||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








ATOS DOS APÓSTOLOS / CAP. 28

ATOS 28: 1 – Paulo e os outros prisioneiros depois de serem ameaçados por um perigo maior Atos 27: 41 e 42 e também depois de desfrutar da humanidade do centurião Atos 27: 43, Julio, o centurião sabia que Paulo tinha sido instrumento de Deus para salvar todos a bordo Atos 27: 22 – 25. Sabendo que Deus era com Paulo procurou ajudar a Paulo e a todos os prisioneiros. Mt. 10: 42.

ATOS 28: 2 – E todos chegaram a salvo em terra e foram bondosamente recebidos pelos nativos de Malta. Aqueles nativos jamais tinham ouvido falar da Palavra de Deus, não conheciam a Palavra, mas via a dificuldade daquelas pessoas, viram que seria desumano deixar toda aquela gente a mercê do tempo e na chuva e frio, isto nos trás de volta a Palavra do Senhor Jesus Lc. 10: 25 – 37. O exemplo dos nativos de Malta é um exemplo que deve ser seguido por todos os crentes, pois entâo seremos comparados neste texto ao sacerdote e ao levita, menos com o bom samaritano, embora muitos hoje nas igrejas preferem ser chamados de sacerdotes e levitas. Mt. 23: 1 – 12; Hb 7:11-14.

ATOS 28: 3 – Vemos neste texto que o frio e a chuva é algo difícil de suportar por isto a necessidade de se ajuntar e ascender o fogo, é nos momentos difíceis de trevas, de tribulação que o crente tem que recorrer à lenha e ao fogo Jr. 23: 29. Primeiro temos que ajuntar lenha, ou seja, temos que crescer IIPd. 3: 17 e 18; temos que aprender mais Oséias 6: 1 –3 temos que adquirir mais experiência Rm. 5: 1 – 5, pois só assim vamos incendiar esta Terra, com o fogo do Evangelho Rm. 1: 16 e 17. 

Só através do evangelho pregado por homens cheio do Espirito Santo a grande obra do avivamento vai acontecer Hc. 3: 2. Observamos que a serpente só atacou Paulo quando ele começou a ajuntar lenha, aprender, conhecer mais, adquirir mais experiência meche com Satanás e ele não quer ver nenhum crente crescendo, conhecendo mais, ganhando mais experiência, por quê? Porque ele sabe que um crente maduro cheio do Espirito Santo,aprovado IITm 2:15; vai ascender mais o fogo, e o fogo depois de aceso vai esquentar para o lado dele e ele vai ter que bater em retirada. Lc. 4: 1 – 13.

ATOS 28: 4 – Aqui vemos algo que acontece em nosso meio, quando Satanás lança grande ataque a alguns dos nossos irmãos em nossas igrejas, logo imaginamos este irmão pecou, a vida dele não está em ordem, até falsos profetas se levanta dentro da igreja se dizendo em nome do Senhor que o irmão tem que se concertar João 7: 24.

ATOS 28: 5 – O homem de Deus que vive, prática e prega a Verdade Deus não desampara família que vive e pratica a verdade Deus não desampara, pode os irmãos falar pode os falsos profetas se levantarem, Deus vai honrar o homem de Deus e Deus vai honrar a família. Mt 10:26-32; Is 49:15, 16; Mc. 16: 17 e 18; Lc. 10: 19 e 20.

ATOS 28: 6 – Eles esperavam que Paulo fosse cair morto, não é assim em nosso meio? Muitos esperam a nossa queda, muitos esperam a nossa morte espiritual, mas logo verão que nada acontece conosco, verão que continuamos firmes e fortes pregando o Evangelho em meio à chuva, frio e tempestades, Mas sempre de pé. Sl. 91: 7 e 8; Sl. 37: 25.

ATOS 28: 7 e 8 – O principal daquela ilha, um tipo de prefeito, homem rico, dono de muitas terras, homem bom e não era orgulhoso, homem simples que recebeu Paulo e seus companheiros de coração aberto Por três dias. Este homem tinha um grande problema, o seu pai estava muito doente, ele não sabia, mas Deus estava enviando um servo seu, um homem ungido e cheio do Espirito Santo com poder e capacidade de Deus para curar, libertar e fazer milagres em nome do Senhor Jesus Cristo Atos 1: 8; Rm. 15: 18 e 19; Rm. 1: 16 e 17.

ATOS 28: 9 – O Reino de deus não consiste só em Palavras ICo. 4: 20; ICo. 2: 4 e 5. A Palavra é fundamental ICO 3:10-13; pois a Palavra vai nos levar a conhecer e obter poder de Deus. I Co 1:18-24; Por isso a Palavra sem o poder é uma demonstração de sabedoria humana. ICo. 12: 1 – 11; Ef. 4: 1 – 14; ICo. 3: 6. Dons espirituais, dons ministeriais e o espírito santo.

ATOS 28: 10 – O apostolo Paulo e seus companheiros não precisaram fazer nenhuma campanha de benção financeira e nem sair pedindo oferta ou dizimo. Para aquele povo abençoá-los em suas necessidades o testemunho de Cristo a presença de Jesus as promessas do Senhor Jesus foram razão suficiente para que o Apóstolo Paulo e seus companheiros saíssem da ilha com tudo o que necessitavam. Atos 18: 9 e 10; Mt. 6: 25 – 34; Lc. 10: 1 – 7. O povo da ilha fez uma contribuição voluntaria. IICo 9:6, 7.

ATOS 28: 11 – 13 – Vindo o tempo próprio para a navegação o centurião e seus companheiros retomaram a viagem para oeste. Um navio Alexandrino, ”Castor Polulox” tinha invernado em Malta, em sua viagem para oeste, e nele os viajantes embarcaram, embora um pouco retardado por ventos contrários. Os ventos contrários que atravessam a nossa vida têm como objetivo nos parar por determinado tempo, mas o vento contrária não dura a vida toda Salmos 30: 5.

Portanto é importante nesta parada adquirir conhecimento, experiência e joelho no chão Its. 5: 17; Rm. 12: 11 e 12. A viagem foi concluída e o navio lançou ancora no belo porto de Putéoli na costa da Itália.

ATOS 28: 14 e 15 – Neste lugar havia uns poucos cristãos, e eles empenharam com Paulo para permanecer com eles por sete dias, privilégio este bondosamente concedido pelo centurião. Estes irmãos por muitos anos desejaram ver Paulo, pois desde que receberam a epístola dos romanos, os cristãos da Itália vinham avidamente desejado a visita do apostolo Rm. 1: 7-13; Não haviam imaginado vê-lo como prisioneiro, mas seu sofrimento o tornaram ainda mais querido por eles, observação sendo à distância de Putéoli a Roma apenas duzentos e vinte km. E estando o porto marítimo em constante comunicação com a metrópole os cristão de Roma foram informados da aproximação de Paulo e alguns deles se adiantaram para encontrá-lo e saudá-lo.

ATOS 28: 16 – Logo que chegou a Roma o centurião entregou os prisioneiros ao general, mas a Paulo foi permitido morar a parte. Observamos neste texto o agir de Deus, o mover do Espirito Santo em favor do Apóstolo Paulo. A razão de tantos soldados era o Apostolo Paulo, a importância de fazer chegar vivo a Roma era o que Paulo tinha que fazer em Roma Atos 5: 20; Atos 23: 11; Isaias 44: 8; Atos 18: 9 e 10.

ATOS 28: 17 – Paulo logo vai se justificar diante daqueles que diretamente estavam ligados ao assunto, porque a questão da prisão de Paulo era a lei judaica. A mensagem de Paulo não interferia em nada na lei judaica, pois Jesus não veio mudar a Lei Mt. 5: 17; Jesus veio salvar os homens da morte e do pecado João 3: 16; Rm 10:1-13. A lei da religião judaica servia para eles prestarem obediência a Deus na carne, Lc 2:39-52; mas não podia salvar o homem do pecado e da morte Hb. 10: 1 – 10.

ATOS 28: 18 e 19 – Paulo não devia nada, não tinha nada a temer e não havia razão alguma pra ele ser preso, tanto que o Tribunal Romano queria solta-lo, mas Paulo movido por Deus desejou estar preso e chegar até Cesar. Atos 26: 32; Mc. 13: 9.

ATOS 28: 20 – Paulo estava preso por causa da esperança de Israel. Qual é a esperança de Israel? A esperança de Israel é a mesma que a nossa, Israel esperou a vida toda. Quem é a nossa esperança? ICo. 15: 19 – 22; Rm. 10: 9 – 13; Cl. 1: 24 – 27; ITm. 1: 1.

ATOS 28: 21 e 22 – Não se tinha noticias de Paulo, nem dos problemas que Paulo estava passando. Deus manteve os judeus cristãos de Roma isolados dos problemas. Há momentos que Deus quer nos manter isolados dos problemas internos da igreja dos problemas vividos por aqueles que administram as igrejas Hb. 12: 1 e 2; Sl. 34: 5.

ATOS 28: 22 – Aqui neste texto observamos que estas pessoas reunidas não eram os cristãos romanos, mas sim judeus que apenas tinham ouvido falar do cristianismo divulgado na época.

ATOS 28: 23 – Veja como é importante o evangelismo, estas pessoas ouviram falar da seita chamada por alguns de Os do Caminho, por outros de cristianismo e o coração deles ardia por ouvir a mensagem do Evangelho Rm. 1: 16 e 17; IICo. 4: 3 – 6. Era projeto de Deus levar Paulo e colocá-lo diante de Cesar e de toda a cúpula romana da época. Mais uma coisa era certa: Deus queria que toda esta gente ouvisse a mensagem do Evangelho pela boca do Apóstolo Paulo. Mc. 16: 15 – 18; Atos 28: 1 – 8; ICo. 2: 1 – 5.

ATOS 28: 24 – 27 – Vamos soltar folhetos, realizar culto de rua, vamos pregar de porta em porta, alguns vão aceitar, mas muitos não vâo faz parte da Palavra de Deus, o importante é pregar, anunciar. Mc. 16: 15; Atos 1: 8; Mt. 22: 1 – 14.

ATOS 28: 28 – A salvação é individual é pessoal a mensagem é pregada, agora cada um tem o livre arbítrio de aceitar ou não. Não cabe ao crente que evangeliza obrigar alguém a aceitar, devemos insistir na salvação das almas Tg. 5: 20; Pv. 11: 30, mas devemos tomar o cuidado de não usar a força e a violência Zc. 4: 6; Ec. 1: 15; e nem nos tornarmos chatos Dn. 5: 14; sempre haverá alguém escolhido por Deus para ouvir a nossa mensagem. Is. 53: 1 – 11.

ATOS 28: 29 – Onde a religiosidade e a lei predominam a mensagem da Graça traz contenda, pois o objetivo do Evangelho é trazer liberdade, salvação e ressurreição tudo o que a religião e a Lei não pode trazer IICo. 3: 17; Rm. 1: 18 – 22.

ATOS 28: 30 e 31 – Paulo estava preso, sim estava Atos 28: 16 Paulo estava livre, sim estava Atos 28: 30 e 31. Quem desfruta do ar que respira, das pernas para andar, dos braços e da voz para pregar o Evangelho pode estar preso, mas está livre IITm. 2: 1 – 9; João 1: 1; Ap. 19: 11 – 13; Lc. 24: 1 – 6.  
   O objetivo dos estudos dos capítulos de Atos dos Apóstolos do 1 ao 28 foi levar você:

 Primeiro - Ler o livro de ATOS e também toda a Palavra de Deus. Sl. 119: 11 e 105.
 Segundo - Fazer você ver o livro de Atos dos Apóstolos não como história, mas sim como Palavra viva de Deus João 6: 63.
Terceiro - Fazer você entender que Atos dos Apóstolos não termina no capítulo 28 versículo 31 Atos dos Apóstolos está presente, está vivo todos os dias em nossas vidas. Está presente em nossa fé em nossa religião em nossas igrejas, Atos dos Apóstolos não termina, continua vivo dentro de cada crente que vive verdadeiramente a Palavra de Deus.  Joâo 14:15-23; Gl. 2: 20; Mc. 13: 31; Hb. 13: 8; MATEUS 28:18-20.

Pr. Ev. Sérgio Lopes » Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |