Idolatria, imagem de escultura Você acredita em imagens de escutura? Será que elas ouvem suas orações? Descubra aqui!

| H o m e | M i n i s t é r i o | P a s t o r | C u l t o s | P e d i d o . de . o r a ç ã o | C o n t a t o s
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Adicione esta página no seu Favoritos

Menu

Clique e leia mais de 200 estudos bíblicos








UMA PALAVRA PARA OS NOVOS CONVERTIDOS – ISAIAS 65: 21 -23

 

Introdução: As pessoas que já abriram o seu coração para o Deus criador dos Céus e da Terra, pessoas que antes sem conhecer já serviam a Deus em sua consciência Atos 17: 15 – 27; Rm. 2: 14 e 15 e que hoje confessaram a Jesus Cristo Filho de Deus como único e suficiente Salvador Rm. 10: 8 – 13 iniciaram uma nova vida II Co. 5: 17, uma nova caminhada em busca da plenitude e da maturidade espiritual.

Emfim, uma vida nova sob os novos princípios da fé e sob o Poder do Espírito Santo Atos 1: 8. Estes são os novos convertidos que a partir do novo nascimento passaram a ter os seus comportamentos fundamentados no amor na justiça e na retidão Ef. 4: 25 – 32; Ef. 5: 1 – 5.
Certamente a vida com Cristo é uma vida de vitória, alegria, paz, santificação intensa e comunhão com Deus, porém não é uma vida sem problemas, conflitos e lutas Jõ. 16: 33; Mt. 10: 34; II Tm. 3: 12.

O mundo é dominado pelas forças do mal e vai procurar criar circunstâncias necessárias para afastar o novo crente dos caminhos de Deus. Jesus advertiu a seus discípulos sobre esta oposição. Mt. 7: 14.

O apóstolo Pedro consciente de que o diabo é uma realidade inegável e poderosa Lc. 22: 31 – 34; Lc. 22: 54 – 62 afirma que aceitar a Jesus é o mesmo que declarar guerra contra as trevas I Pd. 4: 12; I Pd. 5: 8 e 9.

O consolo do cristão é saber que ele não está sozinho Mt. 28: 20; Lc. 24: 13 e 15.

1º. LER E MEDITAR NA PALAVRA DE DEUS
Além disso, existem muitos recursos disponíveis ao crente para que ele venha a ter uma vida cristã ideal Sl. 1: 1 e 2; Js. 1: 7 e 8. Um novo convertido é um aprendiz ao tornar discípulo de Jesus ele começa a viver uma experiência de aprendizagem que vai durar a vida toda. A principal fonte de alimento para o crescimento espiritual é a Bíblia, por isto é importante que o crente estabeleça um plano de leitura diária, decorar versículos, pois está atitude vai levá-lo a conhecer a história de homens e mulheres e seus ensinamentos e além disso, ele vai ficar afiado na Palavra II Tm. 3: 14 – 17.

O novo convertido ao ler a Bíblia vai ter contato com as mensagens pregadas pelo próprio Senhor Jesus, assim como conhecer detalhes de sua vida, seu ministério, sua morte e ressurreição. Porém não basta ler é necessário meditar sobre o texto e deixar Deus falar ao coração através dos versos inspirado de Sua Palavra
II Pd. 1: 20 e 21; II Tm. 3: 16.

2º. FALAR COM DEUS
Deus fala ao coração do homem através da leitura da Bíblia, mas quando o crente ora é ele que fala ao coração de Deus, por isso a oração é também uma fonte inesgotável de alimento para o crescimento espiritual Mt. 26: 41.

A oração deve ser sempre feita em nome de Jesus, ou seja, para a glorificação de Jesus
Jõ. 14: 13 e 14; IJõ. 5: 14 e 15 e também com fé Mt. 21: 21 e 22; Hb. 11: 6. A oração vai levar o novo convertido a um relacionamento mais intimo com Deus no nome de Jesus. A oração é uma intensa comunhão com Deus, por isso é indispensável para a vida cristã, o fiel deve orar no templo junto com seus irmãos, mas principalmente ter uma vida de oração: orar ao levantar ao meio dia e a tarde Dn. 6: 10; Sl. 55: 17, porque orar é estar em comunhão com o seu Senhor o tempo todo I TS. 5: 17; Lc. 18: 1, pois é orando todo o tempo que tomamos consciência de que Ele é Senhor, Ele dirige a história das nossas vidas e que nada se faz sem a permissão DELE.

Ao agradecer o crente reconhece a sua dependência em relação à Graça Divina. Ao pedir reconhece a sua fragilidade e fraqueza permitindo que a graça de Deus lhe aperfeiçoe IJõ. 2: 5; IJõ. 4: 12 – 17.

3º. VIVER A COMUNHÃO DE UMA COMUNIDADE DE FÉ
Algumas vezes a Bíblia fala da Igreja para descrever a todos que aceitaram a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, porém o sentido mais comum é a congregação local, ou seja, um grupo de crentes que se juntam para adorar a Deus, servir ao próximo e viver em comunhão. E nas comunidades da fé sempre deve prevalecer o clima de amor, perdão e companheirismo.
Nas igrejas são sacerdotes IPd. 2: 9 e 10; Ap. 5: 9 e 10 e possuem liberdade de consciência e responsabilidade individual perante Deus, por isso o novo crente precisa encontrar imediatamente uma comunidade de fé ICo. 12: 12 – 27; Hb. 10: 25 onde possa continuar na graça e no conhecimento de Deus IIPd. 3: 18.

Celebrar a fé pelo batismo tem pelo menos três significados: Simboliza a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo, proclama a experiência do novo nascimento e a morte do velho homem para o pecado e a ressurreição do novo homem em Cristo e finalmente a esperança na ressurreição do corpo quando o Rei Jesus voltar para levar os remidos Its. 4: 13 – 18; ICo. 15: 19 – 26. As condições para as pessoas serem batizadas são: Arrependimento e fé Atos 2: 38; Atos 8: 37 e 38.

Outro privilégio da pertencer à família de Deus é a identificação com Cristo pela celebração da sua morte na Ceia do Senhor Mt. 26: 24 – 30; ICo. 11: 23 – 26. Foi o próprio Jesus que instituiu a Ceia do Senhor, cujo objetivo é relembrar os crentes o sacrifício por Ele sofrido na cruz do calvário.

O pão repartido na cerimônia representa o Corpo do Senhor, o cálice de vinho o Seu sangue, este é um momento sublime na vida da igreja e dele devemos participar com o coração contrito Sl. 51: 17 examinando o nosso interior é um momento de intima comunhão com Deus onde esperamos o seu perdão e o seu amor. O crente não deve abrir mão deste privilégio
IICo. 6: 2; Cl. 4: 5.

4º. SER UM MORDOMO FIEL
Este é um grande privilégio do cristão ser um mordomo fiel dizimando ofertando entregando a Deus o seu melhor, reconhecendo que tudo pertence a Deus, tudo o que temos provém DELE, tudo o que somos e temos devemos a ELE. Pertencemos a Deus e somos vistos por Ele como administradores das nossas aptidões dos nossos tempos, dos nossos bens, das nossas oportunidades e dos nossos recursos naturais em fim somos administradores da vida que Deus nos dá.

Não podemos viver como se nossas vitórias de pendesse apenas da nossa sabedoria de nossos esforços e talentos pessoais, quem pensa desta forma passa a vida toda sem devolver a Deus aquilo que LHE pertence. A Bíblia ensina a importância da contribuição financeira por parte dos seus filhos, com isto mostrar o compromisso do crente com o avanço do Evangelho e a expansão do Reino de Deus. Assim todos os crentes devem trazer a igreja a sua contribuição financeira com prazer e alegria. IIC. 9: 6 – 9, sabendo que desta estará sustentando diversos ministérios, obras de evangelismo, missões, obras sociais, em fim todos os projetos e as ações desenvolvidas no ceio da família de Deus
Gl. 6: 8 – 10.

5º. ENVOLVER-SE COM AÇÕES EM FAVOR DO PRÓXIMO
O Espírito Santo distribui dons aos crentes ICo. 12: 7 – 11; ICO. 12: 28 e 31; Ef. 4: 8 – 12. Todos os crentes receberam dons espirituais para colocar a serviço do povo Mt. 25: 14 – 30 alguns homens e mulheres são excelentes pregadores, professores, conselheiros, missionários, lideres de grupos, lideres de organizações outros tem uma grande sensibilidade para sofrer com os que sofrem, para ouvir aconselhar os que fracassam ou estão com medo ou falta de fé.

Outros são chamados por Deus para desenvolver projetos sociais que acolhem crianças de rua, abandonadas, outros para trabalharem com famílias desestruturadas e com adolescentes e jovens que vivem o flagelo das drogas, outros para trabalharem com andarilhos e que possam oferecer um futuro digno e feliz. Sempre haverá alguém precisando do seu amor em ação ICo. 13; Mt. 22: 39. Basta colocar nas mãos de Deus para ser visto por ELE e partir para o serviço com humildade e disposição de abençoar aquele que precisam se de seus dons e talentos Lc. 10: 25 – 37.

6º. TESTEMUNHAR A OUTROS O MILAGRE DA SALVAÇÃO
De todos os privilégios que Deus nos concede sem duvida alguma o maior deles é a Salvação em Cristo Ef. 2: 8, assim quando compartilhamos com alguém o milagre que Deus realizou em nossas vidas n os dando uma nova razão para viver Mt. 10: 32 estamos levando a verdade eterna que não apenas libertam e transformam o ser humano para uma vida feliz (Jesus a verdade Jõ. 14: 6, o Espírito da Verdade Jõ. 14: 17; Jõ. 15: 26; a Palavra da Verdade Jõ. 17: 17), mas que também traz a garantia de continuar na presença de Deus por toda a eternidade.

Vale à pena compartilhar com os outros este milagre: O Novo Nascimento. Por isto o novo convertido não deve perder o tempo, sempre que estiver diante de uma oportunidade de testemunhar a alguém sobre a salvação deve aproveitá-la, pois nunca saberemos se aquela pessoa terá outra chance de conhecer a pessoa de Jesus e também ter a sua vida transformada IITm. 4: 1 – 4. I Tm. 4:1.

Precisamos desenvolver o hábito de compartilhar o evangelho sempre, não apenas falando, mas também vivendo uma vida reta digna e santa em todos os ambientes que freqüentamos.
Precisamos contagiar o povo com a nossa alegria nossa esperança com o nosso jeito de ser feliz, são bons para os outros e melhor ainda para nós mesmos, pois com os frutos de nossos testemunhos veremos nascerem muitos filhos da fé Jõ. 15: 1 – 16; Is. 44: 1 – 8.

7º. ESTABELECER UMA NOVA ESCALA DE VALORES
OS princípios éticos que norteiam a vida do não crente em geral baseiam-se em valores como a injustiças, egoísmos, vaidades, perseguições, ganância, mentira e a busca desenfreada pelo prazer, violência em suas diversas formas, desonestidades, ciúmes, invejas e dissensões. Uma vez que uma pessoa viva a experiência do novo nascimento e comece a crescer no conhecimento de Deus e da sua vontade, passa a por uma mudança de mente e deixa de ter prazer no pecado IICo. 10: 1 – 5; Rm. 12:1e 2. O que antes tinha muita importância hoje não faz sentido.

Por outro lado valores que nunca cultivaram em suas relações agora passam a ser fundamentais, muitas vezes agia com injustiças e outras vezes omitiam quando presenciava a injustiça nos outros, agora procura pautar as suas ações pela justiça e luta para que ela prevaleça. Era reconhecido pelo seu egoísmo e por tentar levar vantagem em tudo agora em Cristo descobriu a dimensão da solidariedade do partilhar o pão e fazer valer o semelhante ICo. 10: 24; ICo. 13: 4 – 7. O coração vaidoso deu lugar a um espírito humilde, a ganância por acumular riquezas muito além das suas necessidades foi substituída pela ponderação. Muitas vezes a mentira foi à arma usada pra vencer obstáculos e enganar o próximo, hoje a verdade e a confiança prevalecem nas relações.

No passado a busca pelo prazer nas orgias, lascívias, prostituições e nos vícios (drogas, jogos, alcoolismo... etc.) estava acima de qualquer valor, inclusive da vida em família e do respeito ao cônjuge, mas agora o prazer do novo convertido está perfeita, mente enquadrada nos parâmetros da Palavra de Deus Sl. 119: 11 onde existe a alegria verdadeira e a satisfação na felicidade do próximo. Se no passado a violência verbal, física e psicológica era a forma mais eficaz de conduzir uma relação (esposo (a), pai, filhos, amigos, patrão e empregado) agora as relações são conduzidas com base no amor na cortesia, no respeito e no companheirismo. Antes a prática da desonestidade oferecia a falsa sensação de vitória sobre a ingenuidade de outros, agora a honestidade da o suporte para as relações maduras e verdadeiras. Os ciúmes deram lugar à confiança, a inveja a cooperação e as dissensões deram lugar à união e busca pelo comum Sl. 133.

A bíblia nos ajuda a estabelecer um padrão ético que nos faz viver em paz e harmonia uns com os outros, ela fala da verdadeira felicidade e de como alcançá-la na dependência do Espírito Santo.
Estas são algumas sugestões que poderão contribuir para a maturidade cristã e conquista da vida abundante prometida por Cristo Jõ. 10: 10. Com o tempo o novo crente descobrirá que a vida cristã é uma aventura para ser vivida na presença de Deus e do Nosso Senhor e Rei Jesus Ap. 19: 11 -17.

PR. Ev. Sérgio Lopes

 

dizimo


BUSQUE NO SITE:




DEIXE SEU RECADO:



PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT:

Participe de nossa comunidade no Orkut.

Amazing Counters

Já visitaram


© 2009 PALAVRAS DA VIDA - SUA IGREJA NA INTERNET | Todos os dirseitos reservados |