||»HOME ..| »MINISTÉRIO..| »PASTOR |.. »CONTATOS ..|»ORAÇÃO |.. »TV PALAVRAS DA VIDA
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








ATOS DOS APÓSTOLOS / CAP. 25

A presença de Paulo perturbava, incomodava os judeus e por várias vezes tentaram matá-lo, mas Paulo era protegido, ungido e era uma testemunha de Cristo naquele lugar. Mesmo preso Paulo incomodava com seu testemunho com sua presença e com o poder do Espirito Santo em sua vida Atos 1: 8; Atos 23: 11; Atos 18: 9 e 10. É igual a muitos que há por ai, que não tem medo de pregar a verdade de incomodar pregando somente a Cristo. Aqueles que pregam a verdade e que sâo anunciador das Boas Novas sofrem perseguição e muitas vezes estão presos proibidos de pregar e exercer o seus Ministério. IS. 52: 7 e 40: 9 e 10; Atos 4: 12; Fp. 2: 9 – 11. A pregação Cristocentrica traz animosidade. IITm  3: 10-12.

ATOS 25: 1 e 2 – Passados dois anos o governador Felix foi substituído por Poncio Festo, embora Felix sendo agradador de homens Gl.  1: 10 e sempre procurou agradar os judeus Felix manteve Paulo preso Atos 24: 27.

Festo outro que gostava de agradar a homens, político e também querendo agradar os judeus subiu de Cesárea a Jerusalém para ouvir dos principais sacerdotes as acusações contra Paulo. Rm 8:31-34.
ATOS 25: 3 – Por outro lado os judeus que não tiveram os seus desejos realizados pelo governador Felix viram agora a oportunidade de verem os seus desejos realizados  que era julgar  Paulo segundo a Lei judaica e condená-lo a morte. Hb. 10: 28. Além de tentar convencer o atual governador Festo de que Paulo precisava ir a Jerusalém e ser julgado segundo a Lei judaica Fp. 3: 4 – 6 também havia a oportunidade de através de uma cilada matar Paulo no caminho. Lc 12:4-9.

ATOS 25: 4 – O governador ainda que não fosse um homem de Deus foi influenciado pelo Espirito Santo na resposta aos judeus Atos 18: 9 e 10; Lc. 10: 19 e 20.

ATOS 25: 5 – Sem saber das intenções dos judeus de matar Paulo no caminho para Jerusalém Festo não concordou com as idéias dos judeus e os convocou a comparecer a um tribunal em Cesárea e que o acusassem em um Tribunal. Jô 8:7.

ATOS 25: 6 – Festo ficou em Jerusalém durante dez dias e voltou a Cesárea e logo foi ao tribunal e mandou trazer Paulo. A presença de Paulo no tribunal era necessária ele era uma testemunha de Cristo e foi chamado para testemunhar Cristo em Jerusalém, Cesárea e Roma mesmo que para isto ele tivesse que estar preso Atos 9:1-15; Atos 1: 8 ; 23: 11.

ATOS 23: 7 – Os judeus sempre movidos por Satanás, pois a meu ver o único que tinha interesse em calar Paulo era o próprio, iriam tentar mais uma vez condenar Paulo mesmo que sem prova. A falta de prova e a insistente acusação deixa caracterizada a presença de Satanás no meio dos judeus.  Jò  1:6-10; Zc 3:1-3; Lc 22:31,32;  IPd 5:8;  Ap 12:10.

ATOS 25: 8 – Paulo mais uma vez teve que explicar que não tinha feito nada, que não tinha violado a Lei e nem estava pregando contra a Lei, ou criando rebeliões contra a religião judaica. Atos 5:34-38; Hb 10:28-39.

ATOS 25: 9 – Festo como político que era e a marca dos políticos e agradar os homens tentou seduzir Paulo a aceitar ser julgado em Jerusalém, pois a intenção de Festo era agradar os judeus.

ATOS 25: 10 e 11 – Paulo sabiamente entendeu que se ele fosse para Jerusalém ele seria  morto, então Paulo apelou para Cesar, Paulo preferiu ser julgado em Cesárea onde era a capital da província e o tribunal era romano. Se pregar o evangelho, se anunciar a Cristo é um mal para a sociedade então Paulo era digno de morte, mas a pregação do  Evangelho  o pregar a Cristo é trazer para a sociedade o bem maior, a única oportunidade do homem ser salvo dos seus pecados é a única oportunidade do homem voltar a ter paz com Deus e ganhar o direito a vida eterna. Rm. 5: 1 – 11; IICo. 5: 17 – 19.
Vendo desta forma Paulo não estava fazendo nada errado, por isto não havia necessidade de Paulo passar por um tribunal judaico em Jerusalém Mt. 23: 34 -37.
Quando você está pregando o Evangelho, anunciando Cristo você não está fazendo nada de errado, portanto não perca a oportunidade IITm. 4: 1 – 3; Pv 11:30; Tg 5:20.

ATOS 25: 12 – Paulo apelou para Cesar, e segundo Festo o desejo de Paulo seria realizado:
Primeiro: Paulo apelou para Cesar movido pelo Espirito Santo, pois era um plano de Jesus que Paulo fosse testemunhar em Roma. Atos 23: 11; Atos 28:16-31; Mt 24:35.

Segundo: Se Paulo fosse julgado em Jerusalém ele não teria chance alguma, Jesus não teve. Lc. 22: 63 – 71; Lc. 23: 1 – 49. Tiago irmão de João também não teve Atos 12: 1 e 2. E Estevão também não teve. Atos 6:8-14;e 7:1-60.

ATOS 25: 13 – A presença do Rei e de sua esposa em Cesárea era algo movido por Deus, pois ninguém poderia deixar de ouvir a mensagem do Evangelho pregada pelo Apostolo Paulo. Mt 10:18; Todos na época tinham que ouvir Reis, governadores, imperadores e centuriões todas as pessoas importantes e simples assim também é nos dias de hoje todos tem que ouvir a mensagem da cruz. Em quanto todos os povos e nações não ouvirem a pregação do Evangelho a mensagem da cruz o nome de Jesus, ELE não vira buscar a sua igreja Mt. 24: 1-14, Mc. 16: 15.

ATOS 25: 14 – Aqui o rei começa a ouvir falar de Paulo, para Festo Paulo era  um certo homem que foi deixado preso ali por Felix. . Nem Festo nem  ninguém  ali  tinha motivo para manter Paulo preso.
. Paulo estava ali para pregar a Cristo a todas as autoridades romanas da época. Atos 21:10-14;e23:11.
ATOS 25: 15 e 16 – Somente os judeus acusavam Paulo, mas os romanos não tinham o costume de entregar alguém a morte sem dar a chance de defesa, por isto a razão de Paulo insistir em ser julgado por um tribunal de Cesar, pois perante o tribunal de Cesar ele teria a chance de se defender.

ATOS 25: 17 e 18 – Segundo Festo os acusadores tiveram a chance de acusar Paulo, mas as sua provas eram fracas.

ATOS 25: 19 – A única acusação que eles tinham contra Paulo era o fato de Paulo pregar a salvação e a ressurreição por intermédio de Jesus Cristo ICo. 1: 18 – 23; Fp. 2: 5 – 11.
Festo era um incrédulo, pois já muito ele tinha ouvido falar de Jesus e da sua ressurreição, mas mesmo assim ele preferiu acreditar que tudo o que falavam de Jesus era uma lenda.

ATOS 25: 20 e 21 – Festo teve a intenção de enviar Paulo a Jerusalém para resolver a questão perante a lei judaica, mas isto não fazia parte do plano de Deus. O plano de Deus era para Paulo pregar ao rei e a César, isto ninguém poderia mudar. Is. 43: 13; Jó 42: 2.

ATOS 25: 22 – O Espirito de Deus começa a mover o coração de Festo fazendo com que ele sentisse o desejo de ouvir Paulo e sua mensagem.

ATOS 25: 23 – Tudo estava acontecendo conforme os planos de Deus: Colocarei-te na presença de reis e governadores para falar em meu nome. Mt 10:18.

ATOS 25: 24 – Para Festo Paulo não era importante, para o rei talvez também não, mas para os judeus era. Era uma questão de honra para eles condenarem Paulo e condená-lo a morte. Paulo era conhecido muito se falava sobre ele e sobre a sua mensagem e nas cidades, vilas e províncias só se falavam de Paulo. I Cr 17:8.
É assim mesmo quando o homem prega o Evangelho e anuncia Jesus Cristo para poucos ele não é conhecido pelos homens , mas ele é muito conhecido no mundo espiritual, é muito conhecido nos becos e valados e é muito conhecido por Deus. Is. 49: 15,16.

ATOS 25: 25 – Festo não conhecia as leis judaicas, não conhecia a Palavra de Deus, portanto ele não entendia nada e não sabia nem o que estava acontecendo, muitos que estão dentro das igrejas e até ocupando os púlpitos que não conhecem nada da Palavra e não sabem nem o que está acontecendo.         Rm 2:17-24; Lc 11:52.

ATOS 25: 26 e 27 – Se o rei não fosse visitar Cesarèa e falar com o governador o governador jamais iria saber o que fazer com o Apostolo Paulo, quantos tem a palavra tem a salvação tem o nome de Jesus e não sabe o que fazer. Mt 27:22; Pv 13:7.
Pr. Ev. Sérgio Lopes » Voltar para o mergulhando

Leia os outros capítulos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25 26 27 28                          
dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |