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João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos
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ATOS DOS APÓSTOLOS / CAP 3

A cura de um coxo: O discurso de Pedro no templo

ATOS 3: 1- Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.

Após a descida do Espírito Santo estes homens jamais foram os mesmos (I Sm 10: 6- 7; I Sm 16: 1- 13; I Sm 17: 1- 54).Pedro e João eram judeus e a oração da hora nona, quinze horas do nosso horário, ou três da tarde, era uma ordenança (Mt 21: 13; II Cr 7: 14- 16) , portanto todo bom judeu conhecedor da lei não perdia esta oração (Gl 2: 1- 14). O Templo além de ser um lugar de oração também era o lugar onde os escribas e fariseus discutiam a lei, e falavam sobre Moisés (Atos 15: 6- 21). Pedro como um bom discípulo de Cristo, seguidor das pegadas do Mestre (Lc 4: 14- 15) não podia perder a oportunidade de ministrar no Templo (Atos 2: 46; Atos 5: 42; Jo 7: 14; Is 52: 7; II Tm. 4: 1 – 5).

A chuva do Espírito estava caindo sobre Jerusalém, Pedro e os apóstolos ainda não tinha entendido a dimensão do tamanho do poder que estava sobre eles, mas sabiam que estavam sendo dirigidos pelo Espírito Santo e que não podiam deixar de falar do Senhor Jesus (Atos 4: 18- 20). Quanto mais você fala de Jesus, mais você desfruta da sua presença (Lc 24: 13- 32). Quanto mais você fala de Jesus, mais próximo você esta Dele (Atos 18: 9- 10), e quanto mais próximo você estiver Dele, mais você vai se surpreender com o seu poder (Mt 8: 23- 27).  Se você decidiu andar perto do Senhor Jesus Cristo (Rm 10: 8- 10; Rm 8: 1; Jo 4: 23- 24), se prepare: você vai ver o sobrenatural de Deus (Ag 2: 5- 7; Jo 7: 37- 38; Ag 2: 8- 9; Jo 7: 39). Havia uma unção muito grande na pregação (Atos 2: 14- 41), e então movidos pelo Espírito Santo, pois este se movia de um lado para outro procurando novos crentes para encher (I Sm. 19: 12-24; Atos 4: 1-31; Atos 8: 14-17; Atos 10: 1-46; Atos 19: 1-7), se dirigiram ao templo.

ATOS 3: 2 – E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos s dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam.

 Este coxo não chegou ali por acaso; o texto diz que ele era levado por alguém. Alguém o colocava todos os dias na porta do templo. Então Pedro e João sabiam que este homem estava na porta do templo? Os discipulos de Jesus estavam acostumados a freqüentar o templo. Jesus freqüentava o templo e os seus discipulos, o seguia (Lc 4: 14- 21; Jo 7: 10- 14). O Espírito deve ter lembrado Pedro; deve ter falado ao seu ouvido: “Olha o coxo”. E Pedro deve ter falado para João: Têm o coxo na porta do templo, mais uma oportunidade para pregar Cristo com poder (I Co 2: 1- 5; I Co 4: 20; I Co 1: 18- 24).  O palco estava armado. O templo, a hora da oração, a multidão e o coxo, tudo estava pronto esperando a atuação do maior (Ex 3: 1- 14; Mt 18: 19- 20; Atos 1: 8).  A presença de Jesus na igreja confirmando os testemunhos dos seus atalaias (Is 52: 6- 7; Jo 14: 18; Jo 15: 1- 27) era aguardada nas regiões celeste, no céu, na terra e embaixo da terra (Fp 2: 9- 11).  Assim como, Ele esteve por quarenta anos guiando Israel no deserto através de uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite (I Co 10: 1- 4; Ex 13: 17- 22), agora ele vai à frente da igreja como um poderoso guerreiro (Jr 20: 11; Hb 13: 8), de dia e de noite (Mt 28: 18- 20). Assim como Ele era a rocha que matou a sede de Israel no deserto ele é Rocha que mata a sede da igreja (Ex 17: 1- 6; Rm 9: 30- 33; Jo 7: 35- 37; Ap 22: 17).

Este homem não era simplesmente manco, ele era coxo das duas pernas, ele não andava, ele rastejava. Alguém amava aquele homem, alguém se importava com ele (Rm 13: 8; I Jo 3: 18). Quantos que conhecemos que são coxos? Quantos que conhecemos e sabemos que não andam com suas pernas, e que não tem força nos pés para chegar à porta do templo? (Ef 6: 14- 15).  Quantos que está precisando ser levado a porta (Jo 10: 9) do templo? A obra de João Batista é a obra da igreja (Mt 3: 1- 2). João Batista mostrou para a igreja a porta do céu (Jo 1: 35- 51; Gn 28: 10- 17; Jo 14: 6; I Tm 2: 1- 5). O que você está esperando para levar os coxos que você conhece a porta de céu? (Jo 7: 37- 39; Is 55: 1- 2; Ap 22: 17; Lc 10: 25- 37). Deus tinha um plano com este homem, e o Espírito Santo tinha uma obra a fazer. Este coxo era colocado todos os dias a porta do Templo. Em um dia e em um tempo determinados por Deus este coxo iria conhecer a glória de Deus (Ec. 3: 1). Todos os dias aquele homem ficava na porta do templo esperando as migalhas. Aquele homem não ficava naquele local para adorar, ele não estava naquele lugar em busca de um milagre para sua vida, ele estava naquele lugar em busca do sustento para sua vida miserável (I Sm 2: 1- 6; Jó 5: 13- 15; Sl 9: 18; Zc 9: 12ª).

Quantos que estão na porta do templo, e não entram para adorar (Jo 4: 23- 24) por que estão atrás do sustento para sua vida miserável (I Co 15: 19; Jo 6: 22- 27ª; Mt 6: 19- 33).  A porta Formosa, tratava se da porta de Susã (produzida com bronze da cidade de Corinto) localizada na parte oriental do templo, que ficava próxima do pórtico de Salomão. Ela se encontrava bem perto do mercado, onde se comercializava pombos e outros animais (Jo 2: 13- 14). Foi neste lugar Jesus repreendeu os cambistas (Mt 21: 12- 13) A porta formosa, fazia a ligação da parte exterior do templo ao pátio dos gentios. Portanto era lugar estratégico para um mendigo, e também para Pedro e João, pois havia um fluxo muito grande de pessoas de um lado para o outro (Is 54: 1- 3; Mq 4: 1- 2; Atos 1: 8;).

ATOS 3: 3 – Ele, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.

No meio daquela multidão que transitava de um lado para o outro havia dois que estavam totalmente tomados pelo Espírito Santo, completamente cheio de poder. Corpo, alma e espírito entregue aos e desejos e vontade do Espírito Santo (Jo 13: 1- 9; Jo 6: 60- 68). Naquele dia e naquele momento, aquele homem não sabia, mas a sua história iria mudar (Is 33: 20- 24; Is 35: 1- 6; Lc 4: 14- 21; I Co 12: 1- 13). Aquele homem vendo Pedro e João pensou logo na esmola, nem pensou nas pernas. As igrejas de hoje estão abarrotadas de coxos que vivem pensando nas esmolas (Fp 3: 18- 19; Jo 3: 1- 12). Não conseguem andar (II Pd 3: 17- 18; Cl 3: 1- 3) preferem esmolas (I Tm 6: 3- 10; Mt 6: 24), do que o Reino de Deus (Mt 13: 44- 46; I Co 15: 46- 49; Jo 4: 23- 24). Não foi isto que o Mestre nos ensinou (Lc 4: 1- 8; Mt 6: 19 - 33; Ap 3: 20). O crente nasceu para se assemelhar ao Mestre (Lc 6: 40; I Co 11: 1), através dos ensinos dos apóstolos e profetas (Ef 2: 11- 22; I Pd 2: 1- 5; Ap 5: 1- 10), e não ser semelhante ao coxo (Dt 28: 13; Rm 8: 1- 37; Ap 2: 1- 5).  

ATOS 3: 4 – E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.

Pedro era homem misericordioso se compadeceu, sentiu o coração atraído pela situação daquele homem. A igreja de Cristo tem o coração de Cristo (Lc 18: 35- 42).  Um sentimento de misericórdia invadiu o seu coração (Mt 5: 7). Pedro fitando os olhos nele, disse: Olha para nós, ou seja, não desvie os olhos, não olhe para outra direção, permaneça olhando para o alvo (Hb 12: 1- 2; Fp 3: 12- 14). Porque Pedro se preocupou em que aquele homem olhasse para ele? Pedro amou aquele homem (Rm 13: 8; I Jo 3: 18) e viu através dos olhos daquele homem que a sua alma clamava por algo maior do que aquelas migalhas que doavam para ele na porta do templo (Is 61: 1- 2; Mt 13: 44- 46). A alma desta multidão não aguenta mais estas migalhas, ela clama (Lc 4: 14- 21; Jo 7: 37- 39; Amós 8: 11).


Temos uma geração de coxos do lado de fora do templo, vivendo de migalhas (Lc 4: 1- 7; Mt 6: 24). Ministérios de prosperidade, bênçãos materiais, só falam em dinheiro e riquezas (I Tm 6- 10). Esta chegando à hora da igreja dar um basta nisto (Mt 16: 13- 18). A vinda de Cristo se aproxima (Ap 22: 12), até quando vamos ficar pensando nas coisas terrenas? (Cl 3: 1- 3). Até quando vamos ficar com os nossos olhos voltados para este mundo? (Tg 4: 4- 5; I Jo 2: 15- 17; Jo 15: 18- 19; Ap 3: 20).  Podemos deixar as migalhas do lado de fora, criar coragem, entrar no templo e só adorar (Jo 4: 19- 24; Gn 28: 10- 17; Jo 1: 35- 51). O véu já foi rasgado (Lc 23: 33- 45); você pode entrar no na presença do Pai e adorar (Hb 10: 19- 23; Hb 6: 13- 20; I Tm 2: 5).

ATOS 3: 5 – E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.

É assim que o crente olha á igreja: Esperando receber alguma coisa. O crente já recebeu de Deus (Jo 3: 16). Até quando o salvo vai ficar no lugar do perdido? (Mt 9: 12). Do lado de fora o templo (Jo 14: 5- 12; Lc 22: 29), vivendo da migalha (I Co 15: 19; Mt 6: 24). A promessa de Deus é para o crente (Gl 3: 8- 14), as estratégias não (I Co 9: 19- 22). As estratégias da igreja são para alcançar o perdido (Atos 1: 8; Mc 16: 15), e não o salvo (Rm 10: 8- 13; Jo 6: 26- 27). Aquele homem já estava acostumado com as migalhas que recebia na porta do templo (Atos 3: 1- 2). Para aquele homem, Pedro e João eram mais alguém para lhe dar algumas migalhas (Atos 3: 3). Ele só não sabia que neste dia, este encontro iria mudar a sua história (Gn 28: 10- 17; Jo 1: 35- 51; Mt 16: 13- 18; Mt 18: 19- 20; Jr 33: 3; I Co 2: 9; Jr 9: 23- 24).

ATOS 3: 6 – E disse Pedro: Não tenho prata e nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda.

Pedro e os apóstolos estavam vivendo um momento novo em suas vidas (Jo 13: 1- 7; Mt 16: 13- 18; Jo 21: 15- 18). Pedro e João estavam entregue a o Espírito Santo, totalmente sobre sua direção (Jo 16: 7- 14; Jo 14: 26; Atos 10: 9- 29), com a vida toda transformada pelo seu poder (I Sm 10: 6- 7). Os apóstolos eram pessoas simples em sua maioria gente que vivia da pesca (Mt 4: 1- 22) e de poucas letras (Atos 4: 13). Encontraram um homem chamado Jesus e tudo mudou (Jo 1: 35- 51). Andaram com Jesus durante três anos (Mc 1: 14- 17; Jo 6: 60- 68; Jo 21: 15- 17) se alegraram com Jesus (Lc 10: 17- 24) aprenderam com Jesus (Mt 10: 23- 25) sofreram por Jesus (Mc 14: 43- 52) se deliciaram ouvindo a voz do Jesus ressurreto, falando das maravilhas do Reino de Deus (Atos 1: 1- 3; Ap 1: 17- 18; I Pd 3: 17- 22). Quando tudo parecia que iria virar um tempo só de perseguição e fuga (Lc 22: 31- 34 e 54- 62), se vêem cheio do Espírito Santo e do poder de Deus (Atos 2: 1- 4; Atos 1: 8). Pedro movido pelo Espírito Santo olhou para aquele homem; e no melhor entendimento, disse: Eu sei o que você esta querendo: O que você esta querendo eu não tenho para te dar (Lc 4: 4; Is 55: 1-11; Jo 7: 37- 39). 

Pedro não tinha para oferecer aquele homem o que o mundo tem para oferecer (Tg 4: 4- 5). A igreja de Deus não tem para oferecer ao perdido o que há mundo (I Jo 2: 15- 17). A obra do Espírito Santo não é oferecer ao mundo aquilo que ele já tem; (Lc 4: 1- 6; I Jo 5: 19). A obra do Espírito Santo é oferecer ao mundo aquilo que ele não tem. Dinheiro o mundo têm, riqueza o mundo têm, ouro e prata o mundo têm (Lc 4: 6-7; I Jo 5: 19). Embora Deus seja o dono de tudo (Is 45: 5- 7), do ouro e da prata (Ag 2: 8), não é este o objetivo do Espírito Santo e da igreja (Ap 22: 17; Is 55: 1- 3; Jo 7: 35- 37). O mundo não precisa de dinheiro, riqueza, ouro ou prata, o mundo precisa do Desejado das nações (Ag 2: 5- 7 e 9), e do poder que esta em seu no nome (Atos 1: 8; Mc 16: 15- 17; Fp 2: 9- 11). Pedro deu uma ordem, aprendeu com o Mestre (Mt 8: 1- 9; Lc 5: 1- 5). Pedro falou ao mundo espiritual (Mt 16: 13- 19; Mt 18: 19- 20).  As pernas daquele homem precisavam receber uma ordem, as pernas daquele homem precisavam escutar, e sentir o quão maravilhoso é este nome (Is 9: 1- 7). Você pode perguntar: Pernas têm ouvido? (Lc 1: 37; Mt 21: 18- 20; Mt 17: 24- 27). O nome de Jesus faz a natureza, as regiões celestes, o inferno, Satanás, os demônios, a enfermidade, a morte, o homem, os membros do homem, obedecer e se dobrar (Fp 2: 9- 11). Pedro já conhecendo esta autoridade (Mt 10: 1- 9), e agora cheio do Espírito Santo fez o uso dela (Mc 16: 15- 17; Mt 28: 18- 20; Jo 15: 16- 21 ).

Existe aqui um contraste com que Pedro ofereceu ao homem, com aquilo que os ministérios, pastores e pregadores oferecem hoje aos coxos da vida, aprisionados pelo pecado e pelo materialismo. Pedro ofereceu aquilo que enchia o seu coração (Lc. 6: 45ª). O homem bom só pode oferecer a outro homem aquilo que ele tem de melhor (Lc 10: 25- 37). Pedro ofereceu Cristo Jesus, pois era o que ele tinha de melhor (Mt 13: 44- 46), o mais precioso (Jo 3: 16). Quando para o homem para os ministérios, pastores e pregadores o melhor é o materialismo, ele vai oferecer o materialismo, pois é o que ele tem de mais precioso (I Tm. 6: 3- 10; Pv 28: 20). O Espírito Santo naquele dia não trouxe para aquele homem aquilo que ele queria, mas trouxe aquilo que ele precisava (Mt 6: 25- 33). A igreja de Cristo em comunhão com o Espírito Santo não esta na terra para dar aquilo que os homens querem (Jr 17: 9; Pv 14: 12), mas sim aquilo que eles precisam (Ap 22: 17; Is 55: 1- 3). Pedro não trouxe para aquele homem aquilo que ele queria, mas sim aquilo que ele precisava. Aquele homem precisava das pernas saudáveis e não de ouro e prata (Atos 8: 1- 8). Vemos em nosso meio vários ministérios para prosperar e trazer bênçãos materiais (I Co 15: 19). Vejo muitos pobres ficando ricos, muitos ricos ficando milionários, muitos milionários ficando bilionários (I Tm 4: 1), mas não vejo, cego enxergando, mudo falando, surdo ouvindo, paralíticos e coxos andando e mortos sendo ressuscitados (Lc 4: 14- 19; Is 35: 1- 7; Jo 7: 35- 37; Pv 13: 7).

ATOS 3: 7e 8- E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.  E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.

A obra da igreja é colocar de pé e não derrubar (Hb 3: 17- 19; Pv 24: 16ª). A obra do Espírito Santo é restaurar os pés e não paralisar (Ez 2: 1; Sl 26: 12). O Espírito Santo conduziu os apóstolos a colocar o homem de pé (Is 35: 1- 3). Pedro logo estendeu a mão para aquele homem e o levantou (Is 53: 1- 5). O texto diz que logo pés e artelhos se firmaram e aquele homem saltando se pôs- se em pé (Jr 31: 25; Mt 11: 28).  O momento era mágico, Pedro e João movido pelo Espírito Santo foram ao templo mudar a história de muita gente e começou por aquele coxo (Atos 3: 2-4). Aquele homem já estava acostumado com aquela situação, muitos dos que estavam também. Quando aquele homem se colocou de Pé, ele não ficou tonto, meio sonolento, como quem não sabe o que esta acontecendo (I Co 14: 33). Aquele homem não ficou parado no natural, mas ele deu um salto para o sobrenatural (Jr 33: 3; I Co 2: 9). Ele saltou, andou e entrou com eles no templo. Diz o texto: Andando, saltando e louvando a Deus (Is 35: 1- 6). Foi realmente milagre de Deus (Is 66: 10- 14; Atos 8: 1- 7; Is 33: 23- 24).
A multidão que já lotava o templo; de repente tem a sua oração (Atos 1: 1) interrompida por um homem que a até então, só era percebido pelas migalhas que pedia na porta do templo (Atos 3: 2). O que mais impressionavas os religiosos é que o milagre aconteceu na porta do templo (Jo 10: 9) e não dentro do templo (Mt 24: 1- 2), e mais, o milagre não foi feito por escribas, sacerdote ou qualquer outro parte da elite (Lc 10: 17- 21; I Co 1: 26- 31). Aquele homem estava preso não tinha motivo algum para louvar. Tinha vontade de andar e não andava, sentia desejo de entrar no templo para adorar, tinha medo e vergonha (Is 49: 15- 16). Homens simples de poucas letras, que não faziam parte da elite, tementes a Deus, que aprenderam e andaram com Jesus, (Atos 4: 1- 13), cruzaram o seu caminho, e sua vida nunca mais foi à mesma (Is 41: 15- 20; I Co 12: 1- 13; Atos 16: 31).

ATOS 3: 9 e 10 – E todo o povo o viu andar e louvar a Deus. E conheciam-no, pois ele era o que se assentava a pedir esmola â porta Formosa do templo e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.

Ele não andava, agora anda, ele não pulava, agora pula, ele não louvava, agora louva, ele não entrava no templo, agora entra. A multidão viu; cada um com seus próprios olhos viram aquele homem que não andava, não pulava, não louvava e não entrava no templo, andando, pulando, louvando a Deus e entrando no templo com suas próprias pernas (Lc 14: 15- 23; Atos 8: 1- 7; Is 35: 1- 6ª). Ele era conhecido, muitos daqueles acostumados com a oração do templo o conheciam, pois este, todos os dias era colocado a porta do templo para pedir esmolas (Atos 3: 1). Quando aqueles que conheciam o coxo, o viram totalmente renovado, transformado saltando e louvando a Deus ficaram espantados, maravilhados de ver aquele homem que antes rastejava agora cheio de alegria e louvor se jogando de corpo alma e espírito no Reino de Deus (Rm 14: 17; Lc 12: 32; Lc 22: 29.

A obra do Espírito Santo é fazer a multidão ver com os seus próprios olhos: (Atos 1: 8; Atos 8: 1- 8). O caído de pé, o que não anda andando, o que não pula pulando, o que não louva louvando e os que, estão de fora do templo, dentro do templo (Jo 2: 13- 21; Jo 1: 35- 51; Gn 28: 10- 17; Jo 10: 9). O véu do templo se rasgou (Mt 27: 32- 51), todos temos acesso a sala do trono (Hb 10: 19- 20; Jo 14: 6). Deus quer que você adquira na sala do trono um tesouro que vai mudar a sua vida e sua história, assim como mudou a vida e história deste homem (Mt 13: 44- 46; I Sm 10: 6- 7; Lc 17: 20- 21). Este homem, agora não é mais o desprezado, não é mais aquele homem que todos os dias ficava na porta do templo ouvindo um não, ou o barulho das moedas que poucas vezes caiam em sua caneca (Is 49: 15- 16; Mt 6: 25). Em um piscar de olho Deus mudou a sua história (Mt 12: 28; Lc 6: 17- 20), do dia para a noite este homem ficou famoso (I Sm 2: 1- 6; Atos 3: 6- 8; Jr 9: 23- 24).

ATOS 3: 11 e 12 – E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado Salomão. E, quando Pedro viu isto, disse ao povo: varões israelitas, por que vos maravilhais disso? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? 

Os apóstolos estavam revolucionando o mundo, algo novo estava acontecendo. Aquela multidão enlouquecida e assombrada pelo que tinha acontecido agarrou o coxo, Pedro e João carregando os três como se carrega os campeões os levaram, ao alpendre chamado Salomão. O acontecimento foi tão sobrenatural que a multidão passou a ver Pedro e João como super homens, super poderosos. Pedro, João e o homem que pouco antes era coxo, eram adorados pela multidão. O objetivo do Espírito Santo estava sendo alcançado (Atos 1: 8). O objetivo da igreja estava também sendo alcançado (Ap 22: 17), mas o objetivo de Pedro não. Pedro tinha outro objetivo, a mensagem que o Espírito Santo lhe dava tinha outro objetivo em sua vida (Jo 15: 26- 27; Jo 16: 7- 14; Jo 14: 26). Pedro aproveita o momento para pregar Jesus (Pedro não perdia tempo) ele aponta para Jesus. Atribui a Jesus o milagre e exorta o povo a ter fé no nome de Jesus (Atos 3: 16; Rm 5: 1- 2; Atos 16: 31).

Quando alguém com uma manifestação poderosa do Poder de Deus, como a que estava sobre Pedro, com certeza vai chamar a atenção. Devemos observar que Pedro era um homem com discernimento tremendo (I Co. 2: 15). No começo do capítulo na porta do Templo ele chamou a responsabilidade para si ao dizer olha para mim (Atos 3: 3- 4), agora na hora de receber a glória ele rejeitou, pois entendia que não era para ele o olhar, mas sim para Cristo (Sl. 115: 1; Sl 34: 5; I Co 1: 18- 24; I Co 2: 1- 5). É o que deveria fazer tantos lideres pastores, pregadores, cantores e outros mais, que recebem com prazer a glória que é somente do Senhor Jesus (Ap 4: 10- 11; II Pd 1: 16- 17; Rm 11: 33- 36). É Ele quem opera (II Co. 3: 4 - 5; I Co. 12: 6; Fp. 2: 13).

A multidão olhava para Pedro e João como se eles por suas capacidades teriam feito tal milagre. É bom lembrar que o VT, a Lei os Profetas são sombras do NT, da Graça de uma nova Dispensação, por isto qualquer pregação e ensino se quiser alcançar o objetivo que é a conversão e o arrependimento do ouvinte deve apontar para Cristo (I Co 1: 18- 24; I Co. 2: 1-5; Fp 2: 9- 11). Era isto que acontecia, era desta maneira que o Espírito Santo agia; será que ele mudou? (Jo 16: 7-14; Jo 15: 16- 27; Jo 14: 23- 26; Jo 7: 16- 7). Pedro envolvido pelo Espírito Santo, sim, pois foi o Espírito Santo quem o colocou nesta situação, começa outra pregação, agora não no cenáculo e nem nas ruas de Jerusalém, mas sim no templo. A primeira pregação de Pedro tinha o tema JESUS VIVE. Apocalipse 1: 17- 18. Agora o tema é: O NOME DE JESUS TEM PODER. Filipenses 2: 9- 11; Atos 4: 1- 12; Pv 18: 10).

ATOS 3: 13 – O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.

Pedro começa sua pregação levando a Palavra para o inicio do projeto de Deus para com eles, povo hebreu (Atos 3: 25). Abrão foi o inicio deste povo (Gn 12: 1- 3; Mq 4: 1- 2). Abraão gerou Isaque (Gn 21: 21- 3), que gerou Jacó (Gn 25: 24- 34), que gerou as doze tribos (Gn 29: 18- 35; Gn 30: 1- 26). Pedro em sua pregação mostra para a multidão que Israel rejeitou o Cristo enviado pelo Deus dos patriarcas (Ex 3: 1- 6), o Jesus que eles mataram (Lc 23: 33- 46), que Deus o ressuscitou (Atos 2: 22- 36), o Jesus o qual eles colocaram em sepulcro e Deus o tirou de lá (Atos 2: 22- 24; Lc 24: 1- 12). O Cristo prometido a Abraão (Gl 3: 13- 16), descendente do filho da promessa, Isaque (Gn 22: 1- 19; Jo 3: 16), e herdeiro da tribo de Judá, filho de Jacó (Ap 5: 1- 5; Hb 7: 11- 14). Este Jesus que era filho da terra (Mt 13: 53- 56), promessa de Deus para o povo israelitas (Is 11: 1- 10; Atos 2: 22- 36), eles entregaram para ser crucificado e perante Pilatos o negaram (Lc 23: 1- 23), ou seja, não o reconheceram o Messias, o Ungido de Deus profetizado pelos profetas (Jo 1: 35- 36; Is 53: 1- 7; Lc 4: 14- 21). Pedro esta dizendo a eles: “Olha, vocês estavam tão cegos (II Co 4: 3- 4; Is 43: 8), mesmo depois de Pilatos mandar soltar o Cristo, vocês o recusaram (Mt 23: 33- 39), preferiram um baderneiro e homicida (Lc 23: 13- 18; Atos 3: 14; Pv 14: 12; Ef 4: 27). Jesus morreu no lugar de Barrabas (Mc 15: 7; Ex 20: 13), no meu, no seu, em nosso lugar (Jo 3: 16; Jr 53: 1- 12; Rm 5: 12- 21- 26).

ATOS 3: 14 – Mas vós negastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homem homicida.

Pedro com autoridade de Deus e revestido do poder acusa os multidão e também a liderança judaica que era formada por príncipes e sacerdotes (Mt 27: 1), estes também se encontravam no templo ((Mt 21: 13). Pedro diz: Vós negastes o Santo e o Justo preferindo um homicida (Mc 15: 8- 15) . Eles tiveram a oportunidade de escolher, por duas vezes eles tiveram a oportunidade de escolher (Mt 23: 37). Ou melhor, Deus os ajudou. Como assim? “Quando Pilatos resolveu soltar o Cristo (Lc 23: 1- 16); era Deus dando outra oportunidade e dizendo: ‘Olha o que vocês estão fazendo, cuidado com a escolha”. Eles negaram o Santo preferiram o profano (Ez 44: 23), eles negaram o Justo, escolheram o corrupto (Mc 15: 1- 11; Is 29: 13; II Tm 4: 1- 5).

O que estamos escolhendo? (Mt 6: 19- 24). Estamos na porta do Templo (Atos 3: 1- 2; Sl 118: 20: Jo 10: 1- 9), ou dentro do templo? (Atos 3: 4- 8; Hb 10: 19- 20). Estamos rastejando ou de pé? (I Co 15: 45- 50; Ez 37: 1- 10). Estamos saltando e louvando a Deus (Sl 9: 1; Rm 15: 12- 13; Ef 5: 18- 19), ou perdido com a cabeça nas coisas terrenas? (Cl 3: 1- 3; Tg 4: 4- 5; I Jo 2: 15- 17). Eles escolheram o mal. Tiveram a oportunidade de escolher o bem e escolheram o mal (Mt 23: 29- 39; Dt 30: 19; Jo 15: 1- 5). Que você escolha o bem, e não o mal; (Jo 4: 19- 24; Sl 101: 6- 7; Jr 17: 5- 9). Que você seja como Davi: Davi escolheu orar três vezes ao dia (Sl 55: 17), louvar sete vezes no dia (Sl 119: 164) e comer a Palavra dia e noite (Sl 1: 1- 3; Sl 119: 11 e 105; Sl 12: 6).

ATOS 3: 15 – E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.

O que aquele povo fez foi muito grave (Mt 23: 33- 39). Pedro dentro da pregação mostra á eles, que eles estavam do outro lado da guerra (Mt 27: 11- 25; Ef 4: 27; I Pd 5: 8), eles estavam do lado inimigo (Jo 8: 39- 44).  A palavra era dura e batia forte no coração da multidão (Ez 36: 25- 26). Jerusalém ainda estava debaixo de uma grande chuva (Atos 2: 1- 41; Atos 4: 1- 31). Os apóstolos estavam revolucionando a cidade com as mensagens do poder de Deus (I Co 1: 18- 24; I Co 2: 1- 5). JESUS VENCEU. JESUS VIVE e o NOME DE JESUS TEM PODER. Eles mataram o Príncipe da vida, mas a morte não pode conte-lo. Ele passou por cima da morte e VIVE (Ap 1: 17- 18; Atos 2: 22- 24; Fp 2: 9- 11). E Pedro continua: E nós somos testemunhas (Is 44: 1- 8). Pedro era testemunha por que ele conviveu por quarenta dias com Jesus ressurreto  (Atos 1: 1- 3). E você o que lhe falta para ser como Pedro, testemunha de Cristo? Aceita-lo? (Rm 10: 8- 9; Atos 16: 31). Poder? (Ef 5: 18; Atos 1: 8). Fé? (Rm 5: 1; Hb 11: 6). O Espírito Santo esta ai, pertinho, juntinho, dentro de você (Lc 17: 20-21; I Co 6: 19- 20; Ef 2: 11- 22). Clame ao Senhor (Jr 33: 3; I Co 2: 9) e você vai sentir a sua presença (Mt 18: 19- 20; Mt 28: 28- 20; Atos 18: 9- 10; Lc 24: 13- 32.

ATOS 3: 16 – E, pela fé no seu nome, fez o seu nome fortalecer a esse que vedes, e conheceis; e a fé que é por ele deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.

Podemos entender que Pedro esta perguntando a multidão. Quem foi que fez esta obra? A multidão eufórica exaltava e endeusava os dois apóstolos. Ouvindo a pergunta de Pedro a multidão se cala. Pedro continua: “olha, porque vocês estão olhando para nós? Nós não fizemos nada, a fé no nome de Jesus fez o seu nome (nome de Jesus) fortalecer a esse que vedes, e conheceis”. A fé no nome de Jesus realizou o milagre, a fé no nome poderoso fortaleceu os ossos da perna daquele homem (Rm 1: 16- 17). Primeiro milagre feito por Pedro já como pastor e líder da igreja (Jo 21: 15- 17). Por ser o primeiro milagre feito por um líder da igreja, podemos crer que este acontecimento serve para trazer para nós ensinamentos que serão fundamentais para a nossa carreira (II Pd 3: 15- 18; I Co 3: 10- 11). Primeiro: Foi à fé no nome de Jesus (Mt 17: 14- 20), portanto o coxo foi o principal responsável pela realização do milagre (Rm 5: 11; Hb 11: 6). Segundo: Pedro só estendeu a mão para o homem (Jo 13: 1- 17), mas quem colocou o homem de pé foi à força poderosa do nome de Jesus ((Mt 28: 18- 20; Rm 1: 16- 17; Atos 16: 31). Se o coxo vacilasse no crer nada aconteceria (Tg 1: 6- 7), e se fosse usado outro nome que não fosse o nome de Jesus também nada aconteceria (Fp 2: 9- 11; Is 9: 1- 6; Ml 4: 2). Aquele que opera o milagre é Jesus, o homem é apenas o vaso (II Co 4: 6- 7; Jr 18: 1- 6; I Tm 2: 14- 21).

A multidão conhecia aquele homem. Quantas vezes Pedro e João passaram por aquele homem? Quantas vezes, Jesus passou por aquele homem? Jesus foi muitas vezes no templo (Mt 26: 55; Mt 21: 12; Mt 24: 1).  O texto diz que aquele homem era colocado todos os dias na porta do templo (Atos 3: 2). As coisas de Deus acontece no tempo de Deus (Ec 3: 1). Aquele homem muitas vezes deve de ter pensado: “Quantas oportunidade eu perdi, quantas vezes Jesus passou por mim e eu não tive coragem de lhe pedir misericórdia, quantas vezes me falaram dos milagres que ele realizava e eu não tive fé? (Lc 17: 11- 19; Lc 18: 35- 43; Mt 14: 13- 21; Mc 2: 1- 12; Jo 5: 1- 15). Falavam que até mortos ele ressuscitou”.  (Jo 11: 1- 45; Lc 7: 11- 15). Aquele homem deve ter respirado fundo e pensado: Há seu tivesse outra oportunidade? (Mt 25: 1- 13). E, um dia sem menos ele esperar, ele vê aqueles dois, que diante daquela multidão, se não fosse por este acontecimento passariam despercebidos (Atos 3: 1), com a voz rouca e cheio de medo, ele pede a esmola: (Atos 3: 3). Pedro ouve a sua voz, fitando os olhos nele, diz: Não tenho prata e nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda (Atos 3:4- 5). Quando ele ouviu Pedro dizer o nome de Jesus. Podemos dizer que ele lembrou e pensou: Minha hora chegou; Deus não se esqueceu de mim (Jo10: 16). Deus não largou o coxo em um lugar de esquecimento (IS 49: 15- 16). Deus não se esqueceu de você (II Sm 9: 1- 7), assim como o nome de Jesus foi uma resposta para o coxo, ele é a tua resposta (Jr 29: 7- 11; II Co 7: 14- 15). Não deposite a sua confiança e tua esperança no homem (Jr 17: 5- 6 e 9). A fé no nome de Jesus deu aquele homem à perfeita saúde. Ele é a tua saúde. Pedro apontou para aquela multidão o caminho (Jo 14: 6; Jr 17: 7- 8; I Tm 2: 5; Sl 34: 5).

ATOS 3: 17 – E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes.

Pedro usou a Palavra, usou o poder da Palavra (Atos 3: 1- 15), mas usou com misericórdia e amor (Rm 13: 8). O que os israelitas, os príncipes e sacerdotes fizeram foi muito grave (Mt 23: 33- 39; Mt 21: 33- 44). Eles esperavam o Messias, o Messias veio, e eles não o reconheceram (Jo 5: 36- 39). Mandaram crucificar- lo, e soltar um bandido (Lc 23: 1- 23). Rejeitaram a benção e a salvação (Dt 30: 19), mas havia tempo para o arrependimento, havia tempo para o perdão de Deus (Atos 2: 38- 39). Pedro esta dizendo: “O que vocês fizeram foi muito grave, mas eu sei que vocês fizeram por ignorância (Atos 17: 30). Como assim por ignorância? Pedro teve a mesma revelação de Jesus (Lc 23: 1- 34), o Espírito era o mesmo (Jo 14: 15- 17). O povo estava cego e surdo (Mt 13: 1- 15; Is 6: 9- 10; II Co 4: 3- 4).

ATOS 3: 18 – Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado: que o Cristo havia de padecer.

Tudo que estava profetizado tinha que acontecer (Is 53: 1- 12; I Co 18: 14; Rm 10: 4- 13), tudo que está profetizado vai acontecer (I Ts 4: 13- 17; Jd 14; Ap 22: 12). Aquela multidão ouvia atentamente Pedro dizer: Estava escrito, os profetas falaram sobre o assunto, mas vocês por ignorância não entenderam as escrituras (Os 4: 6; Atos 3: 17; Lc 23: 1- 34; II Co 4: 3- 4). Estava escrito: Que Cristo havia de padecer. Por que eles não entenderam; se a Palavra primeiramente foi escrita para eles? Por que eles não entenderam, sendo que eles buscavam o Messias nas escrituras desde os primeiros acontecimentos? (Jo 5: 26- 39). O fato dos judeus não conseguirem interpretar as profecias messiânicas fazia e faz parte dos planos de Deus (Rm 11: 1- 12). Os profetas falaram desse tempo, mas eles não entenderam (Is 6: 9- 11; Dn 9: 17- 27; Rm 11: 15- 28).

ATOS 3: 19 – Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.

Mesmo sendo na ignorância é necessário haver arrependimento. O arrependimento antecede a conversão. Se não houver arrependimento não há conversão. A conversão passa por um arrependimento profundo. Se não houver o arrependimento profundo, não há purificação das obras mortas (Atos 2: 37). Como isso acontece? O Crente pode ter feito a confissão de fé (Rm 10: 8- 10), passar pelo batismo das águas (Atos 2: 38), participar da ceia (I Co 11: 23- 26), nada disso têm validade se não houver o arrependimento profundo (Hb 6: 1- 6).   Para fazer parte da igreja de Cristo, e ser realmente sua testemunha, é preciso reconhecer o erro e produzir o arrependimento verdadeiro (Lc 3: 1- 14). O arrependimento verdadeiro traz o perdão de Deus (Lc 18: 9- 14; I Pd 5: 6). Sem arrependimento não há perdão de Deus (Ez 18: 31- 32; Sl 51: 10- 17; Is 59: 1- 2). Eles tinham que se arrepender e se converter, ou seja, mudar a direção. Se arrepender e continuar fazendo tudo errado? Como alcançar os tempos do refrigério pela presença do Senhor; se eu me arrependi, mas não mudei?  A presença do Senhor é que traz o refrigério. Como ter a presença do Senhor se não mudamos as nossas atitudes? (Tg 4: 1- 5; Hb 12: 14; I Jo 5: 19).

A força da igreja primitiva estava na sua fé. A fé produz arrependimento, o arrependimento produz a conversão, a conversão traz os tempos de refrigérios (Rm 4: 16- 20; Gl 3: 8- 14), e tempos de refrigério são tempos de avivamentos (Atos 4: 32- 37). Veja o coxo: Pedro atribuiu à fé dele, no nome de Jesus, a realização do milagre (Atos 3: 16). Eles ouviram a pregação de Pedro e três mil se arrependeram e se converteram (Atos 2: 37- 41). O que foi isto? Fé. Eles ouviram a vós do Espírito Santo e aceitaram a mudança que Deus estava fazendo em seus corações (Atos 2: 42- 47; Ez 36: 24- 27), que isto? Fé. O arrependimento verdadeiro é maior sinal da fé em Deus (Hb 11: 6). O arrependimento alivia, tira o fardo do pecado, traz o refrigério (Jo 3: 16). Jesus é o refrigério do Crente (Mt 11: 28- 30; Rm 5: 1- 11; Mt 28: 18-20; Atos 18: 9- 10).

ATOS 3: 20 – E envie-o a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.

Pedro inspirado pelo Espírito Santo aponta para a multidão o caminho para o refrigério (Jo 14: 6; I Tm 2: 5; Hb 10: 19- 20). Era necessário que a multidão reconhecesse os seus pecados (Atos 3: 19).  Entre os pecados, o pior deles, a rejeição ao filho de Deus (Atos 3: 13- 15; Mt 21: 33- 41; Mt 23: 33- 39). Podemos entender como significado para refrigério: Refrescante (Ez 36: 25), descanso (Gl 3: 14- 15); alivio (Jo 14: 18) e paz (Jo 14: 26- 27). Jesus Cristo é o refrigério que você precisa (Rm 5: 1- 11). Qual o refrigério que você precisa? O refrigério para você é uma cura (Is 53: 1- 1- 5), um milagre (Atos 3: 6), a família (Sl 128: 1- 4), a salvação na sua casa? (Atos 16: 31)? Ou você necessita de um refrigério espiritual? Você quer sentir o refrigério do qual Pedro esta falando? Pedro esta falando da presença do Senhor Jesus Cristo no coração daqueles que se convertem verdadeiramente (Lc 24: 13- 32; Mt 28: 18- 20; Atos 18: 9- 10; Jo 4: 23- 24). Pedro estava tomado pela presença de Jesus, o coração dele não tinha lugar para outro (Jo 6: 60- 68; Jo 14: 21- 23), não havia espaço para outro (Mt 13: 44- 46), por isso todos os acontecimentos o motivava a falar de Cristo (Lc 6: 45; Atos 4: 19- 20; Jo 15: 26- 27).

ATOS 3: 21 – O qual convém que o céu contenha até os tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

O mesmo Jesus que se faz presente entre as multidões (I Co 15: 3- 6), se faz presente também entre dois (Mt 18: 19- 20). Este Jesus pode estar ao mesmo tempo no céu (Atos 7: 55- 56), na terra e embaixo da terra (Lc 23: 33- 43; Fp 2: 9- 7). Neste momento da pregação; Pedro traz a multidão ouvinte o entendimento: Este Jesus o qual eles rejeitaram e crucificaram, estava vivo, e só ele poderia através de sua onipresença, estar retido no céu e mesmo assim enviar a o refrigério através de sua presença (Atos 3: 19; Sl 139: 1- 7). Veja que Pedro fala de um refrigério até os tempos da restauração de tudo (Atos 2: 14- 21; Jl 2: 13- 32; Mt 25: 1- 13). Jesus se faz presente em qualquer lugar, independente da sua ascensão, nada O impede de trazer o refrigério aos que se convertem verdadeiramente (Jo 14: 18). Jesus permanece na igreja, Jesus permanece no coração e na vida do crente (Mt 28: 18- 20; Ap 3: 20). Jesus permanece o mesmo e nada mudou (Hb 13: 8). Os profetas falaram desde o principio do sofrimento, morte, ressurreição e ascensão de Cristo (Is 53: 1- 12). Tudo o que foi falado pelos profetas aconteceu (II Pd 1: 20- 21), e está acontecendo (Mt 24: 35), Jesus não está preso nas palavras dos profetas, Jesus vive (Ap 1: 17- 18). Jesus continua a sua obra através do Espírito Santo, falando, ensinado, lembrando, e conduzindo em toda verdade (II Sm 23: 2; Jo 14: 23- 26; Jo 16: 7- 14).

ATOS 3: 22 – Porque Moises disse: O Senhor, vosso Deus, levantará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim: a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.

Quando o homem esta totalmente sob o domínio do Espírito Santo ele não vai recorrer a livros estratégicos com o mais puro conhecimento humano de Deus, pois com certeza o livro recomendado pelo Espírito Santo será a Bíblia (Js 1: 8; Is 34: 16). Pedro completamente controlado pelo Espírito Santo (I Sm 10: 6- 7) recorre a Palavra de Deus para mostrar a multidão que Moisés já tinha profetizado sobre Jesus (Dt 18: 15). Quando Pedro falou a Palavra profetizada por Moisés e na Palavra dizia, que Jesus eles ouviriam em tudo quando que ele disser. Provavelmente eles pensaram: “Nós o crucificamos, não demos credito a sua Palavra, como ele pode dizer: a Ele nós ouviremos” (Is 53: 1- 2). Pedro não estava falando do passado (Is 43: 25), dos três anos do ministério de Jesus (Lc 23: 33- 34), mas sim do presente (Hb 4: 1- 7). Pedro esta falando da necessidade deles ouvirem a Jesus agora (Ap 3: 20), o Jesus ressurreto (Jo 20: 19- 27), Vivo presente na igreja e no crente vinte quatro horas (Mt 28: 18- 20; Atos 18: 9- 10; Lc 24: 13- 32).

ATOS 3: 23 – E acontecera que toda alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.

Pedro diz a multidão: O pobrema não é passado, mas sim o presente. Vocês não O ouviram no passado, mas agora, Deus vos dá uma nova oportunidade (Lc 4: 14- 21) . Esta nova oportunidade que Jesus estava dando a eles, Ele está dando a todos (Mt 11: 25- 30). Como assim? (II Co 3: 3). Estamos vivendo o tempo do refrigério (Jl 3: 18; Ez 47: 1- 10), estamos vivendo o tempo da graça (Ef 2: 1- 9) do perdão (I Jo 2: 1- 2). Jesus está vivo pronto para trazer o refrigério (Jo 7: 35- 37; Ap 22: 17; Is 55: 1- 3), a graça e o perdão a todos que se achegarem a Ele (Jo 3: 16; Atos 16: 31). Porem, aqueles que não O ouvir e não O aceitar, não terá direito a estes privilégios e serão totalmente exterminados (Hb 12: 12- 29; Ap 20: 11- 15; Lc 10: 17- 20). Jesus é o pastor da Igreja (Jo 10: 14- 16; Hb 13: 20; I Pd 5: 1- 4), aqueles que não O ouve não são suas ovelhas, não fazem parte do seu rebanho (Jo 10: 25- 27; Atos 28: 26; I Jo 4: 6).

ATOS 3: 24 – E todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias.
Estes dias do qual esta falando o apóstolo: Nós fazemos parte, é um tempo de bênçãos. Refrigério de Deus é benção, graça é benção, receber o perdão de Deus é benção. O que queremos mais?Por que vivemos ansiosos, na correria buscando suprir a necessidades pelas nossas próprias forças? (Mt 6: 24- 25; Jr 17: 5- 6). Por que dizemos que confiamos em Deus, mas na hora de entregar tudo em suas mãos não confiamos, não esperamos (Jr 17: 9; Mt 6: 26- 32; Is 29: 13), não adoramos (Mt 6: 33; Jo 4: 23- 24), não nos prostramos (Fp 2: 9- 10), não reverenciamos (Fp 2: 11; Atos 4: 1- 12). Os profetas, desde Samuel e todos que vieram depois falaram sobre estes dias (Sl 110: 1- 13; Mq 5: 2; Is 1: 1- 2; Mt 11: 1- 13). Dias maravilhosos que Deus reservou para mim, para você, para nós (Lc 10: 17- 24; Lc 4: 14- 19; Rm 1: 16- 17).

ATOS 3: 25 – Vós sois dos profetas e do concerto que Deus fez com nossos pais dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terá.

As profecias eram direcionadas para eles, o Cristo, era promessa para eles (Is 11: 1- 10), a salvação era primeiro para eles, Jesus homem era judeu (Jo 4: 19- 22; Lc 2: 39- 42). A rejeição deles nos beneficiou. O concerto que Deus prometeu fazer com toda humanidade, primeiro seria com os judeus (Mt 15: 21- 26), o Espírito Santo caiu primeiro sobre os judeus (Atos 2: 1- 4 e 38), só depois caiu sobre os gentios (Atos 10: 1- 45; Atos 11: 1- 17; Gl 3: 8- 14). Todas as informações teológica que existe veio dos Judeus (Mq 4: 1- 2). Tudo que temos e que sabemos a respeito de Deus e sua obra veio dos judeus (Rm 9: 13- 24). Se a salvação chegou até nós hoje, chegou graça a rejeição dos judeus (Mt 21: 33- 43; Rm 11: 1- 17; Rm 9: 25- 28). 

ATOS 3: 26 – Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, e vos desviasse, a cada um, das vossas maldades.

Pedro cheio do Espírito Santo continua a sua pregação impactante, dizendo: Deus ressuscitou Jesus e enviou a vós conforme promessa feita aos nossos pais (Atos 3: 13- 25). Vocês foram os primeiros a ver que este Jesus o filho do carpinteiro (Mt 13: 54- 55), era o Cristo vivo (Ap 1: 17- 18), dando assim a vós uma nova oportunidade de se arrepender e se converter (Atos 2: 38- 39). Jesus é a única oportunidade que você têm de receber este refrigério mencionado no texto (Atos 3: 19). Jesus é a única oportunidade de você desfrutar da graça de Deus (Ef 2: 1- 8). Jesus é a única oportunidade de se obter o perdão de Deus (Rm 10: 8- 13; Rm 5: 1- 11(). Jesus é a única oportunidade de salvação (Jo 3: 16; Atos 4: 12; Fp 2: 9- 11). Não deixe passar estas oportunidades, você não terá outra (Mt 25: 1- 10; I Ts 4: 23- 17; Ap 22: 12)

Pr. Ev. Sérgio Lopes Voltar para o mergulhando

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