimento, que honrasse todos os seus membros de igual modo, hoje elas estariam com suas portas abertas. Veja o comportamento dos nobres da igreja no seu início, daqueles que ocupavam púlpitos em relação aos humildes membros de banco (Atos 6:1-7; Atos 15:1-28; Pv 11:14). Temos muito que aprender com a primeira igreja (Ap 2:4; Jr 6:16; Is 30:21).
A igreja não é formada só por membros nobres; os humildes, membros de banco que não têm ministérios, estes são os que deveriam ser mais honrados (I Co 6:1-4; Sl 113; Pv 13:7), afinal são eles, os anônimos quem sustentam os ministérios com seus dízimos e suas ofertas voluntárias. São eles os motivos da alegria na casa do pastor. Alegria por quê? Você já viu alguém trabalhar e voltar para casa sem salário e ainda fazer a alegria do lar?São os membros mais humildes que pagam o salário do pastor (Mc 12: 41- 44; I Tm 5:1 7-18; I Co 9: 13-14). Agora se o membro mais nobre (pastor) não se preocupa com os membros que não são nobres, a igreja vai ficar vazia, o membro nobre (pastor) e outros membros que não são nobres, e suas famílias, vão sofrer. Vamos ver no sentido contrário. Se os membros que não são nobres não se preocuparem com o membro nobre (pastor), não ofertando ou doando seus dízimos, como ficaria o membro nobre? Sofrendo. Quando um membro sofre, todos os membros sofrem também (Mc 14: 27). Portanto, os membros nobres precisam tanto dos que não são nobres, quanto os não nobres precisam dos membros nobres. Ambos precisam um do outro, senão todo o corpo sofre (I Co 12: 21; Sl 133; Atos 4: 32-37).
ICORÍNTIOS 12: 27 – Ora, vós sois o corpo de Cristo, e individualmente, membros desse corpo.
Cada um de nós somos membros do corpo de Cristo, individualmente. Paulo está dizendo à igreja de Corinto: vós sois o corpo de Cristo e individualmente cada um de nós membro deste corpo. No corpo humano os membros são ligados um ao outro. Cada membro depende do andamento do outro. Se um membro estiver com problema, todos os outros vão sentir. O corpo todo vai sofrer as influências deste membro que está com problemas. Na igreja de Deus todos os membros são importantes. Quando um sofre, todos sofrem e o corpo sente. O membro que não quer ver o corpo sofrendo deve fazer duas coisas: primeiro: cuidar de si, pois se ele sofrer o corpo todo vai sofrer. Segundo: cuidar dos outros membros, pois se outro membro vier a sofrer, ele e o restante do corpo irão sofrer também. Por isto o apóstolo Paulo aponta para a igreja um melhor caminho (I Co 12: 31; I Co 13: 1- 13; Rm 13:8).
ICORÍNTIOS 12: 28 – A uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro lugar mestres, depois operadores de milagres, com dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Observe o que o apóstolo Paulo diz primeiramente: Deus colocou na igreja apóstolo, ou seja, apóstolo é o top dos dons ministeriais. Apóstolo foi um dos ministérios entregue por Jesus aos seus discípulos durante os seus três anos de caminhada aqui na Terra (Mt 10:1-8; Lc 19:12-13). Provavelmente na igreja de Corinto o líder não era pastor, mas sim apóstolo (II Co 11:1-13). O apóstolo Paulo classifica os dons que estavam presentes na igreja de Corinto iniciando e mostrando a importância dos dons ministeriais (Ef 4:1-16).
O apóstolo Paulo inicia dando a importância de ser apóstolo, depois profeta, mestre e só depois ele classifica os dons espirituais: milagres, dons de cura, variedades de línguas; e os dons naturais: socorro e governo. A causa desta bagunça na igreja de Corinto era a falta de entendimento dos seus membros (Os 4:6). Provavelmente membros que tinham dons espirituais não estavam respeitando àqueles que tinham dons ministeriais, talvez por terem dons espirituais alguns estivessem se achando os mais importantes da igreja.
Aqui ele menciona socorro. Socorro e governo não estão relacionados com dons ministeriais nem espirituais, mas sim com dons naturais. Socorro: pessoas que tem este dom já nascem com ele, e durante a sua vida eles vão desenvolver um desejo de ajudar e socorrer os necessitados. O samaritano não era crente, mas estava pronto para socorrer (Lc 10: 25- 37). Governo: são pessoas que já nascem com este dom e, durante a caminhada, eles vão desenvolver um espírito de liderança na igreja, na política e na sociedade (Ex 33:1-11; Dt 31: 23; Dt 34:1-9).
ICORÍNTIOS 12: 29,30– São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? São todos operadores de milagres? Têm todos os dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?
Aqui é uma repreensão do apóstolo: são todos apóstolos? Profetas? Mestres? Operadores de milagres? Se todos os membros fossem apóstolos onde estariam os profetas? Se todos fossem profetas onde estariam os mestres? E se todos fossem operadores de milagres? Se a igreja fosse só milagre como seria a igreja sem os que têm os dons de curar? Como seria a igreja sem os dons naturais? Temos muitas igrejas que é só profecia; outras são sós os milagres; outras ainda não têm dom nenhum e nem acreditam em dons espirituais (tradicionais). Igrejas que aceitam os dons ministeriais, mas não aceitam os dons espirituais. Temos muitos ministérios que só vivem de milagres e ofertas, não tem outros dons; outras só têm milagres, cura, mas não tem ensino e nem um verdadeiro culto de adoração a Deus; outras têm dons ministeriais e muitas manifestações espirituais, mas é uma desorganização, uma bagunça. Ignorância, interesse financeiros, e a soberba, estas são as causas do corpo estar tão desajustados (Jr 2: 12-13; Sl 4:2; Is 29: 13).
A igreja de Corinto tinha muita bagunça e confusão, mas não era corpo de um membro só. O apóstolo continua: todos têm os dons de curar, falam todos em línguas estranhas? Interpretam todos? (I Co 14:1-15). O problema na igreja de Corinto era a desorganização do corpo, os membros não estavam querendo permanecer em seu devido lugar. Os que possuíam dons ministeriais estavam sem conhecimento para organizar os membros em cada lugar. Os que possuíam dons espirituais, por realizarem sinais sobrenaturais, se achavam mais importantes do que os que possuíam dons ministeriais, e isto abriam brechas para, até os que possuíam dons naturais, se acharem no direito de reivindicar um lugar de destaque no corpo. A Palavra de Deus é para ensinar, salvar e não para destruir e matar (Jo. 3: 16-17; Lc 9:51-56).
As lideranças das igrejas são àqueles que possuem dons ministeriais (Ef 4:1-13). Estes são os que devem organizar o corpo e colocar cada membro no seu devido lugar (Ef 4: 14-16), sejam membros com dons ministeriais, espirituais ou naturais (I Co 14:40-43).
ICORÍNTIOS 12: 31– Portanto, procurai com zelo os melhores dons. E agora eu vos mostrarei o caminho mais excelente.
Veja esta dica do apóstolo Paulo: procurar com zelo os melhores dons. É você crente que tem que procurar os melhores dons e procurar com zelo. Procurar com zelo por quê? Porque o zelo vai fazer você procurar o melhor, vai fazer você pensar na obra e não em você; o zelo faz você buscar o melhor para a igreja, para os outros membros; o zelo vai fazer você buscar o mais excelente. O caminho para se buscar os melhores dons é o AMOR. Amor a quem? Amor a Deus, a Jesus, ao Espírito Santo, à liderança de sua igreja, aos membros de sua igreja, à obra e ao Reino de Deus, a você e ao próximo (Lc 10: 25-36, Lc 9: 51-56; Mt 22:34-40; I Co 13:1-13; Rm 13:8; I Co 12:13).