Evangelho de João - Capítulo 21


Jesus aparece a alguns discípulos


JOÃO 21: 1 - Depois disto, Jesus se manifestou novamente aos discípulos. Muitos perguntam o que é ter uma experiência pessoal com Jesus Cristo? Experiência pessoal com Jesus Cristo é sentir a sua presença, falar com Ele e ouvir a sua voz  Atos 9: 1-6. Jesus depois de ressuscitado se apresentou aos discípulos e também a outros judeus que acreditavam Nele Lc. 24: 13 – 32. E da mesma forma é hoje, Jesus se manifestou aos discípulos  se apresentou a dois no meio do caminho de Emaus e se manifesta hoje, e da mesma forma que Ele se apresentou aos dois a caminho de Emaus ele se apresenta hoje no meio do Seu povo Mt. 18: 20; Mt. 28: 18 – 20; Atos 18: 9 e 10.

JOÃO 21: 2-3 – Havia uma reunião, os discípulos estavam todos reunidos, todos viram o Senhor, sabiam que Ele havia ressuscitado e estava vivo, agora reunido discutiam o que fazer, então Pedro, um líder por natureza, provável substituto do Senhor no comando da igreja Mt. 16: 13 – 19; diz: “Vamos pescar! Bem que ele poderia ter dito: “O Senhor nos chamou para pescar almas, vamos sair e invadir o mundo e resgatar almas do inferno Mc. 1: 14 – 17; Lc. 14: 15 – 23. Os discípulos disseram: “Vamos contigo”. Veja bem, Pedro era um líder, Pedro foi chamado por Jesus para ser pescador de homens, a missão de Pedro era missionária, Pedro foi chamado por Jesus para ser outra pessoa IICo. 5: 17 foi chamado para fazer parte do Reino de Deus e ser pescador do Reino de Deus. O líder tem que estar em sintonia com o Seu Senhor Cl. 3: 1-3, e praticar aquilo que pelo seu Senhor foi ordenado Mc. 16: 15. Pedro não fez isto e os seus liderados o seguiram, aquele que é líder  que foi chamado e  recebeu a unção do Senhor tem que tomar cuidado com aquilo que faz, pois aqueles que são liderados por ele com certeza vão segui – lo e fazer tudo igual o que ele faz Mt. 10: 24, 25.

JOÃO 21: 4 – No clarear do dia Jesus apresentou-se na praia, mas eles não o reconheceram. E porque eles não o reconheceram? Porque eles estavam longe, porque estava escuro? Claro que não, não o reconheceram porque Jesus agora tinha um corpo glorificado, semelhante aos dos anjos Lc. 24: 13 – 32; Jõ. 20: 24 – 26.

JOÃO 21: 5 – Jesus apresentou-se no meio deles e disse: “Filhos tendes alguma coisa para comer”? Veja você, Jesus apresentou-se no meio deles e pediu algo, se Jesus se apresentar a você pedir algo, o que você teria para oferecer a Ele. Jõ. 4: 23 24; Rm. 12: 1; IPd. 2: 1 – 5.

JOÃO 21: 6 – Disse Jesus: “Lançai a rede”, sob a palavra do Senhor eles lançaram a rede, e pescaram uma grande quantidade de peixes. Veja você, foram pescar sem o Senhor e nada pescaram Jõ. 21: 1 – 3 e agora pela ordem do Senhor pescaram tanto que não podiam nem puxar a rede, o que quero dizer com isto, a pesca do crente tem que ser debaixo das ordens do Senhor da igreja Cl. 1: 18. Porque muitas igrejas fecham? Porque muitos trabalhos de evangelismo não dão em nada? Porque foi feito para agradar a Deus, mas sem as ordens do Senhor, foi feito na força humana, foi feito no conhecimento humano e tudo que é feito na força humana e no conhecimento humano ainda que seja para agradar a Deus a chance de dar tudo errado é muito grande. Jr. 17: 5 – 9; Is. 29: 13; ICo. 2: 1 – 5; ICo. 3: 12, 13. Você pode perguntar: Como devo agir para ter a certeza que Deus esta na direção do trabalho.                                                                    

Primeira muita oração  ITs. 5: 17; Dn. 6: 10; Sl. 55: 17.                                                                     

Segundo muito jejum Sl. 35: 13; Dn. 9: 3; Dn. 10: 1-12;  Lc. 5: 33-35.                                            

Terceiro depois de orar e jejuar esteja pronto para ouvir a voz do Espírito Santo  atos. 13: 1-3; Atos. 10: 9-20; Atos. 8: 26-30.

JOÃO 21: 7 – João, aquele discípulo carente, reconheceu o Senhor e falou para Pedro: “É o Senhor.” Pedro estava tão à vontade que estava nu. Pedro foi pescar: O que não era para pescar.  Foi pescar sem a ordem do Senhor. Foi pescar e ainda tirou a roupa. É muito perigoso para o crente pescar o que não é para pescar. Mc. 1: 14 – 17; Mc. 14: 38. É muito perigoso para o crente pescar sem a ordem do Senhor Mc. 16: 15; IPd 5: 8. É muito perigoso para o crente ficar descuidado no momento da pesca, e com isso pode aparecer a sua nudez. Ap. 3: 18; Ef. 4: 27.

JOÃO 21: 8 –
Pedro ao saber que era o Senhor, pulou do barco e foi ao encontro do Senhor Jesus, os outros discípulos continuaram no barco puxando a rede cheia de peixes. Se você está em alguma barca furada; exemplo  usando drogas, prostituição, adultério, corrupção no crime ou no mundo da violência faça como Pedro pule do barco. Pv. 14: 12, e vá ao encontro do Senhor Jesus Jõ. 10: 9,10. Agora se você está na barca do Reino de Deus faça como os discípulos: Lance a rede ao mar (mundo) que sob a palavra de Senhor Jesus, assim como os discípulos você também vai recolher a rede cheia de peixes, e  você sozinho não vai conseguir puxar, vai precisar de mais obreiros para ajudá-lo. Mc. 16: 15; Atos 1: 8; Sl. 126: 6; Ez. 47: 1 – 12. Observação cada côvado equivale a quarenta e cinco centímetros.

JOÃO 21: 9 – Quando saltaram em terra viram brasas acesas, e tendo por cima peixe e pão. Quando saltaram em terra lá estava Jesus esperando por eles com o alimento. Meus irmãos quando você saltar do barco da sua vaidade, da sua soberba, do seu ego Jesus estará esperando você com o verdadeiro alimento Jõ. 17: 17; Jõ. 8: 31-36. Jesus estava esperando os discípulos com peixe e pão, e Jesus estará esperando você com peixe (almas) Mt. 14: 17; peixe que ele comprou com o seu sangue, que estão no mundo apenas esperando você Mc. 16: 15 – 18; Lc. 14: 15-23. Você pode perguntar: E como vou fazer isso? Você vai fazer deste jeito, vai pegar o pão que é o próprio Senhor Jesus e vai levar aos peixes que ainda não foram pescados. Jõ. 6: 26 – 58.

Observamos que os discípulos saltaram em terra, e o que você tem que fazer sair das emoções, sair deste mundo de enganos e mentiras, sair do meio das falsas doutrinas e do meio dos falsos profetas, e pisar em terra racional onde prevalece a verdade do raciocínio, onde realidade é Cristo. Rm. 12: 1 – 3; Cl. 2: 4 – 19.

JOÃO 21: 10 –
Disse Jesus: Trazei alguns peixes. Provavelmente os discípulos logo se lembraram da multiplicação de peixe e pão. Jõ. 6: 1 – 15. Jesus está dizendo para você traga-me uns peixes, ou seja, ganhe algumas almas, apresente almas, esvazie o inferno e encha o céu. Pv. 11: 30; Dn. 12: 3; ICo. 9: 14 – 27; Tg. 5: 19, 20.

JOÃO 21: 11 – Pedro sob a palavra do Senhor apresentou a ele um barco cheio de peixes, que você possa apresentar para o Senhor Jesus um barco cheio de peixes. Lc. 12: 42 – 44; Mt. 25: 14 – 29; Ed. 10: 4; ICo. 15: 58.

JOÃO 21: 12 – Veja o que Jesus diz a eles: Vinde, comei. Jesus diz para você vinde e comei, venha desfrute de tudo que tenho para você Ec. 9: 7, 8; Mq. 4: 13, venha participe do Reino de Deus Mt. 6: 25 – 34; Lc. 17: 20,21, venha se alimente da palavra de Deus  Lc. 4: 1 – 4; venha receba o Espírito Santo Atos 2: 37 – 39. Veja você que mais uma vez os discípulos tiveram dificuldade para reconhecer o Senhor Jesus, Jesus era o mesmo, mas o corpo era glorificado. Jõ. 12: 23 e 24; Mt. 17: 1-7; ICo. 15; 15-54.

JOÃO 21: 13 – Veio Jesus tomou o pão e lhes deu, e semelhantemente o peixe. Jesus tem lhe dado a palavra, você ouve nos púlpitos, no rádio, na televisão na internet, você lê a Bíblia, você alimenta-se do pão Jõ. 1: 1-14; Jõ. 6: 31 – 48, mas Jesus também da o peixe, só que o peixe está no mar (mundo) e você tem que ir ao mar ou rio para apanhá-los Mc. 16: 15; Atos 1: 8; Ez. 47: 1 – 9; Jõ. 3: 16.

JOÃO 21: 14 – Era a terceira vez que Jesus se manifestava aos discípulos depois de haver ressurgido dentre os mortos, mais um texto referente ao terceiro. O que será que a palavra viva de Deus está nos querendo dizer referente ao terceiro Os. 6: 1, 2; Ex. 19: 10, 11; Jõ. 2: 1; ITs. 4: 13 – 17; Ap. 19: 1 – 9. Veja o nosso estudo: Mensagens do ultimo dia.


Jesus interroga Pedro


Em Lucas 22: 54 – 62  Satanás oprime Pedro e por três vezes obrigou Pedro a fazer o que ele mais temia, negar o seu grande Mestre. Pedro negou a primeira e a segunda vez, mas na terceira vez Satanás conseguiu o objetivo: levar Pedro ao desespero e a depressão causando a ele tristeza e choro e isto trouxe conseqüências. Nos dias seguintes Pedro abandonou o chamado que tinha recebido do Senhor para pastorear as suas ovelhas  (Mt. 16: 13 – 19) e resolveu voltar a vida antiga de pescador de peixe e não pescador de homens para qual foi chamado Mc. 1: 14-17.                                           
 Agora Jesus realiza em Pedro o que ele realiza em todos os homens feridos por Satanás, Jesus começa a trabalhar Pedro com o oposto de Satanás. Satanás obrigou Pedro a negar por três vezes , Jesus agora faz com que Pedro confesse o seu amor por Ele por três vezes, pois só o amor apaga as marcas e cicatriza as feridas causadas por Satanás  Mt. 5: 43-48; Jõ. 3: 16. Pedro negou três vezes e na terceira chorou amargamente e foi laçado por Satanás, Pedro confessou Jesus o seu amor a Jesus por três vezes na terceira vez angustiou e chorou, ganhou libertação da alma. É assim que Jesus faz: liberta a alma e você quer ganhar a libertação da alma de alguém que você ama ou a sua confesse o seu amor por Jesus Jõ. 14: 15-23; Jõ. 8: 32-36; Jõ. 10: 9,10.

JOÃO 21: 15 – Depois de terem comido, se alimentado Jesus perguntou a Simão Pedro: Tu me amas mais do que estes? Jesus pergunta a Pedro, mas hoje Jesus pergunta a você que é pastor, a você que deseja ser pastor tu me amas? Tu me amas mais do que a seus amigos? Tu me amas mais do que a sua mãe? Tu me amas mais do que a seu pai? Tu me amas mais do que a sua esposa (o)? Tu me amas mais do que a seu filho? Tu me amas mais do que seu carro? Tu me mais do que sua casa, do que seu emprego? Se a sua resposta for semelhante à de Simão Pedro então apascenta as minhas ovelhas. Mt. 19: 29, 30; Mc. 1: 14 – 18; Mt. 10: 34 – 39.

JOÃO 21: 16 – Jesus pela segunda vez pergunta a Simão Pedro: Simão, filho de João amas- me? Ele respondeu: Sim, Senhor, Tu sabes que te amo.  Pedro respondeu sabes que te amo, Pedro reconheceu a onisciência de Jesus, Senhor tu sabes tudo, certamente tu sabes que te amo. O amor que Jesus queria que Simão Pedro demonstrasse a ele não é o amor que sai da mente, das emoções, o amor que sai simplesmente por palavras sem o sentimento verdadeiro IJõ. 3: 18. Não!não! não é este amor, Jesus procurou em Pedro o amor verdadeiro, o amor que vem de Deus; porque o amor que vem de Deus faz o homem renunciar, o amor que vem de Deus faz o homem se doar, o amor que vem de Deus faz o homem se entregar Jõ. 3: 16; Rm. 8: 32; Gl. 1: 3, 4.

JOÃO 21: 17 –
Jesus perguntou a Pedro pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Simão se entristeceu e respondeu: Senhor, tu sabes que te amo. Neste momento Simão Pedro se entristeceu por Jesus ter perguntado por três vezes se ele o amava. Deve ter passado pela cabeça de Pedro: O senhor sabe tudo, não bastava perguntar apenas uma vez. O fato de Jesus ter perguntado por três vezes trouxe duvida a Pedro a respeito dos próprios sentimentos, pois se o Senhor sabe tudo perguntou por três vezes, ele deve ter pensado: Será que o meu amor não é o verdadeiro amor? Pedro foi chamado para pastorear as ovelhas do Senhor Mt. 16: 13 – 19; por isto Jesus o fez passar pelo crivo do amor. Aquele que é chamado para pastorear as ovelhas do Senhor também tem que passar pelo crivo do amor. Você pode perguntar: Como assim? O pastor verdadeiro ama mais o Pai, o Filho e o Espírito Santo do que a família, a casa o emprego e bens materiais. Aquele que foi chamado para pastorear as ovelhas do Senhor deve amar o próximo mais do eu a família, a casa o emprego e bens materiais. Lc. 10: 25 – 37; ICo.13: 1- 13; Rm. 13: 8 – 10.
Observamos que Jesus interrogou Pedro por três vezes a respeito do amor dele, acreditamos que por
Pedro ter negado o Senhor por três vezes e depois de ter negado pela terceira vez chorou amargamente Lc. 22: 54 – 62; foi necessário que Pedro confessasse o seu amor por três vezes e depois da terceira vez Pedro se entristeceu e provavelmente chorou. Pedro negou Jesus por três vezes: primeiro porque Satanás o obrigou a isto Lc. 22: 31, 32; segundo Pedro negou porque a pressão era muito grande e ele teve medo IPd. 5: 8. Terceiro Pedro negou, mas amava Jesus, por isto ele chorou amargamente Ct. 8: 7.   
Jesus usou este momento para fazer um trabalho psicológico na mente de Pedro, Jesus usou este momento para recuperar Pedro, pois este devido à batalha travada no dia da prisão de Jesus ficou com a alma muito machucada, e Pedro estava sofrendo muito com isto. Veja Pedro já havia sido nomeado por Jesus para cuidar da igreja dele Mt. 16: 13 – 19, mas Pedro devido ao sofrimento por ele vivido no dia da prisão do Senhor o levou a abandonar o ministério que Jesus lhe havia entregado e voltado a sua vida de pescador, vida esta que ele levava antes de conhecer Jesus Mc. 1: 14-16;  Mt. 4: 18 – 20, ou seja, os ataques do diabo a tristeza por ter negado Jesus trouxeram a Pedro a angustia e depressão que já estava o levando a voltar ao velho homem Jõ. 21: 1-3 e7; IICo. 5: 17; IITm. 3: 12.
Crente desviado, pastor desviado por não suportar as provas, por não suportar perseguições e aflições e rejeição a única forma de recuperá-los e fazê-los colocarem para fora o amor que eles ainda guardam no coração pelo Senhor, pela igreja e pelo próximo não há outro remédio: Ct. 8: 6, 7; Rm. 8: 31-36; Ef. 3: 16, 17; Cl. 3: 14. O trabalho de Jesus com Pedro foi recuperar primeiro o amor Lc. 22: 31 – 33; Jõ. 18: 1 – 10; Jõ.6: 60-68 . Este é o trabalho que temos que fazer com aqueles que se desviaram: recuperar no coração e na mente deles o primeiro o amor Ap. 2: 1 – 4; Is. 58: 11,12 (Vejam os nossos estudos: Pedro e Jesus, Caídos, mas não mortos que está em Outros assuntos).

JOÃO 21: 18 e 19 – Agora sim, Pedro estava curado, Jesus libertou a alma de Pedro dos laços do diabo, laços estes que o alcançaram no dia da prisão do Senhor, agora sim, Pedro estava preparado para pastorear as ovelhas do Senhor Lc. 22: 32; Mt.16: 13-19, agora sim, Pedro estava preparado para morrer pelo Senhor, agora sim, Pedro estava preparado para morrer em uma cruz como o Seu Senhor, embora digam alguns historiadores que Pedro na hora de ser crucificado disse: Não sou digno de morrer como meu Senhor e escolheu ser crucificado de cabeça para baixo IJõ. 4: 18, 19.

JOÃO 21: 20 ao 22 –
Neste texto vemos o amor de Deus que estava escondido no coração de Pedro IICo. 4: 6-10 já fluindo, Pedro já não está mais preocupado com a pescaria, ou seja, com a vida secular, mas sim preocupado com a alma do próximo, sabendo que João era o mais carente dos discípulos Pedro se preocupa com ele e pergunta: Senhor, e deste o que será. ICo. 13: 1-11. Havia sim uma preocupação com João, mas Jesus logo esclarece para Pedro: dos meus cuido eu. Jõ. 10: 14 – 18; Jõ. 6: 39; Jõ. 17: 12; Jõ. 18: 1 – 9. Você segue e faz o que tem de fazer IITm. 4: 2;  Atos. 5: 17-20;Atos 1: 8; Mc. 16: 15.

JOÃO 21: 23 -
Já imaginou se o escritor não esclarecesse este texto, uma grande multidão de evangélicos estariam acreditando que João estaria vivo até hoje, e que não iria morrer até Jesus voltar para buscar a Sua igreja. Graças a Deus que Deus não é Deus de confusão. ICo. 14: 33; Dt. 29: 29; Atos 1: 1 – 3; Ap. 1: 1 – 18.

JOÃO 21: 24 –
João, irmão de Tiago, morto na grande perseguição realizada por Herodes contra os discípulos no inicio da igreja Atos 12: 1, 2, foi quem escreveu este livro e o Apocalipse e morreu como todo mortal e também espera a ressurreição como todos os mortais. ITs. 4: 13 – 16; ICo. 15: 1 – 23.


JOÃO 21: 25 – Se tudo o que Jesus fez fosse colocado em livros não haveria espaço para nós, pois o mundo todo não caberia de tantos livros. Mas a sabedoria de Deus reuniu o necessário na Bíblia, o suficiente para que nela nós encontremos a Vida, o Caminho e a Verdade. Jõ. 14: 6; por isto andar atrás de faculdades, comprar muitos livros, buscar sabedoria humana é vaidade Ec. 12: 11 – 13; IIPd. 1: 19-21; Rm. 12: 16. O que precisamos, e o que é necessário estão aqui na palavra de Deus. Sl. 119: 11 e 105; Is. 34: 16; IS. 8: 20, 21.
Podemos nos envolver com várias doutrinas e vários ensinos, podemos encontrar saídas e soluções, podemos extrair da palavra de Deus cura, libertação, milagres e prosperidade, mas se não encontramos nela o amor Lc. 10: 25 – 37 tudo o que encontramos, tudo o que adquirimos foi em vão ICo. 13: 1 – 3. O amor é o próprio Deus, o amor é Jesus, o amor é o Espírito Santo, se dissermos que temos Deus e não temos amor mentimos, quem ama não abandona os necessitados Jõ.3: 16, quem ama não abandona o seu próximo Mt. 22: 34 –39. O amor é a razão deste evangelho, por isto neste evangelho o escritor relata que Jesus diz: Deus amou , Deus amou você , Deus nos amou, Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jõ. 3: 16; Rm. 10: 4 – 13; IJõ. 4: 7 – 17; Rm. 13: 8-10.


  • Pr. Sérgio Lopes - prsergio@palavrasdavida.com.br

  •  

    Table of Contents