Ministério Palavras da Vida | "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim"  
 
HOME MINISTÉRIO PASTOR PEDIDO DE ORAÇÃO CONTATOS  
João 14:6 | Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." Adicione este site aos seus favoritos Envie um e-mail para o Pastor Sérgio Vá para a página inicial.















A IMPORTÂNCIA DO AMOR (I Co. 13:1 a 13)

INTRODUÇÃO: A igreja de Corintos nasceu no primeiro amor, nasceu na alegria do ESPIRITO. O povo queria buscar a Deus, orar jejuar e Palavra de Deus. Logo uma igreja assim, com certeza iria receber os Dons Espirituais e receberam. Mas a Palavra mostra que eles eram crianças. Hb.5: 12 a 14; I Co.13: 11. Pois eles começaram a entrar em dissensões a respeito de qual dos Dons era o mais importante para a igreja. I Co. 12: 1 a 31; ver I Co. 14: 26; I Co. 3: 4 ordem e dissensão.

V. 1: Paulo aqui fala das pessoas que falam línguas estranhas, obs. Paulo aqui não fala dos Dons de Variedades de Línguas, mas das línguas que Jesus falou que seria um sinal para rodos que crê. Paulo fala que não adianta a pessoa ficar na igreja falando o tempo todo nesta língua, mas não se preocupar com o irmão necessitado, com o pecador com os doentes, com os presos. Onde está o amor?. Mt. 25: 31 a 46; I Co 14: 2 e 20.

V. 2: Dos Dons Espirituais: Paulo comenta que o homem usado em profecia, ele é a boca de Deus no mundo. Mas o que adianta profetizar se não tiver amor, serve até para quem recebe a profecia mas para o profeta que não tem amor para nada serve. O homem pode ter todo o mistério da ciência, da Palavra. Ter toda a fé a ponto de remover as montanhas se não tiver amor para nada serve. Sem o amor, tudo isto não servirá para nada.Pois profetizar, ter conhecimento, ciência, fé imensa, falar em línguas conhecer toda a palavra, se ficar na igreja e não ir atrás do perdido, do pecador necessitado, do que adiantaria, poderia esses dons salva-los. SEM AMOR PARA NADA SERVE. Tg. 2: 14 a 19; Lc. 14. 21 a 24; Mt. 9: 11 a 13.

V. 3: O homem pode ser muito rico, dar grandes dízimos, grandes ofertas, até vender tudo o que tem e dar aos pobres, mas se não tiver amor, não adianta. Pois Deus não se compra, para Deus o rico e o pobre têm o mesmo valor. A moeda para entrar no Reino, para alcançar as bênçãos de Deus chama-se é o amor.Tudo que o homem fizer tanto o rico como o pobre, tem que4 ser feito por amor.Se o homem entregar a sua vida sem amor, nada adiantaria, Pois o homem que vende tudo e dá aos pobres para a sua própria glória, o homem que entrega a sua vida para entrar na história, onde está o amor nisto? I Pd.1: 24; I Ts. 2: 5, 6; I Co. 10: 31.

V. 4: PACIÊNTE, BENIGNO, NÃO SE VANGLORIA: Paulo fala que quem tem amor é diferente. Quem tem amor tem paciência para com tudo e com todos, o amor é paciente, torna a pessoa bondosa, pessoa com um coração bom incapaz de negar algo, sofre por causa da bondade. O diabo sabe que ele tem amor e manda muitos mendigos em sua porta, para com isto tirar tudo o que ele tem, pois ele não nega auxilio a ninguém.Ele ama, e não se vangloria de suas obras de amor. Mt. 6: 1 a 4; Fp. 2: 3.

SOBERBA: Quem tem este amor que Paulo fala aos Corintios, não pode ser soberbo, pois não que ser o maior, não quer ser mais que os outros., mesmo quando ocupa cargo bem acima dos outros, ele trata todos por igual. Ele sabe que diante de Deus, independente do cargo que se ocupa, para Deus são todos iguais. Fp. 2: 5; Mt. 11: 29.

V.5:  O BOM COMPORTAMENTOSó tem bom comportamento, é cuidadoso, ele entende que é uma testemunha, é luz e precisa brilhar, só acontece se ele tiver amor.Mat. 5: 13 a 16.

NÃO BUSCA PROVEITO PRÓPRIO: Quem não tem amor só pensa em si mesmo, em levar vantagem, é agiota só trata os irmãos como se fosse um negócio. Mas quem tem amor é o contrário disto tudo, pois ele pensa mais nos outros do que em si mesmo.É um verdadeiro irmão, um verdadeiro servo.Sl. 15. 15: 1 a 5; Lc. 19: 1 a 10.

NÃO SE IRRITA: A pessoa que se irrita por qualquer coisa, vive irritada, não pode ter este amor. Porque o amor o qual Paulo se refere aos Corintios, muda a vida do homem. Ele tem controle, consegue se manter  calmo quando alguém tenta irrita _ ló. I Tm. 2: 1, 2, e 3; Tg. 1: 19 , 20, e 21; Tg. 3: 13; I Tm. 6: 11; Ef. 5: 1,2; Mt. 5: 5.

NÃO DESCONFIA: Uma pessoa que só vive desconfiando, suspeitando de tudo e de todos, não confia em ninguém, não está neste amor. Pois quem está neste amor, antes de suspeitar vai orar, busca revelação do Senhor. Confia sempre em Deus, só desconfia quando o mal é revelado pelo ESPIRITO SANTO. Pv. 3 : 5.

V. 6: INJUSTIÇA: Quem diz que tem este amor e se alegras com a injustiça, se alegra quando estão escarnecendo de um doente mental de um mendigo ou mesmo de qualquer outra pessoa ou quando vê alguém sendo agredido. Quem tem este amor se entristece de ver tanta injustiça social, miséria, fome, pobreza espiritual, o povo sofrendo. Sl.1: 1 Mt.5: 6; Rm. 13: 10.

V.7: TUDO SOFRE: Quem tem este amor tem uma característica - Suporta sofrimento. Agüenta a luta calado. Em tudo sofre, sofre quando os outros sofrem, chora até por quem não conhece, é um sofredor. Sofre até quando um inimigo sofre. I Sm.1: 3 a 11; I Sm. 18: 31 a 33; Mt. 5: 4, 43 a 48.

TUDO CRÊ: Acredita no impossível, acredita que Deus pode fazer tudo. Acredita que se a Bíblia dissesse que Jonas engoliu a baleia, ele acreditaria. Se o buraco da agulha fosse o de uma agulha de costurar e se Deus fizesse um camelo por este buraco, ele acreditaria.. quem tem este amor, tem está marca na sua fé. Mt.12: 12; Mt.17: 14 a 21; Hb. 11: 1 a9.

TUDO ESPERA: A esperança é uma marca deste amor. Quem tem este amor não se desespera, acredita sempre, espera a promessa até o fim. Rm.12: 12; Rm. 5: 1 a 5.

TUDO SUPORTA: É difícil, mas tem que suporta o fraco, aquele que são mais fortes na fé, ou até mesmo no físico, ou até na vida material, na sociedade. Quem tem este amor, suporta os outros e qualquer situação. Suporta tudo: luta, tribulação, sem mudar. II Co.12: 10; Rm.15: 1, 2.

V. 8: NÃO FALHA: Pode ter certeza o amor, ele não falha, tudo vai passar, profecias, línguas, ciências, tudo passa fica aqui, mas só o amor vai permanecer. Pois para onde vamos, o ingresso para entrar lá é o amor. I Jõ. 4: 7 a 13; Rm. 5: 5.

V. 9 e 10: Espírito Santo, a igreja, obras, mas tudo isto é parte. O completo virá na glória, nas nuvens. O arrebatamento da igreja, ai sim vai se ver tudo por completo. I Co.13: 12; I Jõ. 4: 16, 17.

V. 11: COMO MENINOS: Agora que conhecemos o que Deus quer de nós, não vamos agir como meninos, buscando coisas para este mundo, coisas que vão ficar. É necessário buscar os Dons, pois ele fortalece a Igreja, mas vai passar. O amor ele vai continuar, vamos buscar os Dons, mas primeiro tem que buscar o amor. I Co. 13: 13; Comentar o versículo 13: 13.


Pr. Ev. Sérgio Lopes

 

 

   

BUSQUE NO SITE:




   

Deixe seu recado:


   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
     
     
           
  © 2014 - Todos os direitos reservados
 
AGÊNCIA WORSHIP