Iª CARTA AOS CORÍNTIOS
Autor
Paulo de Tarso, também chamado Apóstolo Paulo e São Paulo, foi um dos mais influentes escritores do Cristianismo primitivo. Não há relatos da data de seu nascimento. Sabe – se pelo próprio Apóstolo Paulo que ele nasceu em Tarso, na província de Mergin, na parte meridional da Turquia (Atos 22:3).
Saulo, judeu helenista, filho de uma família de tecelões de cortinas, foi um dos perseguidores mais ativos que existiu na história da igreja (Atos 8:1; Atos 9:1-2; Atos 22:1-5). Ele havia sido testemunha do apedrejamento de Estevão (Atos 7: 54-58). Saulo foi enviado na adolescência à Jerusalém para estudar, sob a orientação espiritual de Gamaliel (Atos 22:1-3). Hebreu que falava seis idiomas judaico, aramaico (língua comercial da Judeia), siríaco, turco, grego e latim (I Co 14: 18) (I Co 14: 18- 20). Segundo as, palavras, fariseu (Fp 3:1-5), judeu da linhagem de Benjamim (Atos 21: 39; Fp 3:5) e romano por nascimento (Atos 22: 24- 28), Tarso era uma possessão romana, os habitantes nascidos nesta cidade, após sua conquista, automaticamente recebiam cidadania romana.
Destinatário
A igreja do Senhor Jesus, ficava em Corinto, cidade da Grécia. Na verdade a igreja não é templo nem construção formada por paredes e telhados, portas e janelas; a igreja é um grupo de pessoas (I Co. 12: 12–27) que aceitaram Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador (Rm. 10: 4- 13); pessoas que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro. Batizaram-se e são seguidores do Evangelho de Cristo. Naquela época reuniam-se em casas para louvar e escutar a palavra do Senhor e, em Corinto ficava uma delas. A carta foi escrita por volta do ano 55 DC e era destinada à igreja de Corinto, que provavelmente ficava na casa de Tito, o justo. (Atos 18:1–11).
A cidade de Corinto pululava a tal ponto com vícios e iniquidades, que seu nome tornou-se a raiz de um verbo grego que significava “abandonar-se a mais baixa dissolução”. Assim, no ano e meio que Paulo passou entre os habitantes dessa barulhenta e vulgar cidade portuária, ele fundou uma das igrejas mais populosas (At. 18:5-11), ainda que fosse, sem dúvida, fonte das suas maiores preocupações, por seu caráter inquieto e indomável (I Co 1: 10).
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A Epístola
I Coríntios é uma carta de aconselhamento de Paulo, na ocasião em que ele se encontrava em Éfeso e ouviu falar dos problemas da igreja que ficava na cidade de Corinto. Em função disso passa várias instruções sobre diversos assuntos. A igreja de Corinto passava por inúmeros problemas: dissensões, desordens e má interpretação da Palavra, por isto Paulo envia esta carta respondendo sobre as dúvidas dos cristãos daquela Igreja (I Co. 1: 11).
A igreja de hoje
I Coríntios: Capítulo 1
A graça e a paz presente na igreja
I CORÍNTIOS 1:1 - Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,
Observamos que o Apóstolo Paulo foi chamado ao apostolado por Deus, pela vontade de Deus (Atos 9:1–16; Atos 26:1–18). Paulo não se fez apóstolo, não comprou o título de apóstolo, nem decidiu ser apóstolo; Paulo foi chamado por Deus e capacitado a fazer esta grande obra. (Jo. 14: 12; II Co 3:5). O que eu entendo neste texto é que o apóstolo verdadeiro é chamado, separado e capacitado por Deus e que nada tem do homem (Gl 1:11-12; Fp 2:13; I Co 12:6).
I CORÍNTIOS 1:2 - À igreja de Deus, que está em Corinto; aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
Paulo fala da igreja de Deus que está em Corinto, ele não fala a minha igreja que está em Corinto. A igreja é de Deus, as ovelhas são de Deus, os pastores, os líderes são de Deus, tudo é de Deus. O homem é apenas um instrumento nas mãos de Deus, é apenas um vazo nas mãos do Senhor, um canal pelo qual Deus envia as suas bênçãos à Humanidade (II Co 4:1–7; Jr 18:1–6; Ez34: 31; Ec 12:1-7). A igreja é de Deus, foi criada por Deus e vai viver para sempre ao lado de Deus (Mt 16:13-19; Its 4:13-17; Ap 19:1-9).
Paulo fala da igreja que está em Corinto e que foi santificada em Cristo. Entendemos que ser santo é ser bonzinho, não fazer mal para ninguém, não se envolver com nada ilícito, ser educado no falar, no agir em todos os procedimentos. Em todas as religiões do mundo têm pessoas com este comportamento. Ser santo é ser separado (Lv 20: 23-24 e 26), ser santo não é ser diferente, mas sim separado. Podemos ter meia dúzia de copos iguais, mas podemos separar um para o nosso uso exclusivo, foi isto que Deus fez conosco (Atos 9: 15; II Co 4:6-7). Paulo não era bonzinho, Deus o chamou e o santificou em Cristo Jesus (Atos 9:1- 16; I Tm 1: 12-15 e 17; Ef 2:1-9). Deus nos separou pelo sangue de Cristo, para seu uso exclusivo (Ex 19:5; I Pd 2:1-9). Por isto que nós somos santificados por intermédio de Jesus Cristo (I Co 11: 17-25; Rm 8: 31-33; Rm 5:1–11; Jo. 3:16; I Co. 2:1–5), com todos que em todos os lugares invocam o nome do nosso Senhor Jesus Cristo, em todos os lugares. Se a igreja soubesse a força que ela tem. Não existe nada, nome nenhum, ninguém, nenhuma força maior que este nome (Fp 2:9-11; Atos 4: 12; Ap 19:11-16; Ap 1:8 e 17-18).
Fomos separados por Deus para sermos herdeiros da salvação, da vida eterna e para receber graça, unção, poder e armas espirituais para combater nas regiões celestes (Ef 6: 10-18; Is 13:3-4; II Co 10:3-4; Ez 37:1-10 e 14; II Co 10:3-5), e desenvolver um bom trabalho na obra do Reino de Deus aqui nesta Terra (Atos 1:8; Jõ 15:1-16). Agora que sabemos que o sangue de Cristo é a marca que nos identifica como povo separado (Ex 12:1-13; Ap 5:1-9), é só dar continuidade nesta grande obra (Rm. 12: 1, 2; II Co. 10: 3- 5). Santificando - nos ainda mais (Ap 22:11; Hb 12:14). Como assim? Separando-nos de tudo aquilo que nos contamina e afasta de Deus (I Pd 1:3-16; Cl 3:1-17; Ef 4:17-32). Sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12:14).
ICORÍNTIOS 1:3 - Graça e paz seja convosco da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo
O mais importante para a igreja de Cristo é a graça e a paz. A vida sem a paz é um sofrimento, e sem a graça e uma miséria (Lc 10: 21; Pv 13:7). A graça vem de Deus, é uma dádiva não merecida. Nada fizemos para merecer as bênçãos de Deus. A graça é o amor incondicional de Deus, que foi derramado sobre nossa vida, e nada fizemos por merecer isto (Jo. 3: 16; I Jo 4: 19; Jo. 15: 16). Sem a paz de Deus não há razão para a existência da igreja. A igreja depende da paz de Deus; ela vive da paz de Deus e vai ao encontro de Jesus nas nuvens porque a paz de Deus está em seu meio (Is 9:6; Rm 5:1-11; Hb 12: 14; Cl 1: 15-20).
ICORÍNTIOS 1:4 - Sempre dou graças ao meu Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.
A igreja de Corinto não era uma igreja perfeita, todo o tipo de problemas nela havia, mas a graça de Deus era maior que os problemas. Deus não se afastou da igreja de Corinto por causa dos problemas. Todas as igrejas têm seus problemas, mas em todas as igrejas a graça é maior que os problemas (Ef 2:1-9; Is. 49: 15-16; Lc. 9: 51-56; Is. 43:13).
ICORÍNTIOS 1:5 - Pois em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento
O conhecimento verdadeiro estava presente (Jo. 14: 26; Jo. 16:7-15). A igreja de Corinto era uma igreja enriquecida pela graça de Deus. As riquezas de Cristo estavam presentes na igreja de Corinto (Cl 2:1-3; I Co 1:18-24; I Co 2:1-5). Uma igreja sem a palavra genuína, sem sabedoria e conhecimento é uma igreja fraca e vulnerável (Jr 23: 25-30; Atos 20:28-30). A igreja verdadeira é enriquecida por Cristo Jesus (Cl. 2: 4- 17); a graça de Cristo tem que estar presente na igreja (II Co. 12: 1- 9). Todo conhecimento, todo poder, todo crescimento da igreja tem que vir de Cristo. Se isto acontecer com certeza esta igreja será uma benção. (Cl 1: 18; Cl 2:4-19).
ICORÍNTIOS 1:6 - Assim como o testemunho de Cristo foi confirmado entre vós.
O testemunho de Cristo era presente na igreja de Corinto. É fundamental o testemunho de Cristo na igreja (Is. 44: 1- 8). O testemunho fortalece a fé dos irmãos (Is 35:3-4; Mt 17:14-20; Lc 18:8). Os membros da igreja têm que experimentar esta presença (Lc. 24: 13- 32; Mt 28:18-20; Jo. 14:15-23). O testemunho de Cristo não é só para aqueles que ocupam os púlpitos, ou posição de liderança, mas sim para todos os membros. Cada membro da igreja, no seu particular, tem que andar com Cristo, tem que falar com Cristo, tem que desfrutar do poder e da presença de Cristo (Jo. 14:15-23). Cristo está presente na igreja e na vida particular de cada um dos seus membros (Mt 16:13-19; Mt 18:18-20; Lc 24:13-32).
ICORÍNTIOS 1:7 - De modo que nenhum dom vos falta, aguardando a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo,
Foi na igreja de Corinto que Paulo observou, analisou e entendeu todos os Dons Espirituais. Paulo era um homem ungido, era um homem de Deus, dos apóstolos foi o mais usado (Rm 15:18-19; Atos 16:1-31; Atos 18:1-10; Atos 19:1-20; Atos 20:7-12; Atos 26:1-18). Mas, como todos os homens de Deus, ele teve que aprender (Atos 9:1-16; Gl 1:10-12). A vida de Paulo, as lutas, as tribulações, as provas, tudo foi um aprendizado para ele (Fp 4:10-13; II Tm 3:10-12). Em todos os momentos de sua vida, era Deus o ensinando (Atos 18:9-10). Antes de Paulo ter este conhecimento, ele precisou conhecer Cristo (Atos 9:1-6; Gl 1:6-15; Fp 3:4-10). Paulo sabia que o conhecimento estava Cristo (II Co 3:5; Cl 2:1-3: I Co 1:18-24). Este conhecimento abriu a mente de Paulo para as coisas ocultas (I Co 2:9-16; II Co 4:3-7; Jo 3:1-8). Por isto Paulo viu o que ninguém viu (II Co 4:18; I Co. 2: 9). Este novo conhecimento revelou a ele os dons na igreja de Corinto. A igreja de Corinto era rica e tinha a presença do Espírito Santo em sua plenitude. Tamanha era a presença do Espírito Santo na igreja que Paulo falou: “Não falta nada, a não ser a revelação de Jesus Cristo (Fp 3:20-21; Tt 2:11-13; I Ts 4:13-18).
E a igreja de hoje? Onde estão os Dons? Porque faltam os Dons na igreja de hoje? Inversões de valores estão trocando o precioso pelo vil (Is 64:10-11; Jr 15:19; Jr 2:12-13; Jr 4:1). Porque não se ensina sobre os Dons? Interesses. Os Dons é poder e não dinheiro (Jr 6:13-17; Jd 11-16; Mq 3:11). Porque não se busca os Dons verdadeiros? Mestres de emoções induzem as ovelhas ao erro e ensinam a buscar o espírito do erro (Is 30:1-3; I Jo. 4:4-6; IITs 2:1-11).
Porque a igreja de hoje está de portas abertas para os dons de mentiras como prosperidade, unção que derruba, dente de ouro e outros? Porque ela encontrou um caminho, o da facilidade (Mt 7:13; Pv 14: 12; Is 30:1-2; Is 28:15-16; Mt 24:23-25).
Como ser Pentecostal sem os Dons? Impossível. A igreja de Atos dos Apóstolos ficou conhecida como Igreja Pentecostal por causa dos Dons e poder (Atos 1:8; Atos 8:1-8;Atos 3:1-16; I Co 2:1-5; Rm 15:14-19). Os Dons Espirituais estão disponíveis para toda a igreja e pertencem à igreja de hoje. (Atos 2:37-39). Sem os Dons Espirituais a igreja de Jesus deixa de ser a igreja VIVA de Cristo na Terra (Ef 5:14; Sl 34:5), para ser apenas mais uma religião (Is 29:13; Lc.17: 5-10; Jr 33:3; I Co 2:6-10.
O que devo fazer para alcançar dons espirituais? Muita oração (Lc 18:1-7; I Ts 5:17; Sl 55:17; Dn 6:1-10). Na madrugada é melhor ainda (Pv 8:17; Jó. 8:5-7). Muito jejum (Lc 5:33-38; Lc 4:1-19), com sabedoria (Sl 109:24; I Co 14:40; I Co 14:33; Pv 10:22). Muita palavra (I Co 1:5-7; Sl 119:11 e 105;Hb 4:12). Com muita fome (Is 55:1, 2; Am 8:11; IRs 17:8-14), e muito JESUS (Atos 2:1-39; Atos 10:1-47; Atos 4:1-31). E com muita sede (Jo. 7:37-39; Is 55:1; Ap 22:17; Is 12:3).
ICORÍNTIOS 1:8 - O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
Paulo fala neste texto da presença de Cristo na igreja, da confirmação de Cristo através dos Dons Espirituais, ou seja, o Espírito Santo através dos Dons Espirituais e ministeriais prepara a igreja para o Dia do encontro com o Noivo nas nuvens (II Co 11:2; Ef 4:1-16; Atos 18:1-11). Veja a importância dos dons: o entendimento é de uma confirmação por parte de Deus que os dons espirituais permanecerão até o arrebatamento. Agora os dons espirituais permanecerão por quê? Para a igreja desfrutar (I Co 12:1-11) e trabalhar com estes dons (Mt 25:14-29; Atos 1:8).
I CORÍNTIOS 1:9 - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
Deus nos chamou. Foi Deus que nos encontrou em uma terra seca (Dt 32: 9-11). Foi Deus quem nos enxertou na oliveira (Rm 11: 16-24). Deus é fiel e nós somos infiéis. Prometemos e não cumprimos, mas Deus não é assim (Nm 23: 19; Js 20: 45). Ele vela pela Sua palavra para cumprir, confie em Deus e creia na Sua palavra (Jr 1: 12; Mt 24:35; II Tm 2:13). (Veja o nosso estudo =Fé: ou você tem, ou você não tem).
Divisões na igreja
I CORÍNTIOS 1: 10 - Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
A igreja de Cristo é uma só; não tem placa e nem denominações. Toda divisão neste sentido, ainda que necessária, vem de homens (Rm 13:1-5). A divisão do rebanho, a divisão da igreja, da congregação ou qualquer divisão, em grupos, panelas, fã-clube deste ou daqueles, não vem de Deus. Isto é espírito mundano nas igrejas (I Co 3:1-3; Rm 12:3-5). A igreja de Deus não é para ser dividida, mas sim unida; ela é para ser uma no mesmo Espírito, no mesmo Senhor, na mesma fé (Atos 2: 37-47; Mt 16:13-19; Mt 18:18-20; Ef 4:1-6).
I CORÍNTIOS 1: 11 - A respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.
Veja que Paulo foi informado por certa família que havia contendas na igreja. A igreja de hoje tem contenda? Diga-me uma coisa: Quem não gosta de contenda? Quem não quer falar ou saber da vida dos outros? Hoje as contendas, os mexericos, ultrapassaram as fronteiras (Jo. 17: 14-16). Estão nas redes sociais (Is 30:1-2; Mt 5:13-16; Mt 18:7). A contenda e os mexericos são um mal que está enraizado na mente da maioria dos crentes (ICo 2:14-16). Em todas as igrejas há contenda; não devemos aceitar, devemos lutar contra isto, lutar na nossa mente (Cl. 3: 1- 3; II Co. 10: 3- 5), e não lutar contra o irmão, pois este mal não está só no irmão, está enraizado em nossa mente (Ef 6:10-12; Pv 6:12-19; Tg 4:1). (veja no tema batalha espiritual nosso estudo: A grande batalha acontece em nossa mente).
ICORÍNTIOS 1: 12 - Quero dizer com isto que cada um de vós diz: eu sou de Paulo, e eu sou de Apolo, e eu de Cefas, e eu sou de Cristo.
Paulo ficou sabendo que na igreja de Corinto havia divisão, a igreja estava dividida em três grupos: o fã clube do próprio Paulo, os de Apolo e os de Pedro. A igreja de hoje é dividida? Pelo que podemos observar sim. Temos o fã-clube do pastor, da apóstolo do grande pregador, do músico, do cantor. Somos cheios de divisão. Vamos para a igreja para ver o homem, vamos ao show gospel para ver o cantor da nossa preferência. Esta divisão não provém de Deus, não foi isto o que Deus sonhou para sua igreja (Sl 34:5; Jo. 3: 14-16; Jo. 12:31-32; Hb 12:1-2; Cl 2:4-20; Cl 3:1-2).
ICORÍNTIOS 1: 13 - Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós, ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
É assim que funciona hoje, temos o pregador, o cantor, o mestre de nossa preferência; vamos à igreja com o objetivo de ver o homem; na maioria das vezes valorizamos mais o homem (Jr 15: 19-20). Na maioria das vezes esquecemos que o homem é apenas o vaso (Jr 18:5-6; Ez 34: 31; Ec 3:19-20; Sl 39:5; Sl 90:1-3).
Cristo não está dividido, Cristo não anda na força do homem, o homem é quem anda na força de Cristo (Jo 15:1-5). Devemos ver Cristo em belas pregações, em belos ensinos, nos belos louvores ou em belas músicas. Devemos aprender com os homens da Bíblia e não com os homens que estão fora da Bíblia! (Jo. 3: 29-30; I Co 2:1-5; II Co 4:3-6).
ICORÍNTIOS 1: 14 - Dou graças a Deus porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio.
Cabe ao homem de Deus entender o chamado, entender a unção que está sobre ele. Vejamos o Apóstolo Paulo; ele teve um encontro pessoal com Cristo (Atos 9: 1–16; Atos. 26: 1- 18), foi chamado e capacitado por Cristo (Gl 1: 11-12; II Co 3:4-5). Poderia ele sair batizando por aí, pois tinha autoridade para isto, mas porque ele não agiu desta maneira? (Pv 9: 10). Com suas próprias palavras ele revela o motivo porque ele não batizava (I Co 1:17; I Sm 13:8-14; I Sm 15:1-23).
ICORÍNTIOS 1: 15-16 - Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. Batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro.
Primeiro: Paulo sabia que ele era apóstolo graça a Jesus Cristo, foi Cristo que o chamou e o ungiu como apóstolo (Rm 1:1; I Co 1: 1).
Segundo: Jesus o chamou para evangelizar e não batizar, por isto ele entendia que batizar não fazia parte de seu ministério (I Co 12: 12-31; Rm 12: 16.)
Terceiro: ele sabia que ele era servo e não o Senhor (Rm 1:1; Atos 9: 1-16; Jo. 15-16). Portanto, ele como servo tinha que obedecer às ordens de seu Senhor (I Co 9: 16; Gl 1: 13-16; Gl 2: 20; Lc 16: 10; Mt 24: 45-47).
Quarto: ele conhecia a mente e o entendimento das ovelhas daquele rebanho e sabia, com certeza, que as ovelhas que faziam parte do seu fã-clube iriam sair dizendo que foram batizadas, não em nome de Jesus Cristo, mas sim em seu nome (I Co 3:1-5 e 10-13.)
Quinto: ele era temente a Deus e conhecedor da Palavra (Pv 9:10; I Sm 13:1-14; I Sm 15:1-23; IRs 13:1-26).
I CORÍNTIOS 1: 17 - Pois Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não com sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo não se faça vã.
Jesus Cristo não chamou Paulo para batizar. Será que muitos que andam por aí, ungindo líderes, ungindo pastores, criando ministérios, abrindo igreja, batizando, foram chamados para isto, receberam de Deus autoridade? (I Tm 5:22; Atos 19:36; Atos 19:13-16; I Sm 13:1-14; I Sm 15:1-23; IRs 13:1-26). Paulo era apóstolo, mas apóstolo evangelista, ele entendeu que o fato de ele ser apóstolo não lhe dava autoridade ilimitada (Is 45:5-7), ou seja, ele era apóstolo, mas com o ministério limitado ao evangelismo com poder (I Co 2:1-5; Rm 15:14-19). Paulo ainda explica que o ministério de evangelismo estava na vida dele; e ele não aprendeu com homens, ou seja, ele não foi à faculdade aprender a ser evangelista, ele recebeu o ministério por revelação (Atos 9:1-16; Atos 26:1-8; Gl 1:6-12); por isto o seu trabalho era uma demonstração de Espírito e Poder (Rm 15: 18-19; I Co 2:2-5; Fp 3:1-8).
Entendo também neste texto que todo conhecimento humano da obra de Deus, não produz fé (Rm 10:17; Mt 7:24-27). A explicação humana sobre a mensagem da cruz invalida o poder da Cruz. Você pode perguntar, por quê? Qualquer tentativa de explicar a obra na cruz através do conhecimento humano e sem a demonstração do poder, com certeza estará fora da verdade (Atos. 1: 8; Jo. 16:7-15; Jo. 14: 26; Is 34:16; Jo. 8:32). Jesus Cristo não ficou na cruz; Jesus não ficou no fundo de uma cova; Jesus venceu na cruz. Jesus venceu a morte, Jesus venceu o mundo e Jesus venceu o diabo e está vivo, presente, ungindo, capacitando. Enviou o Seu Espírito para ensinar e lembrar suas palavras e seus ensinos, por isto a obra de Deus não é feita com sabedoria humana e de palavras (I Co 2:1-5; II Co 3:4-8; Jo. 14:26; Atos 1:8; Mt 18:18-20; Tg 1:1-6; II Cr 1:1-12). Todos que tentaram fazer a obra do reino de Deus na força humana (Lc 16: 14-16) fracassaram e se desviaram do caminho do Senhor (Jr 17:5-6 e 9; Jr 28:1-7; I Tm 4:1).
A mensagem da cruz
ICORÍNTIOS 1: 18 - Pois a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é poder de Deus.
Você acredita que alguém que morre como o mais vil pecador pendurado em uma cruz possa estar vivo e ser o caminho para a salvação de todos os homens?(Jo. 14:6; Hb 10: 19-21; Atos 4: 12; Fp 2:9-11). É difícil. Talvez não seja difícil para nós porque temos a Bíblia, a palavra e os testemunhos e ainda o Espírito Santo, mas naquela época não era assim, eles tinham só a história do VT, eles não tinham o conhecimento do Salvador e o NT era no início da obra tudo era novo, por isto a Palavra da Cruz era loucura (Is 53:1-11; Atos 17:15-32).
Para muitos hoje a palavra da cruz continua sendo loucura (I Co 15:19), pois estão usando-a para fazerem a vontade do diabo. A palavra da cruz hoje serve para atrair riquezas (Mt 6:19-21 e 24-33; Lc 4:5-8; I Tm 6:3-10); para atrair sinais e prodígios de mentira (Mt 24:23-25); para criação de doutrinas humanas e farisaicas (Mt 23:1-8; Cl. 2: 14- 23;Is 29:13) e para as loucuras emocionais nos púlpitos (Dt. 32: 6; I Co 14:26-33). A palavra da cruz é para a salvação e é nela que se encontra o conhecimento e o poder de Deus (Cl 2:1-3; I Co 1:24).
Poder de Deus para vencer o mundo: Jo. 16: 33; I Jo. 2: 12-17; Tg 4:1-5.
Poder para vencer a carne: Rm 8:1-17; Gl 5: 16-24; Mc 14:38.
Poder de Deus para vencer o pecado: Rm 6:1-14; Tg 1: 13-15.
Poder de Deus para vencer as maldições: Gl 3: 13-14; Ez 18:1-20; Jo. 3:13-21.
Poder de Deus para vencer o diabo: I Jo. 5: 18-19; Ap 12:1-11; Ef 4:27; Ef 6:10-17.
Poder de Deus para vencer o inferno: Ap 1:17-18; Mt 16:18-19; Ap 3:7-8.
Poder de Deus para vencer a morte: Ap 1:17-18; I Co 15:19-58; I Ts 4:13-17; Ap 19:1-9.
I CORÍNTIOS 1: 19 - Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios; aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Toda sabedoria natural e humana é loucura diante de Deus, não há como compreender e entender os pensamentos de Deus (Is 55:8-9; Jr 29: 11-13). Qualquer interpretação humana da palavra de Deus é loucura (Rm 1:22). Quando o homem pensa que conhece Deus (II Co 8:2, Jó 21: 22), pensa que conhece a palavra de Deus (Is 34: 16), que sabe o que Deus pensa ou o que Deus quer (Rm. 11: 33- 36; Jó 15:8; Jr 23:9-18), caem na armadilha armada pelo próprio Deus (I Co 3:18-20). Veja, Satanás na sua sabedoria achou que a morte de Jesus era o fim do Reino de Deus e da salvação da Humanidade (Mt 2:13-16; Jo. 5:16-18; Jo 8:44), mas a sabedoria de Deus transformou a sabedoria de Satanás em astúcia e derrota (I Co 8:2; I Co 3:18), pois a morte de Jesus na cruz foi o troféu da vitória de Deus e de toda a Humanidade (Jo. 3:16; I Co 1:18; Cl 2:4-15; Pv 26:12). Deus destrói a sabedoria dos sábios e aniquila a inteligência dos inteligentes (IIRs 6:8-23; Ec 12:9-13; Mt 11:25; Rm 12:16; IIRs 7:1-20).
ICORÍNTIOS 1: 20 - Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o inquiridor deste século? Não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Em cima desta pergunta do apóstolo Paulo nós entendemos que aqueles que se julgam sábios, que acham que são gênios inteligentes neste mundo, na visão, no pensamento de Deus, as suas sabedorias, as suas inteligências, as suas genialidades, todas são loucura (I Co 3: 18-19). Aí você pode perguntar por quê? Simplesmente porque eles podem ser sábios, inteligentes e gênios segundo este mundo, mas quando se trata das coisas de Deus, ou eles não acreditam ou não entendem nada (Jo. 3:1-12; I Co 8:2; I Co 3:18-19; I Co 2:6).
Observando o texto, onde está o sábio? Como ter a sabedoria de Deus, como entender a obra do reino sem o Espírito Santo? (Lc 17:19-20; Jo. 14:26). Como ser sábio sem a direção do Espírito Santo?(Is 48:17). Como ser sábio nas coisas de Deus sem a comunhão com o Espírito Santo?(Jo 14:26; Jo. 16:7-15; Is 34:16). Como ser sábio sem Jesus? Como ser sábio sem ter a presença de Jesus em sua vida?(Cl 2:1-3; I Co 1: 24; Lc. 24: 13- 32). Como ser sábio sem ser guiado e dirigido por Jesus?(Atos 18:1-10; Mt 28:16-20). Jesus é a terra pura, sem mistura genuína e o fruto desta terra é de primeira qualidade (Atos 16: 31; Atos. 8: 26- 38). Quando você mistura psicologia, filosofia, teologia, técnicas humanas, você está adubando esta terra. Você está ganhando em quantidade, mas perdendo em qualidade. Com certeza os frutos vão perder e muito em qualidade (Jo. 4: 13; Jr 2:12-13). Qualidade só em Cristo Jesus (Jo. 4: 14; Jo. 7:37; Ap. 22: 17).
Qualquer sabedoria deste mundo físico ou espiritual sem a direção do Espírito Santo (Jo. 14:7-15; Jo. 14:26) e sem a fé em Jesus Cristo é loucura (Jo. 6:60-68; Jo 15:1-5; Ec 12:9-11; I Co 3:18-19). A verdadeira sabedoria vem do alto (Tg 1:5; Tg 3:13-18; Cl 3:1-3). Onde estão os escribas? Onde estão os inquiridores deste século? Ou seja, onde estão os entendidos nas coisas de Deus? Onde estão aqueles que conhecem a Bíblia, de Gênesis a Apocalipse? Onde estão aqueles que sabem tudo sobre Deus? Onde estão aqueles que sabem mais sobre Deus do que o próprio Deus? Onde estão? (I Co 8:2; I Co 3:18-19). Como explicar a obra de Deus, como entender os pensamentos de Deus? (Rm. 11: 33- 36;Is 55:8-9). Como saber o que Deus quer e a hora que Ele quer?(Jo 13:7; Atos 1:6-7). Como saber o que Deus vai fazer e a hora em que Ele vai fazer? (Jó 21:22; Is 40:12-14).
Tudo o que sabemos de Deus, sabemos por revelação do próprio Deus e tudo o que não sabemos, não sabemos por que Deus não quer que venhamos, a saber. (Dt 29:29). A salvação do homem pela morte de Jesus na cruz não tem explicação. Salvação é graça e a graça de Deus não se explica, ainda que muitos tentem explicar (Jo. 3:16). Como ser salvo e ganhar a vida eterna através do sangue de alguém que morreu como o mais vil pecador? Mais vil pecador por causa dos nossos pecados, pois Ele não cometeu pecado algum (Hb 4:14-15). Morreu porque o pecado de toda a Humanidade estava sobre Ele (Is 53:1-11). Como encontrar explicação para esta obra de Deus sem o próprio Jesus?(Jo. 14:15-23; Mt 28:18-20; Lc 24:13-32; Mt 18:20), e sem o Espírito Santo?Não tem como explicar (Jo. 15:5; Jõ 14:26; Is 34:16; I Co 12:1-11; Ef 4:1-16). Só há uma explicação e ela vem de cima (Jo. 3:16).
ICORÍNTIOS 1:21 - Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
Como você explicaria alguém entrar em uma igreja, escutar uma palavra a respeito de um Jesus que ele nunca conheceu, que morreu em uma cruz como um pecador para salvação da Humanidade? Esta pessoa aceita este Jesus, ganha a salvação (Rm 10:4-13), recebe o Espírito Santo (Atos 2: 37-39) e quando morrer vai viver a vida eterna ao lado de Deus, com Jesus e o Espírito Santo (Ts 4:13-16; Ap 19:1-9). Você poderia explicar isto? A sabedoria de Deus não se explica, aceita-se (Cl 2:1-3; ICo 1:24; Rm 10:4-13; IITm 4:1-5).
I CORÍNTIOS 1: 22 - Os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria,
Vejam os judeus não encontraram nenhuma explicação que os levasse a entender esta obra, por isto eles pediam um sinal (Mt 12:38-41; Mt 16:1-4). O que podemos dizer dos crentes que andam de igreja em igreja atrás de sinais, revelação de profecias?(Jr 14:10; Os 9:17). Digo que estes ainda estão buscando uma explicação que os levem a entender a obra de Deus (II Co 4:3-4; I Co 13:11; I Co 14:20). Os que agem desta maneira ainda não entenderam nada (Rm 5:1; Hb 11:1; II Co 5:7; Rm 1:16-17; II Co 4:18; Lc 17:20-21; Hb 10:38).
Os gregos eram os inquiridores deste século, pois viviam a fazer perguntas e buscar sabedoria (Atos 17: 15-21). Temos em nossos meio muito gregos. A igreja de crente hoje é cheia de crentes que só vivem para buscar sabedoria e fazer perguntas. Freqüentam faculdades para se tornarem sábios e ocuparem púlpitos; gostam de viver fazendo perguntas e duvidam de tudo; nunca estão satisfeitos, questionam tudo, criticam todos. São estes que dividem as igrejas e promovem rebeliões (Tg 3:13-15; Ec 12:12-14; II Co 11:1-3). Siga o exemplo de Paulo (Fp 3:5-11). Siga o exemplo de Pedro (Atos 4:1-13), e não destes que só vão fazer você gastar com cursos, passagens e livros. Você só vai arrumar despesa, mais nada (Cl 2:1-3; Jr 33:3; Pv 13:7).
ICORÍNTIOS 1: 23 – mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gregos.
O que os judeus precisavam fazer para entender a obra de Deus? Precisavam crer em Jesus Cristo (Rm 5:1-11; Rm 10: 3-10). O que os crentes que andam atrás de sinais, profecias e revelações têm que fazer para entender a obra de Deus? Crer em Jesus e esperar, e não viver correndo atrás de sinais, profecias e revelações (Lm 3:22-26; Sl 27:14; Sl 40:1; Atos 1:8; Mc 16:15-18; I Sm 10:6-7).
E o que os gregos precisavam para entender a obra de Deus? Aceitar a Jesus Cristo através da pregação do apóstolo Paulo (Atos 17:1-31; Rm 10:3-13.
O que os crentes gregos que estão em nossas igrejas precisam fazer para entender a obra de Deus? Se esvaziar de toda sabedoria humana e buscar a verdadeira sabedoria (Cl 2:1-3; I Co 1: 24; Jo. 1:1-3; Jo. 15:5). O que nós, que não somos nem judeu, nem grego devemos fazer para não ficar parecido com eles? (Lc 10:25-37; Mt 23:1-8; Lc 18:9-14; Lc 21:2).
ICORÍNTIOS 1: 24 - Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
Não temos que explicar nada e nem encontrar explicação, Jesus não se explica e não adianta tentar encontrar explicação para esta obra. Jesus se prega, se fala de Jesus. Jesus chamou os crentes fariseus, gregos ou qualquer outro tipo de crente para ser sua testemunha (Atos 1:8; Is 44:8; Mc 16:15-18).
A missão da igreja é levar Jesus ao mundo, ao pecador (Ap 22:17). A missão do crente é levar Jesus aos becos e valados (Lc 14:15-23). A missão do crente não é mudar o mundo. Quem muda o mundo é Jesus (Is 43:13; Is 45:5-7). A missão do crente é levar Jesus até o mundo (Mc 16: 15; Atos. 1: 8), não com suas palavras, não com sua sabedoria (Jo. 14: 26; I Co. 2: 12- 13), não com suas loucuras correndo atrás de sinais (Mt 24:24-25; Dt. 32: 1- 6), profecias e revelações (I Jo. 4:1, 6), mas sim anunciando Jesus (Atos 8:1-8), pregando e ensinando sobre Jesus (ICo 2:2), anunciando a salvação (Atos 4:12), a vida eterna, que só vem através de Jesus (Jo. 3:16) e anunciar sem medo que Jesus está voltando (Ap 22:12-13; ITs 4:13-18; Atos 1:8; Ap 22:17; Mc 16:15-16; Lc 14:15-23). Veja o nosso estudo: “As riquezas do Ide”.
I CORÍNTIOS 1: 25 - Pois a loucura de Deus é mais sábia que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
Para muitos ser crente é loucura, ser testemunha de Jesus é loucura, até para muitos crentes anunciar Jesus é loucura, é isto que os incrédulos não entendem. Como pode um ex-traficante, um ex-assassino, ladrão, prostituta, drogado, bêbado virar crente, se converter, tornar-se pastor, ocupar púlpitos, pregar a palavra, evangelizar e fazer tudo isto com alegria e dizendo sou nova criatura? (II Co 5:17; Jo 3:1-4; Jo 8:36; Jr. 9:23,24; Dn 2:21). O apóstolo Paulo fala aqui da fraqueza de Deus, não consigo ver nenhuma fraqueza em Deus, mas caso Deus tenha alguma,com certeza é mais forte que a força de qualquer homem deste mundo (Is 45:5-7; Sl 139:1-17; Is 40:21-23). Deus pega alguém que está abandonado, desprezado, rejeitado (Is. 49: 15 e 16; Sl. 113: 5- 8). Aos olhos de quem vê um fraco, alguém sem forças para reagir, põe nele o seu Espírito (Ez 37:1-10) e o transforma em novo homem (I Sm 10:1 e 6-7). A fraqueza de Deus é mais forte do que os homens (I Sm 17:1-23; I Sm 17:1-57).
A igreja escolhida
ICORÍNTIOS 1: 26 - Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
Deus não precisa dos sábios, dos poderosos e nem dos nobres, todavia o apóstolo Paulo dá a entender que também Deus não descarta esses. Deus não precisa, mas chama (Jó 34:16-19; I Tm 6:17-19). Por isso ele diz que não são muitos. Não são muitos, mas são chamados (Atos 10:1-4; Atos 4:33-37; Mt 6:19-21). Deus não precisa daqueles que vivem em busca da sabedoria humana; Deus não precisa dos poderosos (I Co 1:27; I Co 3:18-19). Deus não precisa dos que ocupam cargos de autoridades para pregar a Sua palavra. Deus não precisa dos nobres para fazer a sua obra. Deus não precisa de ninguém, mas Deus usa, busca, procura e separa para a obra, independentemente de serem sábios, poderosos ou nobres (Atos 13:16-22; I Sm 16:6-7; I Sm 16:8-16; I Sm 17:17-37; I Sm 38-57; Sl 101:6; Jo. 4:23-24;Jr 9:23-24; Ez 22:30;II Co 4:3-7; Jr 18:6).
I CORÍNTIOS 1: 27-29 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que ninguém se glorie perante ele.
Se Deus escolhesse os cientistas, os gênios, os poderosos, os milionários, com certeza eles iriam dizer que Deus os escolheu por causa dos seus dotes, por causa dos seus conhecimentos, por causa do seu dinheiro e por causa de suas posições na sociedade (Pv 13:7; Jr 9:23-24; Sl 113). Deus faz tudo diferente da maneira que o homem vê e pensa. Deus escolhe aquilo que vai confundir a sabedoria deste mundo. Deus vai escolher aquilo que na visão deste mundo é loucura. Ele não vai escolher o forte para que ele não venha a dizer que Deus o escolheu por causa da sua força; Ele vai escolher o fraco para confundir o forte (II Co 12:1-10; I Sm 17:1-54; Jl 3:9-10).
Vemos a realidade de Deus diante de nossos olhos, vemos ex-traficantes, ex-ladrões; ex-prostitutas, ex-drogados e ex-alcoólatras e outros ex que há por aí, na igreja, no evangelismo, nos púlpitos, nas portas das igrejas como obreiros; pessoas que são marginalizadas, desprezadas pela sociedade, pessoas que antes olhávamos para elas e perguntávamos: “Pode vir alguma coisa boa desta pessoa?” (Jo. 1: 43-46; Is. 53: 1, 2). Deus escolhe aqueles que a sociedade despreza, àqueles que para a sociedade não tem valor algum. Deus escolhe aqueles que diante da sociedade nada são, para aniquilar aqueles que diante desta sociedade hipócrita e barata pensam ser alguma coisa (Is 53:1-3; Jo. 17:14). Olhando por esta visão vemos que Deus não escolhe ninguém por ser diferente, mas sim pessoas iguais, necessitadas e com todo tipo de problemas e dificuldades; pessoas pecadoras que hoje foram santificadas e lavadas pelo sangue de Jesus Cristo e que nada fizeram para ser participantes desta graça (Ef 2:1-5;Dt 32:9-11; Jo. 15:16).
E porque Deus faz desta maneira? Para que o homem não se vanglorie e entenda que todo dote, riquezas e posição na sociedade não têm valor algum diante dEle (Jr 9:23-24;Rm 12:16; Pv 13:7). O que Deus quer é que o homem entenda hoje, no tempo que se chama agora, que a realidade é outra (Cl 2:4-17; Lc 10:17-24; Jo. 14:1-6; Jo. 5:19-23; Sl 34:5; Jo. 12:32). A glória é para Jesus, o nome que tem que ser pregado, ensinado, exaltado e engrandecido é de seu Filho amado (Mt 17:1-5; I Co 2:1-2; II Co 4:1-5; Ef 2:11-22).
I CORÍNTIOS 1: 30-31 - Mas vós sóis dEle, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: aquele que se gloria, se glorie-se no Senhor.
Você é de Jesus, eu sou de Jesus Cristo, nós somos de Jesus Cristo. E o que Jesus viu de bom em você para Ele o escolher, o que Jesus viu de bom em mim para me escolher, o que Jesus Cristo viu em nós para que Ele nos escolhesse? Nada (Dt 32:9-11; Ef 2:1-9; Ap 5:9). Antes de Jesus não existia nada de bom em nós (Ef 2:1-5), e se pararmos para analisar, ainda vamos ver que não existe nada de bom em nossa natureza (Rm 7: 15-25; Rm 3:10; Rm 5:1). Tudo que temos de bom em nossa vida hoje, com certeza veio do alto (Atos 1:8; Lm 3:22-24; Atos 16:31; Sl 23:1. Portanto, se você tem alguma coisa para se gloriar, se glorie na sua fraqueza, se glorie na sua dependência no Senhor Jesus (Jr 9:23-24; II Co 12:1-10; Fp 4:10-13; Jo. 4:14; I Co 1:18).