Evangelho de João - Capítulo 1

O Verbo se fez carne

O Evangelho de João é a Revelação da maior obra de Salvação de toda humanidade. Salvação não por um Deus vingativo, não por um Deus ditador, que dita Suas ordens, leis e regras e quem não aceitar estará condenado eternamente. Por ser uma oferta gratuita ao homem já condenado pelo pecado, quem não aceita não será condenado por Deus, mas já está condenado pela sua própria natureza pecaminosa Rm. 7: 15 – 25; Rm. 8: 1. Salvação não pela dor como muitos que pregam que quem não vem pelo amor vem pela dor, salvação sim por um Deus feito de amor IJõ. 4: 16; Jõ. 3: 16. Salvação por um Deus misericordioso, por um Deus cheio de graça que permite que o homem através do livre arbítrio faça sua escolha. Gn. 2:15-17; Dt. 11:26. O evangelho de João trás a mais perfeita revelação deste grande amor, por isto este evangelho ficou conhecido como o Evangelho do Amor.

O Autor

O Autor deste livro é o Apostolo João, separado por Jesus Cristo para o ministério MT. 4: 18 – 22. A respeito de sua família pouco se sabe. Sabemos que João era filho de Zebedeu, e tinha como irmão e companheiro Tiago, este morto na grande perseguição feita por Herodes contra a igreja Atos 12: 1 e 2. Sabemos que João e Tiago, seu irmão, por terem um temperamento explosivo Lc. 9: 51 – 56 foram denominados por Jesus como Boanerges, Filhos do Trovão. Mc. 3: 13 – 17.

O Livro

O livro foi escrito por volta do ano 85 a 90 DC antes do exílio. João também escreve o Livro do Apocalipse, este escrito com João no exílio por volta do ano 95 DC na ilha de Patmos. O Evangelho de Mateus, Marcos e Lucas são sinóticos, mesma visão, embora Mateus destaque as Revelações proféticas do Velho Testamento sobre a vinda do Messias, Marcos deu mais destaque ao ministério de cura e libertação e Lucas escreveu seu livro com informações de pessoas que conheceram e andaram com Jesus Lc. 1: 1 – 4, Lucas deu destaque aos três anos do ministério de Jesus comentando mais sobre seus ensinamentos e milagres. Jõ. 21:25. O evangelho de João é a inspiração que faltava, ela completa esta obra prima de Deus: Os quatros Evangelhos Rm. 1:16, 17. O evangelho de João difere de todos os outros, a visão de João é diferente de todos os outros: João viu o que ninguém viu, João viu o Perfeito. ICo. 13: 10 – 13.

O EVANGELHO DE JOÃO CAPÍTULO 1

JOÃO 1: 1 – no principio, lá no começo sem a existência dos anjos, dos homens e dos demônios Cl. 1: 15 – 17; Ap. 1: 8. No principio era o Verbo, no principio Deus usou a Palavra para fazer tudo Gn. 1: 1 agora Deus fala através do Filho Hb. 1: 1 – 9; Ap. 19: 11 – 13. O Verbo estava com Deus, podemos dizer que a Palavra estava com Deus, como Jesus é a Palavra viva de Deus Ap. 19: 11 – 13 Jesus estava com Deus desde o principio Cl. 1: 15 – 19. O Verbo era Deus, Jesus na Sua natureza é Deus. Jesus, Deus e o Espírito Santo pela Sua natureza são Deus, mas diferentes um do outro por Sua personalidade – O Evangelista inspirado pelo Espírito Santo esclareceu que o Verbo não é o Pai, pois são Uno quanto a Sua natureza, mas distintos quanto a Sua personalidade Mt. 10: 32 e 33; Atos 7: 54 – 56.
JOÃO 1: 2 – Agora vemos claramente que o autor do livro nos mostra que Jesus e Deus são pessoas diferentes e que o texto se refere não a Palavra Verbo a palavra escrita, mas a Palavra Jesus, Filho de Deus, principio da criação de Deus, que estava com Deus desde o principio. Cl. 1: 15; Gn. 1: 26; Gn. 3:22.
JOÃO 1: 3 – Fica difícil entender (porque) muitos pregadores direcionam as suas mensagens de prosperidades, de cura, milagres a outros personagens quando o texto diz que tudo foi feito por Ele Jesus, e sem Ele nada se fez Jõ. 15:1-5; Cl. 2: 1 – 3; ICo. 2: 1 – 5; Sl. 33: 6 – 12.
JOÃO 1: 4 – Nele esta à vida, deseja desfrutar desta vida, deseja ter vida, deseja viver a vida olhe para a Palavra Sl. 34: 5 – Nm. 21: 4 – 9; Jõ. 3: 14 – 19 por intermédio da palavra nós nos comunicamos com outras pessoas, através dela exprimimos nossos pensamentos e sentimentos, conhecemos melhor alguém e retratamos o seu caráter e sua personalidade isto quando ele se manifesta através dos sinais vocálicos que constituem o nosso idioma.
Da mesma forma a “Palavra” ou o “Verbo” (Tradução bíblica em português que se refere a Jesus Cristo em Sua vida Terrena) exprime a inteligência a vontade e o poder de Deus, portanto o Criador revela Seu desejo e propósito através de Seu Filho “ Expressa imagem da Sua Pessoa” Hb. 1: 3 – 9; Jõ.10:30; Jõ. 12:45; Jõ. 14:8-11. A Vida é a luz dos homens, sem Jesus ninguém brilha, sem Jesus ninguém ilumina, portanto brilhar e iluminar somente através de Jesus Cristo.
Doutrinas humanas, ensinos com base na psicologia, religião nome ou denominação de igrejas, pastores ou qualquer líder espiritual não podem fazer você brilhar ou iluminar este mundo, somente vivendo, pregando e testemunhando a Jesus você vai brilhar e com certeza iluminar este mundo de trevas Sl. 119: 105; Mt. 4:12-16.
JOÃO 1:5 – As doutrinas humanas, os ensinamentos psicológicos, a religião, as denominações, pastores e lideres espiritual não metem medo e nem assustam as trevas.
As trevas conseguem prevalecer contra doutrinas humanas, os ensinamentos psicológicos, a religião, as denominações, famosos, pastores e lideres espiritual, mas não conseguem prevalecer contra Jesus, e nem contra quem anda revestido de Cristo Ap. 1: 17 e 18; Rm. 13: 14; Gl. 3: 27; Ef. 4: 17 – 24; Cl. 3: 1 – 4.
JOÃO 1: 6 – 8 –
O texto fala de João Batista o ultimo profeta messiânico Lc. 16: 16 João não era a Luz, se seguirmos o entendimento humano João deveria ser a Luz, mas o texto diz que ele não era a Luz, Por quê? Porque só um é a Luz e este se chama Jesus. Jesus é o Sol, tem luz própria Ml. 4: 1 e 2.
A igreja é a lua não tem luz própria, os crentes, os pastores os lideres são apenas estrelas e também não têm luz própria, assim como a lua e as estrelas precisam da luz do Sol, assim é a igreja e os crentes precisam da Luz de Cristo para brilhar Ap. 12: 1 – 5 Mulher o Reino de Deus implantado na terra através Cristo, A Lua a igreja aos pés de Cristo, doze estrelas os primeiros lideres da igreja. Mt. 10: 1.
Este entendimento e pessoal não tem fundamento bíblico. João como todos os profetas atuais, pastores, lideres e crentes com ou sem ministérios estão aqui para darem testemunho da Luz para que aqueles que não são crentes se convertam pela Fé em Cristo Jesus ICo. 2: 1 – 5, mas não são a Luz, ou seja, não devem chamar para si a glória de qualquer conversão Jõ. 3: 27 – 31. João não era a Luz, mas veio testificar da Luz, nós não somos a Luz, mas somos chamados para testificar da Luz. Atos 1: 8; Is. 44: 8.
Os pastores, profetas e qualquer crente com ministério ou sem ministério jamais deve se achar a Luz no fim do túnel para alguém, jamais deve servir de única esperança para qualquer pessoa, a luz no fim do túnel a ultima esperança se chama Jesus Cristo, lembre – se disto. ICo. 1: 10 – 24; Cl. 1: 15 – 20; Cl. 2: 1 –15.
JOÃO 1: 9 –
A luz verdadeira que ilumina a todos está no mundo Mt. 28: 18 – 20; Mt. 18: 18 - 20, portanto o brilho da igreja, o brilho dos crentes é simplesmente a presença de Jesus refletida na igreja e na vida do crente Gl. 2: 20; IICo. 5: 15.
JOÃO 1: 10 – Durante os três anos de ministério o Messias esperado, o Cristo Ungido, o Salvador por quem os judeus esperaram estava no mundo, estava no meio deles, mas eles não o reconheceram, pregamos Cristo, falamos de Cristo, ensinamos sobre Cristo, exortamos a pregar, falar e ensinar sobre Cristo, mas parece que o mais importante é a religião, e as doutrinas financeiras, é a preocupação com o bem estar deste mundo, com isto entendemos que Jesus através dos seus profetas ungidos pelo Seu Espírito Santo continua no mundo, mas como no passado continua não sendo reconhecido, tem sido trocado por personagens bíblicos, pastores famosos, cantores famosos, por doutrinas humanas, denominações e religiões. Jr.15: 19; Is. 53: 1; Jõ. 12: 44 – 48; Rm. 10: 17 – 21.
JOÃO 1: 11 –
Veio para o que era Seu; à medida que Jesus é pregado para determinada pessoa e esta pessoa não aceita ou não crê ou iguala Jesus com outro personagem bíblico, dizendo na bíblia todos são iguais, Jesus veio para esta pessoa, mas ela como os judeus da época O rejeitou, pois os judeus não O aceitaram, não creram e usaram outros personagens bíblicos como símbolo de salvação, ficaram com a letra, ficaram com a Lei, ficaram com outros personagens, rejeitaram o Grande Rei. Mt. 23: 29 – 39.
JOÃO 1: 12 –
Mas todos quanto o receberam, aqueles que crêem em Seu nome; aqui diz: Aquele que crê no nome de Jesus, Deus deu poder de ser feito filhos de Deus.
Aqui está à grande diferença entre o verdadeiro adorador e o religioso, o verdadeiro adorador deposita a sua fé neste Nome Atos. 11:20-26; Fp. 2: 9 – 11, Atos 4: 12. O religioso anda por qualquer nome, anda atrás de congregar em igrejas grandes e ricas, atrás de profecias não para em igreja nenhuma, anda atrás de pastor e cantor famoso, para o religioso todos os personagens bíblicos tem a mesma importância que Jesus, para o religioso todos são iguais a Jesus, para o religioso tudo é Deus, Deus em todos, Deus está em todas as religiões, todos são filhos de Deus Jõ. 4: 23 e 24; Sl. 101: 6 e 7. Filho de Deus é aqueles que realmente é crente em Jesus Cristo que O aceita e anda em Seu Nome.
Os verdadeiros filhos de Deus não aceitam outro nome, para os filhos de Deus não é a denominação, o pastor, o cantor a religião, para os filhos de Deus a realidade chama – se Jesus Cristo. Cl. 2: 4 – 17; Jõ. 14: 6; Jõ. 10: 9; Jõ. 8: 31 – 36; Jõ. 6: 60 – 68.
JOÃO 1: 13 – Os verdadeiros filhos de Deus não vêm de berço, de família, tradição familiar, os verdadeiros filhos de Deus não nasce da vontade do homem, da religião ou da família, mas nasce da vontade de Deus, plano de Deus, projeto de Deus Gl. 1:6-16; Jõ. 10: 14 – 29; Jõ. 17: 6 – 8; Is. 60: 1 – 4.
JOÃO 1: 14 – A Palavra se transformou em carne, a letra se transformou em vida, portanto se você conhece a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, mas ainda não teve uma experiência pessoal com o Senhor Jesus Cristo, o Verbo na sua vida ainda não se fez carne, pois você conhece a letra, mas ainda não conheceu a vida que está por traz da letra IICo. 3: 2 – 6; Ec 12: 12,13.
Jesus Cristo não está preso na Palavra, Lc. 24:1-6 Ele habitou entre nós, Ele mora entre nós, vive em nosso meio, Ele não está longe de cada um de nós Atos 17: 15 – 27; Lc. 24: 13-15; Mt. 18:20 Ele está dentro de cada um que O aceita, que crê em seu Nome , que obedece as Sua Palavras Jõ. 14: 15 – 23; Lc. 17: 20 e 21.
JOÃO 1: 15 –
Devemos estar atentos que estas palavras foram ditas por João batista, primo de Jesus, e escrita por João, irmão de Tiago filho de Zebedeu. João Batista na vida humana veio primeiro que Jesus era mais velho, Mas Jesus é Deus e Filho de Deus, e está desde o principio com o Pai, Gn. 1: 26; Gn. 3: 22; Cl. 1:15-19 por isto Ele tem a primazia.
JOÃO 1: 16 –
Para sermos participante da graça e recebermos graça sobre graça precisamos crer na plenitude de Jesus, Cl. 2: 1-3 ou seja, precisamos acreditar que não tem como chegar a Deus sem intermédio de Jesus. Jõ. 14: 6; Fp. 2: 9 – 11; Hb. 10: 19 – 21; IJõ. 2: 1,2; Jõ. 15: 1 – 5; Lc. 10: 19 – 22; Jõ. 3: 35 e 36.
Não tem como receber salvação, vida eterna, prosperidade, libertação, saúde ou milagres sem intermédio de Jesus Jõ. 10:1-10; Mt. 10: 32 e 33; Lc. 22: 31 e 32; Is. 59: 1,2; IJõ. 2: 1,2.
JOÃO 1: 17 –
Quem prega a Lei, quem usa doutrinas baseadas na Lei é discípulo de Moisés, igreja que vive a base da Lei é igreja do VT, e uma igreja que está perdida nas trevas do passado. IICo. 3: 6 – 18; ICo. 5: 7; Gl. 4: 30 e 31; Mt. 16:1-12; Hb. 8: 1 – 13. Onde Jesus está ai há liberdade, a igreja de Jesus é livre, Gl. 4:21-31; IICo. 3:17. a graça é uma dádiva não merecida Jõ. 3: 16, o fardo de Jesus é leve e o jugo de Jesus é suave. Mt. 11: 25 – 30. Jesus não impõe regras, leis ou doutrinas humanas; a salvação é gratuita.
A única coisa que Deus pede é que receba Seu Filho no coração e creia que Ele é o único Salvador. Rm. 10: 4 – 13; Atos 16: 19 – 31; Atos 8: 26 – 38; Mt. 17: 1 – 5. JOÃO 1: 18 – Fico espantado quando ouço testemunhos de pessoas que dizem ter ido ao céu, dizendo que viu Deus cara a cara, falado com ELE, e fico mais espantado de ver a igreja ir a delírio dando glória a Deus e aleluia para uma grande mentira, para falso testemunho Os. 4: 6a, texto é claro ninguém viu a Deus, somente ao Filho foi concedido esta honra IICo. 12: 1 – 10 Paulo fala de um arrebatamento viu e ouviu coisas, mas não Deus e não foi lhe permitido falar nada a respeito. Dt. 29:29
JOÃO 1: 19 -
Todo o evangelho de João, inclusive o testemunho de João Batista evidência que Jesus Cristo e o Messias anunciado pelos profetas, os judeus se perturbaram com as mensagens de João Batista, por esta razão tiveram duvida se João Batista era o Messias esperado, as mensagens Cristo centrica provoca o inferno, causa animosidade deixa o pregador parecido com alguém celeste. Quem prega Cristo busca gloria de Deus, quem prega Cristo vem de cima e enviado pelo próprio Pai, Lc. 9: 49,50.
Por ser pregação diferente e cheia de poder deixa os ouvintes em duvida tipo; Quem e esse pregador? De onde ele veio? Quem e ele? Jõ 7: 16 e 17; ICo 2: 1 – 5; IITm. 3: 12.
JOÃO 1: 20 – Devemos seguir o exemplo de João Batista, pregamos Cristo, testemunhamos Cristo, testificamos Cristo, mas somos apenas servos de Cristo Jõ. 15: 7 – 16; Mt. 10: 1 – 25; Jõ. 12: 23 – 26.
JOÃO 1: 21 a 23 –
João Batista não acrescentou nada nas profecias do VT, as profecias jamais disseram que João Batista era o Cristo ou que ele era algum tipo de profeta. João Batista se limitou a confirmar somente o que as profecias diziam a respeito dele Is. 40: 3, mais um exemplo de João Batista que devemos seguir: nada de acrescentar a Palavra de Deus, e nada de tirar apenas confirmar o que esta escrito. Pv. 9: 10; Dt. 4: 1 e 2; Ap. 22: 18 e 19.
Embora depois da prisão de João Batista e da sua morte Jesus confirmou que João Batista era profeta ou o ultimo profeta a profetizar a vinda do Messias Lc. 16: 16.
JOÃO 1: 24 e 25 – Nesta época não havia profetas ungidos por Deus, Elias a centenas de anos atrás tinha sido arrebatado para Deus IIRs. 2: 1 – 11 e o Cristo não havia sido reconhecido pelos homens, portanto o povo estava a muito sem batismo, João Batista não tinha autoridade de homens para batizar, João Batista não era reconhecido pelos homens, mas batizava; batizava porque tinha autoridade de Deus, batizava porque tinha sido enviado por Deus. Quantos estão por ai fazendo a obra sem autorização dos homens, sem serem reconhecidos pelos homens, mas fazendo com a autorização de Deus, fazendo a obra reconhecido por Deus. E quantos estão por ai fazendo a obra sem a autorização de Deus e que não são reconhecidos por Deus? Mas fazem com o reconhecimento dos homens e com a autorização destes. Quantos estão por ai reinando pela vontade dos homens, mas não pela vontade de Deus, e quantos estão por ai reinando pela vontade de Deus e não pela vontade dos homens. Is. 29: 9 – 14; Pv. 13: 7.
JOÃO 1: 26 –
João Batizava com água, mas Cristo, o Messias Ungido estava no meio deles, mas eles não o conheciam, Jesus Cristo esta ai, o batismo nas águas esta ai, mas da mesma forma que aquele povo não reconheceu a Jesus no meio deles. Hoje também há muitos sendo batizados, todos os dias milhares descem as águas, mas não conseguem enxergar não conseguem reconhecer Jesus. Aquela multidão não reconheceu Jesus, tudo tem a sua importância e o Batismo nas águas e importante e bíblico e ordenança do Senhor, mas o batismo sem conhecer Jesus não tem nenhum valor, varias religiões batizam, mas onde esta Cristo nestas religiões, e preciso batizar, mas buscar com todo fervor uma experiência pessoal com o Senhor Jesus e a Sua palavra." Você pode perguntar: O que eu tenho que fazer para ter esta experiência com Jesus?
Primeiro: Você deve ter a certeza que você aceitou Jesus Cristo como seu único salvador Rm. 10: 4 – 13; Atos. 8: 26 – 38.
Segundo: Crer na Palavra de Deus Is. 53: 1; Rm 10:17.
Terceiro: Freqüentar os cultos e procurar ser faminto pela palavra de Deus. Amos 8: 11; Lc. 4: 1-4.
Quarto: Viver uma vida de oração e jejum Atos 10: 1 – 4.
JOÃO 1: 27 – Jesus esta acima de todos Fl. 2: 9 – 11; Atos 4: 12 não existe e nem existiu e nem existira na Bíblia ou fora da Bíblia alguém ou algum nome que esteja acima do Senhor Jesus Cristo, Hb. 13:8 por esta razão João Batista disse não ser digno de desatar as correias das sandálias do Senhor Jesus, esta deve ser a postura de qualquer pastor, pregador ou líder reconhecer a grandeza do Senhor e atribuir a gloria a quem e dono dela por direito Jõ. 3: 30 e 31; Jõ. 7: 18.
JOÃO 1: 28 – No tempo de Jesus e ainda hoje Betânia era um subúrbio de Jerusalém a menos de 3 km da vertente oriental do Monte das Oliveiras, nesta aldeia moravam alguns amigos de Jesus; como Marta, Maria e seu irmão Lazaro Jõ. 11: 1 – 3; Jõ. 12: 1 e 2.

Jesus: O Cordeiro de Deus

JOÃO 1: 29 – João viu. O que João viu? A profecia de Isaias se realizando IS. 53: 1 – 7; Is. 61: 1,2. Observamos o texto, o Cordeiro que tira o pecado do mundo Jõ. 3: 16, por esta razão as pregações tem que ser e deve ser Cristocentrica, talvez você possa perguntar: Por quê? E eu respondo: Você conhece na Bíblia algum nome que possa irar o pecado do mundo? Você conhece fora da Bíblia algum nome que possa tirar o pecado do mundo? Fp. 2: 9 – 11; Atos 4: 12. Vejo muitas pessoas que dizem ser parecidos com Jesus, ou querem ser parecido com Jesus; ser parecido com Jesus e ser semelhante à ovelha, a ovelha não murmura não reage aos seus agressores ela conhece a voz do seu pastor ela obedece ao seu pastor e aprende com a Palavra. Sm. 119: 11e 105; Lm. 3: 22 – 31.
JOÃO 1: 30 -
João Batista fez questão de falar aos sacerdotes e levitas enviados pelos judeus de Jerusalém para lhe perguntarem sobre a sua procedência, que ele não era o Messias tão esperado por todos, mas apenas o arauto, ou seja, o que anunciava a chegada do Salvador do mundo “O que vem depois de mim” Lc. 1: 26 – 36, neste texto constatamos que João Batista na natureza humana era mais velho que Jesus, em torno de uns seis meses com forme a palavra do anjo Gabriel, mas não era antes dele porque Jesus como Filho de Deus e Deus Filho estava com Deus desde o principio da criação. Cl. 1: 15 – 19; Gn. 1: 26;Gn. 3: 22; Jõ. 17: 1 – 5.
JOÃO 1: 31 a 33 –
Embora João Batista fosse apenas seis meses mais velho que Jesus eles não cresceram e não viveram juntos. Jesus viveu e cresceu em Nazaré, cidade das regiões da Galiléia Lc. 1: 26 e 27 e João Batista nasceu e passou a infância e a adolescência nas montanhas de uma cidade das regiões de Judá Lc. 1: 39 – 45 e na vida adulta João Batista se afastou e passou a viver no deserto Lc. 1: 67 – 80. João Batista só ficou sabendo que Jesus, filho de Jose e Maria seu primo era o Messias esperado, o Cristo Ungido através da revelação de Deus. Por isto o texto nos faz entender a revelação que João teve, entra na cidade batiza o povo com água, o Messias esperado esta chegando você vai à frente Dele batizando e anunciando a Sua vinda. Aqui podemos ver o Espírito Santo descendo sobre Jesus na forma corpórea de uma pomba: Mt. 3: 13 – 17. JOÃO 1: 34 – E João Batista não teve duvida Jesus, seu primo, segundo a vida humana era o Messias Ungido, O Cristo Filho de Deus. Quem tem um encontro verdadeiro com Jesus não vai ter duvida, pode desviar se afastar, mas jamais vai duvidar que Jesus Cristo e o Filho de Deus, O Grande Salvador de toda a humanidade Atos 9: 1 -6; Gl. 1: 15 e 16.

André e Simão Pedro

JOÃO 1: 35 e 36 – João Batista não cessava de anunciar Jesus como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo esta e a mensagem, o povo as multidões o mundo precisa de pregadores como João Batista pessoa que prega a Palavra genuína Jesus, precisamos parar de pregar filosofia, psicologia, teologia o mundo esta cheio destas pregações, precisamos pregar somente Jesus Cristo Mt. 28: 18 – 20; Atos 1: 8; ICo. 2: 1 – 5; IITm. 3: 12. JOÃO 1: 37 – Observamos que João Batista não usou filosofia, psicologia ou teologia, ele usou apenas o nome de Jesus e veja o resultado, Pedro aprendeu com João Batista, pois quando iniciou o seu ministério de pregador se limitou a pregar somente Jesus Cristo e arrebanhou multidões para Cristo Atos 2: 14 – 47; Atos 4: 1 – 4.
JOÃO 1:38 –
Vejam a pergunta dos discipulos; onde Jesus morava, eles queriam saber onde Jesus morava, esta e a pergunta do mundo, onde Jesus mora. Para os católicos (muitos) Jesus mora em seu templo, para eles Jesus esta na cruz ou fora da cruz, mas mora lá, ou seja, a imagem de Jesus esta lá simbolizando a presença de Jesus em suas moradas. O mundo tem que saber que Jesus não esta em uma cruz, Jesus não e uma imagem de gesso, barro, madeira ou de outra coisa qualquer, Jesus não está em uma igreja evangélica por causa da sua denominação seu pastor ou por causa do tamanho da igreja, Jesus não habita em templos feito por mãos de homens Atos 7: 40 – 50 o mundo tem que saber que a morada de Jesus e o coração de um crente fiel e verdadeiro adorador. Jõ. 4:23,24; Sl. 101:6; Ap. 3: 20; IICo. 6: 11 – 16; ICo. 6: 19 e 20.
JOÃO 1:39 –
Jesus como homem e filho do homem morava em uma casa normal, como todos os moradores da época, mas Jesus ressurreto filho de Deus que esta vivo o lugar de Sua morada e o coração do crente Ez. 36: 25 – 27; Jõ.14:15 - 23; Lc. 24: 13 – 32; Atos 16: 9 – 14; Rm. 2: 11 – 15; IICo. 3: 1 – 4.
JOÃO 1:40 e 41 –
Vejamos a postura de Andre quando encontrou o Messias, qual foi à primeira coisa que ele fez? Foi anunciar ao seu irmão. Quem encontra Jesus não quer guardá-lo somente para si, quem encontra Jesus logo quer reparti-Lo com outros, tem que ser assim, quem tem Jesus tem o que o mundo precisa para a sua salvação Jõ. 3: 16. Portanto não pode guardar só para si Is. 52: 7.
JOÃO 1: 42 – O nome de batismo de Pedro era Simão, mas Jesus lhe deu outro nome: Cefas que quer dizer Pedro ou pequena pedra, pequena pedra por quê? Porque a grande pedra ou a grande rocha só existe uma o próprio Jesus Cristo Mt. 7: 24 e e25; Mt. 16: 18 e 19; ICo. 3: 10 e 11.

Filipe e Natanael

JOÃO 1: 43 - Esta é a palavra de Jesus para Filipe, para mim e para você, para nos: Segue-me! Não atemos outro caminho Is. 30: 21; Jõ. 14: 6; Jõ. 12: 26; não temos a quem seguir, não temos outro a seguir. Jõ. 6: 60 – 68. JOÃO 1: 44 – Betsaida era uma das três cidades impenitentes, ou seja, nestas três cidades o povo não se arrependeu com os sinais e prodígios que foram feitos nelas. Mt. 11: 20 – 24. Também foi em Betsaida que Jesus orou e impôs as mãos por duas vezes para dar vista a um cego Mc. 8: 22 – 26 a incredulidade do povo desta cidade ou aldeia era tão grande que até Jesus teve dificuldade para realização do milagre, onde há incredulidade ate Jesus tem dificuldade Mt. 13: 53- 58; Mc. 9: 19.
JOÃO 1: 45 –
A visão de Filipe tem que ser a visão do crente e da igreja identificar Jesus, Filipe era um homem de visão, examinava as escrituras, queria de qualquer maneira encontrar Jesus Jõ. 5: 39. O crente, a igreja tem que de qualquer maneira encontrar o Jesus da Bíblia, o Jesus profetizado por Moises e por outros profetas, não este Jesus que estão pregando nos dias de hoje que só serve para levar multidões a delírios emocionais, ou o Jesus que só serve para enriquecer igrejas e pastores, ou o Jesus que serve de base para esta doutrina maligna chamada “doutrina da prosperidade”. Mt. 24: 1 – 5; IIPd. 2: 1 – 3; IJõ. 4: 1; ITm. 4: 1.
JOÃO 1: 46 – Olha pergunta de Natanael, não e a mesma pergunta que você faz quando você vê um traficante um drogado uma prostituta um ladrão um criminoso um bandido qualquer ate um mendigo? Se Jesus quiser pode vir coisa boa de qualquer um desses; e quantos desses que você conhece que hoje são pregadores e que estão atrás dos púlpitos ocupando cargos de liderança. Jó. 14:7-9; Is. 43: 13; Is. 45: 5 – 7; Am. 3: 8; Mq. 7: 8. Nazaré e uma pequena aldeia da Galiléia onde Jose, pai de Jesus desenvolvia o seu oficio de carpinteiro, onde Maria havia recebido a anunciação de que seria mãe virgem do Filho de Deus, onde Jesus viveu ate a idade adulta. Era uma cidadezinha insignificante, não obstante o seu passado, antes do nascimento de Jesus a aldeia não e mencionada por nenhum escritor antigo. Nazaré da adolescência de Jesus não era cortada por nenhuma estrada importante, e seu crescimento foi ainda limitado pelo escasso abastecimento de água, uma única nascente fluía neste lugar, alem de que esta aldeia servia de refugio para bandidos e marginais da época, por esta razão Natanael pergunta: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”
JOÃO 1: 47 –
Apesar de Natanael achar que de Nazaré não poderia vir nada de bom, Natanael pelo texto era um homem que tinha problemas, mas tinha um coração bom. Jesus viu que Natanael era uma pessoa que poderia fazer alguma coisa errada, julgar precipitadamente, mas não de modo intencional, ou seja, Natanael fazia as coisas erradas, mas não intencional por isto Jesus não viu dolo em Natanael.
JOÃO 1: 48 -
Como Jesus podia saber que Natanael estivera embaixo da figueira horas antes, segundo Natanael ninguém o viu, e ninguém sabia que ele estivera embaixo da figueira, e o que ele estava fazendo ninguém sabe, somente Jesus Dt. 29: 19; Jesus sabe de tudo, Jesus e Onisciente, Jesus esta em todos os lugares e Onipresente, Jesus tem todo o poder Ele e Onipotente. Cl. 1: 15 – 19; Cl. 2: 1 – 3.
JOÃO 1: 49 –
Veja a atitude de Natanael diante da revelação de Jesus, ele viu que Jesus é o filho de Deus e Rei de Israel, mas diante de tantos sinais, milagres e prodígios a população local da época não viram Jesus como Natanael viu. Lc. 23: 1 – 23.
JOÃO 1: 50 – Na visão de Jesus Natanael viu coisa pequena, coisas maiores ele iria ver, se você vires Jesus em coisas pequenas, se você tiver testemunho por menor que seja, por mais sem importância que seja para as outras pessoas testemunhe, pode ser pequeno para as outros, mas para você e para Jesus será grande. Glorifique a Jesus em coisas pequenas e coisas maiores Ele lhes mostraras. Jr. 33: 3; ICo. 2: 9; Jó 8: 7.

JOÃO 1: 51 - João termina este texto do seu livro mostrando a importância dos anjos no ministério de Jesus e do Seu Reino Sl. 34: 7; Sl. 91: 1 – 11. Por isto você que faz parte do Reino de Jesus na terra saiba que os anjos do Senhor estão ao seu redor para protegê-lo contra os ataques de Satanás e de seus demônios. Quanto ao texto os anjos estiveram lado a lado com Jesus durante todo o seu ministério Mt. 4: 1 – 11; Lc. 2: 8 – 14; Atos 1: 1 – 10; Lc. 24: 1 – 6.

  • Pr. Sérgio Lopes - prsergio@palavrasdavida.com.br

  • Evangelho de João - Capítulo 2

    Jesus transforma água em vinho

     

    JOÃO 2: 1 – No terceiro dia houve um casamento, talvez o texto queira nos revelar um mistério de Deus Atos 1: 6 e 7; Dt. 29: 29 estamos vivendo o terceiro milênio a bíblia fala que Jesus é o noivo e a igreja é a noiva a espera do noivo para celebrar o casamento IICo. 11: 2; Its. 4: 13 -17 e cada milênio na bíblia e um dia no tempo de Deus IIPd. 3: 1 – 8; Sl. 90: 1 – 4 não podemos dizer com certeza, mas será que o casamento de Cristo com a igreja não esta preparado biblicamente para este milênio, terceiro dia em linguagem bíblica Oséias. 6: 1 e 2; Ex. 19: 10 e 11. Devemos estar atento aos detalhes do texto, diz que Maria a mãe de Jesus, homem, estava no casamento, e não Maria a mãe de Deus, você não vai encontrar na bíblia nenhum relato de que Maria era a mãe de Deus Is. 40: 12-14; Is. 45: 5-7; Cl. 1: 15-18.

    JOÃO 2: 2 –
    Jesus e seus discipulos foram convidados para a festa, aqui a família que patrocinou esta festa honrou Jesus convidando-O para a festa. Jesus só foi participar desta festa porque foi convidado, e Ele só vai participar das suas festas se você O convidar Ap.3: 20; Ct. 5: 2; Lc. 12: 36,37. Em muitas festas Jesus tem ficado de fora, as igrejas fazem festas para pastores, festas das crianças, festas gospel, festa de casamento, festa de aniversários, de natal e de ano novo, mas Jesus tem ficado do lado de fora, Jesus não tem sido convidado e nem se quer lembrado.

    Nestas festas escutamos homenagens a muitos, mas não escutamos alguém falar de Jesus. Por isto não vemos mais água se transformando em vinho, não vemos mudanças, mas o que vemos e o homem sendo exaltado, sendo engrandecidos e honrados, mas Jesus nestas festas e esquecido. Is. 29: 9 – 13; Amos. 5: 18 – 23.

    JOÃO 2: 3 –
    O detalhe a mãe de Jesus disse: Acabou o vinho, e não o suco de uva; devemos parar de achar que Jesus só bebia suco de uva, Jesus bebia vinho, Lc. 7: 31-34 pois vinho era a bebida dos judeus, faz parte da refeição dos judeus o vinho.O que não faz parte é embriagar, ITm.5: 21-23; Gn.9:20,21 devemos parar de achar que o povo daquela época só bebia suco de uva, eles bebiam vinho e outros tipos de bebidas fortes, devemos parar de achar que quando a bíblia fala de vinho esta se referindo a suco de uva, a bíblia esta falando de vinho bebida fermentada e não de suco de uva.

    Vejamos estes textos: Lv. 10: 1 – 9; Gn. 9: 20 e 21; Jz. 13: 1 – 4; Pv. 20: 1; Lc. 7: 31 – 34. O vinho por ser uma bebida forte e prejudicial a saúde e que também vicia como é também a carne de porco prejudicial a saúde existe recomendação de Deus que não se use Mc. 14: 38. Na noite da Santa Ceia na última páscoa foi servido pão e vinho e não pão e suco de uva Lc. 22: 7 – 20 Paulo procurou ensinar a igreja a praticar a Santa Ceia do mesmo modo que Jesus ensinou ICo. 11: 23 – 31.

    JOÃO 2: 4 –
    Para muitos Jesus foi grosso e mal educado com sua mãe, como um filho pode tratar a mãe deste jeito. Concluímos por intermédio desta assertiva que Jesus apesar de Sua deidade Gn. 1: 26; Gn. 3: 22; Jõ. 14:9 no plano da salvação sujeitou-se plenamente a vontade do Pai Lc. 2: 39-49; Mt. 26: 39. Entendemos que isto só aconteceu devido a Sua posição de segundo Adão, pois o primeiro desobedeceu a Deus Gn. 3: 1 – 12; Rm. 5: 12 – 19, mas Ele em tudo foi obediente Fp. 2: 5 – 8, por isto devemos jamais esquecer que Cristo e o verbo vivo Ap. 19: 11 – 13; Sl. 119.11. .

    JOÃO 2: 5 –
    Por que Maria de imediato obedeceu a Jesus, obedeceu porque ela conhecia as profecias do VT, conhecia a Palavra e não esquecendo as Palavras do anjo Gabriel Lc. 1: 26 – 37 e entendeu bem a sua posição no Reino de Deus Lc. 1: 38 e 46 – 49. Maria, mãe de Jesus, reconhecia que sua parte no plano da Salvação era apenas conceber em seu ventre o “Verbo Divino” a fim de que fizesse por intermédio Dele a remissão de seus pecados, por isto com muita humildade Tg. 3: 5 e 6; IPd. 5: 6 reconheceu a sua insignificância e com a convicção de que Jesus Cristo era Filho de Deus e sendo Filho de Deus era capaz de realizar o impossível, por isto falou aos garçons “Fazei tudo quanto Ele vos disser” Is. 43: 13; Is. 45: 5 – 7.

    JOÃO 2: 6 –
    Havia naquela casa seis talhas para a purificação dos judeus que chegavam à festa do casamento, este ato de participarem puros dos alimentos consistia apenas ao ritual da lavagem das mãos Mt. 15: 1 e 2 segundo a tradição judaica eles repetiam o cerimonial ate sete vezes antes e depois das refeições Mc. 7: 1 – 4.

    JOÃO 2: 7 –
    Jesus manda que encham de água as talhas, o que entendemos que Jesus não quer ninguém vazio em sua obra, Ef. 5: 18; II Co. 4: 1-7 você pode ser cheio da Palavra, água aqui significa a Palavra pura de Deus. Ef. 5: 26 e 27. Água aqui também pode significar se encher de Jesus, se encher da presença de Jesus, se encher do nome de Jesus e se encher do poder de Jesus. Jõ. 7: 37; Ap. 22: 17; Is. 12: 1 – 6; Is. 55: 1.

    JOÃO 2: 8 – 10 -
    Aqui vemos o primeiro dos sinais miraculosos de Jesus. Jesus transformou a água em vinho, quero dizer para você meu irmão e minha irmã se você se encher da palavra pura de Deus a Palavra genuína de Deus, esta palavra vai ser transformada em vida dentro de você. Se você se encher da Palavra Ela vai se transformar no Espírito Santo dentro de você, Sl. 119: 105 água se transformara em vinho, a Palavra se transformara no Espírito Santo dentro de você IICo. 3: 1 – 8.

    Se você conhece a bíblia de Genesis a apocalipse e ainda não teve uma experiência com Espírito Santo é porque a água ainda não se transformou em vinho dentro de você IICo 3: 6; Ec. 12: 12,13; Pv. 9: 10. Se você se encher de Jesus, se você se encher da Palavra de Jesus, se você se encher do nome de Jesus, da presença de Jesus e do poder de Jesus o mover do Espírito Santo será tão grande dentro de você, que você vai derramar Sl. 23: 1 – 5; Ef. 5: 17 e 18. Água na Bíblia pode significar a Palavra e o vinho na bíblia pode significar o Espírito Santo, água misturada com vinho biblicamente pode produzir um grande avivamento Ez. 47: 1 – 12; Jl. 2: 23 – 29; Ez. 37: 1 – 14; Atos 2: 1 – 13. Podemos através de este texto tirar outros entendimentos dentre estes o fato de Jesus realizar o impossível, mudar a água para vinho significa fazer tudo novo, fazer morrer um traficante e nascer um pregador, fazer morrer uma prostituta e nascer uma mulher de unção pregadora da palavra de Deus, fazer morrer um criminoso um bêbado um drogado e fazer nascer servos, discipulos e obreiros para esta grande obra chamada de O REINO DE DEUS Jõ. 3: 13-17; Jõ. 12: 31 e 32; Cl. 3:1 – 4; IICo. 5: 16 – 21.

    JOÃO 2: 11 – 12 –
    Este foi o primeiro sinal miraculoso de Jesus, muitos outros viriam e entre os outros estão a minha salvação a sua a nossa e da nossa família Atos 16: 31; Atos 4: 12.

    Jesus purifica o templo


    JOÃO 2: 13 –
    Era e é até os dias de hoje e costume dos judeus comemorarem suas festas em Jerusalém e Jesus como bom judeu que era não fugia das regras e leis judaicas Ex. 12: 1 – 14; Mt. 5: 17; Lc. 2: 39-48.

    JOÂO 2: 14 –
    Jesus achou o templo cheio, mas não cheio de religiosos, mas cheio de mercenários, pessoas que estavam ali não para adorar ao Senhor, mas sim pessoas que ali estava apenas pelos seus interesses financeiros, pessoas que estavam ali com um único objetivo: dinheiro. E não é o que vemos hoje templos lotados, mas não para adorar, mas sim lotados pelos seus interesses financeiros, pessoas que estão lotando os templos com o único objetivo de ajuntar tesouro na terra, e encher os seus bolsos de dinheiro Mt. 6: 19 – 21 e 24; ITm. 6: 3 – 10.

    JOÃO 2: 15 e 16 –
    Jesus identificou os mercenários e os chicoteou e os colocou para fora do templo O que entendemos; Jesus os chicoteou e os colocou para fora do templo? Por que eles cometeram pecado! Lógico que não, o texto escrito por João e um relato de um acontecimento ocorrido durante os três anos de ministério de Jesus, pecado todos tem, quem não tem? Rm. 3: 8 e 9; Gl. 3: 22;

    Jõ. 8: 1 – 7 O texto relatado é uma critica ao sistema, Deus é contra o sistema e as alianças com o mundo Tg. 4: 4 e 5, IJõ. 2: 15 – 17 o que vemos nos dias de hoje são alianças com candomblé com seção de descarrego espiritual, aliança com o espiritismo, aliança com o mundo, cultos de prosperidade, comercio e vendas nas igrejas começando com os salgados e refrigerante indo ate com vendas de livros e DVD; tudo isto são meios encontrados por homens sem unção sem o chamado de Deus que estão liderando igrejas e ministérios que sem medir as conseqüências fazem de tudo para atrair as multidões de religiosos que sem conhecimento Oséias. 4: 6ª lotam as igrejas sempre em busca de algo que venha satisfazer os seus desejos mundanos e com isso também através de campanhas contribuem com seus dízimos e ofertas tornando este ministérios grandes impérios fazendo apóstolos, bispos e pastores grandes empresários e milionários Jr. 2: 12 e 13; Is. 28: 14 – 16.
    JOÃO 2: 17 –
    Quem tem zelo das coisas de Deus se preocupa Fl. 3: 1 – 6 quem tem zelo pela obra de Deus não concorda com o que temos visto por ai, quem tem zelo de Deus não aceita esta invasão do mundo, de satanás e seus demônios dentro das igrejas. Foi isto que Jesus viu, o mundo comandado por Satanás e seus demônios tomando conta do templo, por esta razão Jesus os chicoteou e os coloco para fora do templo. Jesus nesta luta não estava lutando contra os homens, mas sim contra os inimigos do Pai Ef. 6: 10 – 12; IPd. 5: 8.

    JOÃO 2: 18 –
    Até aqui Jesus além do milagre da água transformada em vinho no casamento ele ainda não tinha feito nenhum outro milagre, portanto para estas pessoas Jesus ainda era um desconhecido Is. 53: 1 – 3; Jõ. 1: 10.

    JOÃO 2: 19 a 21-
    Lógico que Jesus falava do templo referindo ao seu corpo, mas se eles para testarem Jesus e resolvessem derrubar o templo será que Jesus o levantaria em três dias? O que vocês acham? Lc. 1: 37; Jr. 32: 27; Jõ. 11: 17-44; Is. 45: 5 – 7. Mais um texto que fala de Jesus e os três dias, podemos mais uma vez tirar entendimento profético, um entendimento profético nós já temos, pois a própria Bíblia nos mostra Lc. 23: 26 – 56 e Lc. 24: 1 – 7, mas como estamos vivendo o terceiro dia no tempo de Deus (Kairós) IIPd. 3: 8 – 10; Sl. 90: 4 vamos ver a seqüência Ex. 19: 10 e 11; Os. 6: 1 – 3; Jõ. 2: 1 (O casamento de Cristo com a igreja será que vai acontecer neste milênio Atos 1: 6 e 7; Dt. 29:29) será que vamos participar? Creio que sim Rm. 10: 6 – 13; Tg. 4: 13 – 15; Ap. 7: 9 e 10; Ap. 19: 1; Ap. 21: 1 – 4.

    JOÃO 2: 22 – Quando Jesus ressurgiu ao terceiro dia, seus discipulos se lembraram de Suas Palavras e creram Nele, hoje o Espírito santo nos ajuda a crer nas Palavras de Jesus, pois é Ele que nos lembra da Palavras do Nosso Senhor Jesus Cristo Jõ. 14: 26; Atos 1: 1 – 8.

    JOÃO 2: 23 –
    Estes passaram a crer em Jesus só pelos sinais que Ele fazia, mas para nos isto não vale, temos a Bíblia, somos testemunhas, conhecemos a verdade não precisamos de sinais, o maior sinal em nossa vida é a nossa Salvação pela Graça. Jõ. 3: 16; Ef. 2: 1 – 9. Por isto andar de igreja em igreja, viver correndo atrás de profecias tudo isto mostra: Primeiro sinal de imaturidade (criancice). Segundo: Sinal de incredulidade (Falta de Fé) Mt. 24: 23 – 25; Jr. 14: 10; Jõ. 20: 24-29. Jesus não precisa que fiquemos buscando – O de igreja em igreja Ele está em todos os lugares Jr. 23: 24 – 32 e conhece todas as coisas, inclusive a nós Sl. 139: 1 – 18.

    JOÃO 2: 24 –
    Jesus não confia nos incertos, Jesus não confia nos incrédulos, Jesus não confia nos duvidosos, Jesus não confia nos inseguros, mas Jesus confia nos convictos, nos seguros, Jesus confia naqueles que confiam Nele, Jesus confia naqueles que estão seguro, confiante na Sua Palavra. Jõ. 14: 15 – 23; Jõ. 17: 6 – 9; Mt. 10: 32 e 33.

    JOÃO 2: 25 – O homem sem fé em Jesus Cristo, o homem sem a confiança nas Palavras de Jesus Cristo não é confiável Jr. 17: 5 – 9; ISm. 16: 1 – 7; ICr. 28: 9; Hb. 11: 6.

  • Pr. Sérgio Lopes - prsergio@palavrasdavida.com.br

  • Evangelho de João - Capítulo 3

    Jesus instrui a Nicodemos

    JOÃO 3: 1 – Observe que este homem não era uma pessoa comum, este homem era um dos principais do judeu, ou seja, ele ocupava um lugar importante no Sinédrio Jõ. 7: 45 – 52. O Reino de Deus não atinge somente pessoas comuns, o Reino de Deus atinge ricos, milionários, políticos, lideres, atingem sim pessoas importantes Lc. 8: 40 – 42 e 49 – 56; Lc. 7: 1 – 10; Atos 10: 1 – 48 por isto a importância de pregar o evangelho Mt . 28: 18 – 20; Atos 1: 8; Rm. 1:16,17.

    JOÃO 3: 2 –
    Nicodemos, cujo nome significa “Conquistador do povo”, foi ter com o Verbo Divino à noite, ninguém deve esperar chegar a “noite’ para procurar Jesus Jõ. 11: 9 e 10. Por que será que Nicodemos foi procurar Jesus a noite? Já que o nome dele significa conquistador do povo, foi por receio, medo de ser visto pelos judeus Mt. 10:32,33. Nicodemos era tido como príncipe dos judeus devido o elevado conceito que tinha entre o povo e o cargo o qual exercia de mestre da Lei, ele era temente a Deus, por isso observou algo sobrenatural no procedimento de Cristo, e foi ter com Ele para tirar suas duvidas Jõ. 7:16,17; Jõ. 14:10,11.

    Elogiamos as atitudes de Nicodemos e sua visão de reconhecer de que ninguém poderia fazer os sinais que Jesus fazia se Deus não fosse com ele, mas criticamos o fato de ele ir à noite Mt. 19: 16 – 29; Gl. 1: 6 – 16. Quantos Nicodemos há por ai, pessoas importantes e pessoas menos importantes que por medo, por timidez, vergonha nega a Jesus Mt. 10: 32 e 33; Ap. 21: 8; Jz. 7: 1 – 3; Gl. 2: 11 – 13.

    JOÃO 3: 3 e 4 –
    Este assunto era muito para a cabeça de Nicodemos Lc. 10: 21; ICo. 2:9; ICo. 1: 18 – 31; Jr. 9: 23 e 24. O nascer de novo aqui é no sentido literal, nova vida, novo homem, outro homem, lavado e remido por Cristo Jesus. IICo. 5: 17; Gl. 6: 15; Rm. 8: 10. Quantos entendem a palavra no sentido literal só quando o assunto é do seu interesse ou fala de dinheiro e prosperidade Ag. 2: 8; Ml. 3: 6 – 11. Mas quando o assunto fala de pecado do pregador, do pastor ou de crentes importante para a igreja ai o entendimento é espiritual Mt. 18: 7 – 9 cortar a mão o pé ou arrancar um olho ninguém quer, mas receber prosperidade, ouro ou prata todos quer Mt.6: 19 – 34; ITm. 6: 3 – 10.

    JOÃO 3: 5 –
    Nascer da água e do Espírito não quer dizer propriamente ser batizado no batismo das águas e no Espírito Santo (Batismo no Poder), mas sim ter dois novos nascimento: O primeiro acontece na vida humana, o batismo nas águas simboliza uma nova vida, uma mudança de postura, atitude e caráter. Quando alguém resolve passar pelas águas ele esta declarando que aceitou Jesus Cristo como seu salvador e que Cristo entrou em sua vida e está promovendo mudança e que Cristo o está transformando em um novo homem, fazendo morrer o velho homem para o surgimento de um novo Cl. 2: 4 – 12; Rm. 6: 1 – 8;Mt. 9: 16 e 17.

    Portanto alguém pode ter sido batizado nas águas e não ter tido mudança nenhuma, e outros que ainda não foram batizados nas águas já pelo seu modo de vida adotaram uma nova postura, uma nova atitude e um novo caráter Atos 8: 26 – 39; Atos 10: 1 – 48, portanto o batismo nas águas só representa algo que já aconteceu. Rm. 2: 14 – 16; IICo. 3: 1 – 3. O Segundo nascimento se dá na vida espiritual, você pode perguntar como assim? Explique. É na nossa vida espiritual que esta a idolatria a religiosidade a busca por algo sobrenatural, e este novo nascimento no espírito muda o nosso entendimento Rm. 12: 1 – 3; Jõ. 4: 19-24 este é o nascimento que se dá na vontade de Deus Jõ. 1: 12 e 13 em nosso espírito Pv. 20: 27. A partir do momento em que o Espírito santo enviado por Jesus Jõ. 20: 19 – 23; Rm. 8: 9; IICo. 1: 21, 22; Ef. 1: 3 – 14; passa a trabalhar em nosso espírito Jõ. 14: 26; Rm. 8: 26 e 27.

    Se deixarmos o Espírito Santo trabalhar em nosso espírito Ef. 5: 18 então seremos controlados, guiado e dirigido totalmente por Ele ai sim seremos nascidos da vontade do Espírito Rm. 8: 1 -17; Gl. 5: 16 – 25. Mesmo porque alguém pode ser batizado no Espírito Santo (Batismo de Poder) Atos 1: 8; ICo. 2: 1–5 e andar no seu ego, usar o poder para enriquecer, para buscar glória para si, fazer sinais e prodígios no nome de Jesus e no poder do Espírito Santo, mas não para a glória de Deus, mas para criar igrejas e ministérios e transformá-los em empresas e grandes impérios Mt. 7: 19 – 23; Lc. 13: 22 – 27; Lc. 9: 49; Is. 30: 1 e 2.

    JOÃO 3: 6 –
    O nascido da carne é aquele que nasce da vontade do homem, aqui não fala do nascimento materno, do bebê, mas do nascimento carnal Gl. 4: 21 – 29; ICo. 3: 1-3 fala da queles que querem fazer a obra na vontade da carne, na força da carne sem a direção de Deus, sem consultar e sem ouvir a Deus, sem obedecer a Deus jr. 17: 5 – 9 com o conhecimento humano, com a ciência humana Lc. 11: 52; Rm. 2:17-29 IITm. 3: 1 – 9; IITm. 4: 1 – 3; conhecendo a letra, perfeito na letra Rm. 2: 17 – 29, mas sem conhecer a vida que está por trás da letra IICo. 3: 4 – 8; Fp. 3:1- 8 honrando a Deus de uma forma carnal, mas com a vida espiritual longe de Deus Is. 29: 11 – 13.

    JOÃO 3: 7 e 8 -
    Nascer de novo não é para qualquer um, nascer de novo e nascer do espírito requer suportar perseguições, aflições, tribulações e tentações IITm. 3: 10 – 12; Mt. 7: 13 e 14; Fp. 4: 10 – 13; IICo. 12: 1 – 10. Nascer de novo e nascer da vontade do Espírito e nascer da vontade do Espírito é ser como vento: controlado por Deus, a natureza está nas mãos de Deus e faz o que Deus quer e assim são todos que são nascidos no espírito são controlados por Deus, faz o que Deus quer e vai onde Deus manda, e prega o que Deus quer Amós 3:7 e 8; Is. 43: 13.

    JOÃO 3: 9 –
    A mesma pergunta que os carnais fazem ICo. 2: 6 – 14; Mt. 13: 1 – 11; IJõ. 2: 26 e 27.

    JOÃO 3: 10 –
    Nicodemos era mestre e não entendia o que Jesus falava, quantos mestres há em nosso meio que se formaram em teologia, fizeram cursos, faculdades, mestrados e não entendem NADA deste assunto, ou melhor, não entendem nada dos assuntos relacionados com o Reino de Deus Fp. 3: 1 – 8; Lc. 17: 20,21 as coisas de Deus se aprende na faculdade do Espírito Santo Jõ. 14: 26 aprendendo com o joelho Lc. 18: 1; Its. 5: 17 ouvindo, guardando e praticando a Palavra Sl. 119: 11 e 105; Tg. 1: 19 – 24; Mt.7:24,25.

    JOÃO 3: 11 –
    Observando o texto vemos que Jesus fala no plural e não no singular, ou seja, Ele não falava como se a palavra fosse somente Dele, o que Jesus está querendo dizer que o que Ele está falando não é somente Ele, mas o Pai que é o Dono das Palavras e o Espírito Santo é quem fala através Dele, portanto entendemos o fato de Jesus falar no plural, pois as Palavras não são só Sua Jõ. 5: 17; Jõ. 10: 30 Jõ. 12: 48 e 49; Jõ. 7: 16 e 17 é o Espírito Santo enviado pelo Pai é quem fala através Dele Lc. 4: 1; Lc. 4: 14 – 19; Jõ. 3: 26 – 34, portanto quem não aceita as Palavras de Jesus rejeita o Pai Mt. 11: 27; Lc. 10: 21 e 22; Jõ. 3: 35; Jõ. 5: 16 – 23; e quem não ouve as Palavras de Jesus não ouve o Espírito Santo Jõ. 14: 26; Jõ. 16: 5 – 14; Jõ. 15: 26.

    JOÃO 3: 12 -
    Jesus estava falando de coisas relacionada as atividades do reino neste mundo, o batismo nas águas é uma ordenança do céu e está relacionado a este mundo, pois o batismo nas águas NADA mais é do que uma ação simbólica, uma mudança de vida relacionada entre o homem e o mundo Rm. 6: 1 – 7; Cl. 2: 12; Cl. 3: 1–10 e o nascimento do espírito que não é o batismo no Espírito Santo, também é um assunto relacionado a este mundo, pois o nascimento do espírito requer uma mudança de vida espiritual neste mundo, mudança no estilo de adoração Jõ. 4: 23 e 24 mudanças no estilo de fé Rm. 10: 17; Hb. 11:6 uma vida dirigida pelo Espírito Santo e não pelo seu espírito e pelo espírito do mundo Rm. 8: 14 – 17; Jõ. 14: 26; ICo. 2: 6 – 16 (Veja o tema Vida em Espírito )

    JOÃO 3: 13 –
    De todos os homens que andaram por este mundo, homens de Deus ou não jamais algum deles subiu ao céu, senão o próprio Jesus que desceu do céu Jõ. 1:1,2; Gn. 1: 26; Gn. 3: 22; Cl. 1: 15 – 19. Você pode perguntar: Porque Jesus o filho do homem que está no céu, a resposta é Jesus é Onipresente e está em todos os lugares ao mesmo tempo Lc. 23: 26 – 43; Lc. 24: 13 – 37.

    JOÃO 3: 14 e 15 –
    Por terem sido rebeldes e murmurado contra o Senhor Deus castigou o povo hebreu no deserto, enviando serpentes venenosas que picavam e muita gente morreu. Então Moisés clamou ao Senhor pelo povo, Deus mandou que fosse feito uma serpente de bronze e fosse pendurada e quando alguém que fosse picado olhasse para a serpente imediatamente era curado. Nm. 21: 4 – 9. Com a picada da serpente no Jardim do Éden o homem ficou mortalmente ferido Gn. 3: 1 – 19; Rm. 5: 12 – 14; e Deus pela Sua misericórdia e pelo seu grande amor enviou a Seu Filho para morrer pendurado em um madeiro e todos que foram picados por está serpente (Satanás IPd. 5:8) olhando para Aquele que foi pendurado no madeiro será curado da picada da serpente e viverá eternamente. Sl. 34:5; IJõ. 2:1-3; ICo. 1: 18 – 24; Cl. 2: 4 – 15; ICo. 2:1-5; Ap. 1: 17 e 18.

    JOÃO 3: 16 e17 –
    O amor de Deus foi tão grande que o escritor não encontrou como explicar o tamanho deste amor, por esta razão do escritor dizer “TAL MANEIRA”. Deus amou o mundo, não amou alguém em especifico, ou um grupo qualquer, ou tal denominação ou tal ministério, ou família de pastor do profeta, Deus amou o mundo, o significado de esta palavra amar o mundo é amou todos que estão no mundo independente de raça, cor ou religião. Jesus veio para salvar todos os homens e todos os povos Lc. 9: 51 – 56.

    E todos os que estiverem neste mundo que receber a Jesus como seu Salvador e invocar o nome Dele serão salvo Rm. 10: 1 – 13; Atos 17: 15 – 30; Fp. 2: 9 – 11; Atos 4: 12; Atos 16: 19 – 31. Deus não condenou o mundo por causa do pecado de Adão, Deus condenou o pecado que entrou no mundo através de Adão Is. 59: 1 e 2; Rm. 6: 1 – 14. A obra de Jesus é salvar todos aqueles que estão no mundo, do pecado e da morte, pois pelo pecado de Adão a morte entrou e reinou até o dia em que Jesus Cristo pela Sua morte na cruz venceu a Satanás o pecado e a morte Rm. 4: 25; ICo. 15: 45 – 57; Jõ. 12: 28 – 32; ICo. 1: 18; Cl. 2: 4 – 15.

    Aqui vemos porque as pregações têm que ser semelhante a da primeira igreja (Atos dos Apóstolos) a pregação tem que ser Cristocentrica, a igreja de hoje tem só uma missão: Pregar Jesus Cristo, Atos. 1:8 pois se a igreja levar as pessoas a crer em outro, ou em qualquer outra coisa, estará levando o ouvinte a se desviar do propósito de Deus para o homem que é a salvação pela fé em Cristo Jesus Rm. 5: 1 – 11; Atos 16: 31; ICo. 2: 1 – 5; ICo. 3: 10 – 13.

    JOÃO 3: 19 –
    Jesus é a Luz, a Luz não é qualquer personagem do VT ou do NT, a Luz não é nenhum pastor ou cantor famoso, a Luz não é o apostolo, bispo, a Luz não é sua denominação ou seu ministério. A Luz se chama Jesus, e sem Jesus pastores, cantores, denominações, ministérios, apóstolos, bispos não brilham, eles não tem luz Jõ. 8: 12; Mt. 4: 12 – 16; Jõ. 1: 1 – 10.

    JOÃO 3: 20 –
    Todos aqueles que vivem envolvidos com relações ilícitas não consegue ter comunhão com Jesus, porque a luz e as trevas não andam juntos IICO. 6: 14 e 15; Ef. 5: 11 – 13.

    JOÃO 3: 21 – Quem vive uma vida decente faz tudo corretamente não tem o que temer, pode falar de Jesus, pode testemunhar da Luz, pois ele já está na Luz Ef. 5: 8; Its. 5: 5; Cl. 1: 9 – 14; IPd. 2: 9 e 10.

     

    Outro testemunho de João Batista
    (Segundo testemunho de João Batista, pois o primeiro é no capítulo 1: 15 - 28 deste mesmo livro.)


    JOÃO 3: 22 –
    O texto fala que Jesus também batizava. Nesta época apareceu João Batista pregando e batizando, Jesus apareceu aqui batizando, Jesus continua batizando, mas não o batismo dos homens (Batismo nas águas). Você quer ser batizado por Jesus? Primeiro você tem que passar pelo batismo dos homens, segundo desejar fazer a obra, não fazer a obra de qualquer jeito, Pv. 18:9 mas fazer a obra com poder Atos 1: 8. Quando este desejo arder em seu coração clame a Jesus pelo poder, então Ele te batizará com o Espírito Santo, o batismo de fogo. Atos 2: 1 – 4; Mt. 3: 11.
    OBS: O Batismo com o Espírito Santo é um, batismo que somente Jesus pode realizar, não existe homem algum na face da terra com poder para batizar com o Espírito Santo. Portanto alguém que busca o Senhor e o Seu poder independente de ser batizado nas águas ou não pode ser batizado pelo Espírito Santo. Pois Jesus que é o único que tem a exclusividade de efetuar batismo conhece o tempo a hora o dia e o coração do homem, portanto Ele faz do jeito que Ele quer e a hora em que Ele quiser. Atos 10: 1 – 48; Atos 19: 1 – 7; Atos 1: 1 – 5. Mas recomendo o batismo nas águas, pois é o cumprimento da justiça de Deus Mt. 3: 13 – 15; Mc. 16 :16. Portanto não deixe de passar pelo batismo nas águas, ainda que você seja batizado no Espírito Santo Atos 10: 44-48.

    JOÃO 3: 23 –
    Onde tem muitas águas atraem os sedentos, o texto fala que João Batista escolheu um lugar com muitas águas para batizar, e para lá o povo concorria para serem batizado, onde Jesus está há muitas águas, onde Jesus está os sedentos correrão para Ele Jõ. 7: 37 e 38; Ap. 22: 17; Is. 12: 1 – 6; Is. 55:1 onde Jesus está os sedentos pela Palavra para Ele correrão Amós 8: 11; Lc. 4: 4; Jõ . 7: 16,17 onde Jesus está os sedentos pelo batismo nas águas para Ele correrão Atos 8: 26 – 39 e onde Jesus está os sedentos pelo batismo no Espírito Santo para Ele correrão Mt. 3: 11; Atos 1: 8.

    JOÃO 3: 24 –
    Neste tempo João Batista ainda não tinha sido lançado na prisão, porque João Batista foi preso e decapitado? Porque ele anunciava Cristo, porque ele batizava em nome de Cristo, porque ele era uma testemunha da verdade, e porque ele era um homem cheio do Espírito Santo desde o ventre Lc. 1: 39 – 44, e pregava o que o Espírito Santo mandava. IITm. 3: 12; Atos. 18:1-11.

    JOÃO 3: 25 –
    Os judeus eram religiosos e rigorosos nas questões das doutrinas humanas. Is. 29: 23; Mt. 23:1-4. A purificação fazia parte das doutrinas judaicas, eles não comiam se antes não lavassem as mãos várias vezes e isto se repetia varias vezes ao dia Mc. 7: 1-4. Quantos adeptos das doutrinas judaicas estão em nosso meio, estamos cercados de escribas (estudiosos da palavra) e fariseus (religiosos). Mt. 23: 1 – 7 pessoas mais preocupadas em conhecer a letra do que a vida IICo. 3: 1 – 8 pessoas que estão em nosso meio com o único objetivo de ensinar os outros, mas não ensinam a si próprio. Rm. 2: 17 – 23; IITm. 3: 1 – 7; Lc. 11: 52.

    JOÃO 3: 26 e 27 –
    Observamos que os discipulos tiveram boa intenção em dizer para João Batista que Jesus também batizava e que todos iam ter com Ele, será que o diabo através dos discipulos não quis lançar uma seta de ciúme e de inveja em João Batista. A resposta de João Batista foi uma bofetada na cara de Satanás, João Batista era agradecido a Deus pelo fato dele ser simplesmente aquele que vinha preparando o caminho do Senhor. Ml. 4: 5 e 6; Mt. 11: 1 – 14; Ml. 3: 1. Quantos que estão em nosso meio e não estão contentes com aquilo que receberam do Senhor, e quer o que é dos outros e que por inveja e ciúmes perseguem e lança nas ruas irmãos que receberam unção maior que a deles. Que atrai mais multidão que eles, que são usadas por Deus mais que eles, quantos estão em nosso meio que não tem nem um pouco de João Batista Jõ. 3: 30 e muito menos de Jesus Fl. 2: 5,6; Mt. 11: 29;

    JOÃO 3: 28 –
    João Batista fez questão de esclarecer, não deixou duvida: Eu não sou o Cristo. João Batista não tinha nenhum objetivo de aparecer ou buscar glória de homens, o único objetivo dele era de fazer a vontade daquele que o enviou. Jõ. 3: 27 e 28; ICo. 4; 7;-10; ICo. 2: 1 – 5.
    JOÃO 3: 29 – A noiva pertence ao noivo, à igreja pertence a Jesus, os pastores pertencem a Jesus, as ovelhas pertencem a Jesus Ap. 22: 17; Is.12: 1 – 3; Is. 55:1-3. Embora em nosso meio haja muitos pastores, bispos, apóstolos que são os donos das igrejas, que são donos dos obreiros e que são donos das ovelhas Ez. 34: 1 – 11; Jr. 23: 1 – 3; Jd. 12 – 16; IIPd. 2: 1 – 3; Atos 20: 28 – 30. João Batista no texto diz: “O amigo do noivo”, está deveria ser a postura de muitos pastores, bispos e apóstolos serem amigos do noivo, talvez a postura mais correta seja ser servo do noivo Jõ. 13: 1 – 6, amigo é uma escolha do noivo Jõ. 15: 15.

    João diz ser amigo, porque Jesus o escolheu como seu amigo Jõ. 15: 16; Jõ. 12: 23 – 26. O amigo se alegra com a voz do noivo, João Batista mostrou que é motivo de alegria ouvir a voz do noivo, deveria ser o motivo da alegria de muitos pastores, bispos e apóstolos verem Jesus ser exaltado, verem Jesus ser adorado, verem Jesus manifestar na igreja curando, libertando e fazendo muitos milagres Sl. 122: 1. A voz do noivo se faz ouvir através da Palavra poderosa, através de cultos cheios de poder, adoração e alegria com muitas curas e milagres, mas a alegria de muitos pastores, bispos e apóstolos e verem as ovelhas cativas por suas doutrinas humanas, a igreja cheia de pessoas buscando benção de prosperidade, cultos com grandes arrecadações de dízimos e ofertas.

    A alegria destes é o dinheiro, riquezas, fortunas, tesouros e pessoas escravizadas debaixo de suas vontades, fazendo tudo o que eles querem. Cl. 2: 4 – 23; ITm. 6: 3 – 10; IICo. 11: 1 – 4 e 13 – 15; Mt. 6: 19 – 21 e 24. João Batista ouviu a voz do noivo e se alegrou e sua alegria foi completa, ou seja, ele não precisou de mais para se alegrar, ele não precisou de cultos de prosperidade de igrejas cheias arrecadando milhões em dízimos e ofertas, ou igrejas cheias de pessoas cativas por doutrinas que não tem nada a ver com a Palavra de Deus. A voz do noivo foi suficiente para que a alegria de João batista fosse completa. Sl. 21: 1; Sl. 31: 7 e 8; Sl. 119: 162; Sl. 122: 1; Is. 29: 19; Jõ. 4: 13 – 38.

    JOÃO 3: 30 – O pastor, o apóstolo o bispos os obreiros os cantores os lideres têm que diminuir IPd. 5: 6; Tg. 4: 10 só têm um que tem que aparecer ICo. 1: 10 -18; ICo. 3: 1-11; Fp. 2: 5 – 11; Atos 4: 12; ICo. 2: 1 – 5.

    JOÃO 3: 31 –
    Jesus Cristo é o único que veio de cima Cl. 2: 15 – 20; Gn. 1: 26; Gn. 3: 22; Jõ. 7: 16 – 18. O que vem da terra pertence a terra, portanto meu irmão e minha irmã para você falar das coisas de cima você precisa de alguém que vem de cima dentro de você Jõ. 14: 15 – 23; Atos 1: 8; Mc. 13: 11. Você pode até falar das coisas de cima com você mesmo, dentro de você (seu ego), mas não vai falar com unção, não vai falar com sabedoria, graça e poder Jõ. 15: 1- 5. Aquele que vem de cima é sobre todos, portanto Jesus Cristo e o Espírito Santo são os únicos que vieram de cima, estes estão aqui na terra e sobre todos, a estes vocês deve ouvir para o seu próprio bem Mt. 28: 18 – 20; Atos 2: 1 – 39; Ap. 2: 11.
    JOÃO 3: 32 –
    João fala daquilo que Jesus viu e ouviu, temos em nossos meio irmãos que como Jesus testemunha daquilo que viu e ouviu e como aconteceu com Jesus ninguém acredita nele Jõ. 15: 18 -21. Há também em nossos meio mentirosos que dão testemunhos falsos e muitos acreditam no que eles dizem ICo. 3: 13; Jr. 23: 23-32; Mt. 7: 15 – 23.


    JOÃO 3: 33 –
    JOÃO 3: 33 – A que aceitou o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro Jõ. 7: 16 – 18. Há muitos por ai que não aceita o testemunho de Jesus e confirma que Deus é verdadeiro, por exemplo, aqueles que só crêem nos livros de Moisés, aqueles que só crêem no VT e em seus personagens, aqueles que só crêem na Lei, os que só acreditam em imagens, que acreditam na reencarnação, estes que crêem desta forma estão no espírito do erro. IITs. 2:1-11; IJõ. 4: 1 – 6; ITm. 4: 1.


    JOÃO 3: 34 –
    O Espírito Santo em Jesus era completo estava reunida toda presença, todos os Dons Espirituais e Ministeriais, por isso em Jesus o Espírito Santo era completo, sem medida. Is. 11: 1 – 2; Ap. 3: 1; ICo. 12: 1 – 11; Ef. 4: 1 – 12. Nenhum homem de natureza humana, homens de Deus relacionados na Bíblia, ou homens de deus que fizeram ou que estão fazendo grandes obras jamais tiveram, tem ou terão o Espírito Santo sem medida, ao homem de natureza humana o Espírito Santo é em pequenas medidas, ainda que ele seja chamado por Jesus para fazer obras maiores que as de Jesus Jõ. 14: 12 não será sem medida, ele estará desfrutando de uma pequena medida daquilo que estava operando em Jesus Cristo. ICo. 12: 1 – 11; Ef. 4: 1 – 14.

    JOÃO 3: 35 – Sem Jesus não adianta ir até Deus, Deus nem ouve, ninguém consegue nada de Deus sem Jesus Jõ. 14: 6; Jõ. 10: 9,10; Hb. 10: 19 – 21; IJÔ. 2: 1 – 3; Jõ. 8: 31 – 36; Cl. 1: 15 – 19.

    JOÃO 3: 36 –
    Todos aqueles que crêem em Jesus Cristo ganha o direito de ter a vida eterna, pois a vida eterna está em Jesus Cristo Jõ. 5: 19 – 26; ICo. 15: 33 – 57; Ap. 1: 17 e 18.

     

    Não troque Jesus Cristo por nada, não troque Jesus Cristo pela sua religião pela sua família, não troque Jesus Cristo por dinheiro, pelo pastor de sua igreja, não troque Jesus Cristo pela sua denominação, pois aquele que assim fizer perderão o direito a viver a vida eterna ao lado do Rei dos reis, Senhor dos senhores, se você trocar Jesus Cristo por qualquer que seja a situação veja o que você vai perder Ap. 22: 1 – 6;. Ap. 21: 1 – 5; Ap. 19: 1 – 7; Its. 4: 13 – 17.

  • Pr. Sérgio Lopes - prsergio@palavrasdavida.com.br

  • Evangelho de João - Capítulo 4

    Jesus e a samaritana

    JOÃO 4: 1 –Aqui se vê uma informação que não procede causada por falha humana ou por obra de Satanás para causar ciúme e inveja em João Batista Jõ 3: 26 Jesus não batizava, mas sim os seus discipulos. Devemos ter cuidado com as informações devemos verificar a veracidade daquilo que ouvimos para não causarmos prejuízo físico emocional ou espiritual a outras pessoas, pois depois que a informação errada é espalhada não temos mais como recuperar o prejuízo por isto devemos estar atento a estas palavras Mc 14: 38; ICo 16: 13; Tg 3: 1 – 12 Informar errado, julgar precipitadamente é perigoso, alem de perigoso nos deixa cada vez mais distante do Senhor Jesus Is. 11:1-5; Jõ. 7: 24.

    JOÃO 4: 2 –
    Jesus não batizava não porque não tivesse autoridade para tal ato, Jesus tinha autoridade de Deus para fazer o que quisesse Mt. 28: 18; Jõ 17: 1 e 2; Fl. 2: 5 – 11.Jesus realizava os seus primeiros anos ministerial, por isto usava todos os meios possíveis a fim de preparar da melhor maneira os que o substituiriam na evangelização mundial, por esta razão Jesus não batizava, mas sim os seus discipulos. Mt. 28: 19; Atos 6: 1 – 4.
    JOÃO 4: 3 e 4 – Sabemos pelo texto que Samaria ficava entre a Judéia e a Galiléia origem dos samaritanos IIRs. 17: 24-33 católicos carismáticos, samaritanos dos nossos dias. Ver na Pregação em texto (Católicos carismáticos, samaritanos dos nossos dias).

    JOÃO 4: 3 e 4 –
    Sabemos pelo texto que Samaria ficava entre a Judéia e a Galiléia origem dos samaritanos IIRs. 17: 24-33 católicos carismáticos, samaritanos dos nossos dias. Ver na Pregação em texto (Católicos carismáticos, samaritanos dos nossos dias).

    JOÃO 4: 5 –
    Este era um lugar onde Jesus ia ter muita dificuldade para passar a Sua mensagem Lc. 9: 51 – 53 primeiro por causa da cultura religiosa dos samaritanos, segundo o lugar ficava próximo as terras que Jacó dera a seus filhos, embora Jesus fosse judeu e como todo judeu fazia parte da linhagem de Judá, filho de Jacó. Havia nesta terra certa idolatria pela terra e pelos filhos de Jacó e a mensagem de Jesus era oposta a visão deste povo; terceiro havia entre este povo e o povo de Jerusalém uma questão sobre o lugar da verdadeira adoração. Jõ. 4: 19, 20.

    JOÃO 4: 6 –
    A fonte de Jacó que desde o principio da terra e deste povo estava ali imponente, majestosa cheia de si sempre recebendo os sedentos que ali viviam e os viajantes que sedentos por ali passavam, agora está fonte que reinava absoluta estava diante do grande Rei Ap. 19: 11 – 16; a pequena fonte estava diante da grande e verdadeira Fonte Is. 12: 1 – 3; Jõ. 7: 37 e 38; Ap. 22: 17; Ap. 21: 6; Is. 55:1.

    JOÃO 4: 7 -
    Esta mulher não conhecia Jesus, mas Jesus a conhecia, Jesus pediu algo a ela que neste momento  não tinha nada a oferecer para Jesus. Observando o texto a mulher veio para tirar água, mas o texto não fala se ela já tinha tirado a água da fonte. Jesus pergunta para você: O que você tem para me oferecer? O que aprendemos com o texto? Que ninguém pode oferecer nada para Jesus sem antes tirar água da fonte e a fonte é Jesus, ou seja, para você oferecer algo para Jesus primeiro você tem que ir até Ele e tirar dEle mesmo o que você precisa para oferecer a Ele.Jõ. 15: 1 – 5. Este é o significado da Graça, você recebe de graça e devolve para Deus aquilo que você recebeu de graça em forma de adoração. Jõ. 4: 23 e 24; Rm. 12: 1,2.

    JOÃO 4: 8 e 9 - Jesus sendo Deus e onisciente, conhecedor de todas as coisas, sabia que a mulher iria até a fonte e que Ele iria pregar para ela, e sabia também que Seus discipulos ainda não estavam totalmente libertos as Lei e dos costumes judaicos, e iriam se escandalizar de vê-Lo como judeu conversando com uma samaritana. Jõ. 5: 25- 27; Gl. 2: 1-16; Atos . 10: 9-15. Por esta razão Jesus os mandou a cidade para buscar comida. É assim mesmo às vezes para fazer a obra precisamos nos afastar um pouco dos irmãos e até de lideres que ainda não estão libertos da Lei dos costumes das doutrinas humanas, não porque não gostamos deles, mas porque gostamos mais da obra e não queremos que estes que por falta de conhecimento venham a se escandalizar Os. 4: 6; Is. 3:12.
    Jesus estava com sede, mas não sede de água que vinha da fonte de Jacó, mas sim sede de revelar para esta mulher as verdades de Deus. Esta deve ser a nossa sede, devemos ter sede de levar ao mundo as verdades de Deus, e as verdades de Deus são:  Você vai levar ao mundo Jesus Cristo a verdade de Deus Jõ. 14: 6;  Depois você vai levar ao mundo o Espírito da Verdade que o mundo não conhece Jõ. 16: 7 – 14. Depois guiado , revestido e tomado pelo Espírito da Verdade você vai levar ao mundo a palavra da Verdade. Jõ. 14: 26; Jõ. 17: 6 – 17. Apalavra da verdade é a palavra do Senhor Jesus Jõ. 7: 16,17; Rm. 1: 16,17; Atos. 1: 8; Mc. 16: 15.

    JOÃO 4: 10 –
    Esta mulher não sabia quem falava com ela, mas nós que temos a Palavra sabemos quem fala conosco Jõ. 1: 1 – 14 então o que nos impede de desfrutar desta água viva:  Primeiro: o nosso ego Tg. 4: 6; IPd. 5: 5;   Segundo: falta de conhecimento daqueles que ensinam Os. 4: 6ª; Is. 3: 12; Jr. 23: 23 – 32;  Terceira: falta da fé verdadeira Rm. 5: 1 – 11; Hb. 10: 19 – 22; Hb. 11: 1-40.

    JOÃO 4: 11 –
    Esta mulher não estava entendendo nada do que Jesus estava falando, mas estava revelando pela sua própria boca e vamos ver no decorrer deste capitulo que o poço da sua vida era fundo, mas não impossível para Jesus Lc. 1: 37; Jr. 32: 27. O poço da sua vida é fundo, ou você está em um poço sem fundo, seja o poço da sua vida fundo ou você esteja em um poço sem fundo saiba de uma coisa creia em Jesus que o poço da sua vida seja fundo ou sem fundo vai jorrar água viva. Is. 45:5-8; Jõ. 7: 38; Mt. 7: 24 e 25; Atos 16: 27 – 34.

    JOÃO 4: 12 –
    Esta mulher por não conhecer Aquele que falava com ela, comparou a Fonte da Vida com uma fonte natural terrena, e quantos em suas pregações em seus ensinos e em suas doutrinas tem comparado a Fonte da Vida com as fontes terrenas e humanas. Você pode perguntar como assim? Não se compara Jesus com nada, Fl. 2: 9-11 não se compara Jesus com ninguém, com ninguém na Bíblia e muito menos alguém nesta terra pode ser comparado com Jesus, Jesus está acima de todos: de Maomé, Buda, Gandhi ou qualquer outro quer esteja morto ou vivo Cl. 1: 15 – 19; Cl. 2: 1 – 3; ICo. 1: 18 – 24; ITm. 6: 13 – 16; ITm. 1: 14 – 17.

    JOÃO 4: 13 -
    Ao que compararemos a água da fonte natural? Jesus diz: “Que quem beber da fonte natural voltará a ter sede. A palavra sem unção não alimenta, não mata a sede, o que vemos por ai são pessoas vazias pregando a palavra movida pela sabedoria humana, coisas que aprendem nas faculdades de teologia Is. 29: 13; Ec. 12: 12 e 13. Também temos pessoas que não aprenderam nas faculdades de teologia mas também estão enganando o povo, por isto vemos nas igrejas multidões, quantidades, mas não qualidade. O crente entra na igreja vazio e sai cheio do conhecimento humano, ou sai com a mente cheia de emoções, mas vazios da verdadeira água da fonte. Por isto vemos uma corrida atrás de vigílias, de profecias, de pregadores e cantores famosos. Amós 8: 10 – 12.
             A água que vem da fonte da vida é a palavra ungida onde o pregador prega pelo Espírito Santo Ec. 12: 11; Dn. 12: 3; ICo. 3: 10,11 esta palavra mata a sede e alimenta Rm. 15: 18 e 19; ICo. 2: 1 – 5; IICo. 4: 1-6. A palavra ungida onde o pregador está cheio do Espírito Santo prende a atenção, não cansa, o ouvinte não quer que o culto acabe, e depois que o culto acaba o crente passa dias e até meses alimentado  por esta palavra. Dt. 8: 1 – 3; Ex. 16: 32 – 35.

    JOÃO 4: 14 –
    Aquele que bebe da água da vida, que é Jesus Cristo não vai ter mais sede. Se você ainda anda com sede é porque ainda não bebeu da fonte da vida, você ainda esta bebendo da fonte natural (humana). A fonte humana na qual você esta bebendo só mata a sua sede deste mundo a fonte humana só vai te levar para cultos de prosperidades, milagres cura usos e costumes e outros ICo 15: 19, mas se você beber da fonte da vida esta água vai te levar a buscar a vida eterna Mt. 7: 13 e 14; Mc. 10: 17 – 30; Jõ. 6: 60 – 68; vai levar você a buscar o Espírito Santo Atos 1: 8; Lc. 11: 5 – 13; em fim vai levar você a buscar o Reino de Deus Mt. 6: 25 – 33; Mc. 12: 28 – 34; Lc. 17: 20; Rm. 14: 13 – 17; Cl. 1: 9 – 13; ICo. 2: 1 – 12.

    JOÃO 4: 15 –
    Esta mulher ao ouvir de Jesus a respeito desta água (espiritual) desejou beber da água de Jesus. Observamos que o objetivo desta mulher era beber da água e nunca mais ter sede e nem precisar caminhar até o poço de Jacó para dele tirar água, vemos que a preocupação da mulher era física. Primeiro não ter mais sede, segundo não precisar mais caminhar até o poço, por quê? Talvez à distância que ela caminhava era longa. Interesse físico e financeiro é o objetivo de muitos por ai, por isso vemos uma grande corrida às campanhas, aos cultos de prosperidade, todos querem receber de Deus soluções para seus problemas físicos e financeiros.

    Muitos vêem Deus como uma loteria se recebermos a benção da prosperidade talvez não precise trabalhar mais Gn. 3: 17 – 19; Pv. 6: 6; IITs. 3: 10 – 12. A água que Jesus oferece deveria ser o desejo de todos que vão à igreja, a água que Jesus oferece e espiritual, e esta água chama-se Espírito Santo Jõ. 7: 37 – 39 esta água vai fluir de dentro de você e vai te dar Dons Espirituais ICo. 12: 1 – 11 Dons Ministeriais Ef.4 : 1 – 16 poder para fazer a obra Atos 1: 8 nos momentos mais difíceis te dara palavras Mc. 13: 1 – 11 e quando você não conseguir falar com Deus Ele vai interceder por você Rm. 8: 18 – 27 e vai te preparar para as Bodas do Cordeiro Ap. 22: 17; Ap. 21: 1 – 4.

    JOÃO 4: 16 –
    Você já teve um encontro verdadeiro com Jesus? Se já! vai e anuncia Jesus e chama alguém, e apresenta este amigo (Jesus) aos seus familiares, parentes, amigos, vizinhos, companheiros de trabalho em fim a todos que você tiver oportunidade e os convida a beber desta água Mt. 28: 18 – 20; IITm. 4: 1 – 5 (Leia o estudo: As riquezas do Ide).

    JOÃO 4: 17 e 18 –
    A mulher falou a verdade ela não tinha marido, ela morava com um homem que não era marido dela. Jesus fala que ela já tinha sido casada cinco vezes e provavelmente separada, pois se não o texto falaria que ela era viúva de cinco maridos, Lc. 2: 36,37. O que entendemos e que esta mulher não podia viver sem homem, provavelmente esta mulher tinha muita sede, mas não de água, mas sim de sexo, esta mulher tinha um vazio espiritual muito grande dentro de si, mas ela como muitos não entendia isto então ela procurava preencher este vazio com sexo. Quantos como esta mulher que estão vazios no espírito e não sabe como preencher este vazio? E por não entender deste assunto recorrem ao sexo, as drogas ao cigarro ao jogo e outros que de uma forma ilusória faz parecer que preenche o vazio espiritual Jr. 23: 24; Sl. 139: 1 – 18.

    JOÃO 4: 19 –
    Esta mulher não viu Jesus como Cristo Ungido, mas sim como profeta, esta mulher podemos compreender, ela era samaritana  não era uma estudiosa da Palavra, ela não tinha tempo para isto, pois o negocio dela era homem, e ela não tinha a Bíblia. Esta mulher nós compreendemos.  Não compreendo hoje onde muitos que tem a Bíblia vivem dentro das igrejas  tem tempo para estudar a Palavra são pregadores e se dizem sedento pela Palavra. Estes nós não compreendemos  pois  para estes Jesus ainda e semelhante aos do Velho Testamento não sabem a diferença entre Jesus e os heróis do Velho Testamento. Mt. 16: 13 – 16; Jõ. 6: 60 – 68; ICo. 2: 1 – 5.

    JOÃO 4: 20 – Em que lugar devemos adorar, onde e o lugar de adoração, será que é nos montes, será que é nos templos, nas congregações, ou em casa? Quais são os dias em que devemos adorar, será no sábado, nos dias de cultos, nas vigílias, nos cultos de oração ou nos cultos no lar?
    JOÃO 4: 21 –
    Vejamos a resposta de Jesus para este assunto: nenhum destes lugares; nem em Jerusalém, embora ha um corrida dos evangélicos para adorar em Jerusalém. Segundo Jesus, também não e o lugar de adoração.


    JOÃO 4:22 - O samaritano adorava o que eles não conheciam, pois eles adoravam ao Deus de Israel e também imagens e esculturas IIRs. 17: 24 - 33 por esta razão comparamos os católicos carismáticos com os samaritanos, pois os católicos adoram o Deus de Israel, mas não abandonaram os seus ídolos. IICo. 6: 11 – 18; Atos. 17: 15-30.

    JOÃO 4: 23 –
    O lugar de adoração e no Espírito do homem ICo. 14: 12-15; Pv. 20: 27; ICo. 2: 6 – 13; Jõ. 14: 26. E para você adorar a Deus no espírito e em verdade qualquer hora é hora, qualquer lugar é lugar. A Adoração no Espírito deve ser vinte quatro horas por dia. Você adora em casa no ônibus no carro no trabalho na viagem na igreja nas reuniões com os amigos ninguém sabe e nem se escandalizam, mas você e Deus sabe Sl. 139: 1 – 18, mas a adoração tem que ser no espírito e revestida da verdade Jõ. 14: 6; Jõ. 16: 7 – 13 e Jõ. 17: 14 – 17. O único povo que Deus procura são aqueles que O adoram em espírito e em verdade, se você adorar a Deus no espírito e revestido da verdade a presença de Deus, a experiência pessoal com Jesus acontecera naturalmente na sua vida Lc. 24: 13 – 32; Atos 2: 1 e 2.

    Você pode perguntar o que devo fazer para adorar a Deus em espírito e em verdade?

    1º. Perder o desejo pelas coisas do mundo Tg. 4: 4 e 5; IJõ. 2: 15 – 17;

    2º. Ter fome e sede da Palavra Sl. 119:11, 105; Jõ. 6: 60 – 68;

    3º. Ter uma vida de oração Lc. 18: 1; Its. 5: 17;

    4º. Uma vida modelada por Deus Rm. 12: 9 – 11; Cl. 3: 1 – 17;

    5º. Muito jejum Lc. 2: 25 – 37; Mt. 6: 16 – 18;

    6º. Crer na verdade que e Jesus Atos 16: 31; ICo. 2: 1-5

    7º. Ser dirigido pelo Espírito da Verdade Rm. 8: 1 – 17;

    8º. Ser santificado pela Palavra da Verdade Jõ. 7: 16 e 17.

    JOÃO 4: 24 –
    Não há como se relacionar com Deus de outra forma, na há como falar com Deus, ouvir a Deus pedir ou receber de Deus se não através de uma vida em espírito, pois Deus e Espírito, por isso o relacionamento do crente com Deus tem que ser no Espírito e revestido da Verdade Ex. 33: 17 – 23; IRs. 19: 1 – 13. Veja o nosso tema “Vida em Espírito”.

    JOÃO 4: 25 –
    A mulher disse: Que quando o Messias vem e quando Ele vier nos explicara tudo. A mais de dois mil anos a mulher já sabia que quando o Messias viesse nos explicaria tudo. E porque nos dias de hoje não recorremos ao Messias para que Ele nos explique tudo, recorremos aos homens às faculdades, aos livros, mas não a quem deveríamos recorrer Mt. 18: 18 – 20; Mt. 28: 18 – 20; Cl. 2: 1 – 3; ICo. 2: 18 – 31; Lc. 10: 19 – 22. Se você não conseguir contato com o Messias para que Ele explique tudo, você pode recorrer a outra pessoa Jõ. 16:7; Jõ. 14: 26; Lc. 12: 11 e 12; Jõ. 15: 26 – 27, IICo. 4: 1 – 7.

    JOÃO 4: 26 –
    Jesus disse “Eu Sou o Messias” Jesus é o Messias (Cristo Ungido) Jesus e o Salvador Atos 4: 12; Rm. 10: 1 – 13. Jesus e o Libertador Jõ. 8: 31 – 36 Jesus e o verdadeiro Pastor Jõ. 10: 14; Jesus é a Porta Jõ. 10: 9 Jesus e o Caminho a Verdade e a Vida Jõ. 14: 6 Jesus e o único Nome Fp. 2: 9 – 11 Jesus e o Pão da Vida Jõ. 6: 35 Jesus a Luz do mundo Jõ. 8: 12 Jesus e a Ressurreição e a Vida Jõ. 11: 25 e 26; Ap. 1: 17 e 18 Jesus a Videira verdadeira Jõ. 15: 1. O que mais Jesus é? Ap. 19: 13; Jõ. 1: 1; Mt. 1: 18 – 23; Mt. 28: 18 – 20; Ap. 19: 16; Ap. 5:1-14; Fl. 2: 9-11.

    JOÃO 4: 27 –
    Os discipulos se maravilharam de ver Jesus conversando com esta mulher, pois ela era samaritana e os judeus e os samaritanos não se falavam Jõ. 4: 9. Os discipulos se maravilharam, mas não se escandalizaram eles se maravilharam por quê? Porque viram Jesus quebrando um costume dos judeus que era falar e entrar em casa de samaritanos e gentios. Esta e a obra de Jesus e do Espírito Santo, quebrar barreiras, culturais raciais sociais e religiosas. Veja: Atos 10: 1 – 28; Lc. 9: 51 – 56; Ef. 3: 1 – 6. Jesus e o Espírito Santo estão ai quebrando barreiras, barreiras estas que os homens fazem questão de criar cada vez mais para dificultar o avanço da verdade do evangelho, tipo mulher não pode pregar quem não tem faculdade teológica não pode ser obreiro, pastor, quem não fizer curso não pode ser batizado, crente não pode ir à praia..., são tantas barreiras que se formos escrever vamos fazer um livro só sobre este assunto Lc. 11: 52; Rm. 2: 17 – 20; Mt. 23: 1 – 4; IICo. 4: 1 – 5.
    JOÃO 4: 28 – O que vemos: A mulher ouviu a Jesus, Jesus revelou a sua vida e depois de tudo isto ela deixou o cântaro, ela deixou o recipiente no qual ela iria levar água para sua casa e foi levar Jesus Cristo ao povo. O que observamos: Que após ela conhecer Jesus, ouvir Jesus ela deixou aquilo que era prioridade na sua vida Mt.6: 25-33 e entendeu que agora a sua prioridade era levar Jesus para o povo. Mt. 13: 44-46 Mt. 19: 16 – 30; Mt. 28: 18-20; Mc. 16: 15-18; Atos. 1:8. Aqui vemos uma mulher que deixou aquilo que era prioridade para a sua vida neste mundo, para levar ao povo aquilo que era prioridade para a vida não só daquele povo, mas de todo mundo. Jõ. 3: 16; Rm. 12: 10; Mc. 12: 28-31; Atos 3: 1 – 6; ICo. 2: 1-5; Atos. 16: 31. Há muitos pastores, apóstolos, bispos que estão levando para os crentes aquilo que e prioridade para a vida neste mundo, ICo. 15:19 estes que ate hoje não aprenderam com Jesus deveriam aprender com esta mulher Jd. 12 e 13; IITm. 3: 1 – 9; ITm. 6: 3-10.

    JOÃO 4: 29 – Esta mulher foi imediatamente dar testemunho daquilo que Jesus estava fazendo em sua vida, vemos muitos deixando de pregar a Palavra, de testemunhar do que Jesus tem feito em sua vida, para nos púlpitos falar mal da vida de outros, criar doutrinas humanas, incentivar o povo a ser rico ou dando testemunhos de outros. Mt. 23: 1-4; IITm. 4: 1 – 5; ICo. 2: 1 – 5; Atos 5: 41 e 42; ICo. 3: 10 – 13.

    JOÃO 4: 30 –
    Veja o resultado de pregar somente a Jesus Cristo Ez. 37: 1 – 14; Ez. 47: 1 – 12; Jl. 2: 21-29; Atos 2: 1 – 12. Quando se prega Cristo, somente Cristo, todos os ouvintes irão até ELE Jõ. 12: 32; Jõ. 10: 14-16; Jr. 31:3; Is. 49: 15,16; Mt. 11: 25 – 30; Sl. 34: 5.

    JOÃO 4: 31 –
    Jesus é Deus, Filho de Deus desde o principio Cl. 1: 15 – 19; Jõ. 1: 1 – 3, mas era homem, filho do homem, nascido como todos os humanos. Lc. 1: 26 – 35; Mt. 8: 18 – 20; Mt. 19: 16 – 28. E por ser homem e viver neste mundo, Jesus também sentia fome Lc. 4: 1,2.


    JOÃO 4: 32 a 34 –
    Encher a barriga, saciar a fome física não era a prioridade de Jesus. Jesus não estava pensando em comida, a prioridade Dele era fazer a vontade do Pai Lc. 22: 39 – 42. Agora vemos em nosso meio pastores, bispos e apóstolos cuja prioridade e o ventre. Rm. 16: 17 e 18; Fp. 3: 12 – 19.


    JOÃO 4: 35 –
    O que estamos esperando, temos que abrir o nosso entendimento, o mundo esta repleto de pessoas necessitadas, pessoas que não estão necessitando de curas físicas, de bênçãos de prosperidades ou de religião, mas sim de salvação Atos 4: 12; Fp. 2: 9 – 11. Experiência pessoal com Cristo Jesus Mt. 28: 18 – 20. Experiência pessoal com o Espírito Santo Atos 1: 8; Atos 2: 1 – 12; Rm. 8: 1 – 27. Pessoas que precisam ter experiência com a verdadeira adoração Jõ. 4: 23 e 24; Sl. 101: 6a quem esta recebendo salários são os mercenários, os empresários que estão à frente de grandes ministérios Ez. 34: 1-8; Jõ. 10: 10-13. A igreja de hoje e a igreja da ceifa, a igreja do passado (Atos dos Apóstolos) era a igreja dos semeadores, foram eles os primeiros mártires, foram eles a escreverem o Novo Testamento Jõ. 4: 37 e 38; IIPd. 1: 16-21. Que sobra para nos e a ceifa, tempo de colheita, o Espírito Santo esta ai. Atos 2: 1 – 12; Atos 2: 37 – 39; Jl. 2: 21 – 32.

    O que precisamos para colher os frutos? Estudos baseados em psicologia, teologia, na filosofia em doutrinas humanas nos movimentos em busca da prosperidade, nas campanhas nas igrejas? Claro que não, não precisamos de sabedoria humana para fazer esta obra Jr. 17: 5 e 6. Precisamos anunciar Cristo que o Espírito Santo por si só faz o restante Jr. 5: 7 e 8; Jõ. 15: 1 – 5; Jõ. 14: 12. Os campos estão brancos, estão brancos não por vontade do homem, não pela sabedoria humana, os campos estão branco pela vontade e sabedoria de Deus. ICo. 1: 18 – 24; Cl. 2: 1 – 3.

    JOÃO 4: 36 – Os ceifeiros de nossos dias já têm recebido o seu salário, muitos estão deixando de gastar o salário vindo de Deus para gastar o salário pago pelo mundo Tg. 4: 4 e 5; IIJõ. 2: 15 – 17; Salário da parte de Deus Atos 1: 8; Dn. 12: 3; Ec. 12: 11; IITm. 4: 1 – 5; Salário da parte do mundo ITm. 6: 3 – 10; Mt. 6: 19 – 21 e 24; Mt. 7: 13.

    JOÃO 4: 37 e 38 –
    A grande verdade é que um é o semeador e outro o ceifeiro, segundo a Palavra ninguém pode semear e ceifar ao mesmo tempo, porque a tempo para semear e tempo para ceifar Ec. 3: 1 existe o tempo da semente e tempo do fruto, a semente e a Palavra (Bíblia, Palavra de Deus) escrita por homens que fizeram parte da igreja de Deus no passado IIPd. 1: 16 – 21. O que precisa para igreja colher os frutos? A igreja só precisa de homens ousados que não tenham medo e que no nome de Jesus venham a invadir os becos e valados colhendo os frutos que já estão brancos Lc. 14: 15 – 23; Mc. 16: 15; Atos 1: 8.

    JOÃO 4: 39 – Não precisou muito para aquela multidão ir até Jesus, não precisou de psicologia, teologia, filosofia, doutrinas humanas e prosperidades, a mulher só falou o que Cristo tinha feito na vida dela Hb. 13: 8; ICo. 2: 1 – 5; Cl. 1: 15 – 17.

    JOÃO 4: 40 – Quando apresentamos Jesus Cristo a alguém e esta pessoa passa a andar com Ele com certeza esta pessoa não vai querer que ELE saia da sua vida, assim fez os samaritanos, viram tanto a gloria de Deus em Cristo Jesus que eles pediram: - “Fica conosco, não vá embora”. E assim é com todos que tem uma experiência pessoal com Jesus. Lc. 24: 13 – 32; Ap. 3: 20.

    JOÃO 4: 41 – Os samaritanos ouviram a vos de Cristo Mt. 7: 24 – 27 e creram Nele Jõ. 7: 16 e 17; Jõ. 10: 1 – 16 e você tem ouvido a voz de Cristo? Tem crido Nele e apenas na Palavra Dele? Is. 53: 1 – 12; Atos 8: 26 – 38.

    JOÃO 4: 42 – Agora eles não creram apenas no testemunho da mulher, mas eles mesmo viram a gloria de Deus. Tamanha a obra desta mulher, ela testemunhou Jesus, levou o povo até Jesus e por causa de seu testemunho e sua coragem multidões de samaritanos conheceram Jesus e viram a Gloria de Deus Ap. 22: 17; Is. 12: 1 – 3; Is. 55: 1; Jõ. 7: 37. Nem sempre o que semeia colhera depois os frutos, principalmente nos dias de hoje, nas grandes lavouras em que há colheitadeiras, maquinas que ceifam, trilham, classificam e ensacam o cereal necessita de operador que deve ser bem treinado, um profissional bem diferente daqueles que plantam os grãos Jõ. 4: 37,38.

    Jesus se refere aos profetas do VT; de Moisés até João Batista, mas nos que temos a Palavra viva Hb. 4: 12; IICo. 3: 1 – 6 entendemos este texto como tempos da igreja apostólica (Atos dos Apóstolos) e nossa igreja atual? Estes semearam no passado IIPd. 1: 16 -21, Jõ. 4: 37 e nós com toda tecnologia atual: Televisão, internet, radio carros de som ou de porta em porta estamos ceifando aquilo que não semeamos Jõ. 4: 38; Jõ. 3: 29 e 30.

    Porque Deus escolheu o dia de pentecoste para derramar o Espírito Santo? Por que a festa de pentecoste é a festa que da inicio ao tempo da colheita Ex. 23: 16; Dt. 16:9. Concluímos que não importa a função que exercemos na seara Mt. 9: 37 e 38 e nem o tamanho da seara, mas sim a quantidade de ceifeiros Its. 5: 17; Lc. 18: 1. Na seara do Mestre tanto o semeador quanto o ceifeiro para que sejamos recompensados o importante e que tenhamos lutado legitimamente IITm. 2: 1 – 5 e não levianamente ou por interesse próprio para não sermos rejeitados pelo Verbo de Deus Mt. 7: 22 e 23. Batalhemos como o Apostolo Paulo que foi perseguido, espancado e apedrejado, mas prosseguiu como um bom soldado de Cristo ate a morte IITm. 4: 6 – 8.

    A Cura do filho de um oficial do rei

    JOÃO 4: 43 e 44 – Jesus volta para a Galiléia, região onde ficava Nazaré, pequena aldeia onde Jesus fora criado, e onde todos conheciam Jesus desde pequeno e todos sabiam quem era seus irmãos e seus pais, sabia que seu pai era um conhecido carpinteiro da região, Por esta razão o povo de Nazaré e da região da Galiléia não acreditavam nos milagres de Jesus e nem que Ele era o Messias enviado por Deus. Mt. 13: 53 – 58. O que aprendemos com este texto? Primeiro quem conheceu você no passado vai ter dificuldade de acreditar que você e outra pessoa, e terá também dificuldade para te reconhecer como um profeta de Deus, você dificilmente vai ser honrado por aqueles que conheceram você antes da sua conversão. IICo. 5: 17; Am. 3: 8. Segundo os seus próprios irmãos de igreja que conheceram você desde que você se converteu também terão dificuldade de entender as manifestações poderosas de Deus na sua vida e dificilmente te honrarão como profeta de Deus Jõ. 15: 20 e 21; Ez. 3: 1 - 7.

    JOÃO 4: 45 – Como era e ainda e costume do povo judaico ir adorar em Jerusalém, nas festas em Jerusalém havia uma grande multidão que tinha vindo das cidades da região da Galiléia e viram os milagres que Jesus fez por lá, por isto o povo o recebeu como alguém diferente, eles viram que Jesus filho de Maria e de Jose conhecido carpinteiro desta região era alguém diferente, era alguém guiado pelo dedo de Deus Jõ. 3: 1 e 2; Lc. 11: 14 – 20. Quando você que todos conhecem desde criança e que todos na sua igreja que conhece você desde sua conversão começar ser usado como profeta de Deus ainda que eles não creiam ou fiquem na duvida com certeza vão ver que você e uma pessoa diferente ISm. 10: 1 – 12.

    JOÃO 4: 46 – Mais uma vez Jesus foi a Caná da Galiléia onde Ele realizou o primeiro milagre Jõ. 2:1 – 11 e morava nesta cidade um homem muito importante; um oficial do rei. Porque quando alguém esta com problemas de enfermidade em casa vem até nós e nós recomendamos como solução para esta pessoa um bom medico? Como conhecedor da Palavra devemos aconselhar a pessoa enferma ou que esta com alguém doente em casa que ela vá ate Jesus, pois primeiro se for da vontade de Deus Jesus vai curar o enfermo ou o seu parente enfermo, segundo Ele próprio através do Seu Espírito vai levar esta pessoa ao medico ideal para esta pessoa ou seu familiar Hb. 11: 6; Rm. 1: 16 e 17; Atos 3: 1 – 6.

    JOÃO 4: 47 – Este homem tinha dinheiro, ele tinha como conhecidos pessoas influentes, com certeza este homem já tinha levado o seu filho aos melhores médicos da época e com certeza nenhum deles puderam fazer nada pelo moço, mas ele ouviu falar de Jesus e dos milagres que Jesus realizou em Jerusalém, talvez alguém devesse ter falado a ele que Jesus era da região que sua mãe era Maria e seu pai um carpinteiro chamado Jose e eu seus irmãos ainda moravam na região.

    Mas no momento de dor e dificuldade ele não quis saber do histórico familiar de Jesus, ele queria era ver Jesus operar os mesmos milagres que Ele pouco antes havia operado em Jerusalém. Aquele que esta enfermo ou que esta com algum problema grave na família não quer ver ninguém contando historias ou fazendo longas pregações, ele quer ver e Jesus operando, por isto em vez de ficar contando historias ou fazendo longas pregações devemos levar logo Jesus e deixar que Ele faça o resto. ICo. 2: 1 – 5; Lc. 18: 35 – 42; Lc. 8: 40 – 56.

    JOÃO 4: 48 – Nós crentes não precisamos andar atrás de milagres, de profecias, de pregador ou cantor, precisamos apenas crer, crer em quem? Em Jesus Cristo e em mais ninguém. Atos 16: 31; Jõ. 20: 24 – 29; Sl. 3: 5 -8.

    JOÃO 4: 49 – Observemos que o homem tinha pressa, talvez seu filho já tivesse nas ultimas, não havia mais nada a fazer a ultima esperança deste homem era Jesus. Mas ele não conhecia Jesus, ele sabia que Jesus operava milagres, ele sabia que Jesus era o único que poderia curar o seu filho e o livrar da morte, mas o que ele não sabia era que pela sua fé Jesus podia fazer muito mais Rm. 4: 17; Mt. 17: 14 – 20; Mt. 21: 18 – 22.

    JOÃO 4: 50 e 51– A fé deste homem em Jesus Cristo realizou o milagre Rm. 4: 1 – 20, a sua fé pode limitar ou não o poder de Deus em sua vida Gn. 18: 22 -33; IRs. 18: 1 – 21 O homem creu na palavra de Jesus, talvez Deus ainda não tenha operado com tanto poder na sua vida porque você esta crendo mais nos homens nos livros, mais naquilo que você tem visto por ai e menos nas Palavras do Senhor Jesus Lc. 5: 1-6; Jõ. 7: 16 e 17; Is. 53: 1 – 11.

    JOÃO 4: 52 e 53 – O homem viu que foi na mesma hora que Jesus disse vai que teu filho vive, mas ele nem se lembrou que também foi na mesma hora que ele creu e obedeceu a Palavra que seu filho foi curado. O milagre acontece no momento de fé, se faltar fé o milagre não acontece. Jõ. 17: 14 – 20; Mt. 14: 22 – 31; Mt. 8: 23 – 27; Veja o nosso estudo “Fé você tem ou você não tem”.

    JOÃO 4: 54 – Jesus tinha dificuldade para realizar milagres naquela região, pois Ele foi criado nesta região Mt. 13: 53 – 58. A cura do oficial foi o segundo milagre de Jesus em Caná da Galiléia, que Jesus não encontre dificuldade para realizar milagres em sua vida, que você não deixe a incredulidade impedir Jesus de operar em sua vida. Você pode perguntar como posso fazer isto? Creia em Jesus Cristo e na Sua Palavra, Jesus Cristo esta acima da sabedoria humana, dos livros, da teologia e dos homens, só Ele pode realizar os milagres que você precisa. Mt. 17: 1 – 5; Fl. 2: 9 – 11; Atos 4; 12; Atos 3: 6; Jr. 33:3.

  • Pr. Sérgio Lopes - prsergio@palavrasdavida.com.br

  • O paralitico de Betesda - Capítulo 5

    JOÃO 5: 1 – Jesus como um bom judeu que era e Filho do Homem  Mt. 13: 53-55; Mt. 8: 18-20 da linhagem de Judá  Ap. 5: 1-5 cumpriu a risca tudo o que determinava a Lei e os costumes judaicos Mt. 5: 17 participar e celebrar as festas fazia parte da tradição judaica e era mandamento de Deus para este povo Dt. 16: 1; Lv. 23: 2 – 25.

    JOÃO 5: 2 –
    A semelhança desta passagem com a igreja é muito grande vejamos. O tanque de Betesda ficava próximo a porta das ovelhas, quem é a porta das ovelhas? Jõ. 10: 1 – 9 Jesus é a porta das ovelhas, ninguém, pode se tornar ovelha e fazer parte do rebanho de Deus e crente membro da igreja sem aceitar Jesus Rm. 10: 1 – 13; ou seja, Jesus é a porta para qualquer pessoa que queira desfrutar do Reino de Deus, e receber de Deus cura, milagre, libertação, dons, salvação, ressurreição e vida eterna Jõ. 14: 6; Atos 4: 12; Fp. 5: 11; Hb. 10: 19 – 22; Cl. 1: 15 – 19; Cl. 2: 1 – 3; ICo. 1: 18 – 24; ICo. 2: 1 - 5. O tanque de Betesda possuía cinco pavilhões, o nome de Jesus tem cinco letras, a igreja de Deus na Terra é sustentada pelo nome de Jesus, pois sem este Nome ela não tem como receber nada de Deus Jõ. 15: 1 – 5; Mt. 16: 13 – 19; Mt. 18: 18 -20; Mt. 28: 18 – 20; Mc. 16: 15 – 18; Fl. 2: 9-11. Jesus é a porta da igreja, Jesus é o nome que sustenta a igreja, Jesus é a cabeça da igreja ICo. 12; 12 – 27, Cl. 1: 18, portanto a igreja, as ovelhas, os crentes não têm vida sem Jesus Jõ. 4:1-14; Is. 12: 1 – 3; Jõ. 7: 37 e 38; Ap. 22: 17; Is. 55: 1.

    JOÃO 5: 3 –
    A igreja porventura não é o lugar para os desesperados, lugar dos paralíticos, enfermos, drogados em fim dos necessitados Lc. 14: 15 – 21; Jõ. 7: 37; Mt. 11: 28-30; Ap. 22: 17; Is.12: 1 – 3; Is. 55: 1 – 3; 53: 1 – 5. A igreja está abarrotada de necessitados esperando algo acontecer, naquele tempo eles estavam esperando o mover das águas, mas hoje a igreja está esperando as manifestações poderosas em nome de Jesus, a igreja de hoje está esperando, Dons espirituais, ICo. 12: 1-11 dons ministeriais Ef. 4: 1-16 avivamento Atos 2: 1 – 47; Atos 3: 1 – 16; Atos 4: 1 – 31; Atos 5: 17 – 33; Atos 8: 1 – 40; Atos. 16: 19-31.

    JOÃO 5: 4 –
    Naquele tempo descia um anjo em certo tempo e mexia as águas e o primeiro que entrasse no tanque era curado. Hoje Vemos a igreja vivendo deste mesmo modo, estamos voltando atrás, estamos regredindo em nossa vida espiritual, pois há muitas igrejas e muitos crentes seguindo doutrinas de anjos, há muitos irmãos nas igrejas esperando os anjos moverem as águas para eles serem curados, existe culto especifico para anjos ITm. 4: 1; Cl. 2: 15 – 18. (Veja em temas Polêmicos o estudo “Anjos”). Anjos foram criados por Deus para servi-Lo, adorara-Lo e ministrar em favor daqueles que irão herdar a salvação Sl. 34: 7; Sl. 91: 11; Hb. 1: 13 e 14. Se você corre atrás de anjos em busca de salvação, benção, cumprimento de promessas e milagres é como se você fosse até o castelo do rei e em vez de se prostrar e reverenciar a o rei você se prostraria e reverenciaria o guarda do rei. Ap. 19: 11 – 16; Ap. 17: 1 – 14; Ap. 15: 1 – 4.

    JOÃO 5: 5 –
    Estava ali um homem invalido há trinta e oito anos, o texto diz que este homem era invalido a trinta e oito anos e não que este homem estava ali a trinta e oito anos, pois eu já ouvi pregador dizer que este homem ficou ali por trinta e oito anos a mercê do tempo e das necessidades, claro que este entendimento é errado, o povo daquele tempo sabia quando estava próxima a vinda do anjo para mover as águas e para lá levavam os necessitados, vejamos este texto em Lucas 5: 17 – 19.

    JOÃO 5: 6 -
    Jesus estava ali, há muitos crentes esperando o anjo vir para mover as águas, quando Jesus está tão perto Mt. 18: 20; Mt. 28: 18-20; Atos. 17: 15-27 querendo curá-los, desejando cumprir as Suas promessas, desejando realizar os milagres e a salvação e estes ignoram a presença de Jesus correndo atrás de anjos Gl. 1: 6 – 8; IICo. 11: 2,3 e 14. Estes que vivem este evangelho, o evangelho das emoções estão semelhante a este paralitico, dentro da igreja debaixo da autoridade do nome de Jesus, mas paralitico, sem atitude, sem personalidade vivendo embaixo da religião seguindo todo o vento de doutrina, guiados por pastores sem conhecimento e sem direção do Espírito Santo Os. 4: 6ª; Ef. 4: 1 – 14; IJõ. 4: 6.

    JOÃO 5: 7 - Veja a resposta do paralitico, Jesus está na igreja, os púlpitos estão repletos de pastores e o povo esperando alguém que o leve a Fonte da Vida Jõ. 4: 1 – 14; Jõ. 7: 37 e 38, mas ao invés de levarem o povo a Fonte da Vida Is. 12:1-3; Is. 55: 1,2; Ap. 22 :17 os levam as fontes naturais que não mata a sede, Jr. 2: 12,13 você pode perguntar: Quais são as fontes naturais? Doutrinas humanas, cultos aos anjos, doutrinas da prosperidade, faculdades de teologia e outras mais. Is. 30: 1 e 2; IICo. 3: 6; Is. 28: 14 – 16; Is. 29 : 13,14 ; Sl. 34: 5.

    JOÃO 5: 8 –
    Jesus falou para o paralitico: Levanta-te! Jesus fala a mesma coisa para você igreja de Deus: Levanta-te! Sai debaixo das heresias, dos enganos creia sempre na Palavra Jõ. 7:16,17; Jõ. 12: 47,48; Sl. 119: 11 e 105 e desconfie sempre dos homens Atos 17: 1 – 11; Jr. 17: 5 – 9.

    JOÃO 5: 9 – Este homem foi curado imediatamente, é assim quem chega até Jesus recebe na hora, a causa de você ainda não ter recebido é porque você está debaixo de jugo dos homens, você está acreditando mais nos homens do que na Palavra do Senhor Jesus. Jõ. 7: 16,17 e Mt. 11: 25 – 30. Agora se você tem a Bíblia e tem o Espírito Santo, você está acreditando nos homens e naquilo que eles pregam porque agrada o seu ego e está satisfazendo os seus desejos Jõ. 14: 26; Jõ. 16: 7 – 14.

    Outra coisa que aprendemos este homem antes ele dependia dos outros, ele precisava de outras pessoas, na situação em que você se encontra você está precisando dos homens, você esta dependendo dos homens, quando este homem encontrou Jesus ele não precisou de mais ninguém, IJõ. 2: 26,27; Fl. 1: 6 ele próprio começou a caminhar com as suas próprias pernas e a levar a sua cama, e isto acontecerá com você, quando você passar a ouvir as Palavras do Senhor e obedecer não precisará de ninguém, os outros é que irão precisar de você IJõ. 2: 26 e 27; Atos 1: 8; Mt. 7: 24 e 25; ICo. 3: 10 e 11.

    JOÃO 5: 10 –
    Aqui vemos os religiosos, eles não podem ver ninguém caminhando com suas próprias pernas que logo encontram textos na Bíblia para dizer que você está fazendo errado, pois se você começar a caminhar com suas próprias pernas: primeiro você não vai mais depender deles e segundo você vai começar a ensinar a outros e então você vai se tornar uma ameaça para eles Ne. 4: 1-14; Ne. 6:1-16 Atos 5: 17 – 40; IITm. 3: 10 – 12.
    JOÃO 5: 11 –
    Se você já teve um encontro com Jesus como este homem, você recebeu de Jesus e tem autoridade Dele para continuar a caminhada então caminhe mas O glorificando. Lc. 10: 17 – 24; Mt. 11: 25 – 27; ICo. 1: 18 – 31.

    JOÃO 5: 12 -
    Os religiosos não conhecem Jesus, conhecem a Bíblia de Genesis a Apocalipse, IICo. 3: 6; Jõ. 5: 39, mas não conhecem Jesus, não tiveram uma experiência com Ele. Ap. 1: 8 e 17, 18; Hb. 13: 8; Mt. 28: 18 – 20; Mt. 18: 18 – 20.

    JOÃO 5: 13 –
    Jesus é assim mesmo aparece de repente Lc. 24: 13 – 32; Lc. 24: 36; Jõ. 14: 15 – 27.

    JOÃO 5: 14 –
    Jesus primeiro libertou aquele homem, ele estava preso no leito, Jesus o fez caminhar com suas próprias pernas, agora na caminhada ele volta a encontrar-se com Jesus, e Jesus começa agora a ensinar o homem a viver uma vida de vitória sobre o pecado Rm. 6 : 8-14. O homem pode movido pelo Espírito Santo nos ensinar, mas com certeza é Jesus que através do Espírito Santo que está fazendo a obra em nossas vidas IICo. 4: 1- 7; Pv. 20: 27 – 30; Rm. 8: 18 – 27; Jõ. 14: 26; Pv. 13 :17. Por isto não se obriga ninguém a seguir determinadas doutrinas ou obedecer a Palavra Zc. 4: 6b; IICo. 3: 17. Cabe ao pregador apenas pregar Ec. 12: 11; Dn. 12: 3; ICo. 3: 10-13. Cabe ao pastor apenas aconselhar, ensinar e cuidar das ovelhas Lc. 15: 1-6; Ef. 4: 7 – 16; ICo. 2: 6 – 13; Pv. 11: 14 o restante da caminhada do crente fica entre ele e Jesus. Jõ. 10: 1 – 18; Sl. 23, lembrando sempre que pastor apostolo bispo também são ovelha do Senhor Jesus Ez. 34: 31; ICo. 3: 1-11.

    JOÃO 5: 15 –
    E isto que Jesus quer fazer com os crentes libertar do jugo, fazer com que ele caminhe com as próprias pernas, e através do Espírito Santo ensinar para que o crente aprenda com Ele. Is. 48: 17; Jõ. 14: 26 e que possam ser uma verdadeira testemunha da Sua ressurreição da Sua presença e do Seu poder Is. 44: 8; Atos 26: 16; Atos 1: 8; Mt. 10: 32,33.

    A vida por intermédio do Filho


    JOÃO 5: 16 –
    Para perseguir Jesus os judeus só precisavam motivo, que influenciados por Satanás que para perseguir Jesus não precisa de nenhum motivo. Usaram o sábado Mt. 12: 8; Mc. 2: 27; Lc. 6: 9. Para os judeus Jesus era um rebelde, que não respeitava o sábado e quebrava as leis. É assim mesmo meu irmão se você viver a vida e não a letra IICo. 3: 6 – 8 você vai ter um contato pessoal com o Pai, irá ouvir da boca do Pai e fazer o que Ele mandar e com isso você vai desagradar os religiosos que não conhecem o Pai, mas que conhecem a letra e estes irá persegui-lo e em cima dos seu conhecimento vão usar a palavra escrita (versículos bíblicos para mostrar que você é um rebelde e não anda de acordo com a Palavra Mt. 23: 1 – 4; Lc. 11: 52; Rm. 2: 17 – 20; Veja a diferença entre obedecer o Espírito de Jesus e o espírito dos fariseus. Mt. 11: 25 -30; IICo. 3: 17; Zc. 4: 6b.

    JOÃO 5: 17 –
    Veja resposta de Jesus, esta resposta ecoa dentro das igrejas e ministérios: Deus trabalha até hoje e Jesus também. Mas há muitos que estão andando por ai atrás de convites para pregar e em busca de mendigar oferta para sustentar a si e sua família com a desculpa de terem sido chamados por Deus só para fazer a obra, não estamos generalizando, mas uma boa parte deste são pessoas preguiçosas e vagabundos que não querem trabalhar e que encontraram na igreja oportunidade de ganhar sustento para si e sua família sem nenhum esforço. Gn. 3: 17 – 19; IITs. 3: 11 e 12; Pv. 6:6.

    JOÃO 5: 18 – Para os judeus Jesus os afrontava, para eles Jesus quebrava a lei Rm. 10: 4 e dizia que fazia tudo isto com a autorização do Pai dizendo que Deus era o seu Pai, e que Ele e Deus eram iguais Cl. 1: 15 – 19; Mt. 11: 27; Jõ. 10: 30. Talvez você possa perguntar: Que heresias eles encontraram na Palavra do Senhor Jesus? Para os judeus Deus era Deus e Pai da nação de Israel, mas eles se consideravam filhos de Abraão Lc. 3: 8; Atos. 7: 1,2; Jõ. 8: 31 – 39; e dizer ser Filho de Deus para ele era se tornar igual a Deus e quem falava tal coisa era digno de morte Jõ. 10: 22 – 38; Sl. 82: 1 – 6.

    JOÃO 5: 19 –
    O maior ídolo do filho é o pai, os filhos quando pequenos querem ser igual ao pai independente do estilo de vida do pai o filho quer sempre ser igual ao pai, aqui no caso Jesus por ser o primogênito da criação Cl. 15: 1 Jesus recebeu do Pai a autoridade de Deus por estar ao lado do Pai desde o principio Jõ. 17: 1-5; Gn. 2: 26; Gn. 3: 22. Jesus também é Deus Jõ. 1: 1 – 18. Jesus está ao lado do Pai desde o principio, viu o Pai criar o céu, o céu dos céus, viu o Pai criar a terra e tudo o que nela há, viu Deus na criação do homem lá no inicio de tudo Gn. 2: 26; Gn. 3: 22; e aprendeu com o Pai, porque viu o Pai realizando tudo e faz tudo igual ao Pai, ou seja, da mesma forma que tudo é possível para Deus, tudo é possível para Jesus Lc. 1: 37; Jr. 32: 27; Jõ. 11: 1 – 44; IS. 45: 5 – 7.


    JOÃO 5:20 - Assim como o pai ama o filho e mostra a ele tudo que faz e o ensina a fazer do mesmo jeito, assim é Deus ama Jesus e mostra e ensina tudo a Ele Mt. 3: 17; IIPd. 1: 14 – 18; Mt. 17: 1 – 9. Que obra seria esta que Jesus falou que o Pai mostraria a ele e que aquele povo iria se maravilhar Jõ. 11: 1 – 44; Jõ. 20: 1 – 29.
    JOÃO 5: 21 –
    Deus ressuscita e vivifica os mortos, e Jesus vivifica aquele que Ele quer Jõ. 1: 9 – 12; Jõ. 10: 14-18 e quais são aqueles que Ele quer vivificar, aqueles que O aceitaram como seu Senhor e Salvador Rm. 10: 1 – 13. E de que forma estes serão vivificados? Primeiro: depois de mortos pelo pecado serão vivificados por uma nova vida IICo. 5: 17; Ef. 2: 1 – 10; Cl. 3: 1 – 10. Depois de ter uma vida morta pelo pecado o espírito também esta morto Segundo: depois de vivificado pela renovação da fé e do conhecimento Rm. 12: 1 e 2, e agora vivificado por Cristo e livre do pecado não deixamos nos envolver pela letra mas sim deixamos o Espírito Santo vivificar o nosso entendimento. IICo. 3: 3 – 9; Pv. 20: 37; Jõ. 7: 37 – 39; Ez. 37: 1- 17; Jl. 2: 21-29; Atos 2: 1 – 11.

    Veja o nosso Tema Vida em Espírito. Pois se só ganharmos a vida pela renovação da fé e do conhecimento no que diz respeito a este mundo e passamos a ter a letra como base para a nossa vida ICo. 15: 19 seremos apenas religiosos, nossa vida será mudada, mas só nas aparências Mt. 23: 1 – 28, porque o nosso espírito ainda continuará morto Rm. 8: 1 – 10; Rm. 12: 11.

    JOÃO 5: 22 –
    No VT que foi escrito para o uso exclusivo (LEI) judeus, Deus fazia o julgamento, mas com a vinda de Cristo e a pregação do Evangelho quem julga é Jesus, embora não é Jesus quem julga , mas sim a Sua Palavra Jõ. 7: 16 e 17; Jõ. 12: 47 e 48. O que entendemos é que o Evangelho irá determinar o julgamento Rm. 1: 16 e 17; Rm. 5: 1 – 11; Gl. 1: 6 – 12..

    JOÃO 5: 23 –
    Quem honrar a Deus e não honrar a Jesus não conseguirá nada com Deus ITm. 2: 3-5; Jõ. 14: 6; Hb. 10: 19 – 21; IJõ. 3: 16, portanto meus amados salvação só através de Jesus Atos 4: 12; Fl. 2: 9-11; IJõ. 5: 12 vida eterna só através de Jesus Jõ. 3: 16 cura e milagres da parte de Deus só através do nome de Jesus Mc. 16: 15 -18; Lc. 10: 17-20. libertação física e espiritual só através de Jesus Jõ. 8: 32 – 36. O Espírito Santo só através de Jesus Jõ.20: 19-22; Lc. 24: 49; Atos cap. 1; Atos 2: 1 – 12.

    JOÃO 5: 24 –
    Tem que ouvir a Palavra de Jesus, não é a palavra do homem, não é a história de Israel e nem as histórias na Bíblia IIPd. 1: 16,17; IITm. 4: 1-4; ITm. 1: 3,4; Tt. 1: 13,14 é a Palavra do Senhor Jesus Jõ. 7: 16 e 17; Mt. 7: 24 e 25. A fé que fala na Bíblia é acreditar que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que Ele foi enviado por Deus, e, portanto tem o poder de Deus para atender a todas as suas necessidades Ef. 3: 14 -21; Mt. 18: 18 – 20; Mt. 10: 32 e 33; Rm. 8: 31 – 34; Hb. 7: 11 – 25; Hb. 4: 14 -16.

    JOÃO 5: 25 –
    Hora é agora, o tempo é agora IICo. 6: 2. Você que está morto pelo pecado, pelo vicio, pela religião a sua hora é agora Rm. 10: 1 – 13; Is. 12: 1 – 3; Is. 55: 1,2; Jõ. 7: 37 e 38; Ap. 22: 17. Você que está morto pelo pecado, pelo vicio, pela religião entre pela porta Jõ. 10: 9 receba a verdadeira libertação Jõ. 8: 31 – 36 saia das trevas e ande na luz Jõ. 11: 43 e 44; Jõ. 8: 12.

    JOÃO 5: 26 – A vida de Deus não é esta vida da matéria que é só pó e que se Jesus não voltar antes ao pó voltará Ec. 12: 5 – 7, mas sim a vida que está no espírito e esta vida vem de Deus através do Seu Filho Jesus Cristo Rm. 8: 1. Cristo vive, Jesus ressuscitou e está em nosso meio, mas para a que a vida de Cristo se manifeste em nós precisamos fazer morrer a nossa natureza terrena Gl. 2: 20; Cl. 3: 1 -10; Ef. 2: 1 – 22.


    JOÃO 5: 27 – Por um homem entrou o pecado no mundo Gn. 3: 1- 19 e como conseqüência a morte Rm. 5: 12, e por outro homem, Filho do Homem, Deus enviou Seu Filho seguindo todo procedimento humano para tirar o pecado do mundo Jõ. 3: 16; IJõ. 3: 1 – 5 vencer a morte ICo. 15: 49 -57 e nos dar a vida eterna IJõ. 5: 12; Jõ. 17: 3, portanto Jesus Cristo é o único nascido de uma mulher que tem o direito de julgar tudo relacionado com a vida espiritual Jõ. 8: 12 – 18; Tg. 5: 7 – 9; Rm. 10: 5 – 7; Dt. 30: 10 – 14.


    JOÃO 5: 28 e 29 – Neste momento Jesus fala do grande dia em que Ele virá não para buscar a Sua igreja, aonde Ele virá até a nuvens Its. 4: 13 – 17; Mt. 24: 29 – 31, mas sim quando Ele vier como o Grande Juiz, que julgará cada nação e cada pessoa segundo as suas obras Ap. 20: 11 – 21; Dn. 7: 1 – 15; Dn. 12: 1 e 2; Rm. 14: 11 e 12; Mt. 25: 31 – 46; Mt. 7: 21 – 23.


    JOÃO 5: 30 – Jesus é um exemplo de obediência Fp. 2: 5 – 8 Ele faz tudo o que aprendeu e ouviu do Pai, naquele dia não vai adiantar alguém dizer eu não sabia meu pastor não me ensinou direito, a Bíblia era papel e o papel aceita tudo, havia muitos ensinos diferentes e eu não sabia em qual acreditar, havia também muitas igrejas cada uma diferente da outra com ensinos diferente e eu não sabia qual delas estava certa, nenhuma desculpa será aceita neste grande dia Jõ. 7: 16 e 17; Jõ. 12: 44 – 50. Se você acreditar na Palavra do Senhor Jesus que está nos evangelhos você não será condenado por causa da justiça Jõ. 5: 22 e 23 tenho a certeza que neste dia nada vai acontecer diferente do que está escrito, mas se com você acontecer diferente você tem como justificar dizendo “Senhor eu acreditei no que está escrito, fiz o que a Tua Palavra mandou, portanto quero ser julgado pela Sua Palavra. Sl. 119: 11 e 105; Jõ. 12:45-50.


    JOÃO 5: 31 e 32 – Aqui com certeza Jesus estava falando do Pai Mt. 3: 13 – 17; Mt. 17: 1- 5, mas hoje quem é que testifica de Jesus Jõ. 15: 26; Jõ. 16: 7 – 15 é o Espírito Santo quem nos impulsiona a falar de Jesus, é o Espírito Santo que nos leva a pregar sobre Jesus, é o Espírito Santo eu nos envia para missões, evangelismo, no culto onde o Espírito santo está presente o nome de Jesus é exaltado, onde o espírito Santo se faz presente não se fala de outro Jõ. 14: 26; Atos 1: 8; Rm. 15: 18 e 19; IICo. 4: 1 – 10.


    JOÃO 5: 33 – João deu testemunho da Verdade e qual é esta Verdade Jõ. 3: 22 – 36 Jesus Cristo é a Verdade, quando você fala de Cristo, quando você aponta Cristo para o pecador, quando você prega sobre Cristo, quando você ensina sobre Cristo você está sendo movido pelo Espírito da Verdade e pregando a Palavra da Verdade. Jõ. 16: 7 – 13; Jõ. 17: 6 – 19.

    JOÃO 5: 34 – Jesus não recebe testemunho de homem, você pode perguntar como assim? A glória pertence a Deus Jõ. 5: 41ninguém sai por ai falando de Jesus por sua própria força, ninguém sai por ai pregando, ensinando a Verdade sem estar movido pelo Espírito da Verdade Mc. 9: 38 e 39. Você pode então dizer eu conheço muita gente que fala de Jesus, mas não tem nada a ver com a Palavra e com a fé! Sim; mas por trás de toda a divulgação do nome de Jesus está o Espírito Santo, quem vai falar bem de Jesus e logo fala mal, demônios não exaltam o nome de Jesus, Satanás não tem nenhum interesse na divulgação deste Nome. Veja por que. Jõ. 12: 23 – 32; Jõ. 3: 16 – 18; ICo. 1: 18 – 24; Ef. 4: 1 – 16; Cl. 2: 1 – 15. Veja bem, eu estou falando da divulgação do nome de Jesus e não de sinais e de pessoas movidas por Satanás que querem se parecer com Cristo para enganar os escolhidos IICo. 11: 1-3 e 13-15; Atos. 20: 28-30; Mt. 24: 4, 5 e 23 -25; IITm. 3: 1-5.


    JOÃO 5: 35 – Era tempo de trevas, os religiosos dominavam, homens sem Deus dirigidos pelo próprio ego, zelosos da Lei. Sim zelosos nos púlpitos, mas fora deles RAM rebeldes e mentirosos, faziam de tudo para aparecer, eram homens sem amor, sem fé conhecedores da letra, mas não tinham o Espírito Mt. 23: 1 – 37; Lc. 11: 37 – 52; Rm. 2: 17 -23. Neste tempo apareceu João Batista pregando a Verdade, ensinando a Verdade, testemunhando da Verdade. Você quer ser luz neste tempo de trevas fale de Jesus não fale de outro, ensine sobre Jesus não ensine sobre outro de testemunho de Jesus não testemunhe de outro Mt. 10: 32; Atos 7: 1 – 56; Atos 5: 17 – 33; Atos 12: 1 – 11; ICo. 2: 1 – 5; Atos 18: 1 – 11; Atos. 23: 11.

    JOÃO 5: 36 – Falar o que Jesus fez, falar o que Jesus faz, e falar daquilo que Jesus vai fazer e ter testemunho maior do que João Batista Hb. 13: 8 fazer uma grande obra não é sair por ai fazendo sinais e prodígios isto ajuda e testifica o poder de Deus e do Espírito Santo, mas não é uma grande obra, uma grande obra é mostrar ao mundo através da divulgação do Evangelho a salvação, a ressurreição e a vida eterna que só vem através de Jesus Cristo Jõ. 14: 6 – 14; ITm. 2: 1-5; Hb. 10: 19 – 23; Jõ. 8: 12; Jõ. 10: 9; Jõ. 6: 35 – 68; Jõ 8. 31 – 36.


    JOÃO 5: 37 ao 39 – Os fariseus, saduceus e escribas eram conhecedores da palavra, eles conheciam o VT por inteiro, sabiam tudo sobre os patriarcas, reis e profetas. Tinha toda a Lei memorizada, mas não conheciam Jesus, Jesus estava ali, o Cristo esperado, o Messias ungido estava perto deles falando com eles e eles não o conheceram, examinaram as escrituras estudaram as profecias sabiam das cidades e lugares e detalhes, sabiam tudo sobre Cristo, o Messias esperado, e quando Ele veio quando Ele é manifesto eles não o reconheceram, o resistiram Jõ. 1: 1 – 11; Mt. 23: 29 – 39; Atos 2: 14 – 36; Atos 4: 1 – 13. Jesus Cristo está presente na igreja, está vivo no meio do Seu povo. Jesus se manifesta na igreja de várias maneira na vida de um irmão (ã) Mt. 18: 18 – 20 na vida de um pregador de poucas letras Atos 4: 12 e 13; Ec.12: 11-13 e assim como no passado é rejeitado, os melhores lugares são reservados para os teólogos, os ricos, os famosos, Tg. 2: 1-4 os pequeninos cuja situações financeira ou as aparências não são boa são desprezados, olham para estes e nada vêem que possa indicar a presença de Jesus Is. 53: 1 – 3; Pv. 13: 7; Lc. 10: 18 – 22; ICo. 1: 18 – 31.


    JOÃO 5: 40 – Jesus estava ali, a salvação a ressurreição a vida eterna estava tão perto deles Ap. 3: 20; Jõ. 10: 9 eles estudaram examinaram verificaram tudo, mas não viram a glória de Deus Jõ. 11: 40; Is. 6: 10; IICo. 4: 1 – 4; Jõ. 8: 42-47. Não adianta estudar muito, examinar tudo verificar tudo está é a forma humana de tentar encontrar O Senhor Ec. 12: 12 – 14; Pv. 9: 10 a obediência a Palavra a fé no nome de Jesus Cristo é o melhor caminho para se encontrar Jesus Jõ. 7: 34 – 38; Ap. 22: 17; Is. 12: 1 – 6; Is. 55: 1.


    JOÃO 5: 41 – Esta atitude de Jesus de não receber glória de homens é uma atitude que deveria ser seguida por muitos pastores, apóstolos, bispos, pregadores, cantores em fim por todos, pois uma das armadilhas de Satanás é o elogio. O elogio mexe com o ego do homem e Satanás sabendo disto usa homens para elogiar um grande trabalho, uma pregação maravilhosa e o irmão que esta recebendo o elogio não percebe que por de trás dos elogios está um demônio enviado por Satanás e aceita o elogio, e um elogio após outro vai engrandecendo aquele que está por trás de um grande trabalho ou um grande pregador que aos poucos vai ficando soberbo e se distanciando de Deus, e que dia após dia vai ficando com a glória que não lhe pertence ICo. 11: 28-31; Mc. 14: 38. Vejamos alguns textos que nos mostra como é perigoso receber glória de homens e que por de trás destes elogios está Satanás e os seus demônios Mt. 16: 13 – 23 Pedro é usado por Deus para responder a Jesus, e Jesus cita a presença de Deus nas palavras de Pedro e este logo cai na soberba, é usado por Satanás IPD. 5: 6 – 8; Tg. 4: 4 – 7. Observamos nestes dois textos que a soberba está ligado ao diabo, Pedro agora usado por Satanás tenta Jesus pelo mesmo pecado a soberba, Lc. 4: 12 como Jesus não ouvia e nem aceitava glória e conselho de homens repreendeu satanás em Atos dos Apóstolos o apóstolo Paulo também é tentado agora por uma mulher que movida por demônios o elogia com o único objetivo de ensoberbecê-lo e levar ele receber a glória que não lhe pertencia Atos 16: 9 – 18 e Paulo seguindo o exemplo de Jesus repreendeu Ef. 6: 10 – 12.


    JOÃO 5: 42 – Jesus conhecia aqueles homens e bem sabia o que estava no coração deles Lc. 16: 14 e 15. Deus conhece o coração do homem, por isso falar uma coisa em quanto no coração diz outra na obra de Deus não funciona e você tem que saber por que, por causa da Palavra, a Palavra revela o coração do homem Hb. 4: 12; Jr. 17: 9; ICr. 28: 9.


    JOÃO 5: 43 – Jesus veio em nome do Pai e eles não o receberam, mas vira outro movido pelo próprio Satanás e eles aceitarão IITs. 2: 1 – 12; Dn. 7:1-25; Dn. 9: 1-27; Mt. 23: 29 – 39. Assim também é na igreja, quando a igreja não recebe um pequenino que vem em nome do senhor porque ele não é formado em teologia ou porque ele vem de outro ministério ela está abrindo as portas para receber outro que vem movido por um espírito de erro. Na década de sessenta até o final da década de oitenta a igreja foi tomada por um avivamento espiritual onde o Espírito Santo levantava homens cheios do poder para curar, libertar pessoas dos espíritos malignos e fazer muitos milagres. A partir da década de noventa a igreja fechou as portas para estas obras do Espírito Santo e abriu as portas para sinais e prodígios de mentiras: Lc. 11: 14-26 como dente de ouro, pó de ouro nas mãos, unção do sopro, unção do paletó, unção que derruba, unção do riso, unção do profundo sono e outras mais IITs. 2: 9; IJõ. 4: 6; Jõ. 16: 7 – 14; Jõ. 14: 26. Vejam as nossas pregações em texto A unção que derruba, e o Diabo conhece os nossos desejos.


    JOÃO 5: 44 – Os fariseus, os escribas viviam em busca de receber elogios de receber glórias de homens, eles não estavam nem ai com Deus e com o Espírito Santo, da parte de Deus eles só queriam a letra, o Espírito Santo para eles era só uma inspiração, mas dos homens eles queriam as glórias Mt. 23: 1 – 7; Gl. 1: 10; Atos 4: 13 – 19. Quantos escribas e fariseus tem em nosso meio que da parte de Deus só querem a letra (conhecimento da Bíblia) o espírito Santo para estes só serve de inspiração, mas dos homens eles querem os elogios as glórias Rm. 2: 17 – 20; IITm. 3: 1 – 7; Atos 20: 28 – 30; Atos 12: 21 – 23.


    JOÃO 5: 45 – Jesus não julgou aquele povo, Jesus não condenou aquele povo. Jesus não julga o povo hoje, Jesus não condena o povo Jõ. 3: 16 e 17; Lc. 9: 51 – 56. Quem condenou e julgou aquele povo, quem condena e julga o povo hoje é a Palavra, a Lei e o VT estava julgando e condenando aquele povo Tg. 2: 1 – 10; Dt. 27: 26; Gl. 3: 10. As palavras do Senhor Jesus está julgando e condenando Hoje Jõ. 12: 44 – 49; Jõ. 7: 16 e 17.


    JOÃO 5: 46 – Aquele povo se dizia acreditar mais nos escritos de Moisés do que no que Jesus falava, eles queriam viver mais da Lei do que da Graça Jõ. 1: 17; Gl. 3: 1-14. Os escritos de Moisés, os seus livros, a Lei a Bíblia de Gênesis a Apocalipse foram escritos por causa de Jesus Cl. 1: 15 – 19; Gl. 3: 16-25. Vejamos o que Moisés escreveu sobre Jesus Gn. 3: 14,15; Gl. 3: 13 – 25; Dt. 18: 15 se entendemos desta forma que o VT foi a revelação da existência de Deus aos homens a Lei para o povo judeu e a Palavra para todos os povos Jõ. 3: 16. Jesus á Palavra de Deus Jõ. 1: 1 – 17; Ap. 19: 11 – 13 porque os pregadores insistem em fundamentar a salvação em ensinos baseados em heróis do VT e também na Lei IITm. 4: 1 – 4; ICo. 3: 10 – 13; ICo. 2: 1 – 5.


    JOÃO 5: 47 – Eles conheciam o VT desde Gênesis aos escritos sobre Malaquias, conheciam todos os livros de Moisés, mas não interpretaram a Palavra, não encontraram nela a salvação, pois o que Jesus pregou, ensinou e também revelou estava escrito no Velho Testamento Lc. 4: 14 – 19; Is. 61: 1 e 2; Jõ. 5: 39 e 40; Jõ. 14: 26 e 27.

  • Pr. Sérgio Lopes - prsergio@palavrasdavida.com.br

  • Table of Contents